20 março 2017

Observatório Literário #4 - Projetos de Leitura


Oi pessoal, hoje eu vim falar de um tema muito divertido: projetos de leitura! Vocês devem saber que existem muitos projetinhos de leitura pelo mundo literário afora que eu, particularmente, adoro participar. “Projetinhos” com certeza é um eufemismo para alguns porque temos projetos com centenas de livros, quantidade suficiente para durar uma vida inteira. Existem dos mais variados tipos por aí que você pode participar, e por que não criar um para chamar de seu?

Mais do que metas pessoais, os projetos de leitura se tornam muito mais legais quando você tem alguém fazendo junto com você, compartilhando opiniões sobre as histórias, ou mesmo sofrendo e surtando pela quantidade de livros contigo – risos. Eu me enfio em tudo que é desafio que eu vejo, então trouxe alguns dos que eu participo para mostrar para vocês:


Rory Gilmore Book Challenge


Se você é tão viciado em Gilmore Girls como eu, vai saber que a Rory está sempre lendo algum livro ao longo da série. Um escritor australiano transformou os 339 livros lidos ou mencionados na série em um desafio e tanto. Como sou completamente apaixonada pelas Gilmores, não poderia deixar de ficar de fora e, obviamente, não pretendo terminá-lo tãaao cedo. Ficou curioso? Tem a lista de todos os títulos aqui.






Volta ao mundo em 198 livros

Este projeto foi idealizado pela Camila Navarro do Viaggiando e, como diz o próprio nome, consiste em viajar o mundo através da literatura. No projeto, ela se propôs a ler um livro de cada país do mundo, considerando todos os 193 países membros da ONU e ainda Palestina, Vaticano, Kosovo, Taiwan e Saara Ocidental, totalizando 198. Achei a ideia maravilhosa! Sempre que vou ler algum para o projeto, aproveito para estudar um pouquinho sobre aquele país e anoto minhas considerações em um caderninho que comprei para o desafio. No blog da Camila tem mais informações sobre o projeto e sugestões de livros para cada país. (Ah e a Camila ainda tem um projeto paralelo chamado Lendo o Brasil para ler um livro de cada estado!)

Leia mulheres


Com um propósito muito simples (mas com uma mensagem importantíssima), a escritora Joanna Walsh criou o projeto Read Women em 2014 para incentivar a leitura de autoras, pois infelizmente as mulheres ainda tem pouca visibilidade no mercado editorial. As meninas do Leia Mulheres trouxeram essa ideia para o Brasil em um projeto muito bacana que já tem dois anos, com parcerias e clubes em várias cidades espalhadas pelo país, vale muito a pena conhecer!

Desafios anuais

Em janeiro sempre temos dezenas de desafios anuais começando. Eles são legais especialmente por possuírem categorias onde você mesmo escolhe os livros que vai ler para o desafio, e o fato de ter um prazo os torna realmente um desafio. Este ano eu escolhi participar do desafio da Rê do insta @re_leituras, tem várias categorias bacanas e dá para substituir algumas caso você prefira. Ela também criou um grupo no facebook onde postamos nossas considerações e conversamos com o pessoal que também está participando, amei demais!

Perseguindo um autor


Não chega a ser exatamente um projeto, o perseguindo um autor é mais como um desafio pessoal que vários leitores se propõe a cumprir. A meta é ler todos os livros publicados por um autor ou autora no tempo que você determinar (ou você pode só deixar o prazo em aberto mesmo). Eu escolhi a Colleen Hoover para “perseguir”, sou apaixonada pelos livros dela e é ótimo porque vou acompanhando os lançamentos, mas não tem regras, você é livre para escolher quem quiser!



Acompanhar tantos projetos e desafios pode te deixar meio perdida entre tantos livros, fazer um TBR Book Jar pode ser uma boa para sortear o próximo livro que você vai ler, além de você poder personalizar como quiser (tem uma inspiração mais fofa que outra no pinterest). O da foto de cima é o meu e eu uso especificamente para o meu projeto pessoal de livros que quero ler antes de terminar a faculdade, fica um amorzinho na estante! E vocês, acompanham algum projeto? Tem metas de leitura pessoais? Não deixem de me contar! (:

20 comentários:

  1. Olá
    Eu participo do projeto da Rory Gilmore, mas eu peguei somente alguns livrosda lista, os que tinham sido traduzidos e tal's. Comecei a assistir a série mês passado e já amo.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Realmente existem muitos projetos de leitura, e eu conheço vários e acho super interessante, dinâmicos e importantes para trazer mais leitores também, deixá-los mais inspirados, entre outras fundamentações. Legal saber sobre o "perseguindo um autor". Eu tenho minhas metas a cumprir também, é claro. Boas leituras para nós!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Existem muitos projetos literários, mas acredita que não participo de nenhum? Eu sou muito acomodado em relação a metas, só consigo bater metas de leituras, mas quando o papo envolve mais pessoas eu acabo deixando de lado. Eu gosto de participar de iniciativas, como #indiebookday, Mulheres Para Ler e afins. Mas adorei conhecer o projeto e ele parece muito dinâmico, boa sorte! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Luana!
    Não consigo participar de Projetos Literários. Eu sempre acabo me sabotando. É tanto livro que às vezes passo alguns outros na frente e já viu, né?
    Já tentei TBR Bokk Jar, mas nem assim deu muito certo. rsrs...
    Acho que o que mais perto de cumprir para mim seria o Desafio Anuais. A gente escolhe o tema. Vou conferir esse da Rê.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá!!

    Adorei o post! O projeto Leia Mulheres já tem aqui na minha cidade ( Sorocaba ) e preciso conhecer! Dos que você listou tenho muita curiosidade nele, e sobre o perseguindo o autor também estou fazendo com a CoHo amo esse mulher! rsrs

    Faço isso com filmes, quero assistir todos que ganharam o Oscar! bora? rsrs

    Beijos
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Muito interessante esses projetos! Eu tenho um parecido que estou planejando mas sendo usado mais na cozinha (risos), estou fazendo um prato de cada país e o projeto dos 198 livros de países diferentes me lembrou desse meu projetinho pessoal e com certeza irei aderi-lo para acompanhar meu pratinhos!

    -Nicoli Alexandre, As Meninas que Leem Livros.

    ResponderExcluir
  7. Luana, realmente são tantos projetos que se dependêssemos deles, leriamos 365 livros no ano. A TBR Jar deu super certo para mim no ano passado e quero fazer esse ano novamente porque tem muita coisa parada na estante. Os desafios anuais também fluem bem, mas nunca consigo cumprir todos os itens.
    Adorei o post.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Projetos literários são incríveis, me interessei muito pelo Leia Mulheres e o Perseguindo um Autor. A ideia da jarra com os títulos também é ótima e simples, nunca tinha pensado nisso haha. Nunca participei de nenhum projeto, apenas de maratonas literárias - que são sempre proveitosas - mas agora tô interessada. Legal sua dica.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    Adoro projetos de leituras! Ano passado fiz meu próprio desafio anual e consegui ler 22 livros parados na minha estante, ou seja, funcionou! rs O da Rory eu só não faço por conter vários títulos que não tenho interesse em ler, por exemplo, senhor dos anéis ><" rs Um que nunca testei e tenho vontade é a TBR! Achei legal você usar para seus projetos, vou tentar também! Amei o post!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Oiii, participo sim de um projeto que eu e mais duas blogueiras criamos sobre Clarice Lispector, 12 meses de Clarice. Sei bem como é esse amor por projetitos, também os amo. Dos que você citou acima conhecia apenas o da Rory Gilmore, que estou pensando em aderir quando eu colocar minhas poucas leituras em ordem, poucas mesmo. Já os outros projetitos vou dar uma curiada neles.

    |amorlivresco.wordpress.com|

    ResponderExcluir
  11. Oie amore,
    Sou fascinada por projetos literários e gostei de alguns dos que vi por aqui. Anotei a dica de alguns pra ver se consigo participar.
    Boa sorte em suas participações.
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Adoro conhecer projetos literários. Eu tenho muita vontade de fazer o desafio Rory Gilmore, mas acredito que vou demorar uns 5 anos ou mais para terminar hahaha Achei também esse dos 198 livros geniais, é um que tentaria fazer com certeza.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Adoro projetos de leitura <3 o Leia Mulheres é o meu preferido :3 Um dia vou criar coragem para fazer o da Rory, mas só depois da graduação/mestrado haha
    bjus!

    ResponderExcluir
  14. Oie! Tudo bem?

    Gente do Céu! Amo esses projetos! Mas não participo de nenhum, nunca consigo cumprir com eles e acabo remoendo isso, por isso acompanho os leitores e blogs participantes e amo demais as indicações que vem com eles! Irei dar uma olhada em alguns desses projetos que achei mais interessante e nos mantenha informados sobre como está suas leituras dos projetos! ;)

    Bjss

    ResponderExcluir
  15. Amei todos os projetos e especialmente o Leia MUlheres. Esse ano decidi que voltaria a ler, apesar de todas as toneladas de textos da fculdade, mas agora estou perdida em meio a tantos títulos e projetos como esses sempre ajudam.

    Seu blog é incrível.

    Beijos,
    Amanda do http://barrados-nobaile.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá Luana,
    Adoro projetos de leitura e participo de alguns. Estou tentando variar nas nacionalidades, como em "Volta ao mundo em 198 livros", mas não sou fissurada nele. Tenho outros projeto de leitura e espero conseguir realizar todos.
    Preciso assistir logo Gilmore Girls.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  17. Olá, Luana

    Eu sou péééésima com projetos literários. Ano passado eu flopei em todos que tentei, mas esse ano entrei em dois, um no qual me propus ler 100 livros, o 100 Livros em Um Ano, e um no qual tenho que ler um conto da Clarice Lispector por mês, o Clarice-se. Até agora estou indo bem.
    Querendo ou não eu meio que também estou perseguindo a Colleen Hoover, mas persegui-la tem me custado caro, pois como adoro ela tenho necessidade de ler os livros físicos, então tenho que comprar o original, já que a Galera tá com um delay enorme... já cheguei a pagar 80 reais... oh vida! hahahaha

    Beijo
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  18. Oiii.
    Tem muitos projetos legais aí, mas eu PRECISO terminar os livros que tenho em casa... Esse é o meu novo mantra.
    Amei esse dos países, vou dar uma olhada nas dicas, porque realmente acho muito interessante conhecer novos lugares através da leitura, e, como você, eu também gosto de pesquisar.
    E o perseguindo um autor eu faço sempre (KKKK), quando leio um livro que gosto muito, costumo ler até a lista de compras do mercado do autor depois...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Nunca participei de nenhum projeto, acredita?
    Mas fiquei super interessada no projeto de ler o livro de um autor nacional de cada estado e no projeto para ler só autoras.
    Enfim, as ideias de todos os projetos foram bem legais. Irei pegar algumas.

    ResponderExcluir
  20. Gostaria de conseguir, além de manter minhas leituras obrigatórias, um desafio desses, mas não to dando conta!

    Da Rory Gilmore eu fiquei com muita vontade der ler a maioria deles! O TBR jar me deu vontade de fazer, mas sempre tenho minha próxima leitura já em mente, então seria meio inutil! gostei de conhecer tantos desafios, parabens pelo post!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir