19 setembro 2016

Resenha - Traços



Quando Matheus aceitou acompanhar Beatriz na festa do colégio, jamais imaginou que terminaria a noite participando de um ritual místico (de veracidade duvidosa) para saber o que o futuro reservava para ele e a amiga. Assim que as velas que os cercavam se apagam e uma resposta esquisita encerra a cerimônia, Beatriz leva o resultado a sério e entende que deve fugir da cidade pequena para se encontrar com seu destino nas ruas da capital de São Paulo. Perdido no meio de tudo, Matheus é obrigado a repensar o que considera certo ou errado quando é convidado para participar do plano maluco de fuga e decide que precisa passar por cima dos limites impostos pelos pais para finalmente ser capaz de entender quem realmente é. Os dois amigos partem sozinhos para São Paulo e carregam consigo não somente as malas nas costas, mas também o peso de todos os problemas que achavam que estavam deixando para trás. Sem ter ideia do que estão enfrentando, Matheus e Beatriz descobrem mais sobre si mesmos, criam, quebram laços e encaram desafios que jamais pensaram que confrontariam enquanto contavam as moedas para realizar esse grande plano que iria mudar suas vidas para 

Livro: Traços
272 páginas || Skoob || Cortesia: Editora Planeta || Onde Comprar 









Matheus sempre foi tranquilo. Prefere ficar em casa assistindo suas séries do que ir numa festa da escola, isso é claro, até sua melhor amiga Beatriz o convidá-lo. Ele só não esperava que essa seria a noite que mudaria totalmente sua vida. Ele vinha notando um comportamento estranho da amiga nos últimos tempos, e após estar na festa e encontrar seu amigo Ivo com sua namorada Fernanda, Matheus descobre a estranheza de Beatriz. Ela tem medo do futuro e deseja saber se o seu já está traçado.

“Ninguém precisa tentar entender ou julgar o que acontece do lado esquerdo do peito de cada um. No fim, nada mais importa se o sentimento é verdadeiro, certo?!”

Ouvindo isso, Fernanda revela que sabe fazer um ritual de magia que poderia revelar o futuro de Beatriz. Matheus achou tudo aquilo uma besteira, mas sua amiga levou a sério decidindo que faria o ritual. Já na casa de Fernanda as coisas começam a se complicar, O que antes Matheus achava besteira, agora lhe dava calafrios. Tudo sai do controle quando Fernanda parece ter sido possuída por uma entidade onde diz coisas sobre Beatriz que a deixam temerosa sobre o futuro, para logo após Fernanda cair inconsistente.

“ - Está procurando a resposta de maneira errada - Fernanda balbuciou, tomando o controle de seu corpo e saindo dos braços do namorado para se aproximar de Beatriz. - Está longe, muito longe de encontrar o que quer. - ela fez uma pausa. - Existe uma estrada a seguir, um coração a afundar e um desejo a cumprir! Afaste-se e veja a verdade. Trace seu caminho.”

A noite não podia ter sido mais estranha, e mesmo com medo, Matheus considerou tudo uma besteira sem sentido, o que ele não contava era que Beatriz levaria tudo a sério, e pior, que ela bolaria um plano maluco de ir a São Paulo buscar respostas sobre seu futuro traçado. Beatriz o chama para ir junto, e sem saída e completamente apaixonado, Matheus sai de sua bolha de conforto para embarcar nas loucuras de sua amiga. Mas ambos descobriram que nada será tão simples, pois muitos obstáculos virão a seguir e farão com que ambos venham a questionar sobre quem são e o que desejam para si.



[- Minhas Impressões -]

Sou apaixonada por livros juvenis, e até acho que eles são ótimos para nos tirar daquela ressaca literária depois de um livo bem pesado, Traços é um belo exemplo de livro para essas ocasiões. Eduardo Cilto é autor no canal Perdido nos Livros e assim como o Bruno, veio para mostrar que livros de Youtubers tem conteúdo sim.


O livro é narrado em terceira pessoa pelo ponto de vista do Matheus, onde conhecemos um garoto normal. Sim gente, Matheus é normal como a maioria dos adolescentes de sua idade. Ele tem dúvidas, medos, receios e vive numa bolha colorida de séries e filmes. Não que isso seja ruim, pelo contrário, trouxe realidade e veracidade ao personagem. Gostei bastante dele, mas o achei um tanto quanto bobo, ele basicamente entra numa viagem clandestina unicamente por um amor não correspondido. Me incomoda pessoas que se deixam de lado para satisfazer os desejos de outros, e aqui ele fez exatamente isso.

"Pensamentos são tóxicos, vírus criados para se espalhar por nossa mente e abalar todo o sistema que demorou para ser programado."

E falando em Beatriz, não gostei dela. A menina é mimada, sem responsabilidade nenhuma e muito egoísta onde o que importa é seu nariz. Odiei o fato dela arrastar o pobre do Matheus pra cima e pra baixo, sem nem ao menos olhar pro lado e ver que ele estava contra sua vontade e sim porque a ama.

Outra coisa que ajudou nessa visão que tive dela foi a mudança de personalidade que ela teve quando outra personagem foi inserida na história.  Ela muda completamente como se fosse outra pessoa, e não foi pra melhor.

É meio complicado falar de personagens secundários já que a maior parte deles é temporário, são inúmeras pessoas que entram na estória, cumprem seu papel e saem, simples assim. Mas o enredo é algo que merece destaque. Tudo é frenético, apreensivo e cheio de reviravoltas. Os personagens passam por situações normais e algumas bem malucas como procurar por um lugar pra ficar, comida, transporte que quebra, carona com estranhos, e até mesmo um encontro com um grupo de Drag Queens. Só com isso que listei dá pra sentir que o livro é um amontoado de doideiras que mais parecia um filme da sessão da tarde, volto a dizer, isso não ruim e me diverti bastante.


"Nas grandes cidades, as estrelas não estão presentes no céu, mas sim ligadas à terra. Cada luz acesa que você enxerga daqui de cima pode ser considerada uma estrela e, ao mesmo tempo, uma pessoa que com certeza tem mais vida do que qualquer astro celeste presente no espaço."

Mesmo com alguns elementos bem fantasiosos o Eduardo trouxe vários assuntos sérios em pauta, como preconceito, aceitação, descobertas interiores e relacionamentos familiares. A maior parte foi tratada com muita sutileza mas fica bem difícil não ter aquela sensação que ele está querendo dar ao leitor uma pequena lição de moral, me incomodou um pouco nesse quesito, mas tudo foi válido.

Sobre a edição do livro tenho só elogios, amei a arte da capa onde encontramos Matheus e a Beatriz em uma ponto bem conhecido de São Paulo, a ilustração ficou lindíssima e combinou com a história. Internamente também não deixa a desejar onde cada capítulo trás uma pequena ilustração de contornos de prédios, e também as letras estão num ótimo tamanho com margens bem espaçadas.

No geral o livro é bem divertido e cheio de reviravoltas, é impossível saber as coisas que vem a seguir, pois vem com um final imprevisível. Mas não o recomendo a todos, principalmente aqueles que não gostam de livro juvenil, pois a obra não agradará, pois reúne clichês e temáticas adolescentes. Mas se você que ama o gênero Traços é uma ótima pedida.




19 comentários:

  1. Olá Stefani
    Adorei poder ler seus comentários e eu também já li esse livro e gostei bastante do enredo desenvolvido pelo Eduardo. Me identifico bastante com suas impressões. Não tinha visto esse vídeo ainda, mas foi otimo conferir..
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Stéfani,
    Já ouvi tanto desse livro que sinto como se já tivesse lido rs.
    Gostei de ler sua resenha e saber que o livro te agradou pela veracidade da personalidade do Matheus, achei isso um ponto fortíssimo, mas a personalidade da Beatriz não me agradou e também não gostei de saber que ela muda e parece outra pessoa. Acho que mudanças sutis que vão acontecendo são legais, mas radicais assim não me agradam.
    Apesar disso, esse é aquele tipo de livro que tenho vontade de ler para ver o que vou achar, sabe?
    Adorei as fotos e vou conferir o vídeo do Eduardo, pois ainda não vi.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  3. Olá! É a primeira resenha que leio a respeito dessa obra, mas já estava de olho nela depois de vê-la entre alguns lançamentos divulgados. A sinopse já havia aguçado minha curiosidade e agora só tenho a certeza de que o enredo é mesmo interessante. Eu confesso que me senti um pouco frustrada porque elementos que considerei serem o foco do autor (através da sinopse) parecem, na verdade, terem sido o pano de fundo do enredo. Mas, mesmo assim, continuo tendo em mente que vale a pena prestigiar esse novo talento nacional. <3

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Ainda não tive a oportunidade de ler a obra, mas a premissa me deixa bastante interessada, principalmente pelo fato de conter várias reviravoltas e ser surpreendente a cada página. Sem contar que discute diversos temas complexos como preconceito de uma forma que parece ser muito leve.
    Adorei saber suas impressões e isso me animou ainda mais para ler a obra.
    Ainda não tinha visto o vídeo e adorei conferir.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá ♥
    Confesso que esse é um dos poucos livros de youtuber que tenho vontade de ler. Vejo varias opiniões sobre esse livro, algumas pessoas falando que a história é ótima que o autor só precisa amadurecer a escrita. Lendo sua resenha fiquei com mais vontade ainda de conhecer a história mesmo não gostando muito de narrativa em terceira pessoa creio que será uma ótima pedida.De cara já fiquei com dó do Matheus por ele se aventurar com a Beatriz ele parece ser aquele tipo de personagem que você tem vontade de sentar e dar uns conselhos, pelo que li a Beatriz também não vai me agradar muito odeio personagem mimada e que só pensa em si mesmo. Espero em breve poder ler a história ♥ Parabéns pela resenha ♥

    ResponderExcluir
  6. Comecei sua resenha me identificando com a Beatriz na questão de querer saber do futuro, tenho muita essa vontade, mas eu não faria nenhuma loucura dessas como ela fez. O livro parece estar cheio de acontecimentos que deixam o leitor curioso para ler e só pelos elementos que você citou, já senti a carga de aventura que ele traz. Adoro livros assim então com certeza esse entrou para minha lista dos que quero ler!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  7. Oii Stefani, tudo bem? Sua resenha ficou ótima!! Minha irmã leu esse livro e adorou, mas ainda não tive vontade de lê-lo, pois a premissa não me interessou tanto. Gostei de saber que o autor soube trabalhar bem os elementos fantasiosos e inseriu críticas sociais no enredo. O fato de possuir algumas reviravoltas também me agrada. Enfim, acho que irei lê-lo futuramente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá amore,
    Simplesmente encantada com essa capa – lindíssima.
    Parabéns pela resenha e pelas fotos que estão tão lindas quanto o livro parece ser.
    O Eduardo parece ser um cara muito legal, bem humorado e divertido – vou anotar a dica aqui!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Os personagens deste livro parecem que vão amadurecer de forma bem forte e com bastante ligação e até da impressão que eles são feitos um para o outro.
    Bjinhos!
    Kátia Caruso
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Stefani, tudo bem? Achei a premissa desse livro bem interessante e me identifico com a Beatriz no ponto de ter medo só futuro. E olha que eu já estou com quase trinta snos. Quem me dera ter uma amiga como a Fernanda que me desse as respostas que eu tanto gostaria de ter. Acho que eu iria curtir a leitura desse livro pelas identificações que eu fiz. Vou deixar a dica anotada.
    Bj

    ResponderExcluir
  11. Olá Stef!

    Livros de Youtubers não me chamam muita atenção quanto um bom romance ou um suspense, mas este parece ter uma premissa bastante legal e me interessei pela leitura após ver tuas opiniões a respeito.

    Guardarei sua dica ;)

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Confesso que quando comecei a ler sua resenha, já ia desanimar de ler, pois não gosto muito de livros juvenis. Eis que continuo a ler e descubro um ritual de magia, possessões e tudo mais, como fã do gênero que sou, fiquei bem interessada no que a Beatriz descobre e como vai ser o desenrolar dessa história. Como você, eu acho que ficaria incomodada com a personalidade mimada da jovem e o pobre do Matheus ficar correndo atrás dela, é estressante. Ainda assim, a história parece ter o seu quê de mistério e vou anotar a dica para ler futuramente.


    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu já vi esse livro por aí e lembro que não fiquei muito animada, mas lendo sua resenha fiquei curiosa. Achei curioso isso da garota ser possuída por uma entidade e quero saber agora o que essa entidade falou kkkkk A primeira impressão que tive da Beatriz foi positiva, mas lendo seus comentários sobre ela, percebi que também não vou gostar tanto da personagem. Essa coisa do autor meio que querer dar uma lição de moral talvez me incomode também, mas só lendo para saber, né? Enfim, é bacana ver que alguns youtubers trazem livros com conteúdos para a gente, nem tudo está perdido, apesar que esse garoto era de se esperar visto que é um booktuber.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  14. Eu amo esse Booktuber! Confesso estar com medo de ler esse livro, até porque são muitas resenhas negativas que dizem estar decepcionados, mas depois das suas impressões irei arriscar. Também costumo ler livros mais juvenis, leves, que me tiram da ressaca literária, gostei do autor colocar traços reais no protagonista, mesmo a atitude do mesmo tenha te incomodado, Beatriz está sendo muito criticada, pela sua impulsividade e por ser mimada. Mas em geral parece ser um livro que sera um bom entretenimento.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Essa história infelizmente não me chamou a atenção por dois motivos. O primeiro eé exatamente esse que você citou do personagem largar todas as suas vontades de lado por causa de uma paixão e a segunda por essa personalidade terrível da protagonista, então deixo essa dica de lado.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  16. Oie!!!
    Pode ser simplesmente por ele ser para outro público, como foi citado em sua resenha, mas não sei o que pensar deste livro.
    Fiquei dividida entre se ele ajuda ou atrapalha na já conturbada relação pais/filhos e no próprio crescimento/ amadurecimento que ocorre nesta época de nossas vidas. E ainda tem esta fuga dos personagens pra uma cidade grande o que é irresponsável e mega perigoso!
    Essa leitura eu deixarei passar.
    Bjinhos;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderExcluir
  17. Esse é o úncio livro de youtuber que fique tentada a ler. Sou muito fã do Eduardo e quando soube da novidade em empolguei. Pelo jeito dele nos vídeos, sabia que viria uma história totalmente diferente.
    Gostei bastante da sua resenha. Me despertou a curiosidade de ler.
    Assim como você, fico muito irritada com personagens mimados e egoístas. Se esta Beatriz for do jeito que você disse, acho que vou odiá-la.
    Mas isso não é motivo para eu deixar de ler. Pelo contrário.
    Obrigada pela dica!
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Pela resenha, dá pra saber que o livro é muito bom. Não gosto muito de romance juvenil, mas vale a pena dar uma chance a ele.

    http://umjovemnomundodasleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu também gosto muito de livros juvenis, e esse parece adorável. O livro tem uma premissa excelente, e passa a impressão de muita delicadeza ao lidar com assuntos importantes. Achei muito bacana o livro trazer questões importantes, como preconceito, aceitação, descobertas interiores e relacionamentos familiares. Adorei a capa, é muito bonita. Já quero ler, para ontem!

    Tatiana

    ResponderExcluir