26 setembro 2016

Resenha - O Velho Vestido de Noiva



Amélia se depara com uma devastadora notícia. Seu marido, o homem a quem se dedicou inteiramente durante trinta anos, pediu divórcio. Sem saber como prosseguir com sua vida, e aguardando que um milagre venha lhe dar uma direção, ela leva o seu vestido de noiva para uma reforma. Então, no meio do caminho, depara-se com um desdobramento inesperado.
Fábio é dono de um bistrô famoso no Recreio, Rio de Janeiro.
Desde seu traumático divórcio, abraçou uma vida solitária. Até se deparar com Amélia no ateliê de sua irmã, Letícia. Apesar de intrigado com a tristeza exposta nos olhos da bela mulher, manteve sua rotina. Então, ao caminhar pela rua, esbarra em seu desdobramento inesperado. Um livro intrigante, criativo, que acompanha com sensibilidade a transformação na vida desses dois personagens.




Livro: O Velho Vestido de Noiva
200 páginas || Skoob || Cortesia: Editora Novo Século || Onde comprar












O livro nos apresenta Amélia, uma moça que se dedicou de corpo e alma 30 anos de sua vida em cuidar do marido que amava, mas agora está vivendo o pior momento, pois acaba de ser trocada pelo então amado marido por uma mulher bem mais nova.

Completamente perdida após a bombástica noticia e piorando ainda mais as coisas, ele se mostra uma pessoa generosa lhe deixando alguns bens materiais, que é claro, Amélia se nega a aceitar a principio, até porque isso não paga todo tempo de amor e dedicação que ela teve com ele.

‘’Amélia refletiu sobre o futuro. O passado se fora. Os acontecimentos lindos desse casamento tinham apodrecido, como seu vestido de noiva, ou se perdido, como o broche de brilhantes da sua falecida mãe’’

Magoada, Amélia decide percorrer seu próprio caminho começando por reformar o seu vestido de casamento que estava um pouco judiado e que vinha sendo mantido guardado já um bom tempo; com isso, acredita que talvez sua vida e seus sonhos também viessem a ser renovados com o tempo. Ela se apega nas felicidades do passado esperando colher mais dessa vida que tanto amou novamente, quem sabe.

‘’Podia ter perdido a confiança, a beleza e a juventude, mas ainda carregava uma pitada de dignidade. Para disfarçar seus olhos vermelhos, inspecionou o plástico de forma analítica. Suspirou ao encontrar o buraco nele. Sim, até o plástico, feito para proteger o vestido, fora torturado pelo tempo. Pura ironia.’’

Já decidida em como fazer, Amélia vai atrás de uma costureira recomendada pela sua irmã, Sandra. Chegando ao local indicado ela se depara com Fábio, um homem bastante atraente e irmão da costureira, Letícia. Ele também sofreu no passado com alguns relacionamentos e por isso não quer se envolver tão cedo com outra pessoa.

Por outro lado, Amélia quer logo se livrar de seu nome de casada para não ter qualquer tipo de ligação com aquele homem que dilacerou seu coração, mas por outro lado, sua irmã que sempre está ao seu lado, insiste para que ela aceite seus direitos, pois seria o melhor para sua vida. Amélia, revoltada, sai correndo do escritório do advogado onde discutiam o caso e acaba se esbarrando em Fábio novamente pela rua e sem pensar lhe pergunta no impulso se poderia lhe oferecer um emprego. Antes, porém, ela precisava de um novo lugar para morar, pois sua casa estava completamente presa no passado que ela tanto quer se desfazer. 

‘’Amélia sentiu-se aliviada. Estranhamente satisfeita com aquele encontro. Ainda mais satisfeita em ter abraçado a oportunidade e lançado mão da sua sorte. Não havia mais nada a perder. Isso porque, naquele momento, ela não tinha absolutamente nada.’’

Fábio, vendo a tristeza nos olhos de Amélia, não pensa duas vezes e aceita seu pedido e lhe coloca para arrumar o segundo andar de seu Bistrô. A partir daí, a aproximação de ambos é inevitável e logo se percebe uma nova conexão entre o casal e essa rotina logo despertará sentimentos adormecidos e esquecidos.

Com a nova e inesperada fase na vida de ambos, eles pensam que tudo pode se  tornar maravilhoso novamente, mas para a surpresa do casal os ex de ambos surgem novamente para importuná-los. Dessa vez, Amélia e Fábio enfrentam o desafio de prosseguir em um futuro totalmente novo e apagar de vez o passado que insiste em persegui-los.


''O Velho Vestido de Noiva’’ é um romance envolvente, pouco clichê, mas que nos leva a pensar sobre um futuro casamento, pois nada é tão fácil ou simples como se aparenta. Todos sabem que um casal precisa aprender a lidar com os problemas de uma casa e até mesmo saber conviver entre si, pois todos os dias, novas experiências vão surgindo. E mesmo tendo altos e baixos, todos temos que cuidar para que esse relacionamento não caia na rotina e toda aquela magia do AMOR acabe se perdendo e tudo que se construiu vai por água abaixo.

Eu me coloquei no lugar da personagem principal, embora nunca tenha casado, mas mesmo assim o que me faz sentir na pele de Amélia é o fato de que tive um relacionamento de vários anos no qual eu também me dediquei de uma maneira que eu nunca tinha feito com nenhum outro homem antes. Estava até certa de que o meu futuro seria ao lado dessa pessoa, porque estava feliz e me sentindo completa, porém, meu relacionamento acabou caindo na rotina e dolorosamente tudo foi terminando pouco a pouco. 

E o pior de tudo é você sentir que tudo que você fez e foi construindo durante anos foi em vão, apesar de eu mesma ter sofrido muito, eu sei que tudo foi um aprendizado para que eu pudesse ser mais forte e principalmente para que eu viesse a amadurecer como mulher. Sei que Deus reserva coisas MELHORES para cada um de nós, por isso eu sei que na hora e no momento certo eu vou encontrar a minha verdadeira felicidade.


Esperava que Amélia fosse forte e superasse o passado e encarasse o futuro sem medo, porém conforme evoluía na leitura, notava que as coisas com Amélia se tornavam dolorosas. Além de ter se dedicado dia-a-dia em seu casamento, ela também largou seus sonhos para fazer de tudo ao homem que amava e isso acabou agravando o choque ao ser trocada por uma mulher ainda mais nova.

Então com o passar das páginas, percebi que Amélia se menospreza o tempo todo por não ser uma pessoa mais jovem e até acabava generalizando pensando que os outros homens viessem a olhar para ela com desprezo por ser mais velha, mas depois ela mesma acabou percebendo que as coisas não são bem assim.

Uma coisa é certa... Todos nós um dia iremos perder a nossa JUVENTUDE, por isso não vale a pena ficar se menosprezando por conta da idade ou da beleza física, porque o tempo passa para todos! Daí a importância de um relacionamento que valoriza o amor, a amizade e o companheirismo de ambos, porque sem isso, pode ter certeza que nada vai dar certo.

Agora imagina para uma mulher que desde cedo sonha em se casar e entrar de vestido branco na igreja e se unir perante a Deus e ter toda aquela festa dos sonhos? Preparar tudo e chegar perto do casamento e a pessoa que você imaginava amar chegar e acabar com tudo para dizer que está apaixonado por outra pessoa? É complicado.

Devemos sim AMAR a pessoa que está ao nosso lado e nos dedicar ao relacionamento ou ao casamento, mas nunca deixar de viver as nossas vidas por conta de outra pessoa, pois o amor, o companheirismo e a convivência são feitas pelo casal e não apenas por um dos dois. Se a outra pessoa não fizer sua parte, pode ter certeza que não vai pra frente!'


A história é narrada em terceira pessoa e gira em torno de Amélia, mas também temos em vários momentos o ponto de vista de Fábio. O romance é leve e pode ser muito bem aproveitado em um único dia, principalmente para aqueles que sofrem de uma baita ressaca literária (risos). Duvido que alguém consiga demorar muito para ler um romance como este. A vontade de chegar ao desfecho é maior que qualquer coisa, podem acreditar.

Apesar de a autora ter abordado bem o drama da vida dos personagens, achei que o romance não foi tão aprofundado e não teve também grandes acontecimentos que justificassem ser um titulo de romance porque o livro traz também muitas reflexões sobre uma vida a dois e detalha muito bem os sentimentos que são transmitidos e por isso, acabei levando mais em conta o amadurecimento dos personagens e principalmente o aprendizado que nos é passado nesse livro do que o romance em si mesmo.


No geral todos os personagens do livro foram muito bem trabalhados e cumprem o seu objetivo. A autora não deixou pontas soltas e confesso que a obra no geral está impecável. Não encontrei qualquer erro ortográfico durante a leitura e achei que toda diagramação está maravilhosa. As páginas são amareladas e contém uma fonte de um bom tamanho.

Recomendo muito a leitura com toda certeza, porque é um livro para se sentir e refletir !

“Quando se reforma um vestido, faz-se necessário abdicar do forro antigo, pois este pode contaminá-lo com as bactérias. Quando se reforma a vida, faz necessário abdicar dos comportamentos que imperavam no passado. Esses também podem contaminar escolhas futuras. Uma interessante semelhança.”

30 comentários:

  1. Olá Silvana, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro, mas achei a proposta interessante e gostaria de poder fazer essa leitura também. Adorei poder conferir suas impressões, especialmente diante de um título que me interessa bastante. Fiquei bem curiosa sobre os personagens e o seu desenvolvimento. Muito complicado mesmo essa questão de a pessoa dizer que está apaixonada por outra pessoa :(
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Silvana, achei a capa linda!!!
    Estava mesmo em busca de uma leitura de um dia e legal saber que apesar do romance não ser muito aprofundado, em outras abordagens que podem me fazer refletir.
    Valeu pela dica
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oii!
    Bem forte a trama hein, parece o tipo de livro que te prende muito bem! Tenho um trauma de traições por motivos familiares, mas a história parece ir bem além disso e, por isso, vou procurá-lo pra ler mesmo assim rsrs
    Beijos, Isa
    belacultblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Desconhecia a obra e, mesmo que um pouco clichê, fiquei bastante curiosa para conferir se Amélia conseguirá deixar para trás toda a mágoa deixada por um relacionamento que tanto se dedicou e viu acabar em questão de pouco tempo por ser trocada por uma mulher mais nova.
    Quero saber também como ela e Fábio lidarão com seus ex aparecendo para perturbar.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    O enredo desse livro não me agrada muito... Apesar de ter romances/dramas que eu curto, esse só pela sinopse + sua resenha me mostrou vários pontos que normalmente eu fico bem irritada.
    Além de parecer bem clichê, a protagonista e suas atitudes e escolhas não me agradam muito. Odeio histórias e personagens que desistem de tudo, de todos os seus sonhos por alguém. Não concordo e pelo jeito ela ainda fica uma boa parte do livro presa nisso.
    Dessa vez passo a dica.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil
    Que romance diferente! Amei os conflitos entre as personagens e a forma como a narrativa se desenvolveu. Pena autora não ter se aprofundado. Não conhecia o livro, mas fiquei com vontade de ler sim. Espero ter oportunidade!

    ResponderExcluir
  7. Lendo a sinopse e a resenha percebi que a autora descreve no livro a história de algumas mulheres. Quantas Amélias há por aí!! Fiquei curiosa para saber se a personagem dará a volta por cima. Vou anotar o nome na minha lista!
    Bjs,
    http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Sil,
    Esse livro parece fazer o leitor sentir e refletir sobre inúmeras coisas e gostei bastante disso, pois, como você disse, o casamento não é um mar de rosas e deixar um relacionamento cair na monotonia é a prior coisa que se existe. A única coisa que não me agradou foi a forma como a protagonista parece levar a vida, não consegui enfiar isso na cabeça lendo a sua resenha. Talvez eu me sinta melhor e entenda isso quando ler o livro.
    Vou anotar a dica e espero gostar da leitura tanto quanto você.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu não conhecia o livro ainda mas infelizmente não me chamou a atenção porque é tudo um pouco clichê demais para mim. Mas gostei muito da associação que você fez com a sua vida pessoal, é muito triste achar que vamos passar o resto da vida com a pessoa e o relacionamento ir acabando aos poucos, muito triste mesmo.
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Inicialmente achei muito maluco isso dela ser trocada por outra e decidir reformar o vestido de noiva, se fosse comigo mandava pra doação logo... Hehe... Isso de ex voltar a aparecer quando a gente consegue seguir em frente infelizmente é bem comum. Pena que o romance não foi muito aprofundado, mas que bom que o livro te fez refletir tanto. Para um relacionamento dar certo não podemos nos esquecer de nós e nem de cuidar do que temos com o outro.

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil, tudo bem?
    Ainda não conhecia o livro, mas não sei se leria. Não sou muito de romances adultos, prefiro romances adolescentes. Vai entender hahahhaha
    Apesar de que você disse que o romance não é tão explorado assim... mas não sei, prefiro mesmo os personagens mais novos.
    Mas isso que você comentou é bem verdade. às vezes quando estamos em um relacionamento de tanto tempo, deixamos um pouco nossa vida e sonhos de lado. Mas isso é muito ruim. porque quando termina o relacionamento, muitas vezes você nem sabe mais quem é :(
    Já passei por isso e é bem complicado mesmo.
    Legal a autora abordar esse assunto. E eu amei essa capa também <3
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem? Um bom livro para refletir pelo jeito. Não sou casada ainda e não sei quando estarei casada, mas compreendo que leva muita paciência para fazer dar certo. Um pouco triste conhecer a história de Amelia, depois de tantos anos de dedicação ao marido, ser trocada por alguém mais novo pode mexer um pouco com o psicológico da personagem. Ainda mais triste saber que ela se menosprezou após o término do casamento. Fiquei levemente curiosa para saber o desfecho do livro e se tratando de uma obra pequena, pode ser que em breve eu leia. Boa dica, beijos.

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Apesar de amar romances, não me senti muito envolvida com a história. Imagino o quão ruim deve ter sido para Amélia essa separação e apesar de ser uma situação difícil se dedicar tanto a uma pessoa em um relacionamento para depois tudo ter sido em vão, acho que a postura que ela tomou diante a situação me incomodaria um pouco. Gostei da sua opinião sincera quanto a obra, quem sabe em outro momento eu leia?
    Beijos!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, com o título e a capa pensei que esse livro teria uma carga emocional imensa e bastante drama. Mas pelo o que você disse não é bem assim. A história da Amélia parece ser triste, então a autora poderia mesmo aproveitar para criar um romance de tirar o fôlego. Já que ela decidiu ir por um lado mais leve é bom também. Afinal, nem só de lágrimas viverá o homem rs

    ResponderExcluir
  15. Oi Silvana,
    Gostei muito da sua resenha e admiro muito a sua coragem de contar um pouco da sua vida dentro dela, tenho certeza de que a obra é muito reflexiva e deve tocar muito profundamente quem a lê, mas eu vou passar essa indicação pois ando fugindo de leitoras assim que são muito profundas e podem me fazer entrar numa bad, tenho focado em leituras felizes pois ando num momento bem depressivo.
    Beijos
    Conversas de Alcova ♥

    ResponderExcluir
  16. Olá.

    Apesar de não conhecer o livro, gostei bastante da sua resenha e da premissa da trama. Logo que iniciei a leitura achei que o foco fosse o romance, mas vejo que não é isso e gostei bastante disso. Eu não leria esse livro no meu momento atual, mas quero ler mais p frente, pois agora eu não estou procurando livros desse tipo. Gostei bastante das suas considerações.

    Beijos!
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Esse livro parece ser daqueles que nos emocionam a cada virar de páginas. A principio enquanto lia sua resenha, eu me perguntei porque a protagonista queria se dar ao trabalho de reformar o vestido de seu casamento se ela queria virar a página e esquecer tudo, começar do zero. Mas, pra minha surpresa, tudo tem um propósito... E acho que gostei da trama.
    Anotado a dica, ótima resenha.
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  18. oi, sil, desde que você falou desse livro eu me interessei e a resenha só vem confirmar que preciso lê-lo. Gosto de livros que trazem reflexões sobre os relacionamentos e que fazem com que nos identifiquemos, e principalmente esse livro parece mostrar que é sempre possível recomeçar.

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Recentemente terminei uma obra da Ana Ferrarezzi e a escrita dela realmente é deslumbrante e envolvente. Este livro está na minha lista, pois tal como você disse, o enredo é um pouco clichê, mas é sempre bom refletir sobre o amor, sobre relacionamentos tão longos que acabam caindo na rotina. Fiquei curiosa para saber como a protagonista vai se reerguer e quais rumos sua vida irá tomar. Gosto muito de obras que tratam de recomeços e se antes eu já estava ansiosa por essa leitura, agora sinto que preciso adquirir esse livro em breve.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  20. Olá, Silvana

    Não conhecia o livro, mas confesso que mesmo que você tenha dito que a obra é pouco clichê, ando meio cansada de livros onde os personagens sofrem e evitam o amor, mas depois acabam se envolvendo e depois as pessoas do passado deles (ou de apenas um deles) retorna para fazer bagunça, sabe? Todavia, acredito que seja um bom livro para quem está sofrendo do mesmo mal... espero que ela tenha evoluído bastante no meio do caminho e tenha começado a se amar mais e a se menosprezar menos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá, Silvana! Não conhecia o livro e fiquei feliz por ver mais um nacional tão bem indicado. Parece uma leitura leve, mas cheia de reflexões. Gosto disso! Nos faz pensar (e repensar) muitas coisas... Parabéns pela resenha e desejo sucesso à autora!

    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  22. To encantada com esse livro. A história me cativou e eu me identifiquei bastante com a personagem.
    Nunca fui casada, obviamente. Mas já tive um relacionamento que durou anos, que me dediquei de uma forma que nunca havia feito antes, mas que no fim a monotonia acabou por dar fim.
    Por muito tempo vi esse tempo como em vão, mas agora minha percepção mudou. Eu entendi que nada é em vão e que, mesmo que tenha acabado, não significa que não deu certo.
    Enfim, a identificação foi instantânea e estou super interessada nessa história.
    Parabéns pela resenha descritiva e leve.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá Silvana!
    Eu gostei muito do livro, ainda mais que sou casada sei o sentimento que a personagem teve. Você dedicar a sua vida inteira a uma pessoa e depois ser trocada por outro é muito duro. Espero que ela consiga reconstruir a sua vida. Fiquei muito curiosa para ler o livro e vou colocar na minha lista de desejado.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  24. Que capa maravilhosa!
    Ainda não conhecia esse livro, mas achei toda a ideia da narrativa incrível! Sou louca por romance, mas gostei muito de saber que você acha que esse não é um dos focos principais. Achei super interessante que o livro traga muitas reflexões sobre a vida, juventude e amadurecimento além da trama óbvia de romance em livros assim.
    Além disso, é ótimo ver literatura nacional tão bem recomendada assim, sempre gosto de valorizar o que é feito por aqui.
    Beijos!

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir
  25. Olá, o livro realmente parece ter uma história para se refletir e se identificar para quem já passou por relacionamentos longos que não deram muito certo, eu nunca tive relacionamentos longos assim então acho que não me identificaria tanto com a história, mas talvez seja uma boa leitura já que quero casar, ver um pouco a realidade de uma vida a dois

    ResponderExcluir
  26. Olá Silvana,
    esse é um livro que gostaria de ler. Apesar de estar feliz no meu casamento e saber que meu marido sente o mesmo, é sempre bom lembrar que a jornada da vida a dois é longa (se Deus quiser), sabemos que a rotina chega, mas são as pequenas coisas (um beijo ao chegar do trabalho, um bilhete ao acordar, um mimo ao final do dia ....) que fazem o relacionamento continuar apesar das dificuldades.

    Gostei muito da sua resenha, e concordo que um relacionamento não pode dar certo se apenas um dos dois se dedica. O casal deve crescer junto e impulsionar um ao outro, e isso não é o mesmo que abdicar de si mesmo. Excelente Reflexão.

    Beijos,
    Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bom?
    Nossa, fiquei angustiada pela personagem. Imagina só, você tem um sonho desde criança, se dedica a uma pessoa, desperdiça parte da sua vida e é trocada por outra? Nossa, deve ser barra viu. Concordo com você, um relacionamento é dedicação e amor, mas, nunca podemos nos esquecer de nós mesmos, pois isso não é saudável.
    Fiquei muito curiosa pela premissa e com muita vontade de ler o livro, ainda mais depois de saber que todos os personagens são bem construídos e que a autora não deixou pontas soltas no enredo. Sugestão mais que anotada para quando surgir aquela ressaca literária rs Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  28. Olá, que interessante o livro eu não o conhecia. Relacionamento é realmente complicado, acredito que o erro da personagem foi ter se esquecido, porque por mais apaixonada que possamos estar é necessário cuidarmos do nosso amor próprio. Sua resenha me deixou muito curiosa, quero ver a evolução da personagem e como ela lida com toda essa situação. Parece realmente ser um livre leve e de rápida leitura, a diagramação só pelas fotos deu pra ver que está incrível! O título já está anotado no meu bloquinho e com certeza não vou demorar a lê-lo porque estou sempre de ressaca rs.
    Beijos.

    EuVocê&oslivros

    ResponderExcluir
  29. Olá...
    Que pena que a autora não aprofundou devidamente a obra... Isso com certeza melhoraria bastante, pois, a história em si parece ser bastante interessante. Achei a capa muito bonita e gostei de saber que não foi encontrado erros, isso me incomoda muito.
    Enfim, fiquei curiosa e quero ler.

    ResponderExcluir
  30. Olá...
    Que pena que a autora não aprofundou devidamente a obra... Isso com certeza melhoraria bastante, pois, a história em si parece ser bastante interessante. Achei a capa muito bonita e gostei de saber que não foi encontrado erros, isso me incomoda muito.
    Enfim, fiquei curiosa e quero ler.

    ResponderExcluir