26 setembro 2016

Resenha - Confissões On-line: Bastidores da minha vida virtual





Prudência é uma característica que só consta no sobrenome de Mariana Prudente. A menina viu sua vida mudar de cabeça para baixo em poucos meses: perdeu a popularidade, o namorado, a melhor amiga e o grande sonho de fazer um intercâmbio. Mariana vê seu nome rabiscado nas cabines do banheiro da escola e escuta fofocas sobre ela pelos corredores do colégio e fica sem rumo. O vestibular se aproxima, sua irmã está enlouquecida por causa do casamento marcado, e tudo que ela quer é não pirar enquanto suporta os últimos meses no ensino médio. Sem lugar para desabafar, Mari vê no ambiente virtual uma chance de descarregar todas as angústias do mundo off-line, criando o vlog Marinando. Com sua banda preferida como trilha sonora, ela conta com a ajuda de Arthur e Carina para mergulhar no mundo virtual e esquecer os problemas do mundo real. Com uma câmera na mão e alguns vídeos na internet, Mariana Prudente vê sua vida mudar mais uma vez, pois chegou a hora de sair dos bastidores e ser protagonista novamente. 

Livro: Confissões On-line: Bastidores da minha vida virtual
240 páginas || Skoob || Cortesia: Editora Generale || Onde Comprar











Mariana está totalmente perdida. É seu último ano no ensino médio e tudo o que ela mais quer é que tudo termine, pois nada está dando certo. Em um ano ela perdeu o namorado, a melhor amiga e ainda ganhou uma fama super ruim na escola, e o pior de tudo: ainda precisa estudar para passar no vestibular.

E como tudo o que está ruim, ainda pode fica pior, Mari fica sabendo que terá que adiar o sonhado intercâmbio por causa de sua irmã que decidiu se casar. Mari fica inconsolável por estar tendo um ano péssimo e busca ajuda e companhia nos vídeos que faz para o YouTube, então o canal Marinando é criado. Entre idas e vidas a vida dela muda completamente.

Os vídeos fazem sucesso, Mari conhece os integrantes de sua banda favorita, conhece um amigo super fofo e finalmente consegue o que tanto queria. Mas vai com calma Mari, nem tudo são flores, não é mesmo? Mari vai ter que aprender a lidar com sua vida de YouTuber e com a sua vida pessoal,  além de lidar com os problemas de seu passado.

Quando peguei para ler Confissões on-line imaginei que seria uma leitura bem boba, mas fiquei bem curiosa para ver como a autora iria desenvolver a história da Mari e também como seria um livro sobre uma pessoa que se torna YouTuber.  Resumindo, posso lhes dizer que a autora simplesmente me surpreendeu. O livro tem tudo na medida certa e sem exageros, o romance, as amizades, os dramas (risos) e também a vida de YouTuber.

Os personagens são super engraçados e consegui me apaixonar por todos (ou quase todos), Mari é uma menina engraçada, pé no chão e super amiga, preparada para ajudar suas amigas a qualquer momento. Tuca ou Arthur é um amorzinho que fiquei com uma vontade enorme de que ele fosse real. Melissa ( que por coincidência é o mesmo nome que o da minha irmã) é sem duvidas a melhor personagem do livro, eu queria guardar ela em um potinho e levar ela pra vida, super engraçada e
totalmente maluca.

O ambiente se passa em Niterói, um lugar que nunca fui mas que quero conhecer em breve. A escola da Mari que é onde se passa a maioria das coisas é bem antiga e eu consegui imaginar como ela é com o mínimo dos detalhes. Sem falar nos cafés ou na Lore onde tem o show do Tempest (a banda favorita da Mari).

O livro físico está um amor, a capa tem TUDO a ver com o livro e nele podemos ver o mapa mundi, os livros de vestibular da Mari, os ingressos do Tempest e a revista Superteens. Como não amar? As folhas são amareladas e as letras estão em um tamanho bom para a leitura. Infelizmente achei alguns errinhos de ortografia, mas nada que interfira na leitura que é super engraçada e fluida, que por sinal fez eu acabar o primeiro volume em um dia.

Porém eu fiquei super chateada por causa do final do livro que foi super corrido, porque por terem dois volumes, achei que a autora poderia ter colocado mais detalhes e não dar a impressão de que queria terminar a história logo.

Outro detalhe muito importante é os vlogs da Mari, além do nome do canal que dá a impressão de ser um canal de culinária Marinando, a Mari sempre colocou vários assuntos importantes e que poderiam ajudar alguém, ela usava fatos ocorridos na sua vida e sempre passava uma mensagem. O sucesso dela não foi algo forçado e sim bem espontâneo, e eu adorei isso.

Eu adorei ler o livro, e indico para você que está com ressaca literária e gosta de livros leves e engraçados, mas se você não gosta de livros com assuntos adolescentes ou dramas escolares, acho que não seria uma boa escolha para você.

33 comentários:

  1. Olá
    Eu ainda nao tive a oportunidade de ler esse livro, mas adorei poder conferir suas impressões a respeito. Fiquei bem curiosa porque é um estilo que me agrada bastante, então gostaria de fazer essa leitura também. Uma pena que o final do livro foi corrido, realmente é chato quando isso ocorre.
    E claro, nao posso deixar de afirmar que adorei sua resenha.. Boas leituras!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Giovanna, sabe aquele livro que você quer ler só porque acha a autora uma fofa??? É o caso deste livro. Não sabia nada do enredo, até ler sua resenha e agora, tenho motivos mais consistentes para querer ler. Valeu demais pela dica.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oii!
    Não curto muito esse tipo de livro ligado a youtubers, mas sua resenha ótima me deixou até curiosa... E antes de ler A estreia de Fani também fiquei um pouco relutante, vai que me surpreendo de novo né? rsrs
    Beijos, Isa
    belacultblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Eu não conhecia o livro, mas fiquei bem interessada nele. Apesar de não ter a mínima vontade de ler livros de youtubers, como esse é uma história de ficção já tenho mais vontade de conhecer.
    E lendo a sua resenha, essa vontade aumentou. Deve ser uma leitura bem rápida e gostosa. Fiquei curiosa.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Embora de cara não tenha me interessado muito pela obra devido a sinopse, após ler sua resenha fiquei um pouco curiosa para conferir essa dosagem de romance e drama, ainda mais por não conter exageros.
    Pretendo ver como Mari conseguiu lidar com essa ascensão de vida devido se tornar Youtuber e como isso se deu.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Sempre quis ler esse livro e pretendo realizar a leitura dele em breve. Sua resenha é a primeira que leio da obra e gostei de saber com mais detalhes como é a história. Adoro dramas jovens, então com certeza vou adorar esse. Antes de ler a resenha, eu tinha a impressão que a fama da protagonista cai meio de mãos beijadas, mas gostei de você ter esclarecido que o sucesso dela não foi forçado nem nada, me animou mais para ler!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Embora a premissa do livro não chame de inicio a minha atenção, sua resenha me fez repensar sobre a leitura da obra.
    Fiquei bastante curiosa para saber como Mari irá enfrentar esse crescimento de popularidade devido ao seu canal e se conseguirá lidar com os problemas de seu passado.
    Parece ser meio clichê, mas uma leitura leve e agradável e, por isso, anotei a dica para ler no futuro. Ainda não li nada parecido, vou dar uma chance e sair da minha zona de conforto.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    A história da Mariana Prudente parece ser bem envolvente! O fato dela se tornar uma youtubers tem muito a ver com a atualidade. Acredito que o livro fará sucesso entre os jovens!
    Bjs,
    http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Esse livro me pareceu um daqueles que criamos amor por suas histórias fofas e divertidas. Confesso que amo histórias meio adolescentes para curar a ressaca literária e quando por fim você indicou isso, amei. Gostei da personagem e do plano de fundo da história.
    Ótima resenha

    ResponderExcluir
  10. Olá Giovanna,
    Ainda não conhecia o livro e achei a premissa bem interessante. A protagonista parece ir atrás das coisas que quer, mesmo com a vida péssima do jeito que está. Também gostei muito de saber que o livro tem tudo na dose certa, bem interessante e agradável isso. É uma pena que o final tenha sido corrido, pois toda a obra parece ser bem envolvente.
    Apesar disso, vou anotar a dica, pois acho que é uma leitura despretensiosa que me agradará.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Oiii

    Parece ser uma boa história para o público juvenil. Eu não costumo mais fazer leituras assim, é bem raro. Realmente o nome do canal dela parece o de um canal de culinária, mas eu achei bem criativos.
    Que bom que foi uma boa leitora pra você!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Confesso que lendo a sinopse também achei que seria um livro bem bobinho. Que bom que não é apenas isso! Só acho bem chato mesmo os autores correrem o final, quando isso acontece eu fico super decepcionada com a leitura, uma pena!
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Que bom que os personagens são engraçados assim e que conseguiu se apaixonar por quase todos. Tenho curiosidade de ler esse livro faz tempo, é uma pena que o final tenha ficado tão corrido, mas isso não diminuiu minha vontade de conhecer o enredo. Gosto muito de livros com assuntos adolescentes, eles me fazem voltar no tempo, e adorei saber que esse tem tudo na medida certa.

    ResponderExcluir
  14. Oiii Gi, tudo bem?
    Eu sou a louca dos livros jovens ahhahha, adorooooo =D
    Já ouvi muitos comentários positivos sobre esse livro e quem sabe um dia eu possa lê-lo :) A premissa dele até é bem bobinha e tal, mas muitos livros do gênero possuem uma premissa assim e mesmo assim são maravilhosos. E esse parece ser o caso. A única coisa que me desanimou foi o fato de ter dois volumes :P Sou daquele tipo de leitor que prefere livro único :P Mas ainda assim, darei uma chance quando puder =D
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem? Estou evitando um pouco esses livros juvenis, pois acabo enrolando a leitura deles. Apesar de você achar que a leitura fosse ser boa e ter se surpreendido que não foi assim que aconteceu, acho que eu passaria a dica no momento. Mas adorei conferir suas impressões, fico feliz que a autora tenha conseguido dosar de tudo um pouco no livro. Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Oi Giovana,
    Não conhecia a obra e achei a capa bem bonitinha. Te digo que assim de primeira vista eu não leria, mas agora depois de ler a sua resenha acho que eu daria uma chance a leitura, pois os pontos que você levantou em sua resenha me fizeram crer que essa é uma leitura que eu curtiria, sim.
    Beijoooos
    Conversas de Alcova ♥

    ResponderExcluir
  17. Olá.

    Eu já li várias resenhas positivas sobre esse livro, mas não tinha vontade de ler até agora. Gostei bastante da suas considerações e por causa delas já adc o livro aos meus desejados e espero ler em breve. A leitura parece ser mesmo bem gostosa e fluida. Espero ler em breve.

    Beijos!
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá Giovanna,
    o livro tem uma premissa interessante. Não se acovardar perante as dificuldades da vida, mesmo depois de perder "tudo", ela se reergueu.
    Apesar de já fazer muito tempo da minha adolescência (prefiro não dizer o quanto kk), eu gosto desses livros de dramas adolescentes, para dar uma aliviada na rotina e é bom quando tem personagens maduros.
    Não gostei de ter um segundo livro, podia ter feito um só né?!

    Beijos,
    Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu estou paquerando essa série tem algum tempo, como gravo vídeos, achei legal conhecer uma ficção com esse tema. Talvez pra me identificar, ou rir de algo inusitado, enfim, apenas me divertir. Ainda quero ler e sua resenha veio a calhar pra explicar um pouco mais o que irei encarar.
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  20. Oie, não gosto muito de livros adolescentes por isso não sei se leria, mas como você falou é um bom livro para sairmos da ressaca literária. Achei bacana a autora mostrar a vida de um youtuber através da ficção. Torcendo para wque você goste bastante do segundo livro.

    ResponderExcluir
  21. Olá Giovanna!
    Eu sempre tive curiosidade de ler esse livro, mas não sabia que falava da vida de uma youtuber, fiquei mais empolgada ainda para ler depois dessa informação. Pena o final não ter te agradado, mas quem sabe o segundo seja muito melhor.
    Amei a sua resenha e vou anotar a sua dica.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  22. É uma pena o final desse livro ter te decepcionado, acredito que ele tenha tudo para ser um bom livro adolescente. Ainda mais falando de uma youtuber em ascenção, que é um assunto muito em alta agora. A Marina parece ser uma personagem muito fofa. Fiquei muito curiosa em relação aos "dramas" que ela vai viver.
    Beijos, ótima resenha!

    ResponderExcluir
  23. Olá,

    Não conhecia a obra, mas confesso que não me interessei pois não curto muito livros juvenis. Ainda assim, lendo sua resenha, eu também fiquei curiosa para saber como será o desenrolar da vida da protagonista, as amizades que ela vai fazer virtualmente e qual será o fim dessa obra. Embora eu passe a dica dessa vez, vou indicar para uma amiga que eu sei que adoro livros assim.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  24. Vendo essa capa também pensei que seria um livro bobinho, mas pelos seus comentários percebo que vai além disso, a autora parece ter conseguido desenvolver a história e mostrar bem a fase que a personagem está passando, alem das dificuldades de ser um Youtuber e sua rotina. Eu amo livros assim, leves e com dramas adolescentes, vou ler mesmo o final sendo corrido.

    ResponderExcluir
  25. Olá, Giovanna! Que legal você ter gostado do livro da Íris! É sempre bom quando encontramos uma leitura com a qual nos identificamos, não é? Acho quando uma leitura é boa, não importa a faixa etária para a aquela ela foi escrita, acabamos envolvidas pelos conflitos dos personagens e torcendo pelo desenrolar da história!
    Animada para o segundo livro? ;)

    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bom? Que capa e premissa amorzinho cara, adorei e parece bem leve mesmo. Aliás amo esses livros que parecem realmente serem dedicados para quem está sofrendo de ressaca literária hahahaha. Só fiquei chateada e receosa por conta do seu comentário sobre o final, queria entender porque muitos autores fazem isso. Mas ainda assim, estou curiosa para iniciar a leitura do livro.
    Beijos


    EuVocê&oslivros

    ResponderExcluir
  27. Amo livros com essa pegada mais leve.
    Gostei bastante da capa, está realmente linda. A sinopse também me chamou a atenção. Mas o que me interessou mesmo foi sua resenha. Está muito boa, fluída e sem spoilers. Ufa!
    Fiquei bastante curiosa e interessada.
    Espero ler este livro o mais rápido possível. Tenho certeza que vou me apaixonar pela Mari.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi Giovanna! :)
    Esse não é o tipo de livro que eu leio todo dia, mas vira e mexe gosto de pegar um livro assim pra variar um pouco. Achei muito legal e diferente essa temática de uma menina que vira Youtuber - em um livro que não é escrito por um youtuber. Deve ser uma perspectiva bem diferente e interessante! Ainda mais por causa do fato de ela poder conhecer sua banda favorita, que sonho! haha
    Acho livros assim muito importantes, principalmente pra um público jovem que passa pelos mesmos problemas. É sempre bom ler sobre coisas com as quais a gente se identifica :)
    Beijos!

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir
  29. Olá, o livro assim de cara também me passou a ideia de ser bobinho mas sua resenha tirou essa impressão.Adoro youtubers e sempre quis saber como seria a vida deles por trás das câmeras então esse livro seria uma boa pedida, e ainda o fato dele tirar boas risadas é ótimo pois adoro livros engraçados e leves, dica anotada

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bom?
    Esse livro se trata de um tema super em alta né? Ainda mais nessa vibe de youtubers por todos os lados em que estamos! rs O livro também me pareceu bobinho à primeira vista, mas, sua resenha me deixou bem curiosa viu. Fiquei muito tentada a conhecer esses personagens, principalmente a irmã da personagem principal. Só é uma pena que o final tenha sido tão corrido, mas, ainda assim vou querer conferir. Dica mais que anotada.

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  31. A autora é uma fofa,quero muito conhecer a escrita dela.Esse me chamou a atenção exatamente pelo fato dela se tornar uma youtuber, mas o fato de ser dois livros me desanima desde os lançamentos.Final corrido que da a impressão de que o autor quer correr e acabar logo é a treva,odeio isso.Amei sua resenha e a sua sinceridade.

    bjs

    ResponderExcluir
  32. Olá...
    Sempre leio comentários sobre essa "série", mas, apesar de achar toda a história uma fofura só, sempre meio que fico com o pé atrás, sabe? E ao saber que a autora pecou com um final super corrido me desanimei em ler, pois, deixa a entender que o próprio criador foi desleixado com sua criação.

    ResponderExcluir
  33. Achei a proposta do livro bem interessante e pelo visto a autora soube como contar sua história sem deixá-la boba, como você salientou. Não é um livro que eu leria no momento, mas é um livro que com certeza vou indicar para minha sobrinha. Uma coisa que gostei de saber e que me chamou atenção foram os cenários reais usados na história. Adoro quando isso acontece.
    Bjs.

    ResponderExcluir