20 setembro 2016

Resenha - Biblioteca de Almas




Um poder extraordinário. Um exército de monstros. Uma batalha épica pela sobrevivência do mundo peculiar. "Biblioteca de Almas" é o último volume da celebrada trilogia iniciada com "O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares". Neste terceiro livro, depois de sofrer com a morte do avô, conhecer crianças com habilidades peculiares em uma fenda temporal e partir pelo mar em uma busca desesperada para curar a srta. Peregrine, Jacob vai finalmente enfrentar a inevitável conclusão dessa turbulenta jornada. Jacob descobre uma poderosa habilidade e não demora a explorá-la para resgatar os amigos peculiares e as ymbrynes da fortaleza dos acólitos. Junto com ele vai Emma Bloom, uma menina capaz de produzir fogo com as mãos, e Addison MacHenry, um cão com faro especial para encontrar crianças perdidas. Partindo da Londres dos dias atuais, o grupo vai percorrer as ruelas labirínticas do chamado Recanto do Demônio, uma complexa fenda temporal que abriga todo tipo de vícios e perversões. É ali que o destino de peculiares de toda parte será decidido de uma vez por todas. Tal como os volumes anteriores da série, "Biblioteca de Almas" une fantasia, aventura e sombrias fotografias de época para criar uma experiência de leitura única.

Livro: Biblioteca de Almas #3
408 páginas || Skoob || Editora: Intrínseca || Onde Comprar










Se você ainda não leu os livros anteriores, cuidado, porque aqui você encontrará SPOILERS, e por isso, aconselho a ler as resenhas do Livro 1 e do Livro 2 para depois ler esse ok? Se não quiser ler a resenha, leia minhas impressões e Boa Leitura!


Com todas as crianças peculiares sendo raptadas no livro II, Emma, Jacob e o novo amigo peculiar, Addison conseguiram escapar dos acólitos, mas não ficaram livres de um monstruoso etéreo que os encurralaram em uma cabine telefônica.

"Linguarudo, não me desaponte agora.
Ergui a mão para esconder a boca e falei, em etéreo grutal:
Pare.
O etéreo parou.
Sente-se, falei, E ele se sentou."

Assustado com a situação e tomado pela adrenalina, Jacob surpreendentemente descobre uma nova habilidade, um poder que ate então era desconhecido. Ele podia controlar a mente dos Etéreos, o que vai ser imprescindível na sua perigosa jornada, rumo à salvação de seus pequenos amigos e de todas suas protetoras, as ymbrynes.

"- Não me importa se é perigoso. Eu não vou deixá-los para trás."

Com a ajuda de Addison, e seu “super faro rastreador”, eles conseguem localizar rastros de peculiares pelo caminho, levando-os para o Recanto do Demônio, uma fenda monstruosa que abriga todo tipo de seres horripilantes. Além de uma fenda macabra, é o covil dos acólitos e de todos os etéreos, o que colocam os três corajosos aventureiros em mais perigo ainda.

No Recanto do Demônio descobrem perfeitos aliados, assim como Sharon, e terríveis inimigos, como Caul e seu maligno plano, que além de dominar o mundo, gostaria de se tornar o mais poderoso e temido peculiar, invadindo a Biblioteca de Almas, santuário de almas de peculiares mortos e então sugar todo poder destas almas para si.

Vários segredos são revelados nesta aventura e o amor de Jacob e Emma se fortifica ainda mais, passando por diversas “provas” de que um não sobrevivia sem o outro. E se Jacob decidisse partir? Será que uma peculiar teria tempo suficiente para viver em um mundo totalmente humano para ficar ao lado do grande amor de sua vida? E se tivesse tempo, valeria a pena arriscar tudo por ele?

"Ela ficou em silêncio por um instante. Então riu.

— Claro, Jacob. Isso parece bom. — Ela pegou minha mão, inclinou-se em minha direção e me deu um beijo no rosto.

— Agora que temos tempo. E me ocorreu, ali parado, só respirando com ela, o silêncio caindo à nossa volta, que aquelas podiam ser as duas palavras mais lindas do mundo.Temos tempo."

É uma perfeita história, de perfeitas reviravoltas em que temos todas as chaves para desvendar inúmeros mistérios e em todo tempo, uma única certeza: nada disso é apenas uma história.

"A mão esquerda de Emma pegou a minha direita, e este era todo calor e significado que conseguíamos trocar. Estávamos desenvolvendo uma língua que era intraduzível em palavras, um vocabulário especial de gestos, olhares, toque e beijos que ficava mais rico, intenso e complexo a cada hora."


[- Minhas Impressões -]

Como já fora dito nas resenhas anteriores desta série, o livro I, Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, da editora Leya, ganhou o título do meu livro preferido. Uma leitura muito bem desenvolvida e com excelente continuação em “Cidade dos Etéreos” (Livro II).

Em Biblioteca de Almas teve muita aventura e um desfecho surpreendente. Desta vez, Riggs, não retrocedeu a história como houvera feito em “Cidade dos Etéros”, mas nem por isso deixou de ser uma continuação maravilhosa!

Jacob narra novamente a história, pois ele amadurece mais ainda, pois agora é “forçado” a aperfeiçoar suas novas habilidades por conta do destino de Emma, dos seus amigos e de todas as Ymbrynes, resumindo...tudo estava agora em suas mãos.

No que tange aos outros personagens, ressalto que a maior parte da história tem apenas Jacob, Emma e Addison no enredo “principal”, aparecendo ao acaso e assim novos personagens como Sharon, Sr. Bentham, Nim aparecem. Os outros peculiares que nos acompanharam nos dois últimos volumes da série, vem a esta história como menção. A participação destes volta totalmente apenas no final da história.

Isso trouxe uma pegada diferente e de muita originalidade, pois a história com menos personagens, desenvolveu ainda mais rápido, pois querendo ou não, ficamos naquela ansiedade de querer saber logo o que tinha acontecido com os amigos peculiares.

Riggs, novamente, traz as peculiares fotografias e assim como “Cidade dos Etéreos” ilustrou a narrativa em tempo real que, ao contrário do Livro I, nos trazia as fotografias no sentido de induzir o leitor a imaginar situações pretéritas.

Biblioteca de Almas trouxe um final perfeito, pois achei toda trama MARAVILHOSA. A história como um todo está bastante envolvente e é impossível encontrar algum ponto negativo, mas também deve ser porque  “O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças Peculiares” e suas duas continuações, “Cidade dos Etéreos” e “Biblioteca de Almas” foram os melhores livros que li em toda minha vida. Com histórias totalmente inesperadas que, assustadoramente, me encantou do começo ao fim. É inexplicavelmente e intensamente apaixonante.

Por fim, ressalto que a Intrínseca sempre arrasa, pois dia 20 de Setembro lançará um livro extra da série, “Contos Peculiares” no qual será o livro  em que se faz menção na história do Livro II e III, e que também adquiriu o domínio do primeiro livro da série, “O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares” que terá seu lançamento em Novembro/2016, com o título "O Lar da Srta Peregrine para crianças peculiares” e com todo capricho de capa dura, sobreposição, miolo colorido, assim como foram os dois livros lançados.

O livro III, Biblioteca de Almas, lançado pela Intrínseca está com uma edição fantástica de capa dura assim como o Livro II. Tem também o estilo hardcover, com jacket e páginas amareladas com diagramação e detalhes coloridos dando um toque bem “retrô” na história. A fonte é de um bom tamanho nos facilitando a leitura. Por fim, RECOMENDO a leitura para todos aqueles que ainda não leram, principalmente por conta do filme que em breve estará nos cinemas. Aproveitem !!

"Bentham voltou claudicando para o sofá e me entregou o livro. Era fino, verde e tão velho que as bordas se desfaziam. Na capa estava impresso Contos Peculiares. (...) Abri o livro. Todas as páginas eram manuscritas em uma caligrafia extremamente ornamentada e precisa, e as margens eram cheias de ilustrações."

23 comentários:

  1. Olá
    Nossa, confesso que nem sabia que tinha lançado o livro três já. Isso me motiva a ler os outros dois o quanto antes, e olha que estou bem curiosa. Adorei poder conferir suas impressões, o que despertou minha curiosidade em certos pontos.. a edição deve ser fantástica. Quero já todos rs <3
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Amanda,

    Quero muito ler essa série, mas vou deixar para comprar na na black friday, pelo menos compro todos os livros. Eu sempre achei a história bem diferente e peculiar, rs, então to bem ansiosa para a leitura. Lendo elogios assim então? Haha. Eu adoro desfechos surpreendentes. E que bacana que a Intrinseca vai lançar os contos peculiares, mais coisa pra gente ler. Haha.

    De fato, essa história é bem surpreendente e não vejo a hora de ler. Além do mais, amo essas capas bizarras. ♥

    beijos =)

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Sabe aquele fã de uma série que ainda nem leu o 1°livro? Esse sou eu no momento rsrs, gosto muito da sinopse e acho essa aventura super bacana, mas ainda não criei nenhuma das obras, estou esperando a Intrínseca lançar o primeiro,assim comprarei os 3 em capa dura. Adorei saber que a história se encerrou de forma muito digna. Estou louco para ver o filme, o Treiler está de mais, não poderia esperar pouca cosia do diretor que fez essa filme ♡♡♡. Adorei ler as suas críticas, e até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Amanda!
    Eu estou louca para ler essa série. Mas com tanto livro para ler, está difícil... Já tenho o primeiro da edição da Leya e o segundo, mas acho que vou comprar o primeiro de novo para ter a edição de capa dura, rsrs.
    Fico mais entusiasmada ainda para ler os três livros já que você gostou tanto. É importante o autor saber das a continuidade.
    Também estou bem ansiosa para ver o filme.
    Bjsss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Amanda!
    Toda vez que leio uma resenha sobre essa série fico super curiosa. As capas não me chamam a atenção,mas dá para ver que o enredo é cheio de surpresas e que é uma história inovadora. Estou doida para conhecer todas as crianças do orfanato.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Amanda, ainda estou nas primeiras páginas do livro 1 e confesso que ainda não me conquistou totalmente. Mas sua resenha deste volume mudou minha perspectiva porque estou interessada e curiosa neste final perfeito que você diz que a série tem. Vou encarar mais seriamente o primeiro volume, passar pelo segundo e chegar neste aqui com mais certeza.
    Valeu
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Amanda,
    Esse livro está na lista de quero ler - aliás, toda a trilogia está, claro.
    Adorei ler suas impressões sobre a obra e fiquei intrigada para saber qual é esse final que a série tem que parece ser tão maravilhoso. Outro ponto que me agradou muito foi a presença de muita aventura.
    Aaaaah, não posso mais adiar!
    Quero ler para ontem rs.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Oii Amanda, tudo bem? Que bom que gostou tanto desse livro, e foi um final maravilhoso para a trilogia. Bom saber disso, pois quero muito realizar essas leituras em breve. A premissa me chama bastante atenção, fora que o trailer da adaptação está simplesmente incrível. Espero ter a oportunidade de ler muito em breve. Ah, eu adoro essa capa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. eu tô louca pra começar essa leitura mas preciso ler os dois anteriores antes hahaha
    só comprei o primeiro volume e acredito que lerei esses dias, porque o filme já vai estrear... acabei pulando a parte inicial pra não pegar spoiler... quando soube desse livro de contos extras, piri com a noticia *-*
    e essas fotografias me deixam impressionada, sério. <3

    ResponderExcluir
  10. Sou completamente louco para adquirir todos os livros. Embora não tenha lido os outros, não resisti e li a resenha. E o filme então?! Quero muito. São tantos detalhes como o livro extra que só mostra o sucesso dessa série. Adoreiiiii.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    EU ainda não li nenhum dos livros dessa trilogia, pois a primeira vez que vi a capa, achei que seria um livro de terror. Que nada a ver kkkkkkk Preciso começar a leitura, pois achei bem interessante a premissa da história, e agora quero conhecer mais sobre ele.

    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  12. Belo! Uau. Gostei. Primeira resenha sobre esse livro que leio e gostei bastante de como a história evoluiu. Confesso que não li os volumes anteriores, mas não aguentei de curiosidade e acabei por ler a resenha inteira. Gostei mesmo de como os personagens parecem evoluir entre um volume e outro. Adoro o gênero aventura! Haha. Ainda mais quando envolve elementos fantásticos.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi AManda, tudo bem?
    Eu só li o primeiro livro até agora, as continuações ainda não consegui :3
    Na verdade, só li o primeiro já por causa do filme e eu queria muito ler antes. Não que eu não tivesse interesse em ler a obra, mas a falta de tempo é um grave problema aqui hahahah e acredito que aí também :3
    Mas vou ver se consigo ler logo. Sua empolgação até me animou mais hahahhaha Agora tentar ajustar essas leituras no meio de todas as outras :3
    Beijooooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Caramba, melhores livros da sua vida? Você realmente gostou bastante! hahaha
    Eu acho o modo como o autor montou a história muito interessante acho bacana também o fato de haver essas fotos bizarras, pois dá todo um diferencial, mas não tenho interesse de ler. E depois que assisti ao trailer achei a história com uma pegada meio X-Men, e não sei se eu gostaria. Mas quem sabe um dia?

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Amandaaa,
    Menina já tô com inveja de você por ter lido esse livro hauhauhauha
    Olha eu só li o primeiro e super curti, o segundo está aguardando uma pausa nas leituras de parceria pra ser lido, também adoro a história, não digo que foi a melhor leitura que fiz na vida, pois gosto mais de outros gêneros, mas foi uma que gostei muito e mal posso esperar pra ver essa história nos cinemas.
    Beijos
    Conversas de Alcova ♥

    ResponderExcluir
  16. Vou confessar que li sua resenha por alto, pois comprei os livros há pouco tempo e pretendo lê-los logo que possível. É quase que geral a opinião de que esses livros são bons, e estou mega curiosa pelo filme. provavelmente não conseguirei terminar a leitura até lá, mas pelo menos quero iniciar. Eu espero fortemente que a editora relance o primeiro livro, pois quero minha coleção bem bonitinha na estante.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  17. Oiee Amanda ^^
    Quando vi que uma adaptação seria feita do primeiro livro, criei a meta de ler os livros este ano, mas, até agora, nada kkkk' Como ainda não li os dois primeiros, dei uma pulada na sua resenha, mas arrisquei ler uma coisa ou outra. Fico feliz em saber que o livro é incrível e com tantas reviravoltas, imagino que seja uma leitura maravilhosa!
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Ou lindona,
    Acabei lendo só suas impressões. Como vou começar a ler no próximo mês, preferi evitar o spoiler. Fico encantada com o quanto as histórias te envolveu e entrou na lista de preferidas, fiquei bem empolgada em saber que ao final de três livros a história mexe com o leitor de tal maneira, espero que comigo seja da mesma forma. Ótima resenha.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  19. Oi Amanda!
    Acredita que ainda não li essa série? Eu sei, estou dando bobeira. Me perco nos romances e acabo não aproveitando outros livros bons que estão por aí. Mas esse já está na minha lista de leitura. Que bom que você gostou, espero não ter criado muitas expectativas sobre a trama! Abraços

    ResponderExcluir
  20. Olá, Amanda! Já havia ouvido falar da série mas nunca havia lido uma resenha dela. Gostei muito da sua e embora a história não me atraia muito, penso que uma leitura cheia de aventura, mistérios e reviravoltas é sempre bem-vinda!
    Parabéns pela resenha!

    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Confesso que nem sabia que a série teria três livros, é bem o tipo de livro que tem de viver filme para eu amar a história. Tenho problemas sérios com fantasia. Seu post tá muito amorzinho, e dá perceber o quanto você gostou do livro, eu amei. HAHAHA bjs.

    ResponderExcluir
  22. Oi Amanda, tudo bem?
    Fiquei muito feliz em ver que você amou o livro e que ele trouxe um bom desfecho, tenho muita vontade em ler a série e só não li porque não tive oportunidade ainda. Mas com toda certeza está na minha lista, ainda mais com tantos elogios assim! meus parabéns pela resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  23. Eu acho que devo ser a única a não ter tanto interesse nesta série. Apesar de achar a edição muito bonita, o enredo em si não me cativou como pelo que vi cativou você e tantos outros. Nem mesmo o filme tem me chamado atenção. Eu ganhei o livros contos peculiares e estou pensando em ler para ver se gosto. De qualquer forma, é bom saber que os livros vem mantendo a qualidade da narrativa.
    Bjs

    ResponderExcluir