12 setembro 2016

Reflexão - Parte 6


Levante a cabeça e siga em Frente!

As derrotas acontecem. Nem todas as batalhas são feitas para serem vencidas por nós, e muitas vezes aprendemos muito mais com uma derrota do que com uma vitória. Se soubermos aproveitar as nossas experiências para crescer, uma derrota pode nos mostrar os nossos pontos fracos, e o que precisamos melhorar para não continuar cometendo os mesmo erros.
Não vale a pena manter-se para baixo, sentir-se fracassado ou humilhado, e nem se apegar à derrota. É preciso entender o que aconteceu e sofrer, mas sofrer somente na medida da derrota. Depois, já é hora de olhar para trás de modo analítico e ver, de forma objetiva, o que podemos melhorar e já começarmos a nos preparar para a próxima batalha.
A vida não espera! Se nós não soubermos nos recompor, virão novas e novas batalhas e nós não estaremos preparados para elas. Por isso, depois de uma derrota, respire fundo, recomponha-se o quanto antes e prepara-se para seguir em frente!





Hoje é o dia de você ser feliz


Existe um momento em que todo mundo pode ser feliz. Uma fase em que os sonhos se podem realizar a qualquer instante, se tivermos a motivação correta. Um período de tempo que tem tudo para ser inesquecível, único e capaz de nos levar até onde nunca imaginamos chegar. Sim, existe uma passagem da nossa vida muito especial à qual chamamos de Hoje.
Hoje todas as possibilidades são reais. Muitas vezes, ficamos imaginando o que queremos para o nosso futuro, mas nos esquecemos de que esse mesmo futuro pode começar a qualquer instante. Na verdade, o presente é a única altura da nossa vida em que podemos mudar verdadeiramente alguma coisa.
O único defeito que o Hoje tem é ser tão breve. Quando ele começa temos 24 horas pela frente, mas quando termina parece que tudo passou em um instante. Por isso, o melhor é agarrarmos as oportunidades que sempre vão surgindo na nossa vida. Todos os dias diga para você mesmo que chegou o dia de ser feliz, acredite nisso e nunca deixe de lutar.

33 comentários:

  1. Olá Silvana
    Adorei poder fazer a leitura dessa reflexão, especialmente por abordar uma temática tão pessoal e motivadora. As vezes o que mais precisamos são de palavras assim para levantar nosso astral e pensar que não podemos desistir de nossos objetivos, por mais que o caminho seja duro demais. Ah, e claro, todo mundo pode ser feliz sim, e são os momentos que definem nosso estado de ser.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Ah, Silvana-linda, que belas reflexões! Eu acho que precisamos mesmo estar mais abertos a acolher o HOJE como uma possibilidade maravilhosa de fazer os nossos sonhos ficarei mais próximos da realidade. Muitas vezes, quando conhecemos o sabor amargo da derrota, acabamos permitindo que ela nos roube o ânimo de voltar a crer que as coisas são possíveis. E isso é o pior... Acabamos não vendo o hoje como um dia especial, como uma nova chance, vemos o hoje como mais um dia. E logo ele se torna ontem, anteontem... uma sucessão de dias vividos não plenamente.

    Obrigada por suas belas palavras! Justamente numa segunda-feira, ah... foi mesmo bom ter lido!

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Também acho que muitas vezes não aproveitamos o Hoje, e aí entra a motivação correta que você fala, muitas vezes não temos muita motivação, só queremos chegar em casa depois do trabalhor e dormir, ter uma motivação, um objetivo para aquele dia, já é meio caminho para recebermos o Hoje com mais alegria, aliás acho que esse é um exercicio que eu deveria fazer mais.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Silvana, tudo bem?
    Só li verdades nesse post, viu?
    Se há alguma função das derrotas, com certeza, é nos ensinar como agir nas oportunidades que surgirem mais adiante, né?!
    Quanto ao que você disse sobre o único defeito é que o hoje é muito breve, acho que posso acrescentar outra coisinha: acho que o defeito é que estamos sempre nos preparando para o amanhã, fazendo planos, esperando oportunidades e acabamos esquecendo de viver o hoje, que, como você disse, é tão breve.

    Adorei o post.

    Beijos,
    Amanda
    http://www.confissoesfemininas.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu amo ler essas reflexão, mas em contrapartida eu não gosto tanto de livros que só abarca isso. Adorei ler swus pequenso textos que trás assuntos tão legais. Eu adorei mas o primeiro,pois é sempre necessário levantar a cabeça sacudir a poeira e segui seu caminho, sem deixar que nada lhe atrapalhe. Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Nossa, acho que tenho que agradecer pelo post, foi providencial. Realmente tenho refletido bastante, e as vezes da vontade de jogar de tudo pro alto, mas o segredo é lembrar do 'hoje" e o que ele representa, é realmente um presente. Perfeito para começar a semana.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Que bom texto. Parabéns.
    Uma lição de otimismo, ótima reflexão para iniciar a semana.
    Obrigada!!!
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Oi Silvana, lindas reflexões. A primeira tem uma frase muito emblemática: a vida não espera. E que verdade. os dias são atropelados pelas horas e as horas pelos minutos e a gente não pode perder tempo!!!
    Adorei!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oie! Adorei o texto reflexivo, acredito que devemos aprender com nossos tropeços, e que com as batalhas devemos tirar apenas boas experiencias. Amei <3
    Beijos, Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Amei as reflexões, principalmente a segunda e confesso que me tocou profundamente. Em um dia temos tantas oportunidades para alcançarmos nossos sonhos e sermos felizes e passa tão rápido que o hoje acaba ficando para trás e a construção do futuro que queremos acaba ficando adiada. Parabéns pelos textos!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá, amei as reflexões!
    Gosto de textos que acrescentam algo, e esse com certeza me acrescentaram muito!
    Muito Obrigada!

    Beijos !

    https://blogparadaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Silvana,
    Adorei as reflexões, muito bem escritas e marcantes.
    Fiquei bem emocionada com a segunda. O hoje é tão breve e não sabemos o que esperar do amanhã e nem podemos viver pensando no ontem, não é mesmo?
    Vou tentar dar mais valor para o hoje, pois acho que não faço muito isso.
    Parabéns pelos textos.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Gostei muito do texto e me fez refletir sobre alguns pontos. Principalmente com a primeira que nos traz um pouco sobre as batalhas que perdemos, mas que não é motivo para nos envergonharmos e sim precisamos levantar a cabeça e continuar em frente sem desistir de nossos sonhos e objetivos.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá...
    Adorei esse post com reflexões!
    Super concordo com a primeira, e até costumo dizer com meus amigos que não há maneira mais fácil de aprender do que com os erros! Acho que ao invés de ficarmos nos lamentando sempre devemos tirar proveito da situação e nada melhor do que um aprendizado, certo?

    ResponderExcluir
  15. Oie
    Tudo Bem?
    Então adorei ler suas reflexões é impressionante como os seres humanos sofrem sempre pelos mesmos motivos sofre por algo não ter dado certo, ou pela perda de alguém o importante mesmo e deixar o tempo passar e simplesmente seguir.
    Eu me sinto feliz já passei por muita coisa na vida apesar de ter apenas 24 anos mais olho para trás e vejo que udo poderia ser pior hoje em dia eu me sinto privilegiada e é nisso que durmo e acordo pensando todos os dias.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  16. Olá.
    Adorei o primeiro texto Levante a cabeça e siga em frente, realmente você disse tudo, também aprendemos com a derrota, acho que tudo que passamos na vida nos ensina algo seja o que for sempre vai ter um aproveitamento.
    Não sabia que você está escrevendo essa coluna, eu simplesmente adorei. Parabéns heim, escreve mega bem.Também amei as imagens que você escolheu ♥

    ResponderExcluir
  17. Oi Silvana, tudo bem?
    Adorei os textos de reflexão que você trouxe para o blog, pois parece ser algo bobo mas passa diante de nossos narizes o tempo todo e mal percebemos, sabe? Gostei de como os textos falam sobre seguir em frente, não se manter para baixo o tempo todo e sofrer somente na medida certa e isso era algo que eu estava fazendo há alguns meses; continuava sempre no mesmo lugar. Agora que estou mudando aos poucos e percebendo que o futuro não pode esperar, afinal, o agora, o hoje também é muito importante!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Nossa, adorei o seu texto. Ele me levou a refletir. Ás vezes, nos deparamos em uma batalha e nem sempre vencemos e isso pode nos desanimar, mas quando paramos pra analisar, aquela derrota nos ensinou muito mais, e assim seguimos em frente, e cada dia nos deparamos com uma nova batalha, um novo obstaculo e um novo aprendizado. E de fato, o momento de sermos felizes é o hoje, o agora, afinal, o amanhã é muito incerto.

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Gostei muito da primeira reflexão, realmente ficamos chateados e para baixo com alguns acontecimentos, mas precisamos sofrer na medida certa. Lembro claramente de uma frase que li em "O Senhor dos Anéis", em que os dias em que vivemos, são os dias em que lutamos. Lutamos pela nossa vida, pela nossa felicidade e pelos nossos sonhos. E quase sempre as lutas vem acompanhadas de sofrimento, mas ainda assim as derrotas são uma parte de nossas vidas e tal como você disse, devemos extrair o melhor delas e tentar fazer diferente ou quem sabe, entender que talvez nem tudo dependa de você. Quanto ao segundo texto, realmente a vida é muito breve e não deixo de pensar que a felicidade depende unicamente de nós, embora a gente agregue algumas coisas e pessoas, como requisitos para ela. Ainda assim, aproveitar cada momento é imprescindível, temos a obrigação de ser feliz.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Você escreve muito bem, as palavras contagiam. Não é algo como aquelas "frases do dia" que alguns amigos compartilham no facebook que voce somente lê e continua olhando o feed de noticias.
    Pelo menos eu guardei comigo suas palavras, você foi muito realista (principalmente na primeira reflexão, quando fala sobre sofrer na medida certa e olhar para o passado de modo analítico).
    Repito, adorei suas reflexões!
    Beijos ♡

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Que palavras maravilhosas! Que sopro de alegria e de esperança! Ao mesmo tempo que nos confortou o coração, nos faz visualizar um amanhã melhor. Parabéns e continue compartilhando conosco suas gentis palavras!

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    As vezes vencer sempre nos torna arrogante e não procuramos saber onde estamos errando. Mas quando perdemos queremos saber o porque é é aí que humildade vem e nos deixa preparados para a próxima batalha. E ser feliz é sempre uma questão de escolha o futuro só será bom se no presente batalharmos para isso.
    Amei os textos e eles são muito motivacionais.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  23. Amei principalmente o primeiro texto. Realmente não dá pra vencer sempre, teremos que enfrentar derrotas, mas o importante é mesmo como lidamos com elas, o quanto estamos dispostos a sofrer, nos levantar, e encarar as novas batalhas que a vida nos apresenta.

    ResponderExcluir
  24. OI!!

    Parabéns pelas palavras, que por sinal estão muito bem esclarecidas, e pela reflexão. Realmente palavras motivadoras nos ajudam a refletir melhor na vida, o breve é um problema, mas temos que nos lembra que tudo passa: então o momento de infelicidade vai passar e quando levantamos a cabeça para seguirmos fica mais fácil ser feliz. Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Gostei dos texto, parabéns!! Amo trechos assim, que nos motivam, e você soube se expressar bem, concordo com tudo, temos que aprender com nossos erros para chegarmos ao sucesso. Todo dia deve ser vivido e feliz, devemos criar perspectivas e aproveitar melhor cada momento, para não darmos valor tarde demais.

    ResponderExcluir
  26. Oie!!!
    Gostei bastante desses seus textos!
    A vida tem diso mesmo; damos de cara na porta e às vezes a quebramos, mas temos que nos recompor e recomeçar, mas sempre com a nova lição aprendida como nova bagagem!
    Seu texto sobre viver o presente me recordou que não devemos viver com a cabeça somente no passado ou mo futuro, mas que devemos aproveitar o hoje, o agora, o momento que é tão único na nossa vida que recebe o nome de presente!!!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderExcluir
  27. Olá!,

    É engraçado como a contagem do tempo é relativo. Tem dias a gente sente arrastar e em outros é tão rápido que não conseguimos concluir nada.
    Seu texto é motivador, é sempre bom ler algo assim para nos dar uma sacudida.

    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Oi, flor.

    Gostei bastante desse texto reflexivo. Apesar de termos problemas, devemos levantar a cabeça e seguir em frente. Também devemos aproveitar o máximo do nosso dia e não deixar nada para fazer depois, pois o amanhã pode ser bem diferente de hoje. Devemos mesmo aproveitar a vida, pois ela é curta e foi feita para ser vivida. Amei!
    http://www.anebee.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Adorei as duas reflexões e: "chegou o dia de ser feliz, acredite nisso e nunca pare de lutar..." falou muito comigo e me deu um gás a mais. Adorei a postagem.

    bjs

    ResponderExcluir
  30. Hello! Tudo bem?
    Sempre tento pensar o mais positivo possivel!
    Acreditar em mim e ter pessoas com energias boas por perto.
    Acho que temos que ir a luta pelo que queremos e nunca desistir.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  31. Silvana: Tuas reflexões sobre o hoje ser um verdadeiro presente e as derrotas e erros servirem para melhorarmos como pessoas foram maravilhosas de ler. Seriamente quero te ver publicar um livro com esses textinhos tão charmosos e incentivadores! De coração.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  32. Precisava ler isso hoje e foi de grande utilidade.
    Obrigada.
    Bjinhos kátia.

    ResponderExcluir
  33. Oi Sil, tudo bem?
    Amei os textos, são super reflexivos e lindos. Adorei principalmente o segundo por falar de não desistir e viver o dia como sendo único e especial. Amei mesmo, meus parabéns pelos textos lindos!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir