30 setembro 2016

Especial... Conhecendo os Autores [26]


Olá meus amigos leitores, tudo bem?
Hoje estou trazendo para vocês conhecerem uma autora Nacional muito ESPECIAL: Ana Santana, por isso espero que gostem da postagem e conheçam mais sobre o seu trabalho, porque vale a pena! Confira!




Nasci em São Paulo. Sou romântica, sempre à procura de mim mesma. Mergulhar nas páginas de um livro é meu paraíso particular. Criar e contar histórias eram minhas brincadeiras preferidas.
Jornalista, escritora, leitora compulsiva, sou muitas em uma. Íntima das letras desde quando, num domingo ensolarado, esqueci de brincar, enquanto, encantada, namorava uma biblioteca mágica em um castelo no Bom Retiro.
Publiquei meu primeiro livro, A Garota da Luz Dourada, em 2015, pela Editora Scenarium Plural. Terras dos Encantados – A Jornada do Círculo é minha primeira ficção fantástica.

Hoje me dedico a tecer uma nova aventura, a distópica Esfera de Perseu, em breve no Whatpadd.












Terra dos Encantos - A Jornada do Círculo
Nina cresceu nas Terras dos Encantados, sob a pressão de estranha profecia. Alane, um sacerdote druida, ajudou a desenvolver seus dons. Lorena é filha adotiva de cientistas obcecados pela produção da antimatéria. Cética, acreditava apenas no poder da Ciência.
Às vésperas de um aniversário de 17 anos que modificará radicalmente suas vidas, conflitos sanguinários ameaçam destruir seus mundos. Nesse redemoinho, os pais de Lorena desaparecem; para salvá-los, ela precisa atravessar as fronteiras entre as duas dimensões. É quando os caminhos de Nina e Lorena se cruzam.
Nesse instante, emergem antigos fantasmas do passado. E uma herança sombria leva as jovens a partir em busca do Livro do Futuro. Este misterioso manuscrito pode ser a chave para salvar os dois mundos. Para encontrá-lo, Nina, Lorena e seus aliados deverão não apenas derrotar seres das trevas, mas também as sombras que ameaçam dominar suas próprias almas.
E, se vencerem, restará decifrar um último enigma. O Livro do Futuro salvará realmente os Humanos e os Encantados? Ou será apenas mais uma arma nas mãos dos inimigos?
Personagens fascinantes compõem essa trama de natureza fantástica e espiritualista, preponderando a presença feminina em cada página. Velhos estereótipos são revistos, principalmente conceitos como herói e vilão. Nessa história, nada é o que parece ser.


ENTREVISTANDO - *ANA SANTANA* 



1- Nos conte um pouco de quem é Ana Santana?

Sou uma eterna apaixonada pelas palavras. Escrever, prá mim, é como respirar. Escolhi ser jornalista justamente por esse amor incondicional, mas é na literatura que encontro meu maior prazer, o de tecer histórias. Tenho uma empresa virtual, o Book Page, onde presto serviços editoriais; um livro de contos, A Garota da Luz Dourada, publicado por uma editora de livros artesanais, a Scenarium; e um ebook de ficção, Terras dos Encantados – A Jornada do Círculo, publicado na Amazon pela Editora Astronauta, de Tiago Soriano, também responsável pela capa.



2 - De onde vem sua inspiração? O que te motivou a começar a escrever?

Eu cresci entre os livros. Enquanto as outras crianças brincavam, eu lia. Minha brincadeira preferida era me unir aos amigos para criar e interpretar estórias. Aos 12 anos comecei a escrever poesia. A vida acabou me levando por outras direções, até admitir que só criar e compartilhar estórias me faria feliz. Compreendi, aos poucos, que elas podem transformar vidas. Isso me inspira, pois sempre quis fazer algo para construir um mundo melhor. Também me inspiro em outros autores, em músicas e nas séries que adoro assistir nas horas vagas.



3- Você tem alguma mania ou ritual na hora de escrever?

Eu não diria que é um ritual ou uma mania, mas aprendi a criar uma tabela de cenas das histórias. Faço isso no Word, assim já estruturo o que vai acontecer no capítulo que vou escrever. Mas procuro não ficar engessada, normalmente mudo uma coisa ou outra, conforme a inspiração. Às vezes, as ideias vêm quando estou no ônibus, ou de madrugada. Então, costumo anotá-las no Quickoffice do Smart.



4- Nos conte um pouco sobre o seu livro Terra dos Encantados - Jornada dos Círculos? O que o leitor pode encontrar nele?

É uma estória sobre duas jovens que vivem em universos opostos, herdeiras de um legado sombrio. Elas têm 17 anos e desejam apenas viver seus sonhos, mas a vida lhes reserva uma jornada inesperada, em busca de um artefato, o Livro do Futuro, única esperança de salvar seus mundos. Para isso, elas precisarão superar seus medos e transformar a rebeldia que arde em seus corações num instrumento de transformação, não só de uma era, mas também de si mesmas. A presença feminina predomina nas páginas deste livro e nada é o que aparenta ser.



5- Para quem quiser adquirir um exemplar do seu livro onde pode encontrá-lo?

Ele está disponível na Amazon: http://goo.gl/93Pywk.

Quero aproveitar para dizer que ainda há certa resistência na leitura dos ebooks, mas hoje o Kindle tem um preço super acessível, nem é necessário ler no computador.



6- Quais seus autores e livros favoritos? Sua escrita tem influência em algum deles?

Amo desde Guimarães Rosa, Clarice Lispector e Jane Austen até Tolkien, J. K. Rowling, Rick Riordan, Rick Yancey, George R. R. Martin. Estou completamente apaixonada por uma autora nova, Mary E. Pearson, da trilogia Crônicas de Amor e Ódio. A escrita dela é fascinante, poética, sedutora. Difícil listar meus livros preferidos. São tantos. Mas, vá lá: Grande Sertão: Veredas; Orgulho e Preconceito; Crônicas de Gelo e Fogo; Harry Potter; O Senhor dos Anéis; Divergente – gosto muito das distopias. Eu me inspiro em muitos deles, principalmente na questão da jornada.



7- Quais sonhos e objetivos você têm como escritora?

Transmitir minha mensagem para o leitor, deixar minha marca neste mundo. Quero muito poder ver minhas estórias entre as mais lidas e vendidas, tanto em editoras físicas quanto virtuais. Não para ser uma escritora famosa, mas para atingir o meu leitor, impactá-lo, contribuir para que ele transforme sua própria estória.



8 - Atualmente está trabalhando em algum projeto? Se sim qual?

Sim, estou escrevendo uma nova estória, uma mistura de fantasia, distopia e ficção científica, A Esfera de Perseu. Em breve ela estará no Wattpad. Vou explorar um pouco essa plataforma para alcançar mais rápido o meu leitor.



9- O que é mais difícil: escrever a primeira ou a última frase de um livro?

Para mim é sempre difícil iniciar, não só um livro, mas cada capítulo. Eu começo meio no tranco, depois o enredo flui sem problemas. Como eu primeiro construo uma premissa, então normalmente já sei qual será o final da estória. Aí sofro para semear o princípio da trama, já esboço o fim, e depois vou desenvolvendo o restante da estória.



10 - Se fosse um personagem do seu livro qual seria e por quê?

Gosto tanto da Nina quanto da Lorena, foi difícil definir qual delas seria a protagonista. Elas têm qualidades e imperfeições complementares e fogem dos velhos paradigmas da heroína e da vilã. Há sombras e luzes em suas almas. Isso é o que me encanta nelas, são seres em transformação.



11- Quais dificuldades você passou no processo da escrita do seu livro?

Foram tantas. Tive que domar minha indisciplina; sempre tive a tendência de começar estórias e não terminar. Passei por perdas dolorosas, problemas familiares, dificuldades financeiras. Assim como meus personagens, também precisei percorrer uma jornada turbulenta, diria até caótica, enfrentando meus próprios monstros e fantasmas interiores.



12- Nos deixe aqui suas plataformas digitais como páginas no Facebook, sites , blogs para quem quiser conhecer mais do seu trabalho.

Perfil no Facebook: facebook.com/ninhalu

Página no Facebook: https://www.facebook.com/Terras-dos-Encantados-A-Jornada-do-C%C3%ADrculo-564862176998107/

Blog: http://prosaencantada.blogspot.com.br/
 https://valisedepalavras.wordpress.com/

Empresa Virtual: https://bookpageeditorial.wordpress.com/

Wattpad (breve publicação):https://www.wattpad.com/user/AnaLciaSantana

Instagram: https://www.instagram.com/sophiaspiritus/

Twitter: https://twitter.com/#!/ninhaluci

Revista Pense Mais (colunista):http://revistapensemais.com.br/?s=Ana+L%C3%BAcia+Santana

Site Contos Cabulosos (colunista e contos de minha autoria): http://contoscabulosos.com.br/colunistas/livros-de-j-k-rowling/



13 - Deixe um recado para seus leitores.

Quero, antes, agradecer pela oportunidade de compartilhar aqui um pouco de mim mesma e de minhas ideias. Sem vocês, leitores, o que seriam os escritores, os livros, as estórias? Meu maior desejo é legar um mundo melhor às novas gerações e acredito que as palavras são instrumentos mágicos para moldar uma nova era.

Meu maior sonho é que os leitores encontrem em minhas estórias possibilidades de modificar suas próprias vidas. Afinal, todos nós vivemos a jornada do herói, com objetivos, obstáculos, reflexões, dilemas, decisões. E, no final da travessia, assim como os personagens, também podemos encontrar o caminho da transformação.

27 comentários:

  1. Oie!
    Não conhecia a autora mas ela aparenta ser alguém incrível, com uma trajetória suada mas que consegue ganhar seu espaço, adorei conhece- la <3
    Beijos, Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lari. Bom saber que gostou de minhas palavras. Elas saíram direto do meu coração. bjs

      Excluir
  2. Olá! Eu simplesmente amo essa sua coluna. É muito legal poder conhecer quem está por trás das palavras que lemos. Assim, posso dizer que foi um prazer conhecer a Ana Santana mesmo que o livro dela não seja meu gênero preferido. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, foi muito bom te conhecer também. Quem sabe um dia não arrisca ler meu livro, mesmo não sendo seu gênero preferido? bjkas

      Excluir
  3. Oii!
    Não conhecia a autora, mas adorei saber um pouquinho sobre ela e seu livro!
    Beijos, Isa

    ResponderExcluir
  4. Olá, bom dia. Eu não conhecia a autora e nem suas obras, mas gosto de conhecer os autores talentosos e que lutam pela literatura, pra manter ela linda e vívida. Muito boa coluna viu bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Paula, vamos lutar juntas para manter nossa literatura ativa e bonita. bjs

      Excluir
  5. Eu não conhecia o trabalho da autora, mas adorei seu trabalho e a capa do livro Terras dos Encantados achei maravilhosa. Assim como a autora eu tb sou bem eclético no gosto pelas leituras, gosto de conhecer. E tb sou tão indisciplinado rsrs A entrevista ficou ótima. Parabéns. Ah, uma sugestão que tenho é pra quando colocar links, direcionar para uma nova janela, fica melhor pra visualizar sem sair do blog.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Evandro. A capa é mesmo linda. O Tiago caprichou. Espero que se arrisque a mergulhar também nas páginas do livro. bjs

      Excluir
  6. Oi Camila, que delicia quando a autora já se descreve como romântica!!! E quando Guimarães Rosa está na lista de autores favoritos, não tem comom não querer conhecer o trabalho dela.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi, delícia conhecer alguém que também curte ser romântica e que, como eu, ama Guimarães Rosa. Espero que goste de se aventurar pelas páginas de Terras dos Encantados. Estou também começando a postar uma história no Wattpad. Vou deixar o link aqui: https://www.wattpad.com/316464917-a-jornada-de-layla-pr%C3%B3logo# bjs

      Excluir
  7. Olá Camila,
    Ainda não conhecia a autora, mas gostei muito de suas respostas.
    Acho que muitos autores travam no começo de cada capítulo e acho isso normal. Gostei de saber das inspirações dela e que ela curte distopias, também curto bastante. Gostei da mania dela, acho que ajuda a organizar as ideias, mas é legal que ela não se fixe nisso.
    Vou pesquisar sobre seu livro.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, obrigada por suas palavras. Espero que aproveite minhas dicas, sem se deixar engessar. Eu amo distopias! Espero que decida se aventurar pelas páginas da minha história. bjs

      Excluir
  8. Adorei a entrevista e o livro da autora Ana Santana tem uma sinopse de fantasia simplesmente incrivel. Adoro esses mudnos paralelos criaos por nossa literatura, a pergunta sobre as ificuldades no processo e escrita foi bem elaborada e faz com que o autor mesmo pense que problemas foram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prazer te conhecer, Mairton. Bom saber que gostou da sinopse. Espero que também goste do livro. bjs

      Excluir
  9. Olá!! :)

    Eu não conhecia a autora e foi bom ler esta conversa entre vocês... :) Adorei ler as respostas da autora!

    Fico contente que ela tenha por objetivo não apenas escrever mas também mudar vidas. E isso e muito importante, na minha opinião! :) E também que as suas personagens queiram fugir ao padrao herói/vilão. :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Bom saber que gostou de minhas respostas. Escrever por escrever não teria sentido, não é? Espero que se aventure nas páginas do meu livro. bjs

      Excluir
  10. Olá,
    Adorei conhecer um pouco mais sobre a autora e sua obra! Amo fantasia e pretendo procurar para ler. Estou bem curiosa sobre o livro que ela pretende iniciar no Wattpad e espero que ela realmente consiga alcançar mais facilmente os leitores através da plataforma!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, não conhecia a autora e nem a sua obra, mas gostei bastante do que conheci, ela é estilosa e super simpática e tem respostas bem coerentes o que me fez criar interesse em fazer a leitura da sua obra para conhece-la mais profundamente, espero um dia ter oportunidade.
    Desde já a parabenizo pelo trabalho e desejo sucesso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Adorei conhecer sobre a autora e um pouco mais sobre a sua obra. Me identifiquei muito com as influências dela porque também gosto de autores de gêneros variados, sem falar que amo distopias! Com certeza é um livro que vou procurar para comprar na Amazon.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Camila, tudo bem?
    É a primeira vez que ouço falar da autora, mas ainda assim adorei acompanhar a entrevista pois, por algum motivo, gosto bastante de ler sobre eles e de sua maneira de se expressar. Ana me parece ser uma pessoa muito doce e acho incrível como pessoas como ela crescem no meio de livros. Queria ter crescido assim também, mas tinha mais gosto pelo video-game do que pela leitura, rs. Irei dar uma passada no Wattpad para conferir sua nova obra.
    Quando era mais nova, adorava criar histórias e também passei pela mesma coisa: começava e nunca terminava. Fiz isso tantas vezes que desisti de escrever, mas espero voltar um dia. Gosto bastante dessa ideia de querer deixar a sua marca no mundo.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Adoro colunas que nos possibilitam conhecer novos autores, afinal o que não faltam são bons escritores que ainda não foram descobertos. Não conhecia a Ana Santana e nem os seus livros, mas fiquei muito instigada com a sinopse do livro dela, apesar da capa não ser atrativa, contudo a autora é muito simpática e isso aliado à boa premissa me deixou animada com a sua história.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi Camila,
    Eu não conhecia a autora, nem sua obra. Estava lendo os comentários e vi que a própria Ana respondeu vários! Adoro quando vejo que os autores estão interagindo com os leitores. Acho isso muito prestativo e me faz ter uma atenção especial aos seus livros. Com certeza vou procurar saber mais sobre ela e sua obra! Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  16. oi, camila, bem bacana essa entrevista. Me identifiquei com a autora na parte de ser indisciplinada para escrever. Adorei a parte em que ela cria uma tabela para saber como ocorrerá tal capítulo. Os gêneros que ela escreve não fazem muito meu estilo, mas boa sorte para a autora em todas as suas publicações.

    ResponderExcluir
  17. Oie tudo bem?
    Adorei conhecer um pouquinho mais da autora nunca tive contato com a obra dela mais adoro distopias, fantasias e quando o gênero me agrada é um passo a frente para eu gostar.
    Sim concordo demais com a autora as pessoas ainda tem dificuldade em aceitar ebooks mais eu leio tão rápido os livros digitais tem uns 2 anos que separo por mês pelo menos um livro digital para ler.
    Adorei a entrevista.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia a autora e fiquei muito feliz em ler a entrevista, pois agora sei um pouquinho mais sobre ela. Bom, eu achei muito bonitas as respostas da autora, é nítido ver que ela escreve por amor e quer ensinar os leitores de alguma forma, porque infelizmente vemos muitos livros comerciais por aí, feitos só para conseguir dinheiro, né? Enfim, gostei bastante do post e apesar do livro da autora não ser do tipo que leio, fiquei curiosa.

    Beijos :*

    ResponderExcluir