09 junho 2016

Resenha - Temporada de Acidentes





Guardem as facas, protejam as quinas dos móveis, não mexam com fogo.
A temporada de acidentes vai começar.
Acontece todo ano, na mesma época. Todo mês de outubro, inexplicavelmente, Cara e sua família se tornam vulneráveis a acidentes. Algumas vezes, são apenas cortes e arranhões. Em outras, acontecem coisas horríveis, como quando o pai e o tio dela morreram. A temporada de acidentes é um medo e uma obsessão. Faz parte da vida de Cara desde que ela se entende por gente. E esta promete ser uma das piores.
No meio de tudo, ainda há segredos de família e verdades dolorosas, que Cara está prestes a descobrir. Neste outubro, ela vai se apaixonar perdidamente e mergulhar fundo na origem sombria da temporada de acidentes. Por que, afinal, sua família foi amaldiçoada? E por que não conseguem se livrar desse mal?
Uma narrativa sombria, melancólica e intensa sobre uma família que precisa lidar com seus segredos e medos antes que eles a destruam.
                                     
Livro: Temporada de Acidentes
256 páginas || Skoob || Editora: Intrínseca || OndeComprar








''Então, brindemos a temporada de acidentes,Ao rio que corre sob nossos pés, onde naufragamos nossas almas,Aos hematomas e aos segredos, aos fantasmas no sótão,Mais um brinde a estrada de água.''

Todos os anos durante o mês de outubro, Cara e sua família enfrentam a temporada de acidentes, e durante este período, todos eles se tornam alvos de todos os tipos de acidentes que vocês possam imaginar. Desde machucar um pulso até quebrar uma parte do corpo ou até mesmo a morte.

Este ano deveria ser mais um em que eles se vestiriam com várias camadas de roupas, deixariam sua casa acolchoada e esconderiam objetos perigosos, mas tudo fica ainda mais estranho quando Cara, nossa protagonista, percebe que uma garota da sua escola com quem ela não tem nenhum tipo de amizade aparece em todas as suas fotos, e é a partir daí, que ela e todos os seus amigos vão iniciar uma busca para compreender o que isto significa.

Durante toda a leitura do livro eu comecei a fazer diversas anotações sobre o que lia para não me perder ao fazer a resenha, mas no fim não houve anotações suficientes para me ajudar a organizar meus pensamentos sobre esta estória. E também ao ler a sinopse, eu imediatamente me interessei pelo livro e o achei (como a boba que sou) que tudo se resumia ao que vi ali, mas conforme fui avançando na leitura, percebi que haviam mais coisas do que a autora nos deixa ver.

''Tenho a impressão de que muita coisa não está sendo dita. Acho que minha família toda é assim: evitamos falar das coisas sobre as quais não podemos falar e cobrimos cada superfície para nos proteger do momento inevitável em que tudo virá a tona''

Cara, nossa protagonista, é uma garota comum e dona de uma imaginação extremamente fértil. Ela vive com sua mãe Melanie, que é uma artista e tem o cabelo roxo (precisava dizer isso), sua irmã Alice, que aparentemente é a mais racional de todos e com Sam, seu ex-irmão-postiço. E após a morte do pai, a mãe acabara que se casando novamente, mas dessa vez com o pai de Sam que continuou vivendo com elas após o acontecido.

Preciso dizer que minha personagem preferida foi a Bea, a melhor amiga da Cara; ela é extremamente excêntrica e lê cartas de tarô. Ela é maravilhosa.

Como a temporada de acidentes acontece durante o mês de outubro, é claro que vamos ver a comemoração do Halloween; mesmo em meio aos acidentes que estão acontecendo, eles se mostram bastante ousados, porque eles bebem, fumam (o que geralmente não me agrada) e é em uma dessas escapadas durante o horário do almoço do colégio que os quatro aproveitam para ficarem sentados próximos aos trilhos do trem, então é a partir daí que Cara começa a ver algumas coisas estranhas e também consegue enxergar dentro de um dos vagões quatro personagens bem curiosos: Uma fada de All Star cinza, uma sereia de cabelos vermelhos, um garoto translúcido saído de um filme mudo e uma garota vestida como se saída de uma floresta. Mas quando Cara se pergunta em voz alta para onde eles estavam indo, Bea achando estranho a situação lhe diz que não há ninguém no trem. E é a partir daí que percebemos que existe algo muito estranho acontecendo ali.

Estes personagens irão aparecer algumas vezes e nos fazendo procurar pistas do que está acontecendo com os personagens principais.

Inspirada pela ''visão'' destes quatro irmãos, Cara convence os amigos a darem um baile de máscaras e em uma busca mal sucedida por Elsie, a garota das fotos, Cara e Bea se deparam com uma casa mal assombrada que logo se torna o local perfeito para a grande festa. O livro também irá trazer a tona um assunto bem delicado que é o relacionamento abusivo, mas eu gostaria que a autora tivesse desenvolvido essa parte um pouco mais.

Houve momentos em que comecei a me sentir incomodada durante a leitura e foi quando eu percebi o que estava acontecendo. Não vou dar mais detalhes pois não quero dar spoilers, mas posso dizer que este livro é bem mais do que aparenta ser. Todos possuem muitos segredos e por um tempo os personagens serão completos incógnitas para o leitor.

Aconselho para você que vai ler, a prestar bastante atenção no que acontece durante o baile, a autora nos mostra algumas coisas e às vezes de maneira bem confusa, porém ao chegar ao seu desfecho irá fazer bastante sentido. O livro como um todo me deixou muito angustiada em alguns momentos e muito cansada em outros.

Para um primeiro romance vou confessar que foi surpreendente de tão intenso. Por um tempo duvidei de que houvesse algo sobrenatural acontecendo, mas no fim eu vi que havia sim, mas não onde eu estava procurando.

Eu fiquei na dúvida sobre quantas estrelas eu ia dar, mas acabei optando por dar 3,5 (mas não quis arredondar para 4). Eu gostei da história e até da forma como a Cara começa a lidar com todas as coisas que ela viu e decidiu ignorar. E no fim acabou que explicando muita coisa. Queria poder ter visto mais desenvolvimento e principalmente mais dos outros personagens e de como estavam lidando com a situação que se desenrolou. Teve até casais que se formaram e eu queria ter visto como aconteceu, segredos que foram revelados e principalmente vê-los enfrentarem seus medos.

E algo importante a ser citado é que irá aparecer um ponto de vista de um personagem desconhecido, mas se você prestar atenção conseguirá descobrir quem está narrando.

Mesmo que essa obra não entre para minha lista de favoritos, eu definitivamente tenho uma opinião diferente de muita gente, mas preciso dizer que acabei me apegando a alguns dos personagens, e por isso, desejava conhecê-los melhor.

Foi intenso e belo, e sem dúvida, foi uma leitura extremamente válida, o que me fez esperar um pouco mais dela.

''É o fim da temporada de acidentes. Os hematomas somem, os cortes se fecham, as queimaduras param de arder. Corações feridos se recuperam''


Resenha postada pela Colaboradora Janaina Alves ( Não faz mais parte da Equipe )


18 comentários:

  1. Oi Janaina, eu acho essa capa linda, e essa sinopse me deixa bem intrigada, seja por causa dos acidentes em determinadas épocas ou pelos segredos escondidos. Sua resenha é a primeira que leio sobre esse livro, então, eu ainda não tenho certeza se irei querer lê-lo. Por causa de seus comentários, fiquei bem interessada a cerca dos personagens, das questões mais delicadas e desse toque sobrenatural também. Imagino que os leitores devem mesmo prestar atenção a cada detalhe.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa dele é mesmo linda; sobre os detalhes, acho que se eu não tivesse prestado atenção neles eu teria me sentido bastante otária no final. Quando tiver vontade não hesite em ler e depois dizer o que achou; talvez sua opinião seja completamente diferente da minha.
      Bjos.

      Excluir
  2. Bom, mesmo sendo um livro de mistérios e suspenses do estilo que nos deixa confuso, hahaha, parece ser uma boa escolha para aqueles que gostam desse tema. Achei bacana a ligação feita entre os efeitos sobrenaturais e o outono do hemisfério norte, no mês de outubro com a comemoração do Halloween! Já tive algumas experiencias parecidas, por exemplo, quando li Testamento de Terror, de David Morrell , fiquei na dúvida: será sobrenatural ou não? Pelo visto essa pergunta é mais comum do que imaginamos! Penso que um ponto importante do livro é ter personagens que nos cativam, nesse acaso, o exemplar da Intrinseca não falhou, correto?! =)
    Parabéns pela resenha! Grande abraço, Filipe Penasso - Pena Pensante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, que bom que gostou.
      Concordo com você sobre os personagens, não basta ter uma boa história e/ou uma ótima escrita se você não consegue ver pontos positivos nos personagens.

      Excluir
  3. Olá, Janaina, tudo bem?

    Acho que essa foi a resenha mais completa e detalhada que já li do livro. Você soube explicar todos os acontecimentos sem dar spoiler, parabéns.
    Esse livro entrou pro meu TOP 5 dos lançamentos de abril, mas ainda não pude compra-lo.
    É interessante o fato da temporada acontecer em pleno outubro, será que tem alguma ligação?
    Uma coisa que você mencionou, e que eu não havia lido em nenhuma resenha, é a imaginação fértil da protagonista. Quando vc falou isso eu já pensei que era tudo da cabeça dela, mas aí vc falou que há sim um lado sobrenatural...agora não sei o que pensar! hahahah
    Espero poder fazer essa leitura em breve.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz que tenha gostado.
      Eu quis colocar esta informação sobre a imaginação da Cara, pois é algo que falam para ela no livro e a gente até pensa o mesmo; e é legal quando pensamos que matamos a charada e na verdade só ficamos mais confusos, acaba nos incentivando a ler e tirar nossas próprias conclusões.

      Excluir
  4. Olá Janaina,
    Aí, meio que decepcionei com esse livro agora :/
    Quando tinha visto esse lançamento, tinha grandes expectativas em relação a essa leitura, mas acho que elas não serão supridas. Ou eu tenha apenas esperado demais. Acho muito ruim quando esperamos por mais desenvolvimento em um livro, isso me desanima.
    Entretanto, fiquei curiosa para conhecer a Cara e ver como ela lida com as coisas.
    Abaixei um pouco as expectativas!
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Janaina, achei a premissa do livro estranha e ao mesmo tempo, me deixou curiosa. Por que outubro??? Por que com eles??? E mais curiosa porque você falou que o livro não é o que aparenta ser e senso assim, já quero ler pra ontem.
    Adorei a resenha e a indicação.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá

    Já conhecia o livro e estou com muita vontade de ler. Não sabia algumas coisas sobre a estória e depois da sua resenha vou ir com mais calma para não me decepcionar. Achei que ele era mais voltado para o sobrenatural mas isso pouco aparece né. Mas enfim ainda irei ler mas com poucas expectativas.

    Everton Equipe Rillismo

    ResponderExcluir
  7. Oi Janaina, tudo bem?
    Nossa, que bela resenha de estréia! Adorei a forma que você desenvolveu sua resenha, você escreve muito bem.
    Esse livro está dando o que falar pela blogosfera, eu vi e ouvi inúmeras opiniões sobre ele e percebo agora que você não é a única que se decepcionou com a leitura dele. É realmente triste quando isso acontece, quando esperamos demais de um livro, criamos altas expectativas e no decorrer da leitura percebemos que a história não é da maneira que imaginávamos.
    Ao ler sua resenha, fico meio receosa por saber que a trama não pode ser explicada e visualizada somente pela sinopse e que o livro vai além. Eu realmente gostei da premissa do livro e dos pontos positivos que você ressaltou sobre alguns personagens, achei bem intrigante esse mistério dos quatro personagens que Cara vê no vagão e parece ser interessante descobrir um pouco sobre eles. Lerei o livro um dia, mas sem esperar muita coisa para não correr o risco de me decepcionar.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Achei muito interessante o tema do livro e durante sua resenha inteira eu fiquei me perguntando porque você só deu 3,5 para ele kkk mas eu meio que entendi. Me chamou muito a atenção e eu adoro livros de mistério, então com certeza lerei. Gostei muito da Cara e de saber que ela faz besteiras que nem um adolescente normal. Mal posso esperar para começar a leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Fiquei sabendo sobre esse lançamento, mas confesso que não gostei da capa e nem procurei saber mais sobre o livro.
    Lendo sua resenha e sabendo agora do que se trata, fiquei MEGA curiosa porque a premissa é genial. Mas pelo que você disse, o tema não compensa em outros pontos negativos, e é uma pena. Eu também gosto quando os personagens secundários são bem construídos, então acho que terei a mesma opinião que você ao ler. Mas ainda sim quero tirar minhas próprias conclusões!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  10. Oiee Janaina ^^
    Eu quase comprei esse livro uma vez, mas como vi que a média dele era bem baixa, acabei desistindo. Parece ser interessante, mas eu não sou muito fã de sobrenatural...hehe' mesmo não sabendo bem que tipo de sobrenatural há na história. É uma pena que a autora não tenha desenvolvido totalmente os personagens e o relacionamento abusivo que você mencionou, mas eu fiquei curiosa agora, sabendo que a autora escondeu algumas pistas no meio da história, e que tudo faz sentido depois.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Janaína.
    Adorei sua resenha, pois achei praticamente a mesma coisa.
    Interessante quando você diz que o livro é bem mais do que aparenta. Realmente tem um tom sinistro e sobrenatural que nos deixa arrepiada. Com certeza foi uma ótima leitura. Gostei da forma como terminou. Meio que já imaginava.
    Adorei a resenha <3
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  12. Olá!!

    Eu já tinha visto sobre o livro e já tinha achado confuso, agora então! kkkk
    Realmente não é o que eu esperava pela sinopse, e adorei sua resenha por mostrar muitos pontos diferentes! Gostei do que disse sobre procurar o sobrenatural no lugar errado, isso me instigou muito! Quero ler mesmo sendo 3 estrelas e meia rsrs

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  13. Oi Jana! Nossa, que enredo mais intrigante, heim?! Fiquei bem curiosa mas receosa pelo fato de ter tantas coisas sem explicações no decorrer da história. Acho que terminaria a leitura pelo fato de ser curiosa ao extremo, ainda mais havendo essa pegada sobrenatural, mas se a escrita confundir muito minha cabeça, complica! Rsrsrs...

    Beijinhos!
    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Janaina, eu quero ler esse livro desde que vi o lançamento, é uma pena que ele não supriu as suas expectativas, mas mesmo assim acho que ele tem uma trama bem envolvente né? Espero ler ele em breve e ver o que eu acho :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/?m=1

    ResponderExcluir
  15. Oooi :)
    Eu já li esse livro assim que lançou e me apaixonei por ele. Achei a escrita incrível e também gostei muito do jeito com o qual as tramas foram lidadas. Achei que é um daqueles dramas psicológicos que se assemelham a As Vantagens de Ser Invisível. <3
    Uma pena que você não tenha gostado mais do livro :( eu não senti tanta falta assim de outras perspectivas, mas talvez eu tenha analisado a coisa toda de outra forma :)
    Beijos!

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir