02 março 2016

Resenha - A Testemunha




Fruto de uma inseminação artificial e criada por uma mãe fria e controladora, Elizabeth Fitch se deixa levar por uma noite. Depois de beber além da conta, ela se encanta por um homem galante e dono de um sedutor sotaque russo. Acompanhando a amiga Julie, segue rumo a uma linda mansão em Lake Shore Drive, ainda sem saber que o lugar alteraria para sempre sua vida. Doze anos mais tarde, no interior do Arkansas, uma nova moradora anda despertando a curiosidade da vizinhança. Abigail Lowery não é propriamente uma recém-chegada, mas continua sendo uma desconhecida: em um ano, sabe-se pouco, ou quase nada, sobre a moça. O mistério de Abigail Lowery e sua mente afiada, natureza secreta e filosofia de vida nada romântica intriga o chefe de polícia local, Brooks Gleason, tanto a nível pessoal quanto profissional. Mas enquanto suspeita que Abigail precisa de proteção contra algo, Gleason, acostumado a criminosos de segunda categoria, não faz ideia de que homens poderosos e perigosos o observam e mantêm sob sua mira. E Abigail Lowery, que construiu uma vida baseada em segurança e autocontrole, corre o risco de perder ambos.

Livro: A Testemunha
476 páginas || Skoob || Editora: Bertrand Brasil || OndeComprar

 






"A curta rebeldia adolescente de Elizabeth Fitch começou com uma caixa de tintura para cabelos cor “Preto Puro”, uma tesoura e uma carteira de identidade falsa. Mas acabou em sangue."

Elizabeth fitch era uma adolescente de dezesseis anos que cresceu em uma vida fria, sem qualquer amor. Nascida através de uma inseminação artificial, ela cresceu seguindo o modelo de filha perfeita, estabelecido pela mãe, uma médica rígida. Porém quando a mãe está prestes a fazer uma de suas viagens, Elizabeth a enfrenta pela primeira vez, e quando fica sozinha a garota vai ao shopping e encontra uma nova amiga, com quem combina de frequentar uma festa no dia seguinte. E chegando nessa festa, Elizabeth e a amiga conhecem dois rapazes, por quem ficam atraídas e aceitam ir com ambos para uma casa, a fim de ficarem mais a vontade. O que elas não imaginavam era que aquele passeio transformaria a vida de todos de maneira definitiva.

"- Vamos dar um tempo para ela pôr alguma coisa no estômago. Mas, é melhor que eles se encontrem antes de sairmos daqui. E é melhor ela ter um tempinho antes de perceber que vai morar numa casa como esta por vários meses.
- Talvez anos. Como alguém que é inteligente o bastante para estar em Harvard, ainda por cima aos 16 anos, acabou se misturando com os Volkov?
- Às vezes basta ter 16 anos."

Após a fatídica noite, Elizabeth é posta em um programa de proteção a testemunhas. Porém quando descobre-se que há um grande esquema até mesmo nos círculos policiais, ela tem de se reinventar e descobrir uma nova vida para si.

"Era um erro, ela sabia. Abigail havia abandonado todas as suas paixões, mas se apaixonara por aquele lugar. Era tão maravilhosamente silencioso que ela podia ouvir o rio borbulhar e cantar. Era protegido e isolado pela floresta. E seguro.
Ela mesma cuidara da segurança; não havia confiado em mais ninguém."

Doze anos depois, na pequena cidade de Bickford, Abigail Lowery é uma mulher silenciosa, reclusa e insegura. Evita contato com qualquer pessoa e mantém uma rotina, que segue sem mudanças. Até o dia em que o delegado da cidade, Brooks Gleason se interessa por aquela mulher tão estranha e resolve saber mais sobre ela.

Inicialmente, Abigail se sente muito perturbada com a intromissão, mas aos poucos vai abrindo sua vida para Brooks. Porém o que ele não imagina é que a mulher possui muitos segredos a esconder, e carrega consigo um enorme perigo, que pode colocar a todos em risco a qualquer momento.

"- Então me diga do que você tem medo.
- De tantas coisas... Mas sabe do que tenho mais medo? De que você não sinta mais a mesma coisa por mim depois que eu contar tudo."


[- Minhas Impressões -]

Eis aí um ótimo livro de Nora Roberts. Uma história única, cativante, que prende o leitor da primeira até a última página e nos faz suspirar com o romance e por vezes tremer com o suspense. A autora soube nos inserir perfeitamente nos ambientes e nos situa nos acontecimentos com muita perfeição.

Esse era um livro que tinha tudo para ser perfeito, mas na minha opinião acabou não sendo por poucos motivos. Quando a estória começa, pensamos que sabemos tudo o que ocorrerá, mas a medida que vamos lendo somos surpreendidos com o suspense que surge, sentimos agonia por Elizabeth e ódio de sua mãe rígida. Porém, quando encontramos a parte da personagem Abigail, o romance aparece com tudo, e  foi nesse ponto que acredito que Nora Roberts errou. Enquanto o suspense era esperado até o fim, ela preferiu pular apenas para o romance, que por sinal é maravilhoso, mas ignorou a parte de suspense que ficou a desejar. Mesmo com isso, este é um livro lindo e que mostra o amor de uma forma pura, simples e incondicional, apenas não supriu todas as minhas expectativas.

Considero Brooks o melhor personagem. Bonito, carinhoso e esforçado, é o tipo de homem pelo qual todas as leitoras se sentirão atraídas, com o adicional de que é um delegado muito competente. Já Elizabeth é uma adolescente bastante perdida que deseja apenas encontrar um lugar para si e ser igual aos que a cercam. Abigail a princípio é um tanto fria, mas a medida que vamos evoluindo na leitura também conseguimos adorá-la. O destaque de pior personagem fica para a mãe de Elizabeth, que é uma mulher sem qualquer amor para dar, uma verdadeira megera. E a personagem mais fofa é a mãe de Brooks, Sunshine, a sogra que todo mundo gostaria de ter.

Gosto muito do ambiente em que a maior parte do livro acontece. Bickford,  uma cidade pequena onde todos cresceram juntos, se conhecem e são amigos. O livro é dividido em 30 capítulos e narrado em terceira pessoa, o que nos possibilita visualizar o ponto de vista de vários personagens ao mesmo tempo.

Li o ebook e há um grande problema com a revisão, ou melhor, em alguns momentos parece não haver uma revisão cuidadosa pois a quantidade de palavras cheias de erros é imensa. Pessoas que leram o livro físico também dizem que ele está com a mesma quantidade de erros, e na tradução há algumas palavras que não fazem tanto sentido ou muito repetidas.

Recomendo fortemente esse livro para fãs de Nora Roberts ou aqueles que desejam conhecê-la, pois este é um único livro, ao contrário de uma boa parte das obras da autora que fazem parte de trilogia ou séries. É uma linda estória a respeito da superação de medos, de recomeçar e de confiar.

26 comentários:

  1. Ahh, eu adoro esse livro e claro, a autora ainda mais, por isso sou suspeita ao falar sobre. Li esse livro recentemente e só posso dizer que acho o romance incrível. Concordo com você, é uma dica interessante para os leitores que desejam conhecer a escrita da Nora Roberts, por ser um livro único. Brooks é mesmo o melhor personagem <3 Ótima resenha. Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nada da autora, mas como você disse, vai ser uma boa conhecer a autora a partir desse livro. Principalmente porque gosto de livros de superação!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada da autora, mas tenho muita curiosidade em ler. Falam muito bem dos livros dela.
    Não conhecia esse em particular, mas me interessei muito. Parece ser do estilo que gosto, com uma boa dose de suspense! Que pena que ela perdeu um pouco a força ao entrar no romance. Também não gosto quando os autores se perdem, principalmente quando é em relação à romances.
    Já coloquei ele na minha lista.
    Bjss

    www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá.

    Eu nunca li nenhum livro da Nora, mas já vi várias resenhas positivas sobre suas obras. Pelo jeito você esperava mais do livro e gostaria que houvesse mais suspense. É bem chato quando o autor se perde no decorrer da leitura e fica até massante terminar o livro. Eu sofro muito com isso rsssss
    Amei a resenha e espero ler esse livro em breve.
    Beijos!
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  5. Sou apaixonada por Nora Roberts e adorei o livro, o devorei em poucos dias e amei cada minuto, o suspense, o romance tudo feito na medida certa, torna a estória impecável. Super concordo com suas opiniões sobre personagens, principalmente a respeito de Brooks, ele é um doce!!! Super recomendo a leitura!

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada da Nora Roberts, acredita? Mesmo tendo aquela coleção das noivas (fugiu o nome agora).
    Li a sinopse e o "homem galante e dono de um sedutor sotaque russo" me conquistou rsrs.
    Fiquei super curiosa pra saber o que aconteceu pra Elizabeth ser posta em um programa de proteção a testemunhas!! O_O Mas aí fui lendo e já tenho algo em mente, mas pode ser que eu esteja viajando bonito! XD
    Romance com doses de suspense, acho que quero ler esse livro rsrs.
    Adorei a resenha!
    bjk
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Tamara,
    Sou tão fã da Nora que mesmo quando ela não é tão boa, eu gosto da história..shaushua...bem ainda não li esse livro e creio que por ser de banca, seja o motivo de ter tantos erros, o que me decepciona, já que uma autora como Nora deveria ter sempre seus livros bem revisados. Já li tantos livros dela, que tenho certeza que diante de tantas obras, muitas eu não conheço. Gostei da trama e pela parte policial até me lembrou um pouco a Série Mortal. Mesmo com os poréns apontados tenho certeza que eu amaria ler. Obrigada pela dica e pela resenha que muito me agradou. Boas leituras.

    Beijos
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bem?

    Eu nunca li nada da Nora, mas tenho muita vontade de ler. Achei a premissa incrível, pena que peca na questão do suspense, como você destacou. Mesmo assim, fiquei bastante atraída pela leitura. E um bom e velho romance, eu adoro!

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nora Roberts foi a primeira autora com uma escrita mais hot que li quando sai dos livros teen para algo digamos mais adulto. A transição não poderia ter sido com uma autora melhor pena que a maioria dos livros dela são tão caro.
    Enfim, essa história parece ser intrigante, amo quando os livros da Nora envolve esse mistério policial, normalmente não leio livros assim, mas essa autora consegue me prender principalmente porque ela sabe conduzir um romance.
    Sabe o que mais me deixou curiosa depois da sua resenha? Saber mais sobre a relação mãe e filha o porque da mulher ser tão fria com a Elizabeth.

    Blog
    Blog Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
  10. Tamara lindona eu amo a escrita da Nora Roberts, uma pena que nesse livro não mesclou até o final romance/mistério. Mas como fão irei ler e tirar minhas conclusões, amo sua escrita,. a capa está linda. beijos e ótima resenha

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Oiii!

    Nora Roberts é sensacional <3
    Eu não conheço essa obra, na realidade tudo que li da autora foi lançado pela editora Arqueiro. Primeiro, que tenso esses erros todos na edição, fiquei bem chateada, normalmente as obras da nora são muito bem escritas, então é meio decepcionante saber que não houve esse cuidado.
    Sobre perder o foco, isso foi um pouco chato, mas vamos combinar o romance dela sçao os melhores! Valem muito a pena!
    Não sei se leria, mas a dica foi anotada!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Olá Tamara,
    Gostei muito da premissa do livro, mas não me agradou nada saber dos erros de revisão.
    Tenho um sério problema com a autora, já tentei ler outros livros dela e não fluiram, mas acho que era porque a trama não me atraia mesmo.
    A personagem vivendo sem amor deve ser terrível. Espero ler e fluir dessa vez.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Tamara, embora a sua resenha tenha me feito apaixonar pelo Brooks, o livro no geral não me deixou muito empolgada. Ainda não li nada da Nora Roberts e espero conhecer o seu trabalho, mas não será por essa obra. Adoro o jeito que você escreve!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Tamara tudo bem?

    Nunca li nada da autora, e sinceramente, esse não me chamou atenção a ponto de ler. Sou muito chata com as revisões dos livro, me incomodo com pouco, quem dirá com frases que não tem sentido. Como sempre sua resenha esta espetacular menina!!! Sempre explora todos os pontos fortes do livro. Achei interessante ter uma parte narrada em terceira pessoa e poder ver o ponto de vista de outros personagens.
    Quem sabe algum outro livro da autora me convença a começar a leitura, até lá, só esperar mesmo.

    Bjos

    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, ainda não li nada da Nora Roberts (que vergonha) kkkkk.
    Sei que preciso ler, pois sempre escuto de quem já leu que ela tem uma ótima escrita. Não conheço esse livro dela, mas sua resenha me deixou instigado a comprar para ler. Sua resenha foi muito bem desenvolvida e amei o seu blog que a propósito já estou seguindo.
    Bjos, <3.

    http://carpediemliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Eu amo a escrita da autora, ela é uma diva.
    Fiquei curiosa o que vai acontecer com Elizabeth e a mãe dela, mesmo sendo tão fria, será que não vai fazer nada para achar a filha?
    Fiquei curiosa sobre o suspense e saber os segredos da trama.
    Pena que a autora simplesmente pulou para o romance e deixou um pouco o suspense de lado. Mesmo assim, quero ler!! Como já disse, amo os livros de Nora <3
    Parabéns pela resenha
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  17. Oii, tudo bem?
    Eu sempre vejo muitas pessoas falando bem dos livros da Nora, mas sempre desanimo de ler algo, pois a maioria é série. Então, eu adorei saber que esse é um livro único, e que se trata de um suspense (mesmo que puxe mais para o romance), eu adoro livros policias, então com certeza esse livro já está na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  18. Acho que nunca vi História única e Nora Roberts em uma frase.kkkkkkkk!
    Mas gostei bastante sim do livro, pois adoro quando somos inseridos na narrativa. Principalmente se ela for meio tensa. Uma pena que a autora deu uma vacilada na condução da história, mas percebi que ainda assim vale a leitura.
    Adorei conhecer Testemunha e espero ler sim.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Nunca li nenhum livro de Nora Roberts, embora tenha bastante curiosidade em conhecer a autora (principalmente pela quantidade de fãs que conheço!).

    Contudo, ainda não tive vontade suficiente. Bem, pareceu-me mesmo um grande erro a autora terminar assim com o suspense e deixar o resto do livro ao sabor do romance.. Mas não posso falar muito por não ter lido o livro.. :)

    Para além disso, odeio encontrar erros nos livros! Estragam a leitura (exceto um aou outra exceção..)! :) Boa resenha!!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  20. Ainda não li nada da Nora, na verdade tenho um certo receio apesar de ainda não ter conhecido a escrita da autora. Sobre o livro, gosto muito da mistura de suspense com romance, apesar de ter um sério problema com o tipo de suspense. E nesse em especial, pelo seu comentário, vi que ela perdeu o fio da meada por causa do romance, e isso talvez não me agrade também. Mas a história parece ser interessante apesar desse pequeno fator.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  21. Oiee Tamara ^^
    Cheguei a ler um livro da Nora há uns dois anos, mas não curti a escrita dela, então meio que desisti das obras da autora. Fiquei um pouco curiosa para ler esse livro, e acho que, gostando bem mais de romances do que de suspenses, vou curtir a história, sabendo que a autora pareceu focar mais no romance da Abigail do que no suspense. Fico feliz que você tenha gostado do livro :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Nunca li nada dessa autora ainda, acredita? Mas tenho curiosidade e acho que encontrei a dica perfeita para começar o/ Achei bem triste essa coisa de Elizabeth ter que seguir um modelo de filha perfeita, ninguém merece ter que viver assim, né? E fiquei agora aqui pensando o que será que aconteceu nessa tão noite.
    Bom, eu acredito que é um livro que me agradaria bastante, embora não seja um gênero que costumo ler com frequência, e mesmo não sendo um livro perfeito, eu pretendo ler.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  23. Uou, anotei a dica, flor! Eu ainda não li nada da Nora, acredita? Mas gostei muito dessa obra! Eu adoro romances e esse me pareceu ter tudo o que adoro: uma protagonista que deseja seguir em frente em sua vida, mas não sabe como e descobre – no amor – o apoio para fazê-lo. Fiquei curiosa para saber o que aconteceu naquela fatídica noite, mas ao mesmo tempo não irei com muita sede ao pote considerando que a autora deixou o suspense para segundo plano segundo a sua resenha.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bom?

    Tenho uma amiga que é louca pela Nora, simplesmente é sua autora preferida. Com tantas recomendações, acabei lendo dois livros dela e eles são ótimos mesmo! Ela tem uma escrita ótima e que prende, né?

    Acho estranho quando uma história simplesmente corta de um gênero para outro. Se for do jeito que você falou, ela poderia sim focar no romance, mas não deixando o suspense de lado, sabe? Podia ir aumentando ele ao longo da história. Mas enfim, ele deve ser ótimo e agora fiquei muito curiosa para ler. Uma pena isso da revisão, né? Acho que não custa nada uma editora fazer uma boa revisão, pois erros me dão raiva e as vezes eu nem consigo ler o livro direito. Sim, um defeito meu .-.

    Enfim, ótima resenha! Já anotei na listinha para ler depois. Obrigada pela dica ;)

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá!

    Apesar de a autora ser conhecida por seus romances, eu gostaria de conhecer os livros dela e a escrita, através dos livros de suspense, que é meu gênero favorito.
    Eu gostei da premissa do livro, mas achei que o mistério em torno de Elizabeth muito fraco, se for o que estou pensando.
    É ruim mesmo encontrar erros ortográficos nos livros, eu fico agoniada quando vejo, me dá vontade de corrigi-los hahaha.

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Que delicia de resenha Tamy, amei....
    Mas vou ter que reler o livro ja que não lembro direito da história. Rsrs

    ResponderExcluir