18 março 2016

Resenha - Seraphina




Décadas de paz pouco fizeram para diminuir a desconfiança entre seres humanos e dragões no reino medieval de Goredd. Criaturas extremamente inteligentes que podem assumir a forma humana, os dragões frequentam a corte como embaixadores e usam sua mente racional e matemática em universidades, como estudiosos e professores. No entanto, à medida que o aniversário do Tratado de Paz se aproxima, o clima começa a ficar perigosamente tenso. Seraphina Dombergh, uma garota de 16 anos com grande talento para a música, tem um terrível segredo e razões para temer humanos e dragões. Ela se torna assistente do compositor da corte justo quando um membro da família real é encontrado morto, devido a um ataque muito ao estilo dos dragões, isto é, com a cabeça arrancada a mordidas. Seraphina, com sua inteligência e senso de humor ácido e feroz, passa a colaborar com as investigações, ao lado do capitão da Guarda da Rainha, o sagaz e encantador Príncipe Lucian Kiggs. Enquanto eles começam a encontrar pistas de uma trama sinistra para destruir a paz, a fachada cuidadosamente construída por Seraphina começa a desmoronar, tornando cada vez mais difícil manter seu segredo, cuja revelação seria catastrófica em sua vida.

Livro:
Seraphina
384 páginas || Skoob || Cortesia: Editora Jangada || Onde comprar









"- Eu acreditava, talvez equivocadamente, que nossos povos simplesmente tinham se habituado uns aos outros, tendo em conta o fim da guerra. Somo como óleo e água, que não podem se misturar? Tenho sido negligente ao esperar que a razão e a decência prevaleçam, quando deveria arregaçar as mangas e consegui-las à força?Os seres humanos na sala pareciam constrangidos; os dragões, desconcertados."

A quarenta anos o Tratado de paz foi assinado e dragões e humanos coexistem em tempos sem guerra, mas conforme o aniversário do Tratado se aproxima e o Comonot se prepara para vir até a cidade visitar a Rainha, o clima começa a ficar tenso entre a população. Contudo as coisas ficam mais desconfortáveis ainda quando o príncipe Rufus aparece morto, com a cabeça decapitada a mordidas.

"Às vezes, é difícil para a verdade violar a fortaleza das nossas crenças. Uma mentira, bem disfarçada, passa com mais facilidade."

Seraphina tem um segredo, algo que a faz sentir repulsa de si mesma. Algo que a torna um pecado e que muitos nem sonham com a existência de tão absurdo que é tal pensamento, mas a verdade é que ela é meio humana, meio dragão, fruto de uma união que todos condenam, até mesmo seu pai, que só descobriu a verdadeira natureza de sua mulher ao vê-la sangrar prateado durante o parto.

Agora, ela vive com medo de ser descoberta e das consequências que tal verdade trarão, tanto os dragões quanto os humanos tendiam a ser agressivos nesse quesito, mas estava cada vez mais difícil se manter fora dos holofotes enquanto trabalhava para o Mestre de músicas do palácio.

"Eu sinto está música em meu próprio sangue. Isto é o que ela significa para mim, bem aqui, bem agora, corpo sólido, ar etéreo, eterno movimento. Eu sinto isso, e é verdade além de toda a verdade."

A música era provavelmente a única coisa que ligava humanos e dragões e Seraphina tinha o dom para tal, bem como todo um jardim povoado de seres estranhos dentro de sua mente, seres que começaram a alterar seu estado emocional depois da morte de Rufus, e da aproximação do príncipe Lucian. Agora ela terá que correr contra o tempo para evitar uma guerra entre humanos e dragões, esconder sua verdadeira natureza e ainda lidar com os nobre do castelo e seus recentes sentimentos.


A primeira vez que eu vi esse livro tem alguns anos, e me lembro de ter achado a sinopse encantadora, pois amo dragões, confesso que na época não me animei em pegar para ler porque a capa era feia e ainda nem tinha a continuação. Anos mais tarde, para a minha alegria, a editora relançou o livro com uma capa para lá de sensacional - sim, eu compro livros pelas capas também -, e trouxe para os fãs a tão aguardada sequência.

E só posso dizer que nunca li um livro com dragões que fosse mais encantador, instigante e original que este, ganha de todos!!! Eu sempre admirei tais seres alados, fortes, imensos e seculares, eles podem ver muito mais do que nós, mas sempre vi os escritores andarem por ai meio sem saber como retratar tais animais, contudo Rachel chegou e acabou com isso.

"- Não a convenci de que está errada, e você é teimosa demais para desistir. O que pretende?o."
''- Falar com alguém que vai ouvir. - eu disse - e que, quando confrontado com algo previamente considerado contra os fatos, adapte suas filosofias à realidade e não o contrário''

Com uma narrativa sarcástica e uma coragem que beira a insanidade Seraphina desafia a tudo e todos, sendo metade humana e metade dragão, ela entende melhor do que ninguém as vantagens e desvantagens de cada espécie, mas não consegue entender muito bem todo esse pavor para um com o outro, para os dragões as emoções humanas são a ruína e para os humanos a mente lógica dos dragões é obra do diabo.



Mesclando preconceitos e crises não só existenciais como também sociais, Rachel conduz o leitor pelo palácio e pela mente de Seraphina, tentando descobrir o verdadeiro culpado pela morte do príncipe e evitar maiores incidentes, enquanto mergulha no passado e descobre mais sobre sua natureza draconiana, ela enfrenta o primeiro amor e quebra barreiras pré estabelecidas.

Acho que já deu para perceber que este livro é um banho bem tomado de coisas boas não? Mais que recomendado galerinha, para quem curte fantasia, ficção e romances com um boa pitada de suspense e sarcasmo, aqui tem a pedida certa!

48 comentários:

  1. Oi Agatha, tudo bem? Eu curto bastante fantasia, ficção e um bom romance. Melhor ainda se tiver suspense e sarcasmo envolvidos. Adorei o fato de envolver dragões também, amo esses seres, deve ser fantástico mesmo.
    beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Fer.
      Estou bem sim, e você?
      Que bom que você gosta, e que bom que se interessou, aposto que você vai aproveitar bastante o livro, e sim, foi uma leitura bem diferente e que eu particularmente achei fantástica.
      Bjokas

      Excluir
  2. Oi Agatha, tudo bem? :)
    Também amo dragões, e também tenho esse problema, de quando acho a capa fei ficar sem vontade para ler, então procuro uma edição que "me encha as medidas" :) No caso, esse livro foi lançado cá em Portugal, com uma capa que eu até gostei, mas o resto da série nunca foi lançado, então não comprei. Mas após ler a resenha, ganhei outra vez vontade de ler. Apesar de amar dragões, a única história que li sobre eles foi a de Eragon por isso preciso ler mais.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Jéssica.
      Siim, a série teve continuidade recentemente aqui no Brasil e menina, qualquer coisa comprar por aqui e leia aí, a linguagem apesar de diferente não é de outro mundo, você vai rir um pouquinho mas nada demais ;)
      Comecei Eragon e parei, uma leitura muito densa kkk, mas amo dragões, quem sabe um dia eu retome a leitura.
      Bjookas

      Excluir
  3. Oi Agatha, tudo bem?
    Assim como você eu também compro livros pela capa em diversas vezes...kkkk.
    Achei a premissa dele incrível! Eu nunca li nenhum livro que envolvessem dragões então fiquei bem curiosa para saber como a autora desenvolveu a história.
    O fato de você ter achado essa história encantadora e original me deixa com ainda mais vontade de ler!
    Espero ter oportunidade de ler em breve e gostar tanto quanto você!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Maiara.
      E ae menina, tudo bem? É impossível não comprar pela capa, faz parte do nosso dia-a-dia julgar... kkkk. E se nunca leu esse é uma boa recomendação, dragões ao meu ver devem ser tratados com cuidado, pode ficar sensacional, ou fazer uma grande lambança... Rachel acertou na receita.
      Bjokass e espero que quando ler goste bastante!

      Excluir
  4. Nossa que enredo atraente. Eu gostei muito da proposta do livro e fiquei interessa em fazer a leitura. Achei a história muito diferente e gostei bastante da Seraphina, ela me agradou de cara e o fato dela ter esse dom foi algo que me chamou logo atenção. Menina, quase dei um treco quando vi o livro marcado kkkk mas cada um com seu cada um né? rsrsrs enquanto uns preferem os post-it (eu!) outros preferem marcar o texto mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Bia.
      Menina, eu era do post-it, kkkk, talvez ainda seja, não sei, mas com a facul e com tantas leituras que eu tenho que ler passando o marca textos tá meio automático sabe? Sem falar que, há longo tempo o post-it "estraga" o livro, de qualquer forma, só preciso encontrar a marcação kkk.
      E sim, essa trama chama atenção, mas ao começar a ler é que a coisa fica boa de vez.
      Bjokas e boa leitura!

      Excluir
  5. Oi,tudo bem?
    Já vi muito esse livro em diversas redes sociais mas não tinha parado sequer para ler a sinopse,o que só fiz agora,lendo sua resenha,e me encantei com essa premissa que parece ser incrível e bem diferente das histórias que envolvem dragões que conheço.Mais um livro para a lista de leituras futuras,rs.
    Bjs!

    http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Larissa.
      Menina, é bem diferente mesmo das estórias de dragões que eu conheço, espero que adore, porque normalmente os dragões são secundários e tals, aqui eles são os protagonistas e não só isso mas também são seres de vontade e possibilidade de mudar a história por eles mesmo.
      Bjokas e como não adicionar sempre mais um?!

      Excluir
  6. Quando comecei a ler a resenha não estava muito interessada pelo livro, mais ao longo fui ficando mais interessada o enredo é incrível essa mistura de dragão e humanos e o forte e com toda certeza o diferencial, já que não li nada parecido sendo assim me alegrei com a sequencias dos fatos que o livro toma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Letícia.
      Que bom que se interessou menina, pois é mesmo um livro bem diferente de tudo que já li e que promete muita coisa, se puder recomendo à todos que gostem de fantasia ou procurem um romance com um pouco mais dinamismo.
      Bjokas e espero que adore e que leia mesmo!

      Excluir
  7. Olá, eu estou com muita vontade de ler esse livro! Acho a capa linda e a premissa muito boa, dragões são seres que sempre me interessam em livros, e a protagonista desse parece ser ótima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Marijleite.
      Menina espero que você possa ler logo e que adore, vale a pena viu?
      Bjinhoos

      Excluir
  8. Eu sinceramente nunca tive curiosidade em ler livros onde existem dragões como tema e tal, mas sinceramente, fiquei curiosa para ler esse. Acho que essa questão da protagonista ser de ambas as especies, dela viver no palácio tendo que se esconder são elementos que deixam a leitura bem interessante. Só fiquei me matutando aqui com uma coisa, que história é essa que o príncipe morre? Já estava imaginando que ela poderia ficar com ele. kkkk

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Nathalia.
      Kkkkkkkk, e quem disse que só há um príncipe?! Parei, sem spoilers, mas olha vou te dizer, teve uma hora que fiquei balançada, esse livro tem muitos personagens cativantes e complexos e que eu amei! Espero conhecer mais de todos no próximo.
      Bjokas e espero que leia, sério, é muito bom, mais que recomendado por mim.

      Excluir
  9. Oi.

    Não me recordo agora se já li algum livro que tenha Dragões, acho que não. Então esse será o primeiro. Conforme lia sua resenha, suas impressões foram me ganhando e quando terminei de ler já estava convencida de que teria que ler esse livro. Preciso me aventurar no mundo de fantasia criado pela autora.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Daniela.
      Que bom menina! Fico muito feliz em saber disso, sério! Ai amo disseminar livros que eu amo por aí, ainda mais quando são bons, e esse entra viu? porque é como você disse, a maioria das pessoas nunca leu nada com dragões e eles só são as criaturas mais fantásticas e misteriosas que o imaginário já criou... Espero que ame.
      Bjokas

      Excluir
  10. Oi Agatha, eu não conhecia esse livro ainda mas pela sua resenha eu gostei muito dele, e olha que eu nem sou muito chegada em fantasias. Achei muito bacana essa trama envolvendo intrigas e mistérios, ainda mais que tem dragões envolvidos, achei muito bacana mesmo e espero ter uma oportunidade de conhecer a obra melhor um hora dessas.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Kétrin, como vai moça?
      Sim, que surpresa isso, mas adorei saber que você se interessou e pode ficar tranquila, a fantasia está bem dissolvida no resto, tem de tudo aí, e a protagonista tem um senso de humor tão sagaz que te encanta e te leva pelas páginas, descobrindo mistérios e enfrentando problemas.
      Ela é meio corajosa demais, ao ponto de alguns questionarem se é coragem ou burrice kkkkk
      Bjinhooos

      Excluir
  11. Oi, Agatha.
    Eu não conhecia a obra, mas lendo sua resenha fiquei bastante interessada na leitura, visto que eu gosto bastante de fantasia ainda mais quando tem uma pitada de romance. Vejo que a trama é rodeada de suspense e mistério, e isso faz o leitor terminar o livro com um piscar de olhos.
    Amei sua resenha e espero ler o livro em breve.
    Beijos!
    http://www.anebee.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Marina.
      Sim, quando eu peguei o ritmo o livro foi embora rapidinho, é uma delícia de ler, espero mesmo que curta, até porque esse universo que ela criou para quem ama fantasia é de tirar o fôlego! Imagina, eu pelo menos monto o cenário em minha mente e briso geral, é lindo de uma maneira bem única.
      Bjokas e boa leitura e fico feliz que tenha gostado da resenha, sempre faço com carinho.

      Excluir
  12. Oii!

    Agatha, eu não conhecia esse livro.não sou fã de fantasia sabe? Eu leio, mas nunca foi minha prioridade.
    Gostei de saber desse apunhando de coisas que o autor inseriu nessa obra!!! Isso é lindo e muito gratificante! Adoro quando um livro consegue me levar de um lado para o outro assim e ainda me faz refletir sobre a vida.
    Enfim, mesmo não curtindo o estilo, o livro é uma boa pedida.

    Gostei!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ana.
      olha, sód e fazer você, uma não leitora de fantasia, dizer que o livro é uma boa pedida eu já fico gratificada, acho que mostrar seu ponto de vista a ponto de fazer alguém reconhecer é melhor do que tudo. Fica a dica, quem sabe um dia não?
      Bjinhos moça!

      Excluir
  13. Olá Agatha,
    Adorei sua resenha. Confesso que fiquei bem curiosa sobre o segredo da protagonista, não tenho o costume de ler livros com dragões, mas, normalmente, gosto quando leio.
    Curti muito a ideia de a música ligar a protagonista ao dragão.
    Fiquei bem interessada no livro e espero ler em breve.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Bruna.
      Amo quando a música liga qualquer coisa, vou ser sincera, não tenho bom ouvido para ouvir, nem agilidade para tocar, nem voz para cantar, mas minha lama ressoar com as notas e isso é mágico, então ver personagens assim me encanta.
      E o segredo bom, kkkk, você descobre ele logo, e depois percebe que ele só cresce e fica se perguntando como isso consegue ser um segredo, espero que leia e que adore!
      Bjokas

      Excluir
  14. Oi!
    Faz um tempo que li esse livro, com a capa antiga ainda, que além de não ser tão bonita ainda ficou com o título desbotado :(
    A história é mesmo ótima, sem contar que a Seraphina é uma protagonista muito corajosa, ainda mais considerando a situação dela. Agora fiquei muito curiosa sobre a continuação!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Eve.
      kkkkk, não rindo de você porque é bem triste, mas super te entendo, minhas edições de PJ são todas as antigas e eu morro com as novas... Quero a continuação também, quero saber o que a Seraphina vai aprontar e qual vai ser a trama.
      Bjokas

      Excluir
  15. Oi Agatha!
    Eu amo livros de fantasias, principalmente os que envolvem dragões. São tipo os meus favoritos ever. Eu já tinha ouvido falar de Seraphina, mas assim como você, não gostei da capa e acabei deixando passar. Agora fiquei feliz em ler a sua resenha, porque eu tinha super me esquecido do livro. Haha. Eu gosto quando os personagens são de duas raças, a gente sempre acaba conhecendo mais sobre as duas raças e seus mundos. Adorei. Haha


    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Anelise.
      Se gosta de dragões tem que conhecer a Licia Troisi, essa mulher é sensacional e os dragões dela são os melhores, os personagens também maaas, você me entendeu.
      Que bom que te lembrei porque a leitura super vale a pena, é incrível, espero que goste e que compre agora que a capa está bonitinha!
      Bjinhoos

      Excluir
  16. Oii, tudo bem?
    Eu gosto muito de livros de fantasia e acredito que nunca li nada com o tema dragões, e confesso que gostei muito da premissa do livro e da sua resenha. Eu também compro muito por capas, e me lembro da edição antiga. Fico muito feliz que você tenha gostado da leitura, é sempre bom quando uma leitura nos envolve e temos um personagem diferente. Espero ter a oportunidade de o ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Giovana.
      Sim menina, é ótimo, e muita gente não leu porque eu e acho que é algo que ainda tem pouco no mercado brasileiro, o que é uma pena, são seres com alto potencial kkk, espero que possa ler logo e que goste!
      Bjokas

      Excluir
  17. Essa é com certeza uma obra que eu adoraria ter conhecido há uns anos atrás, pois imagino que hoje não aproveitaria tanto da coragem da menina meio dragão (adorei isso???) lidando com dragões, mesmo adorando livros de fantasia e querendo me deparar com mais obras com dragões, eles são divos.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Giovana.
      Olha, não sei, acho que quando um livro é bom e o personagem nos prende não tem essa de anos antes, a gente mergulha no personagem e ponto kkkk, não sendo chata okay? Não é isso, só quero dizer que não tem idade, isso fica dentro da gente e nunca morre, espero que leia e que perceba que ainda consegue se encantar!
      Bjinhooos

      Excluir
  18. Oie Agatha!!!
    Menina você não está sozinha nessa categoria de leitor que compra livros pela capa kkk, confesso que elas ajudam um bucado na hora da leitura. Simplesmente amei o trabalho gráfico desa edição, está magnífica sem duvida. Achei o enredo super interessante e original. Colocarei com certeza ele na minhaa listinha de desejados ;)
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Thi
      Menina fico feliz! Kkkk, e sim, não tem como negar, muitos - ou todos - já compraram livro pelo menos uma vez unicamente pela capa kkkk. Espero que goste viu?
      Bjokas

      Excluir
  19. Oii!
    Já conhecia o livro, mas nunca senti curiosidade! Agora lendo sua resenha me apaixonei <3 Adoro livros em que a protagonista é forte e corajosa e só isso já me conquistou! Depois de ser saber sobre os dragões fiquei mais louca ainda. Nunca li nada com dragões, mas queeero muito <3 Preciso ler!

    Beijão!
    http://loucaspaginasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ana.
      Menina, se nunca leu nada esse é um bom - maravilhoso - começo, espero que ame viu?
      Bjinhoos

      Excluir
  20. Também sou louca por dragões, e esse livro tem mesmo uma abordagem inovadora que fez o tema ficar com o tratamento perfeito! Nunca tinha imaginado dragões que conseguissem se manter na forma humana, e adorei vê-los assim, mantendo toda a sua personalidade tão diferente, pautada de verdade pela lógica e desprezando emoções. Li o livro quando foi lançado, e não acho a capa do meu feia, mas essa é muito mais bonita e óbvio que vou ter que comprar pra combinar com a capa do segundo volume... hehe... Amo demais essa história!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ju.
      Kkkk, essa é mais bonita mesmo, e adorei isso também, eles se manterem fiéis a suas origens draconescas, mas ao mesmo tempo se verem em choque com as emoções humanas, é sensacional, esse livro é muito amorzinho e estou doida pelo segundo.
      Bjokas

      Excluir
  21. Olá

    Faz um tempinho que tinha visto esse livro no catalogo da editora e lembro que a capa me chamou bastante atenção, mas como será sobre dragões não tinha gostado muito.Lendo sua resenha vejo que perdi muito o livro parece ser frenético e acho bem legal esse negocio dela ser meio dragão e meio humana sabendo os lados de ambos. Vou adicionar ele na minha lista.

    Bjos
    Everton equipe Rillismo
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Everton.
      Menino, não se segure por isso, o livro não é parado e nem uma decepção com os dragões, na verdade é bem legal e eu super recomendo para meninos, mesmo com a protagonista feminina, não é nada muito fru fru sabe?
      Bjs e espero que leia e que goste.

      Excluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Oi *--*

    Sabe que morro de vontade de ler esse livro mas nunca sobrou tempo =/ Acho a premissa dele muito interessante e ador tudo quanto é fantasia, essa temática de dragões é nova para mim e quero muito poder conferir de perto. Adorei sua resenha, como sempre arrasando nas suas considerações. Só mais curiosa depois daqui.

    Bjos
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Stefani.
      Menina, que fofa, obrigada, mas tenho que fazer meu melhor por vocês né? kkkk, espero que possa ler logo, é um bom início para quem nunca leu nada com dragões, bom é pouco na verdade, pois vai elevar e muito seu padrão na área, mas eu recomendo mesmo assim.
      Se encante lendo, bjokas

      Excluir
  24. Olá,
    Eu sou igual a você... Compro livros pela capa kkk' Eu não gosto de ler sinopses porque eu gosto de ser surpreendida. Sobre o livro eu amei a capa e compraria sim. Adorei a sinopse do livro e quero saber como a garota vai lidar com toda essa situação. Fiquei bastante curiosa.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bom?

    Você disse... Dragões? *---------------* Assim como você, eu adoro dragões! E, assim como você também, eu compro livros pela capa hihi Com certeza eu compraria esse, estou apaixonada por ela ;)

    Agora fiquei bem curiosa para saber como os dragões são retratados nessa história. E pelo que pude perceber, eles possuem forma humana também, né? Então terei que ler para saber um pouco mais sobre o assunto u_u hahaha

    Com esse suspense de quem é o culpado pela morte do príncipe, o romance e o segredo da protagonista, acredito que seja uma história com reviravoltas e intrigas. Quero logo ler, mas primeiro tenho que ver quantos livros são, pois não vou aguentar esperar as continuações quando começar a leitura hahaha

    Obrigada pela dica, beijos ;)

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi!
    Gente, lendo pela sinopse achei a história incrível! Como assim os dragões se transformam em humanos e vivem no meio da sociedade, acho que eu viveria com medo hahahah, imagino que mesmo inteligentes eles devem ser bem temperamentais :P
    Mas tirando o fato dos dragões, achei bem interessante essa morte e ver a menina ajudando, e todas as criticas sociais que da pra comparar com a atualidade que você falou, realmente deve ser uma ótima leitura

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir