08 março 2016

Resenha - O Sol Perdido




Erik é órfão e faz parte dos Raposas Prateadas, grupo de ladrões infame do Reino do Norte. Em meio à tensão política e econômica vigente no reino, decidem fazer o roubo do século. O alvo? O castelo real. Tudo parecia perfeito, mas as coisas não saem como planejado: a missão falha e o grupo de Erik é capturado. Seria o fim de todos, mas Aleshandra, rainha regente, revela que o rei Corben Leindrast desapareceu e propõe uma troca: a vida do bando pelo rei, ou simplesmente pelo anel real, indispensável para resolver a questão da sucessão do trono. Sem escolhas, Erik parte em uma jornada tortuosa pelas terras de Illusa junto aos Raposas e a escolta da revolucionária princesa Taíssa Leindrast, desbravando terras perigosas e enfrentando de mercenários a grandes dragões. Mal sabia ele que aquela aventura se desdobraria em algo muito maior e mais perigoso, que mexeria não só com suas crenças sobre aquela sociedade movida pelo poder e pela fé distorcida, mas também com seu coração solitário e com o destino de todos os povos. Intrigas, traições, um romance proibido e o despertar de um mal antigo permeiam a busca pelo rei, abrindo caminho para aquela que seria conhecida como a mais fantástica das Lendas de Illusa.

Livro: O Sol Perdido
374 páginas || Skoob || Cortesia: Editora Arwen || Onde Comprar








É com muita felicidade que venho trazer a minha primeira resenha ao blog e ao mesmo tempo me sinto muito sortuda por ter sido contemplada com um livro tão maravilhoso, repleto de mistérios, aventuras e um romance de tirar o fôlego.

“— Livros são pequenos universos particulares que nascem para serem compartilhados”.

O livro conta a estória de Erik, um jovem que vivia uma vida modestamente tranquila com a sua família mas que infelizmente vê tudo se desmoronar ao seu redor quando o seu pai morre, deixando ele sozinho com uma irmã doente e uma mãe com depressão. Não tendo muitas alternativas para ajudar sua família, Erik acaba roubando moedas, livros, entre outros artefatos dos cidadãos de Basileus, capital do reino do Norte, chefiada até então pelo Rei Corben.

Ao continuar com a vida de roubos pela cidade, Erik acaba chamando a atração de um grupo especial para si: os Raposas Prateadas, um grupo de ladrões que possuem somente uma coisa em comum: estórias de vidas trágicas e desprezo pelos almofadinhas (nome dado a eles ao povo da realeza). Convidado para participar do grupo, ele se vê indeciso pois sabe dos riscos que terá que assumir, mas quando a sua mãe falece de tristeza pela morte do seu pai, ele não vê nenhuma alternativa a não ser virar uma das Raposas Prateadas e tentar conseguir se manter vivo, juntamente com a sua irmã Bliss.

Então assim que se junta ao grupo, Erik acaba se familiarizando com todos e começa a se sentir dentro de uma grande família. A Toca, caverna onde os raposas residem, torna-se seu lar e lá Bliss sua irmã, tem bons resultados de melhora da sua saúde e acaba contribuindo com o grupo, criando armas, dispositivos de comunicação, bombas, dentre outras coisas para ajudar os raposas. Esse é uma das partes mais bem construídas do livro, dentre este grupo há personagens cômicos e muito interessantes, dentre eles o Olímpio, chefe dos raposas; A Kat uma maga auxiliar deles; O Uriel um cavalheiro misterioso que nutre sentimentos pela Bliss; A Selen uma jovem nobre que se une a causas deles, infiltrada na realeza; Dentre outros personagens que são citados ao longo do livro e possuem características muito peculiares, eu fiquei com vontade de saber a estória de cada um deles.

Bom, tudo estava tranquilo e favorável (risos) até que o Olímpio resolve fazer o roubo do século: invadir a sala do tesouro real. E bom claramente essa era uma ideia meio absurda, mas ele já tinha bolado um plano interessante: Invadir o castelo durante o aniversário da princesa Taíssa, que é outra personagem que eu pensei que não iria gostar, mas acabei amando. Mesmo sendo uma princesa, criada em toda a glória e luxo, ela se mostra muito interessada com o povo e principalmente em relação aos diferentes costumes. Ela é gentil na medida certa, mas ao mesmo tempo também sabe se impor como uma verdadeira líder. Torci o tempo todo por ela.

Ao tentar executar o plano, as coisas acabam não dando muito certo e o grupo acaba sendo preso. Não vou contar detalhes, pois tudo é narrado de uma forma muito engraçada e bem construída no livro e acredito que vocês merecem ter um vislumbre em primeira mão. Enfim, presos nas masmorras do castelo, os raposas acabam recebendo uma proposta intrigante: viajar em busca do Rei do Norte (Pai da Taíssa) que há muito tempo viajou em uma missão para um mosteiro, mas acabou não dando notícias por longos três anos.

Consequentemente, sem saber a morte do rei, a Rainha Aleshandra e a princesa Taíssa, ficaram desoladas e só podem fazer uma nova sucessão ao trono se tiverem em mãos o anel do rei, que é passado de geração em geração para a coroação do próximo sucessor (a). Partindo em um busca as cegas, com a garantia de terem a sua liberdade e do líder Olimpio de volta, os raposas se unem a personagens intrigantes, como a Melissa uma jovem maga bem turrona e preocupada com a princesa, o Marco um cavalheiro templário muito gentil, a Páris uma amiga da princesa muito peculiar e o Lebreus um guarda muito irritante.

“Sempre há margem para desconfiança quando o assunto é a realeza”.

Nessa busca pelo rei e pelo anel, o autor nos presenteia com diversas aventuras ao longo da trama. Os personagens visitam lugares magnificos que nos fazem viajar. No decorrer das páginas, os personagens secundários vão surgindo e nos conquistam com suas belíssimas aparições. Enfim, o livro todo é muito bem construído, porque possui uma causalidade de fatos muito bem narrados e ao final desta obra, você fica querendo ter um pouco mais dos personagens e dos rumos que a vida deles tomaram.

Ah e tem um romance muito bacana no livro. Eu só achei que as coisas talvez foram um pouco apressadas demais, mas os personagens são tão perfeitos que não deixei de gostar de vê-los juntos. Ao longo da trama são insinuados mais alguns prováveis casais e por isso estou esperando um desenvolvimento melhor deles no próximo livro.

“ – Por que invés de rir você não me ajuda?
- Você estava se saindo tão bem. – Ironizou – E adoro você nervosa faz os seus olhos brilharem de um jeito diferente”.

Gostei muito dessa estória, a divisão dos capítulos está perfeita não sendo eles nem muito grande e nem muito pequenos. A introdução de cada capítulo tem algumas citações bem bacanas e a diagramação está perfeita, com direito à ilustrações dentro da obra. A escrita do autor é impecável, bem leve e faz a estória venha a fluir facilmente. A editora Arwen, parceira do blog, fez um trabalho belíssimo com a capa e juro que ela foi a primeira coisa que me conquistou.

"A honra não se encontra apenas nas vitórias, mas também em reconhecer a derrota dignamente e tratá-la como uma lição para uma futura vitória".

Bom, eu separei vários quotes e foi difícil escolher somente quatro para colocar na resenha, mas acho que tudo isso mantém o mistério e deixam vocês mais intrigados para conferir. Ah e o livro faz parte de uma trilogia, então estou bem ansiosa para o que vem por aí.

34 comentários:

  1. Oi Vivianne,

    Sua resenha está ótima, pelo que li irei gostar e fiquei com muita vontade de ler o livro, os quotes também me conquistaram, bom quando tem um monte de quotes né, é sinal de que a leitura realmente nos conquistou!!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  2. Olá Viviane, que pena dizer que não conhecia este livro, que parece ser bem intrigante mesmo, pois fiquei bem curiosa diante de suas considerações. Adoro um bom livro de mistério, aventura e romance. Esses elementos, se forem bem desenvolvidos, iluminam qualquer tipo de história. Sobre os quotes eu adorei os que você separou, e entendo bem quando você diz que é difícil escolher poucos para colocar na resenha. Confesso que antes eu também colocava quotes nas minhas resenhas, mas ficava tão frustrada por colocar poucos (se duvidasse colocaria o livro inteiro) que acabei nem colocando mais haha Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Esse não é muito o meu estilo de leitura,mas confesso que achei o livro bem intrigante e adorei a capa,assim como as quotes.Pela sua resenha parece ser uma história incrível!
    Beijos!

    www.porlivrosincriveis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Fiquei bem curiosa. Parece um livro com uma trama bem diferente, repleto de intrigas, confusões, momentos sérios, momentos engraçados e com um romancinho meio rápido (o que pra mim tá ótimo). Já vou colocar lá na minha listinha do Skoob :0)

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  5. Olá gente como assim o Olímpio fez essa burrada? eu ainda não conhecia o livro mas lendo a sua resenha eu fui viajando na história e quando vi o roubo que ele planejou pensei, vai dar ruim. Fiquei curiosa para ler o livro e ver no que essa história vai dar. Achei a premissa dele muito interessante e fiquei intrigada com esse enredo

    ResponderExcluir
  6. Oi Vivianne, Arwen e suas capas maravilhinda né? essa aí tá linda demais!!! Fiquei curiosa com a trama e com o romance e caramba, adorei os quotes e acho, só acho, que você poderia fazer um post com os todos os quotes que você separou e que não pode entrar na resenha. Diz que siiiiimmmmmmmmm. Amei a indicação e a resenha. SHOW!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu realmente gosto de historias ambientadas no período mediável, ou com cultura medieval. Já ouvi falar do autor e do livro mas não tinha lido nenhuma resenha, mas gostei de saber do gênero dele, que é um dos meus favoritos. Livros de fantasia sempre me chamam atenção, mas esse me deixou vidrada na sua resenha, já que você disse que é bem leve e flui bem. E esse universo criado pelo autor faz jus ao tema fantasia, quero que pra ontem o livro físico, com certeza eu irei dar um jeito de ler!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  8. Olá, já tinha lido algumas resenhas desse livro e confesso que no início ele não me interessou tanto. A história é legal, mas não me parecia ser do tipo que ia ter coisa pra se colocar em três livros.
    Sua resenha me deu alguns detalhes que me fez querer mais dele.
    Vou esperar sair os outros para poder ler =D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá. Eu nunca ouvi falar do livro, mas a premissa é muito boa. Eu curto bastante quando o livro tem aventura, mistério e uma pitada de romance. Apesar do autor ter corrido com o livro, vejo que você curtiu a história. Não sei se eu leria esse livro agora, visto que estou numa vibe super diferente. Mas quem sabe um dia?
    Amei sua resenha, bem detalhada e objetiva.
    Beijos!
    http://www.anebee.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Vivi
    Infelizmente não chamou muito minha atenção. Não curto livros de fantasia nem ambientados na época medieval e esse é justamente a junção dos dois.
    Em contrapartida, fiquei feliz que a história agradou, há um romance legal e os capítulos foram bem divididos!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  11. Essa foi sua primeira resenha, mas parece que vc já faz isso a muito tempo, vc descreve muito bem a estória me deixando muito curiosa, pelo quotes que li já leria o livro, e olha se vc teve dificuldade para escolher quatro significa que tem outras partes tão boa quando a primeira. A estória mesmo com tantos pontos triste como a mortes dos pais do protagonista me mostra bastante engraçado, nem conheço a princesa Taissa e já gostei dela, estou torcendo para eles acharem anel e serem livres e é claro que vou dar uma grande chance para o livro.

    ResponderExcluir
  12. Oi vivi *--*

    Adorei sua resenha, você passou toda empolgação do livro pra mim. Quando vi esse lançamento da editora achei ele bem interessante, mas até agora não tinha visto nenhum resenha que me induzisse a lê-lo, depois disso já entrou na lista. Acho muito chato quando os personagens se envolvem prematuramente, não dessa ficção que os autores acham que sempre tem que ter um romance na estória, só a aventura já está de bom tamanho, pelo que você disse não faria falta nenhuma.

    Bjos

    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oiee Vivianne ^^
    Confesso que não gosto muito de histórias com reis e coisas do tipo, mas eu tenho visto o pessoal falando tão bem desse livro, e da escrita do autor, que eu tô mega curiosa...hehe' saber que os personagens foram bem construídos e que há uma pitada de romance (AMO) no meio de tantas aventuras e roubos me deixou ainda mais animada para conhecer a história. Gosto muito da capa desse livro ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Fico feliz que a leitura tenha sido tão positiva pra você... apesar dos elogios e dos meus esforços para ser eclética não consigo gostar muito desse gênero e acabei não me interessando pela história. Geralmente só me sinto atraída por livros do tipo quando se tem o romance como destaque ao invés da aventura.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Nossa, primeira resenha? Parabéns, já coeçou com um ótimo texto. Quanto ao livro, eu ainda não conhecia essa publicação, e a trama me chamou bem a atenção. Tem elementos que eu gosto em uma história, e deu par anotar que é bem envolvente. Vou procurar mais sobre o livro, e começar a leitura \o/
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  16. Oi Vivi, parabéns pela resenha ficou ótima. Não conhecia a obra, mas fiquei bem interessada. Estou realmente muito impressionada com a editora, ela vêm lançando obras incríveis, impulsionando o talento de jovens autores nacionais <3

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  17. Olá , tudo bem?
    Primeira resenha, sério? A maneira com que escreve e pontual os detalhes parece que você tem muito tempo de experiência com resenhas. Parabéns. Adorei o seu texto, seu blog (muito fofo!). Já sobre o livro, no inicio da leitura da resenha achei que não fosse gostar, por que poderia ser do gênero mistico e tal, mas parece bem legal, apesar de não ter o visto ainda nas livrarias. Quem sabe quando eu tiver tempo, nas férias , por exemplo, eu não leia!

    Beijos, Maria Clara Vieira
    http://nasnuvenscmc.blogspot.com.br/2016/03/resenha-te-amarei-para-sempre.html

    ResponderExcluir
  18. Oie Viviane, tudo bom ??

    eu não conhecia esse livro, mas já gostei huhuhu
    percebi que na historia há um "quê" de suspense. E eu adoro esse tipo de coisa nos livros, faz com que a leitura flua mais, você fica naquela ansiedade para descobrir as coisas.
    A Escrito do autor ser impecável é um ponto que eu considero muito ao ler um livro, porque se você se identificar com a escrita, é certeza que você vai gostar da maioria dos livros escrito pelo autor!!!

    =)

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Esse gênero não é meu favorito, mas gostei da premissa - e da forma como você o resenhou. Não é uma leitura que eu faria agora, mas, caso eu consiga um exemplar, pretendo sim dar uma chance.

    ResponderExcluir
  20. Olá, gostei muito da resenha. Foi a primeira que eu li do livro, ate´então não sabia do que se trava a trama, mas pela sua resenha já fique bem curiosa para ler O sol perdido, parece uma história bem gostosa de se ler e bem movimentada.

    ResponderExcluir
  21. Vivi lindona menina eu amei a premissa e a capa do livro, essa é a primeira resenha que leio e me apaixonei, parabéns pela resenha destacando os pontos altos do livro, amo esse tema de bando de ladrões grande roubo. Preciso para ontem esse livro. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Adorei sua resenha, você abordou vários pontos interessantes do livro e me fez ficar com muita vontade de ler. Primeiro porque amo fantasia, sempre que vejo alguma novidade no estilo já fico empolgada. Segundo porque, pelo que você descreve, o enredo se desenvolve bem e consegue nos prender, pena que o romance é rapidinho né? Também não gosto quando é assim...
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
  23. Olá

    Sabe que eu não conhecia o livro ainda, é a primeira resenha que vejo. Você gostou bastante. Adoro livros com personagens bem construídos eles sempre deixam um toque especial na estória, e por ter um pitada de romance me deixou ainda mais curioso.

    Bjos
    Everton equipe Rillismo
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá, Vivianne. Já li um livro do Luiz, mas a temática é bem diferente dessa. Tenho muita vontade de ler O Sol Perdido para ver como é a narrativa e escrita do autor escrevendo fantasia. Deve ser muito legal acompanhar a trajetória de Erik e seus roubos.

    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  25. Oie Vivianne!!
    Simplesmente amei a resenha, ficou maravilhosa! Gosto muito de ler resenhas que me falem sobre a história sem dar spoilers. Ainda não conhecia o livro, mas fiquei mega curiosa com o enredo e com sua aparente empolgação. Espero ter a chance de lê-lo muito em breve :)
    bjs

    ResponderExcluir
  26. Oii, tudo bem?
    Eu adoro a escrita do Luiz, e fiquei bem animada quando fiquei sabendo que ele iri lançar outro livro. Eu tive a oportunidade de conferir os primeiros capítulos da historia e adorei o mundo e os personagens criados por ele. Com certeza é um livro que merece ser adquirido.

    ResponderExcluir
  27. Olá!

    Nossa quando olhei pro livro pensei " ok, uma fantasia legal", mas pelo que você fala é estória que não tem fim. Achei muito bacana toda essa coisa dos Raposas Prateadas e no fim eles acabarem ajudando a princesa. A estória parece ter uma grande gama de personagens e achei isso muito legal também e por eles terem destaque mesmo não sendo o peotagonista.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  28. Não sou muito fã de romances que acontecem rápido demais, mas enfim, me parece que tudo o que o livro oferece compensa e muito isso! Adoro ilustrações, essa capa também já tinha me conquistado, mas fiquei mega feliz ao saber que encontrarei ilustrações dentro do livro também. Sempre quis ler um livro do Luiz, e estava ansiosíssima pelo lançamento desse. Saber que você achou a escrita impecável e leve só me faz querer ler mais!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  29. Olá linda,

    Seja bem-vinda á Família!
    Sua resenha é de quem é bem madura no ramo haha. Está bem detalhada e sem aqueles pontos chatos que parecem uma narração da história e amo os livros da Arwen porque sempre me surpreendem e enchem-me de boas lições e enredos aventureiros e apaixonantes.

    Beijos,
    http://poesiaqueencantavida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oii Vivianne, tudo bem?! Adorei sua resenha, pois é a primeira que leio sobre o livro e já despertou minha curiosidade pela leitura. Gostei muito dos quotes que selecionou, também. Muito legal a narrativa ter tanto humor! Só desanima saber que tem continuação :/ Mas se o livro foi realmente bom, vale a pena conferir a sequência, não é? :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  31. Mesmo o livro tendo várias coisas que gosto em livros a premissa não me saltou aos olhos, e o romance ser meio apressado também me desanima, pois livros do tipo imagino com bem pouco romance ou ele ir nascendo com sutileza sabe? Fico na espera da resenha de uma futura continuação para ver se a obra me salta aos olhos!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Olá, tudo bom?
    A Arwen fechou contrato com excelentes autores! Os títulos estão bem legais e eles arrasam nas capas. É ótimo quando o autor consegue ambientar bem a história e deixá-la com uma escrita leve e prazerosa. Curti saber que tem ilustrações dentro do livro :D
    bjs
    www.hordaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Olá... tudo bem???
    Caramba, meu livro ainda nem chegou e a editora já enviou exemplares para os parceiros... acho que esqueceram de mim só pode.... eu estou louca para ler esse livro porque sou mega fã do autor e já conheço a sua escrita... esse livro está sendo muito esperado por mim, então ler uma resenha dele me deixa completamente feliz... adorei que amou a leitura e que já está ansiosa para ler os demais livros da trilogia... Xero!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Oi Viviane, tudo bem?
    Gostei muito dessa capa e fiquei super animada, pois adoro livros de aventura!!! Fiquei curiosa para saber o que aconteceu com o rei e se eles irão conseguir o anel, estou torcendo por eles!!! Adoro ilustrações nos livros, é muito carinho com o leitor!!! Não vejo a hora de ler!!! Gostei muito da sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir