04 março 2016

Resenha - A Garota sem Passado




Num domingo de setembro de 1991, Ramsey Miller deu uma festa em casa para os vizinhos. Depois, assassinou a esposa e a filha de 3 anos. Todo mundo na pacata cidade de Silver Bay conhece a história. Só que todos estão errados. A menina escapou. Sob o nome falso de Melanie Denison, ela passou os últimos quinze anos escondida com os tios numa cidadezinha remota. Nunca pôde viajar, ir a uma festa na escola ou ter internet em casa, porque Ramsey jamais foi encontrado e poderia ir atrás dela a qualquer momento. Mas, apesar das rígidas regras de segurança impostas pelos tios, Melanie se envolve com um jovem professor da escola local e engravida. Ela decide que seu filho não terá a mesma vida clandestina que ela e, para isso, volta a Silver Bay para fazer o que nem os investigadores locais, nem a polícia federal, nem o FBI conseguiram: encontrar seu pai antes que ele a encontre.



Livro: A Garota sem Passado
304 páginas || Skoob || Editora: Arqueiro || Onde Comprar









"O que aconteceu foi justamente o impensável.''
'Se eu posso provar? Não enquanto o corpo da menina Meg não for encontrado, o que jamais acontecerá. Não há como dragar um oceano. Por mais violentos que tenham sido, os homicídios cometidos por Ramsey Miller ocorreram em uma cidade provinciana. O sujeito não era nenhum gênio do crime. Por que diabo ele fez o que fez? Como conseguiu evaporar? Essa ausência de respostas me rouba o sono há mais tempo do que consigo lembrar. Apenas recentemente comecei a admitir que, neste caso, a ausência de provas é uma condição permanente - ou, no mínimo, uma condição que durará mais que eu."

Em um domingo de setembro de 1991, Ramsey Miller, um caminhoneiro com um passado conturbado, após dar uma festa no quintal para confraternizar com os vizinhos, assassina a sua linda esposa, Allison, e todos imaginam que ele tenha tirado também a vida de sua filhinha, Meg que tinha quase três anos de idade na época. O corpo de Allison foi encontrado no jardim, já Meg desapareceu, junto com Ramsey que nunca mais foi encontrado.

"Sempre que se irritava com os tios, esperava até estar sozinha em casa, abria a gaveta da mesa de Wayne e lia as cartas horríveis que chegavam dos policiais federais e que ele escondia ali, cartas que ela havia descoberto sem querer anos antes, quando estava procurando um lápis. Elas eram horríveis por serem invariavelmente breves - apenas um ou dois parágrafos - e dizerem sempre a mesma coisa, o que era o mesmo que não dizer nada. Ramsey Miller continuava à solta e os agentes federais ainda se preocupavam com a segurança dela.”

Quinze anos depois Melanie é uma garota de dezoito anos que guarda um grande segredo. Ela na verdade é Meg, a filha de Ramsey que todos pensavam estar morta. Após o assassinato de Allison, Melanie foi levada pelos tios para um lugar distante e cresceu isolada, sem poder ter amigos, acessar a internet ou sequer visitar outras cidades. Só que quando Melanie engravida de um professor com quem tem um caso, a garota deseja mais do que tudo entender tudo o que aconteceu na época do assassinato, e encontrar seu pai para que ele não a encontre e para que a sombra de medo que paira sob sua cabeça e sob a de seu filho que está para vir ao mundo desapareça de vez.

"- Então você está sugerindo que ele mandou alguém para intimidá-la porque se arrependeu de ter contado que não tinha um álibi na noite do crime?
- Acho que sim. E ele também falou que conhecia minha mãe muito bem, ao contrário do que disse à polícia na época.
Bauer fez uma careta como se um inseto tivesse acabado de entrar em seu olho.- Isto é... surpreendente. Acho que vamos ter que reabrir o caso."

Porém, a medida que tudo é investigado e o caso examinado, Melanie e as autoridades percebem com  assombro que nem tudo aconteceu da maneira como imaginavam no domingo de setembro de 1991, e conseguem entender partes daquele quebra-cabeça até então não imaginadas. E tudo aquilo que era certo na estória do assassinato, passa a ser questionado e modificado.

Com uma trama envolvente encontramos um mistério a cada página, e somos surpreendidos com um final não imaginado.

"Eu brincava aqui. Dava comida para as tartarugas. Aqui é a minha casa.
Ela desceu da mesa e foi na direção dos balanços. Alguns tinham bancos especiais para bebês e outros eram abertos, para as crianças mais velhas. Melanie se sentou num dos maiores, deu impulso com as pernas e ficou balançando por alguns minutos antes de frear o brinquedo com os pés. Então voltou para perto de Magruder.
- Obrigada por me trazer aqui. Às vezes tenho a impressão de que não tenho um passado. Então... obrigada mesmo."


[- Minhas Impressões -]

Este é um livro cheio de potencial, daqueles que assim que leio a sinopse fico com ela na mente, até ter toda a estória em mãos para devorar em poucos dias, e foi isso o que ocorreu com o livro ''A Garota sem passado''. A medida que virava as páginas, mais minha curiosidade ia aumentando e as surpresas também. Porém acabou não sendo maravilhoso para mim pois eu esperava algo com muita ação, imaginava que focaria mais no assassinato e nos detalhes de 1991, enquanto muito se passou no presente, o que acabou não sendo algo ruim, mas o tempo todo eu esperava adrenalina, e esta não chegava com tanta intensidade. Porém, mesmo com a falta de adrenalina é um livro delicioso de se ler, com um grande suspense e com personagens que não são nem totalmente maus e nem totalmente bons. É o tipo de livro no qual todos possuem algo a esconder e todos são culpados de algo.

É uma estória muito bem construída. Temos trinta capítulos nos quais acompanhamos diversos pontos de vista. No primeiro encontramos um post em um blog, de um senhor já de idade, jornalista que se interessava muito pelo caso Miller. Com esse capítulo podemos conhecer no geral tudo o que houve. Após isso, no capítulo dois somos introduzidos no ano de 2006, na vida de Melanie e depois temos uma volta ao passado, para o ano de 1991. Assim segue o livro, com passagens em 2006 e outras em 1991, porém apesar de toda essa mudança de tempo, em nenhum momento me vi confusa, é tudo muito bem ambientado e claro.

Melanie é uma personagem que se sente perdida na vida e culpada. Ao mesmo tempo que quer ser obediente aos tios devido a gratidão que sente por todos os anos que cuidaram dela, por outro quer conhecer o mundo e tudo o que ele tem a lhe oferecer. Outra personagem que me cativou foi Allison, apesar de sabermos muito pouco sobre ela. Não consegui sentir raiva de Ramsey em nenhum momento, apenas o achei dotado de uma mente confusa e por vezes maluca.

A revisão da editora arqueiro foi sensacional, como sempre. Esse livro vale muito a pena ser lido por todos os leitores que gostam de um bom suspense, sem muito sangue, um suspense daqueles que nos deixa de boca aberta ao final, sem termos imaginado por qualquer momento o desfecho. É uma trama que não dá para parar de ler enquanto não chegarmos ao último ponto final.

22 comentários:

  1. Oi, Tamara.
    Eu já li várias resenhas positivas desse livro e a cada resenha que leio minha expectativa aumenta.
    Eu amo suspense e esse livro será uma boa pedida pra mim rsssss
    Lendo a sua resenha fiquei muito ansiosa p ler o livro e já adicionei a minha lista de leitura.
    Que bom q vc curtiu o livro e espero gostar também.
    Amei a resenha.
    Beijos!
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, fico super feliz em saber que você gostou da resenha e que ficou curiosa em relação ao livro. Espero que goste dele.

      Excluir
  2. eu gostei bastante da sinopse, mas não sei se leria no momento. De qualquer forma, parece ter uma trama bem instigante e cheia de reviravoltas. Fiquei bem curiosa diante de suas impressões. É impossível prever como a protagonista, Melanie, vai sair dessa. Adorei a resenha, Beijos, Fê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico bem feliz em saber que você gostou. Pois é, Melanie passa por vários apuros, no fim da tudo certo, rs, espero que quando leia goste.

      Excluir
  3. Oii
    O livro parece ser bem interessante. O fato dos tios a levarem sem dizer nada me deixou com uma pulga atrás da orelha, acho que tem principalmente os dedos deles nessa história.
    Crimes depois de festam levas a mts pessoas estarem envolvidas kkkk
    Não o lerei agora, mas já está salvo aqui para eu ler quando puder.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Tamara, eu não conhecia o livro até bem pouco tempo e agora estou com muita vontade de ler. Fiquei imaginando a personagem dividida entre a gratidão para com os tios e a curiosidade para com o futuro e acho que quando ler, vou me conectar bem com ela. Uma outra coisa que eu gosto e você falou que tem no livro, é a visão de vários personagens, acho que isso dá uma boa abrangência para a narrativa. Enfim, sua resenha me deixou com mais vontade ainda de mergulhar nesta história.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Tamara, tudo bem?
    Garota sem Passado será minha próxima leitura e eu tô com altas expectativas para essa leitura.
    O livro tem uma premissa bem interessante e eu adoro livros de suspense, então acho que vou gostar muito dessa leitura!
    Que bom que você gostou da leitura, sua resenha me deixou ainda mais animada para ler!
    Espero realmente que seja um suspense surpreendente!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Oii!
    Apesar da premissa interessante e dos suspenses, não sei se leria esse livro! Sei lá, a história é interessante e um pouco maluca... mas não me cativou. E acho que a falta de "ação" iria tornar a leitura um pouco chata pra mim :/ Mas amei a resenha e fico feliz que tenha curtido ♥

    Beijão!
    http://loucaspaginasblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Tamara eu também fiquei de boca aberta no final, eu jamais esperaria que isso tivesse acontecido e fiquei com muita raiva deles. A leitura é carregada de suspense e achei maravilhosa a ideia de voltar ao passado enquanto, no presente, ela ia descobrindo as coisas. Com certeza é um livro muito recomendado né?

    ResponderExcluir
  8. Este livro está me surpreendendo a cada página, comecei a ler ele semana passada, mas como estou conciliando a leitura dele junto a outros 2 livros ainda estou pra lá um pouco da metade, espero não me arrepender com o final.


    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Ainda não conhecia o livro, mas sua resenha me deixou bem interessada. Gosto muito desses livros que nos deixam curiosas para saber dos acontecimentos. Além disso, vc falou que o livro alterna passado e presente, e eu amo isso!! Não costumo ler muitos suspenses, mas acho que vou dar uma chance para esse :) adorei sua resenha
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá Tamara,
    Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei bem interessada. O livro me pareceu bem construído, apesar da falta de ação.
    Gostei muito da ideia central do livro e de ter essa alternância entre as épocas, pois acredito que isso dá amplitude a história. Enfim, apesar de algumas ressalvas, acho que curtiria muito a leitura.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi *---*

    Toda vez que vejo uma resenha desse livro fico eufórica para ler, depois da sua resenha, que por sinal é sempre espetacular, fiquei ainda mais. Esse livro desperta muita curiosidade em mim, quero saber se o pai é realmente o assino e como foi a vida da menina depois de tudo o que aconteceu, não deve ser fácil crescer que fez parte de uma tragedia.

    Bjos

    rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Tamara, tudo bem?

    Confesso que só a sinopse, já me amarrou. Quanto a resenha, completo que já vou procurar para comprar. Você mandou muito bem em como conduziu as suas impressões,eu curto bastante suspense e ler a sua resenha me deixou bem curiosa para saber o desfecho dessa história.

    Beijo

    http://www.viciadosemleitura.blog.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Tamara
    Também leio certas sinopses e fico com elas na mente até ler o livro. Quis A garota sem passado assim que o vi.
    Tivemos opiniões bem parecidas. Adorei o enredo e a forma como foi construído e realmente indicaria para todos que curtem um bom suspense.
    Com certeza é um livro que vale a pena ser lido!
    Adorei a resenha.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  14. Oi Tamara!
    Primeiramente, parabéns pela incrível resenha.
    Eu AMO a premissa de histórias assim: que os protagonistas superam alguma coisa e mudam a vida etc e tal. A garota sem passado tem uma vibe me boa e me fez ficar ansiosa pra lê-lo, pois né, amo o gênero. Que bom que o livro é bem construído, porque ninguém merece histórias sem nexo.

    Quero ler em breve.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Oi! Tudo bem?!

    Assim como você, quando vi a sinopse do livro, fiquei maluquinha! rsrs Adoro livros desse gênero. Como minha resenhista solicitou a obra e eu ainda queria lê-la, acabei baixando no Kindle. Espero ler em breve e gostar muito!! Fiquei um pouco decepcionada ao saber que não foca tanto em 1991 e no assassinato... Mas, por outro lado, saber que a revisão está impecável, anima-me um pouco mais.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Não curto muito esse tipo de gênero,só pela sinopse não consegui me apegar a personagem o que me desanima bastante num livro,mas fiquei bem curiosa pra saber o que aconteceu com o pai da Melanie e se ele aparece e o que vai acontecer depois que ele aparecer... terei que ler logo ^^

    www.livroaoavesso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá, esse livro parece interessante, contudo, livros de mistério não são a minha praia, não li quase nenhum livro nesse estilo, simplesmente as leituras não fluem pra mim. Contudo, eu fiquei curioso para saber o que acontece kkkk. Algo que me chamou a atenção foi o que você falou da alternação entre os tempos no livro, acho muito ruim quando o autor não consegue situar os leitores nesses casos, mas pelo visto isso não ocorreu aqui.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Achei a capa desse livro sensacional e eu já leria pelo motivo de se passar na década de 90, adoro obras que se passam nessa época! Não tenho muitos livros do gênero lido, mas pretendo mudar esse ano sabe? Pois as premissas me chamam muito a atenção, até desse livro! Fiquei curiosa do porquê a Melanie se sentir assim!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Estou super curiosa com esse livro e contando os dias para receber meu exemplar e devorarna história. Ainda não sei se vou sentir falta de adrenalina, mas já curti a ideia de ser um suspense sem muito sangue. Ainda mais que ele deixa o leitor de boca aberta no final. Amo isso em um livro!
    E essa capa é linda!!!!
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Eu quando li a apresentação e a sinopse também esperei bastante suspense e foco em 1991... Fiquei um pouco desiludido ao saber disso...

    Contudo, pareceu-me interessante, especialmente o facto de ser o ripo de obra, como disse, na qual todos são culpados de algo...!! :)

    Ainda bem que a prendeu... O que terá acontecido no final, que a deixou tão chocada??!?

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir