17 março 2016

Resenha - Fortaleza Negra





De uma inóspita região da antiga União Soviética, vampiros, até então considerados criaturas lendárias, surgem inesperadamente e põem fim à Guerra Fria em 1985. Usando seu poder mental extraordinário e sua força sobre-humana, os Mestres da Realeza Vampírica exigem a rendição dos líderes mundiais e se autoproclamam senhores absolutos do planeta.
Anos depois, vivendo num mundo de relativa paz entre humanos e vampiros, Aleksandra Baker, uma garota de 17 anos, se ressente por não ter a mesma liberdade que os jovens do passado. Agora, além de viver sob o jugo dos vampiros, Sasha, como é chamada por todos, está apavorada com uma nova ameaça, a invasão de predadores letais: os mitológicos!
Em 2013, diante dos terríveis ataques de centauros e minotauros, a família Baker não vê outra saída a não ser se mudar para a Rússia e morar entre os muros do único lugar onde é possível viver livre dos seus ataques: a impenetrável Fortaleza Negra, reduto da Realeza Vampírica.
Mas a ideia de se mudar para a Fortaleza não agrada Sasha. Ela não gosta de vampiros e para o seu desespero, Helena, sua melhor amiga, vai ficar para trás, correndo perigo constante. O que a adolescente ruiva não esperava era que os Mestres da Realeza Vampírica fossem tão fascinantes. Principalmente Mestre Mikhail, que parece ter uma implicância gratuita com a garota e sempre a deixa nervosa com seu jeito arrogante e autoritário.
Dividida entre viver uma vida trivial ao lado dos novos colegas de escola ou se envolver num mundo cheio de segredos, jogos de poder, sedução e protocolos da Realeza, Sasha ainda precisará encontrar uma forma de levar Helena para a Rússia e se manter a salvo dos mitológicos que rondam a Fortaleza.
A única esperança são as pesquisas do seu pai, um biólogo que estuda uma forma de extinguir de vez essas criaturas. Para isso ele conta com a ajuda de Blake, um prodígio adolescente, que balançará o coração de Sasha. Mas a jovem talvez já esteja envolvida demais com a obscuridade de Mestre Mikhail...

Livro: Fortaleza Negra
424 páginas || Skoob || Cortesia: Editora Jangada || OndeComprar







Durante a Guerra Fria o mundo deixou de ser comandado por humanos quando um grupo de criaturas místicas usa de seu poder mental e força física para subjugar governantes ao redor do planeta. É assim que todos passaram a responder à Realeza Vampira, um pequeno grupo de imortais que governa de uma fortaleza na antiga União Soviética. Algum tempo passa com tranquilidade, mas mudanças drásticas acontecem quando humanos passam a ser atacados por minotauros e centauros, que causam destruição por onde passam.

Aleksandra Baker nasceu sem saber como era o mundo sem um toque de recolher e com a liberdade de ir para onde quiser sem temer seres sobrenaturais. A jovem leva uma vida normal nos Estados Unidos, até que seu pai recebe uma proposta irrecusável para continuar suas pesquisas dentro da Fortaleza Negra. Ela e sua família terão que se mudar para o outro lado do mundo e aprender a conviver perto da realeza, 5 vampiros milenares de quem se sabe pouquíssimas informações.

Aleksandra, ou Sasha, não fica nem um pouco satisfeita com a mudança, ela não gosta de vampiros (apesar de quase nunca ter contato com eles) e ainda vai ter que deixar para trás sua melhor amiga, Helena, em uma cidade com cada dia mais ataques de mitológicos. Logo que chega à Fortaleza, ela percebe que terá certa dificuldade para se adaptar e também para não provocar a ira dos Mestres vampiros, especialmente de Mikhail, que parece incomodado com sua presença desde que se viram pela primeira vez.


"A estrada deserta era a única coisa que cortava aquela vasta planície coberta de neve e nos levava diretamente ao nosso destino. Lá estava ela, a Fortaleza Negra. Uma muralha negra muito alta, que se estendia para os lados por mais de um quilômetro de ambos os lados e parecia cercar todo o lugar. Além dela, uma torre gigantesca se assomava, com pequenos pontos de luz brilhando onde havia janelas."
Fortaleza Negra me conquistou com a visão diferente dos vampiros, que no livro não têm medo nenhum de se expor perante a sociedade e que de certa forma pretendem proteger os humanos, mesmo que seja apenas para que eles mesmos não fiquem sem alimentos. Além disso, a mistura feita pela autora de vampiros com minotauros e centauros ficou muito interessante, são seres que eu ainda não tinha visto misturados em uma estória, como aliados nem como inimigos.

Sasha desde o início da leitura me surpreendeu com suas atitudes típicas de adolescente, a autora soube trabalhar muito bem com as mudanças de humor, as amizades fortes e a vontade de se afirmar. Confesso que em alguns momentos me irritei com a teimosia e as tantas regras que ela quebrou, mas acredito que seus momentos diferentes e defeitos deixaram a protagonista bem realista. A narrativa em primeira pessoa, feita por ela, deixa o leitor próximo da personagem. E apesar de se tratar de um romance sobrenatural, Mikhail está bem longe de ser um passivo Edward Cullen, ele é um vampiro milenar e com isso tem suas manias e formas de agir muito diferentes da idade que aparenta. Apesar de não ser nada romântico, ele demonstrou querer o melhor para Sasha e que é super protetor, sem contar que sua atração pela garota arrisca uma das poucas regras existentes entre os vampiros. Alguns capítulos narrados por ele me deixaram ainda mais curiosa sobre o vampiro misterioso.

"Fechei os olhos, entregue à expectativa do que viria a seguir. Dependendo de como aquilo tudo terminasse, ficaria atenta ao próximo ataque de minotauros e me jogaria na frente deles."

Outros personagens que se destacaram foram os amigos meio malucos que a protagonista faz na Fortaleza. Kurt e Lara são muito divertidos e sem muita noção do ridículo, principalmente quando o assunto é moda. Uma coisa que senti falta durante a leitura foi de tramas paralelas um pouco mais desenvolvidas para os dois, principalmente para Lara. A família de Sasha também tem papeis importantes no enredo, especialmente por causa da substância que o pai dela está criando e que pode ser uma forma de destruir os mitológicos.

Além do romance, as cenas de ação foram bem trabalhadas, com descrições suficientes para dar uma ideia boa do que está acontecendo, sem ficar cansativo. As batalhas com mitológicos tiveram certo destaque e a situação foi piorando mesmo no interior da Fortaleza, deixando o final do livro eletrizante e com várias pontas a serem respondidas na continuação, Tempestades de sangue, que já foi lançado.

Mesmo se tratando de um romance sobrenatural, eu classificaria Fortaleza Negra como um New Adult, já que algumas passagens foram bem “hot”, nada exagerado, mas é sempre bom saber antes de iniciar a leitura...


Não tenho reclamações sobre a diagramação da Editora Jangada, a capa mostra a Fortaleza e tem tudo a ver com a estória, além disso, o livro conta com algumas ilustrações dos personagens no final. As páginas são amareladas e a fonte é de um tamanho confortável para a leitura. Encontrei uns poucos errinhos de revisão, mas nada que atrapalhasse a leitura.

Leitura muito RECOMENDADA!

33 comentários:

  1. Oi Eve
    Eu já li esse livro, e como adoro o gênero também, acabei me afeiçoando muito a narrativa da autora e claro, dos personagens também. Acredito que os detalhes fazem muita diferença no contexto e merecem destaque em uma ambientação rica em fantasia. Sem contar que a diagramação está linda mesmo, adorei sua resenha, e amo as ilustrações.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Eu também gosto de fantasia e achei a estória muito bem construída, sem contar que as ilustrações são mesmo muito bonitas!
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá,

    A história me prendeu desde que eu li a sinopse. Eu adoro quando seres comandam a Terra e o povo precisa lutar pra sair do controle deles. Eu adorei a Sasha, apesar de não ter muita paciência com adolescentes teimosos, mas acredito que ela seja uma boa personagem, principalmente pelo fato da autora ter escrito de maneira sábia.

    Adorei bastante a premissa, adoro romance sobrenatural, então com certeza vai ser bem legal ler. :)

    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Eu nem sempre gosto de personagens adolescentes, mas a autora soube trabalhar com a Sasha. Espero que você goste quando ler!
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi, Eve.
    Olha, eu já ouvi falar desse livro e também da autora, que é um amor de pessoa. Eu já fui em um evento que ela estava presente e me interessei pela história, visto que trata sobre seres mitológicos. Agora lendo sua resenha, tenho certeza que vou curtir o livro, já que ele tem uma pegada new adult. Amei sua resenha ♥
    Beijos!
    http://www.anebee.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Eu não tive oportunidade de conhecer a autora, mas espero que isso mude algum dia... Fico feliz que tenha gostado da resenha :)
      Beijos!

      Excluir
  4. Eu gostei da imagens utilizadas no livro, bem legal... Assim da para imaginar como é os personagens. Bom, gostei muito da resenha e dos detalhes que são dados, porém o livro não é meu gênero preferido e nem a história me cativou ou me deu curiosidade.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Eu também gostei da ideia das ilustrações, sem contar que elas são muito bem feitas. É uma pena que a estória não tenha chamado sua atenção...

      Excluir
  5. Me interessei muito pelo livro, nunca li nada desse gênero, mas só pela resenha deu para imaginar como seria a mistura entre vampiros, centauros e minotauros. Deve ser uma história daquelas que te prendem até o final e que ótimo saber que tem a continuação! Assim quando eu comprar e terminar de ler não vou ter que esperar para saber o que acontece hahah.
    Beijos.
    http://virandoamor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Se você ainda não leu nada desse gênero, esse seria uma ótima forma de começar! Ter a continuação ajuda demais mesmo haha
      Beijos!

      Excluir
  6. Olá!
    Eu particularmente, acho o trabalho dessa mulher muito bom. Mas infelizmente ainda não consegui ler a sequencia que foi lancada já faz um tempinho. outra coisa que eu gosto desse livro (alem dos personagens) é essa coisa linda da capa. Adorei as suas considerações sobre a obra, espero ver a resenha da sequencia em breve!
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Eu ainda não comecei a leitura do segundo livro, mas espero fazer isso logo, estou bem curiosa! A capa é muito bonita mesmo, sem contar que me deu uma boa ideia de como imaginar a fortaleza.
      Beijos!

      Excluir
  7. Oi, não conhecia o livro e nem a autora, mas achei a premissa do livro muito interessante e por se tratar de vampiros só chamou mais a minha atenção, já que adoro livros sobre esse tema. Gostei da sua resenha e acho que daria uma chance a autora e leria o livro. Parabéns pela resenha
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Se você já gosta do tema esse livro com certeza é uma ótima opção! Fico feliz que tenha gostado da resenha :)
      Beijos!

      Excluir
  8. Oi Eve, não conhecia o livro mas como sou apaixonada por literatura sobrenatural já fiquei interessada. Quando você falou do incomodo do vampiro com a Sasha já imaginei que teríamos algo parecido com Edward e Bela, mas ao decorrer da resenha essa possibilidade foi descartada. Fiquei bem curiosa com a história e com essas cenas hot, já que imagino que acontecerão entre vampiro e humana, rs.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Apesar dessa semelhança no início, as diferenças no relacionamento dos dois são bem grandes mesmo!
      Beijos!

      Excluir
  9. Oi, flor!
    Depois de tantos elogios, fiquei procurando em sua resenha por que o livro não alcançou nota máxima (rs). Eu quero muito conhecer Fortaleza Negra, porque parece ter TUDO o que aprecio em romances sobrenaturais que são, de certo modo, distópicos. Acho que o fato de a autora ter envolvido tantos seres mitológicos juntos rende cenas interessantes. :) Gosto de saber que há essa pegada mais hot também. Haha. Apimentar as coisas sob a tensão das situações parece bom. Eu ainda não comprei o livro porque NUNCA O VI em uma boa promoção. E ele é carinho, não? :/ Faz parte.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Foram muitos elogios mesmo haha
      O que me fez tirar uma estrelinha foram alguns momento meio infantis da Sasha e uma pequena falta da editora por não avisar que o livro tem momentos hot, mas isso não tira o brilho da estória...O livro é meio caro mesmo, mas vale a pena, sabe que eu também nunca vi ele em promoção?
      Beijos!

      Excluir
  10. Olá Eve,
    Devo te contar que, de início, não leria o livro, pois achei não gostei muito da capa, mas esse livro é a prova de que não devemos julgar pela capa, não é?
    Gostei muito de saber que é uma nova visão dos vampiros e o quão bem a autora parece fazer isso. Gosto muito do tema 'vampiro', pois foi com ele que conheci o universo literário, então, com toda a certeza, darei uma oportunidade para essa leitura.
    Fortaleza Negra será uma de minhas próximas aquisições.
    Beijos ♥
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Eu gosto bastante da capa, mas cada um tem sua opinião... A história é muito boa e a visão da autora foi bem diferente e eu também gosto bastante do tema :)
      Beijos!

      Excluir
  11. Oi *---*

    Já tinha visto esse livro antes e lembro que fiquei bem curiosa quanto essa mistura de seres sobrenaturais nada convencional, acho que não existe mesmo outra com essa mistura. Creio que seja relevante as temosia da protagonista já que ela é uma adolescente. Fiquei curiosa para conhecer esse vampiro milenar se el não tem nada de Edward Cullen então já me conquistou ahahah

    Bjos

    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      A mistura que autora fez chamou muito minha atenção e funcionou bem! Gosto dos dois personagens, mas eles são bem diferentes mesmo haha
      Beijos!

      Excluir
  12. Oie
    Eu adorei a premissa do livro, vampiros são meus queridinhos na literatura e eu não li nada parecido ainda.Também nunca tinha visto vampiros misturados com minotauros e centauros na literatura, realmente é algo novo hehehe
    Bom saber das partes hots hehehehe não curto muito, mas que bom que não são exageradas.
    Adorei a resenha e espero poder ler o livro.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Vampiros também são meus queridinhos, mas dividem espaço com os anjos haha
      Eu também não curto tanto partes hot, mas elas não foram exageradas.
      Beijos!

      Excluir
  13. Oi Eve, não lembro se já tinha lido alguma coisa a respeito deste livro, só sei que depois de ler sua resenha, quero muito ler e ter. A principio, o tema fantasia não me enche os olhos, mas como algumas das suas considerações me despertaram curiosidade, como por exemplo, as cenas de ação ser bem desenvolvidas e também ter um toque de New Adult em relação a sensualidade. Achei diferente e interessante. Adorei!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Que bom que você se empolgou com a leitura pela minha resenha, espero que goste bastante do livro quando ler!
      Beijos!

      Excluir
  14. Olá Eve,
    Ainda não conhecia o livro, esse não é um gênero que me agrada tanto, mas a leitura aparenta que seria bem envolvente para mim, gostei dos das imagens destacadas, livros com desenhos ou imagens de como seriam os personagens ajuda a imaginarmos melhor a trama. Mesmo sendo um gênero que não me agrada tanto, depois desta resenha com certeza eu leria algum dia.

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Mesmo que não seja um gênero que você costume ler, espero que goste se decidir fazer essa leitura :)

      Excluir
  15. Oi Eve
    Infelizmente o livro não chamou minha atenção.
    Não curto muito livros de vampiros e sem contar que misturando com uma pegada New Adult, me parece ainda mais estranho.
    Contudo, adorei sua resenha. Clara e explicadinha, transparece toda a sua empolgação. Amei a foto também, mas nem parecem vampiros, hauaauahaua!
    Valeu a dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      A mistura que a autora fez foi ótima, que pena que não chamou sua atenção... Fico feliz que tenha gostado da resenha :)
      Beijos!

      Excluir
  16. Olá!! :)

    Devo dizer que adorei a premissa! O domínio desses seres e os vampiros como protetores, e misturados com centauros e minotauros,... NUnca tinha visto nada assim!! :)

    Ainda bem que a autora cria bem as personagens, principalmente a adolescente...

    Ah! E adoro finais eletrizantes... Fiquei mesmo curioso!! :) Só os erros é que me deixaram "de pé atrás"..

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Essa mistura é bem diferente mesmo, mas funcionou! Não se preocupe com os erros, são bem poucos e não chegam a incomodar.
      Beijos!

      Excluir
  17. Oi Evelise!
    Amei a resenha <3 Gostei bastante dos pontos que vc ressaltou e fico feliz que tenha gostado da Sasha, mesmo com os erros dela. A gente só aprende errando, não é?
    Espero que curta a continuação!

    Bjs,
    Kel Costa

    ResponderExcluir