07 outubro 2014

Resenha - Se eu Ficar






''Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.''

224 páginas || Skoob || Cortesia: Editora Novo Conceito
 Cl
assificação:|| OndeComprar











Mia é uma menina de 17 anos que adora músicas clássicas e que gosta de se dedicar bastante ao seu instrumento preferido: O Violoncelo.
Além dela, também tem seus pais que são músicos e principalmente seu irmão caçula Teddy que também começa a seguir os mesmos passos do pai sendo um baterista, embora ele apenas toque mesmo para fazer bastante barulho.

Os pais de Mia e seu irmãozinho gostam bastante do gênero Rock e principalmente seu namorado Adam que além de já ser guitarrista de uma banda, não se importa nem um pouco com as diferenças que existem entre eles.

A MÚSICA POR SI SÓ JÁ UNE TODOS, mas isso acaba terminando quando em um dia normal, Mia, seus pais e seu irmãozinho Teddy resolvem fazer um passeio para casa de seus avós, mas algo estranho acaba acontecendo, pois Mia ao acordar se vê na beira da estrada e seus pais mortos.

‘’Viro de costas. Isto não está certo. Não pode ser verdade. Somos uma família, dando um passeio de carro. Isto não é real. Devo ter pegado no sono. ''

De começo ela não sabe muito bem o que fazer e nem o que está acontecendo com ela, e por conta do desespero, ela começa a ficar preocupada em encontrar Teddy no meio da aglomeração de médicos e de pessoas que começam a parar com seus carros para ver o que aconteceu, mas infelizmente sua busca acaba sendo em vão, e por isso, acaba resolvendo seguir com os médicos na ambulância onde encaminham o seu corpo para o hospital.

Lá ela fica cada vez mais confusa, pois além de lidar com o sofrimento da própria família que acabou de perder, também tem seus outros familiares que aos poucos vão chegando para vê-la e principalmente Adam que faz de tudo para estar  por perto para então ter sua chance de vê-la.

‘’- Está tudo bem - ele me diz. - Se você quiser ir. Todo mundo quer que você fique. Eu quero que você fique mais do que jamais quis algo na minha vida. - A voz dele se quebra em emoção. Ele para, limpa sua garganta, respira fundo, e continua. - Mas isso é o que eu quero e eu posso entender o porque pode não ser o que você quer. Então eu só quero te dizer que eu entendo se você se for. Está tudo bem se você nos deixar. Está tudo bem se você quiser parar de lutar. ’’


Então, com o passar das páginas acompanhamos a personagem Mia com seus sofrimentos e dúvidas se deve ficar ou partir, mas também passamos a conhecer a sua história de vida, pois a autora vai intercalando os capítulos fazendo com que a gente acabe ficando ainda mais envolvido com a personagem e principalmente começamos a entender essa sua paixão pela música que está presente em todos os momentos da história.

Gostei bastante do livro, mas o que mais me chamou atenção na história foi as passagens onde Mia se lembra de seu passado com seu namorado, sua melhor amiga e sua família. Acho que foram os pontos que mais me chamaram atenção.
Foram momentos que deu para ser bem mais aproveitados durante as páginas que fui passando, pois quando chegavam aos momentos  do hospital, eu achei que a autora deixou as coisas um pouco vagas por conta da personagem só ficar ali olhando e pensando o que aconteceria  com ela...Sei lá, esperava que acontecesse alguma coisa sabe? Que a personagem tivesse alguma atitude ou que a autora trabalhasse mais esse lado dela enquanto ficava perambulando pelo o hospital, porque no meu ponto de vista eu achei que foi estranho.

E o pior é que eu esperava mesmo para chegar sempre nos capítulos que falava da personagem no hospital, porque minha curiosidade era tão grande que queria saber o tempo todo o que aconteceria. Mas não me agradou muito nesse lado não!
E quanto ao  restante, tenho que dizer que a história é realmente bastante triste e ao mesmo tempo simples e muito bonita, pois irá mexer com o seu coração por conta dos diversos acontecimentos que vão acontecendo com o passar das páginas que se seguem


Todos já sabem que eu sou uma Romântica assumida, e por conta disso, tenho que dizer que a história mexeu bastante comigo, porque esse AMOR que Adam sente por Mia está presente em todos os momentos e podemos então sentir  isso de uma maneira bastante especial.

A autora soube trabalhar muito bem e transmitir com êxito os sentimentos dos seus  personagens. Adorei isso!

Fiquei fascinada  pelos momentos que foram lembrados por Mia em relação ao seu namorado e principalmente os momentos felizes em que ela passava com a família e seu irmãozinho Teddy que sinceramente foi bastante tocante e marcante.

Não chorei lendo esse livro, até porque isso é bastante difícil para mim em qualquer obra literária, mas tenho que confessar que abri alguns sorrisos, suspirei e até torci para que Adam conseguisse seus objetivos em relação a Mia no hospital.

Resumindo, fiquei o tempo todo bastante curiosa em saber o que aconteceria com a personagem no final das contas, pois depois das perdas que sofreu, percebemos os sentimentos de dúvidas que ficam rodeando a sua cabeça e por conta disso, ao finalizar o livro, eu fiquei bastante pensativa e querendo muito ler a sequência  que será agora no ponto de vista de Adam, pois eu ainda fiquei com algumas dúvidas.

Espero ainda ter a oportunidade de ler o segundo livro e principalmente de poder assistir o FILME, pois pelo trailer deu para identificar algumas coisas que li e por conta disso fiquei com ainda mais vontade de assisti-lo.

Espero gostar bastante da adaptação, embora o livro seja sempre MELHOR né?!






Quanto a Diagramação – Tenho que dizer que a Novo Conceito fez muito bem em ter deixado a imagem do pôster do filme, principalmente porque achei maravilhosa. Está simples, mas muito criativa com algumas cenas do filme. Achei muito bacana.

As páginas amareladas facilitaram bastante minha leitura.
As fontes estão com um ótimo tamanho e os detalhes musicais durante cada página do livro deu um toque todo especial para o livro. Simplesmente arrasaram!!



Enfim...

Eu Recomendo esse livro sem sombra de dúvidas, porque é uma história que certamente vai tocar seu coração em todos os sentidos. Mas não esperem que seja um livro daqueles grandiosos que fecha com chave de ouro, até porque por conta da continuação ficamos com uma interrogação na cabeça e que certamente será respondida no ponto de vista do maravilhoso personagem Adam. Vamos ver, porque eu sinceramente não sei o que esperar (risos)


‘’ É preciso encarar a situação real, do jeito que ela se apresenta no momento presente’’

32 comentários:

  1. Eu juro que não sabia que vai ter continuação o.O
    Sua resenha tá linda demais o/ Estou ansioso para ler o livro, ganhei ele na semana passada. Espero gostar! Haha, abraço, http://likelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é...O livro terá uma continuação do ponto de vista do namorado de Mia. E eu estou doida para ler para saber mais detalhes sobre a história e principalmente todos os acontecimentos que tiveram. Espero que o livro seja tão bom como esse, porque vale muito a pena a leitura. Espero que tenha oportunidade de ler e obrigada pelo o elogio. Fico feliz que tenha gostado da minha postagem =] Se cuida e me aguarde, pois estarei passando logo em seu blog.

      Excluir
  2. Oi Sil

    Eu já li esse livro logo que chegou pois tinha ficado muito curiosa com toda a propaganda diante dele, mas a leitura não me cativou tanto essa forma de viver o presente e narrar os acontecimentos passado me deixaram confusa e não consegui sentir o desespero da Mia e nem todo o amor dos dois, mas o filme eu diria que me surpreendeu muito além das frases mais legais estarem inseridas nos diálogos eu amei o filme e amei o Adam rsrrs dessa vez eu tenho que mudar minha opinião e dizer que gostei mais do filme do que do livro rsrs

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andressa olha eu achei que o livro teve uma história muito bonita sabe?
      Mas eu acho que poderia ter sido melhor trabalhado pela autora, pois ela focou muito no passado da personagem e esqueceu de focar um pouco na parte em quanto ela estava no hospital. Achei que foi superficial. Como vc disse, não deu para sentir mesmo o sentimento da personagem principal. O seu desespero e tudo mais. Faltou mais de sentimento nessa parte.

      Isso que eu falei quando não curti muito a parte do hospital enquanto ela ficava de um lado para o outro. O personagem que mais me cativou no livro foi o ADAM, porque dele você pode perceber o sentimento que ele transmite por conta dela. Mas no demais eu gostei. Achei a história simples e muito gostosa de ler.

      Excluir
  3. Oi Silvana, sua resenha está ótima, eu fiquei muito emocionada lendo o livro, mais não curti algumas coisas, a falta de capítulos não me agradou, e não tinha prestado atenção quando as cenas no hospital, realmente ficou faltando algo.
    Vc não viu o filme? Haaa, eu adorei e ao contrário do livro, meus olhos lacrimejaram!
    Eu tb estou doida para ler o segundo volume, mais não sei se vou gostar da narrativa pela perspectiva de Adam.
    Parabéns pela Resenha!


    Beijos Mila
    PS: Tem Resenha nova no Daily ^^
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/10/resenha-amber-house-grupopensamento.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu gostei da história pela sua simplicidade, mas eu acho que a autora deveria ter desenvolvido melhor a história do livro, até porque todos tem comentado que o filme ficou ainda melhor e isso é muito bom, pois infelizmente ainda não tive a oportunidade de assistir. Espero ver em breve, até porque estou hiper curiosa.
      Quanto ao segundo livro, quero ler para saber o que acontece e o que vai ser revelado no ponto de vista do Adam. Vamos ver né? Vai que nos agrada hehehehe

      E tipo, gostaria de te agradecer por ter passado aqui e também por ter elogiado a minha resenha. Fico feliz que tenha gostado. E pode ter certeza que passarei em seu blog, pois eu tenho o livro que vc resenhou e eu queria dar uma olhada antes de iniciar a minha leitura do primeiro e do segundo livro. Pois na Bienal me falaram muito bem deles. Enfim. Se cuida linda e obrigada mais uma vez

      Excluir
  4. Já li muita resenha positiva sobre esse livro, a sua foi uma delas. Fiquei encantada com a proposta da história mas ainda não comprei... nem li. Pelo visto terei que assistir ao filme primeiro, dizem que é bem fiel ao livro, estou ansiosa. Achei a proposta de Se Eu Ficar parecida com Morte e Vida de Charlie, um livro que gostei muito, mas acho que são diferentes...
    Adorei a resenha Silvana <3
    Beijão!

    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi eu espero de coração que você goste do livro tanto como eu gostei, porque ele tem uma narrativa simples que te fará ler rapidamente e que também irá te envolver de uma maneira única. Principalmente porque os personagens, principalmente ADAM é bastante fofo na história. LEIA SIM, pois é bom até antes de ver o filme. Estou doida para assistir, mas ainda não tive oportunidade. Vou ver se pego o filme pelo computador mesmo =x hehehehe

      Excluir
  5. Olá Silvana, tudo bem?
    Nossa, este livro está muito falado no mundo dos livros, mas infelizmente o meu interesse por ele é mínimo. Parece ser uma história bonita, mas talvez clichê.
    E não gostei muito em saber que quase todas as pessoas não se emocionaram ao ler o livro. Coisa que para mim é essencial, principalmente por ter um pouco de drama no meio do enredo.
    Mas fico muito feliz que a leitura tenha te agradado e quem sabe não dou uma chance a ele. Mas estou realmente ansiosa para assistir o filme. Milagrosamente quase todos que assistiram e leram o livros disseram que o filme é melhor, mas opinião é opinião :D.
    Te desejo sucesso e parabéns pela resenha querida.
    Beijos.

    Espero sua visita <3.
    http://chuvaelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu gostei bastante da história do livro, mas eu acho que faltou mesmo um pouco mais de emoção, embora a escrita da autora seja bastante envolvente. Enfim, também quero assistir ao filme e com certeza vai ser melhor, porque eu terei uma outra visão sobre a história. Espero gostar com todos tem gostado, pois estou bastante ansiosa para ver o filme e me envolver melhor com todos os personagens =] Enfim...Se tiver oportunidade leia, pois a narrativa é muito rapida e acho que vc lerá rapidamente !

      Excluir
  6. Oi Silvana, tudo bom?
    Eu li o livro no mês passado, mas confesso que esperava bem mais da narrativa. A história é emocionante, mas não conseguiu me cativar como eu imaginava. Fiquei ansiosa pelo segundo livro, mas não me conectei com a Mia em nenhum momento. Eu também assisti ao filme e gostei bastante. No filme temos uma aproximação com a protagonista e a emoção fica a flor da pele.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga olha eu gostei bastante da narrativa da autora e também da história por conta dos acontecimentos, mas eu também senti falta de um pouco mais de emoção da parte da personagem também na parte em que ela fica no hospital. Acho que a autora poderia ter trabalhado melhor isso mesmo, mas enfim...Agora eu quero ver o filme para tirar minhas conclusões =]

      Excluir
  7. Oi! Tudo bem contigo?
    Eu estou lendo (desde ontem) e estou achando bom, mas não aquilo tudo, acho que deveria conter mais emoção, sei lá, esse assunto não é muito minha praia! Mesmo assim, quero ver o filme, talvez seja melhor, o que pra mim é ruim, pois não gosto de ter gostado mais do filme que do livro! :v
    Ah! Deixei um recado lá no seu e-mail sobre parcerias e tal, espero que leia! :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é bom e tem uma leitura rápida e é bem simples mesmo, e por conta disso, eu achei que a autora deveria ter explorado mais as partes em que a Mia esta no hospital e acho que deveria ter trabalhado um pouco mais os personagens. Enfim...Mas eu gostei do livro.

      Excluir
  8. No blog tem resenha do livro, mas foi feita pelo colunista, eu Brubs tenho e não tenho vontade de ler o livro, pode ser que de um chance mas não agora
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha o livro é gostoso de ser lido e pode ter certeza que vc terá uma leitura bastante rápida, porque os capitulos além de ser curtos, você acaba se envolvendo querendo saber o que irá acontecer. Enfim...Acho que vc deveria dar uma chance, porque vc pode ter uma conclusão diferente sobre o livro =]

      Excluir
  9. Todos falam muito bem desse livro, mas ainda não tive a chance de ler. Também falam que a adaptação foi bastante fiel ao livro, assim que é bom. Espero em breve poder ler o livro, estou muito ansiosa!
    pactoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não tive chance de ver o filme, mas estou bastante curiosa, ainda mais agora que todos tem elogiado mais o filme do que o livro. Espero que seja tão bom assim mesmo, porque estou doida para ver. O problema que aqui em minha cidade é uma pobreza -.-

      Excluir
  10. Estou super desejosa desse livro e quero muito assistir o filme,
    infelizmente ainda não consegui comprá-lo, espero poder fazê-lo em breve.
    A estória chama muito minha atenção, apesar disso estou receosa com a leitura das cenas do hospital, acredito que devem ser monótonas realmente.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha a história me chamou muita atenção só pela sua sinopse. Quando o recebi em casa e comecei a ler eu gostei do desenvolvimento que a autora criou da história, mas eu acho que tudo poderia ter sido melhor trabalhado, porque eu estava esperando que acontecesse mais coisas com a personagem no outro plano e no fim não foi tudo aquilo como todas as pessoas tem comentado. Mas mesmo assim gostei da leitura.

      Excluir
  11. Oi Sil, tudo bem?
    Ahh este livro deve ser bem romântico mesmo. Quero muito ler ele ainda, só não sei quando..rs
    A maioria das resenhas elogiam muito a obra, mas já vi gente criticando muito. Mas com sua descrição, deu para ter uma boa ideia dos personagens. Parece que o amor de Adam é bem bonito.
    Só acho que o título do segundo livro é um tremendo de um spoiler..rs Pois se é ''Para onde ela foi'', é sinal que ela não ficou...rsrs
    Pelas fotos, dá para ver que a diagramação está linda mesmo. Espero não demorar muito para ler o livro.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga o livro é muito gostoso de ser lido.
      É um livro que vc irá ler rapidamente. Assim que tiver oportunidade leia, porque tenho certeza que vc vai adorar. Eu simplesmente gostei. Mas como eu disse, acho que poderia ter tido mais sentimento da parte da personagem principal, mas mesmo assim não tenho do que reclamar.

      Agora eu quero ver o filme e depois ler o segundo livro para saber o que acontece, porque o desfecho me deixou em dúvida =x

      Excluir
  12. Esse livro é a certeza de que tenho um gosto muito exotico, odiei o livro e amei o filme como faz? Agora eu quero a continuação <3
    Boa resenha.

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei bastante do livro, mas fiquei um pouco em dúvida com o desfecho, mas quero ainda ver o filme e principalmente ler o segundo livro para saber o que irá acontecer, porque eu fiquei bastante curiosa. Mas a leitura em si me agradou muito e nao tenho do que reclamar. Só do fato do desenvolvimento da personagem principal que poderia ter sido melhor. Enfim...

      Excluir
  13. Oi Silvana, como vai?
    Este livro foi um dos melhores que eu li este ano, eu simplesmente amei!
    Sua resenha ficou ótima, completinha.
    Eu também quero muito ler o segundo livro, apesar de achar que vai ter um ritmo bem diferente do primeiro.
    Espero que eu possa lê-lo logo pra saber o que acontece com Adam e Mia.
    Beijos,

    www.enquantoestavalendo.com

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Ainda nem li esse primeiro livro e já vai ter continuação.
    Já tinha desistido de ler o livro por causa das diversas opiniões negativas, mas voltei atrás. Quero tirar minhas próprias conlcusões.
    Gostei muito de saber que a música é um dos pontos positivos.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook - Tem promoção lá no blog. Não fique fora dessa!

    ResponderExcluir
  15. Oii amiga, tudo bom?

    Eu estou desejando tanto esse livro! Quero assistir o filme,mas não sem ler. rsrs
    Eu vi outra pessoa comentar que o livro não era tão bonito e cativante quanto o filme, mas acho que só lendo, né? rsrs
    Pelo que você falou, a autora conseguiu muito bem trabalhar a história de Mia.
    Bem, quero tentar ler antes de sair a continuação!

    beijos e se cuida
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Silvana eu não me amarrei muito na história não, tipo não me chamou atenção, mas ao menos verei o filme! Bjss

    De Coturno & Spikes

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pela resenha. Está muito bem feita. Eu quero ler esse livro, mas não agora. Geralmente quando lançam algum livro assim e que está todo mundo falando, quando vou ler me decepciono. Aconteceu com ACEDE. Por isso vou esperar e também quero ver o filme que dizem ser melhor que o livro.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  18. Oi Silvana, tudo bem?
    O desfecho desse livro realmente me deixou muito curiosa, quero muito saber o rumo que essa história terá.
    Mas o desenrolar em si de toda a trama, não me conquistou completamente, eu esperava uma narrativa com muito mais emoção, não consegui me envolver com Mia apesar de todo seu drama.
    Mas Adam e Kim ganharam meu coração, dou a eles todo mérito da trama.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  19. Eu preciso parar de ler resenhas desse filme e desse livro. Sei que falasse que não é um livro de arrebatar corações Silvana, mas tenho muita vontade de lê-lo e ver o filme. É como falasse, o trailer é emocionante. E a história é profunda e envolvente. Preciso agilizar essa leitura.

    Autor de Mestre de Marionetes
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Sil!
    Eu já esse livro e gostei bastante, porém por ter visto o trailer antes (soube do livro depois que vi o trailer) coloquei uma expectativa muito grande em cima do livro. Não que eu não tenha gostado, a história não deixa de ser linda e emocionante, mas acho que eu esperava mais...
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir