13 outubro 2014

Resenha - Azul da Cor do Mar




''ACASO, DESTINO ou LOUCURA? No caso de Rafaela, Pode ser tudo isso junto. Para alguém como ela, nada é impossível. Rafaela sonha desde a adolescência com o garoto que viu uma vez, perto do mar, carregando uma mochila xadrez... A idéia fixa não a impediu, porém, de ser uma menina alegre e muito decidida. Ela quer ser jornalista, e seu sonho está se concretizando: Rafaela Vilas Boas (um nome tão imponente para alguém tão desajeitado) conseguiu um estágio no melhor jornal de Minas Gerais. Mas, como estamos falando de Rafa, alguma coisa tinha que dar errado. O jornal é mesmo incrível, mas seu colega de trabalho, Bernardo, não é a pessoa mais simpática do Mundo. Em meio a reportagens arriscadas – e alguns tropeços -, Bernardo acaba percebendo, contra a sua vontade, que Rafaela leva jeito para a coisa... E que eles formam uma dupla de tirar o fôlego. Mas e a mochila? E o garoto, o envelope, as cartas? Um dia a estabanada Rafaela vai ter que se libertar dessa obsessão.''

322 páginas || Skoob || Cortesia: Editora Novo Conceito || Classificação: / FAVORITO || OndeComprar







Na história conhecemos Rafaela que desde muito cedo sempre sonhou em estudar jornalismo, e por conta disso, sendo uma pessoa bastante aplicada na faculdade, consegue ser bem vista por todos os seus professores e que também teve a sorte de ser indicada por uma de suas professoras para ser estagiária da ‘’Folha de Minas’’, o mais conhecido jornal do estado.

‘’Ser jornalista para mim, transcendia remuneração e reconhecimento. Era questão de escutar o chamado da minha vocação.’’

‘’Pelo jeito estava prestes a entrar para o seleto grupo de sortudos. Isso porque me dediquei demais para conseguir a vaga de estagiaria’’

Lá ela fica a espera do seu grande momento, até que conhece Marcelo Novais, um lindo homem de olhos azuis que trabalha como editor de esportes. Apesar de estar bastante inquieta, procura ser o mais atenciosa possível para manter uma conversa normal até ser chamada à sala do editor-geral Mauricio Gusmão.

‘’Comecei a tremer ao olhá-lo. Meus vinte e um anos não me ensinaram a lidar com gente poderosa. E se ele risse na minha cara e pedisse para eu cair fora e voltar para os bancos da universidade? Ou se dissesse que eu não servia nem para trabalhar como garota de recados?’’

Apesar de o seu novo amigo ter comentado que a pessoa a sua frente era gente boa, ela permaneceu apenas observando as atitudes daquele homem sério que lhe deixava bastante inquieta, mas que apesar disso, acaba sendo muito elogiada pelas reportagens que sua professora Sandra Pires havia lhe mandado.

Após terem conversado sobre seu interesse investigativo, Mauricio resolve envia-la à editoria de Jornalismo Investigativo, mas sua felicidade acaba durando pouco, pois assim que conhece seu novo colega de trabalho, Bernardo, ela fica praticamente decepcionada, ele além de ser muito mal educado, acaba achando graça da situação, e por conta disso, seu chefe acaba ficando bastante descontente com o ocorrido.

‘’- A Rafaela vai ser uma espécie de sombra sua. Aonde você for, ela vai junto. Quero que ela sinta a prática investigativa através de alguém como você, inquieto, questionador, cabeça-dura. ’’

Depois de sair daquele sufoco, Rafaela fica bastante aliviada, porque apesar daquele probleminha, ela tenta de todas as formas relevar, pois nada melhor  do que um dia após o outro para as coisas começarem a dar certo né? ERRADO!!!

Rafaela estava muito enganada sobre Bernardo, que apesar de lindo era bastante arrogante e que pretendia mesmo era fazer o possível e o impossível para que ela desistisse da vaga de estagiaria.
Mas ela tentaria passar por cima de qualquer tipo de provocação, até porque era um sonho que estava se realizando e ela mais do que ninguém sabia como aquela oportunidade era ÚNICA para sua vida.

E com o passar do tempo, Rafaela acaba ficando envolvida de certa forma com Marcelo Novais e com Bernardo, pois ao longo da história muitas coisas vão acontecendo, e com isso, ela também acaba ficando fechada para o amor por conta de um garoto de mochila xadrez que conheceu aos seus 11 anos de idade.
A partir daí, ela começa então a escrever um diário o qual se mantém de certa forma perto dele e expõe todos os seus sentimentos durante muitos anos, e por  isso também nunca conseguiu se apaixonar novamente e nunca deixou de pensar nele desde que o viu na praia de Iriri.

 O que vai acontecer nessa história com Rafaela, Marcelo, Bernardo e principalmente com o garoto da mochila xadrez de sua infância é simplesmente surpreendente, pois acontecerá muitas reviravoltas e terá turbilhões de sentimentos que não deixarão vocês descansar, pois o livro te prenderá até o final das páginas!


No meu ponto de vista, tenho que confessar que simplesmente fiquei APAIXONADA por essa história, porque a autora Marina Carvalho consegue te prender durante as páginas com vários acontecimentos que vão surgindo além do Romance.
Sua narrativa é tão envolvente que você não consegue parar. Senti-me muito bem lendo seu livro, até porque, nunca tinha lido nada da autora e me sinto bastante feliz por ter começado pelo ‘’Azul da Cor do Mar’’, pois a história me envolveu demais e gostei bastante do rumo que a história foi tomando, apesar de que fiquei um pouco decepcionada quando cheguei aos finalmente, pois EU QUERIA MAIS!!!

Marina conseguiu desenvolver uma história simplesmente ENCANTADORA com direito a suspiros, gargalhadas e principalmente com vários outros turbilhões de sentimentos que vamos vivenciando junto com todos os seus personagens.

Com uma narrativa simples, a autora conseguiu me conquistar e sinceramente não queria que o livro terminasse, pois queria até que tivesse uma continuação para poder curtir um pouco mais as atrapalhadas de Rafaela e Bernardo =]


Estou praticamente travada para escrever tudo que senti lendo esse livro, porque parece que quando realmente gostamos, não sai nada e acho que se eu falar demais também acabo falando o que não devo, mas eu achei sim que a autora desenvolveu uma linda história e com personagens bastante cativantes. Não tenho do que reclamar, porque por conta disso e por outros motivos que aconteceram na história, esse livro acabou se tornando um dos meus preferidos do ano!

Só que não posso deixar de falar aqui que fiquei com bastante raiva do personagem Bernardo durante boa parte da história, pois ele me lembrou de certa maneira de algumas situações que já passei na vida e acho até que muitos leitores irão se identificar com os acontecimentos que Rafaela vai enfrentando no decorrer dessa história.
Mas achei muito legal a autora ter colocado isso na história, porque essas coisas realmente podem acontecer no nosso dia-a-dia e isso só nos serve mesmo para nos dar força para enfrentar os nossos problemas de frente e lutar contra tudo e contra todos para que possamos então realizar todos os nossos  SONHOS, mesmo sabendo que existem pessoas que fazem de tudo para que você desista do seu objetivo!


Além dos problemas no trabalho, também notei que Marina Carvalho também focou bastante nas amizades de Rafaela e principalmente no amor e no carinho de seus irmãos.

Eu sinceramente gostei bastante dessas partes, porque primeiramente achei as suas amigas uns amores, menos com uma que criou alguns problemas, mas que mesmo assim ela apenas mostrou que apesar de qualquer coisa, ela sabia que poderia contar com suas outras amizades.

É até algo para ser pensado, porque hoje em dia não podemos contar com qualquer pessoa ou com qualquer amizade que nos aparece. Acho até que amizades verdadeiras hoje em dia estão difíceis de serem encontradas e o livro de certa forma nos mostra esse carinho que as meninas têm umas pelas outras.

Gostaria de ter tido amizades assim na minha vida, mas é uma pena que nem sempre é do jeito que gostaríamos né?!

E por outro lado achei lindo o carinho com que os irmãos de Rafaela se preocupavam com ela, apesar de serem bastante ciumentos e cuidadosos.

Só que isso só serviu para mostrar que a família apesar dos seus defeitos é muito importante na vida de qualquer pessoa e mesmo os irmãos sendo CHATOS e BAGUNCEIROS como mostra a história, o amor prevalece da mesma maneira, principalmente quando surgem problemas para serem enfrentados.

Então podemos perceber que as nossas famílias são as nossas melhores amigas nos momentos de dificuldade e são eles que estão sempre ao nosso lado para o que der e vier certo?! =]

Pois bem, acho que escrevi bastante em relação ao que achei e senti com a história e também a mensagem que Marina Carvalho passou para mim durante as páginas de seu livro, e por isso, acho que todos deveriam dar uma chance para essa leitura, pois tenho certeza que vocês nem por um momento irão se arrepender. Eu mais do que recomendo essa leitura, porque é simplesmente PERFEITA!!

Diagramação: De inicio eu não sabia o que a capa realmente significava e muito menos o título, mas depois que conheci a história tudo acabou se encaixando, pois tem tudo haver com essa história.


Achei que a Editora Novo Conceito teve um cuidado todo especial para desenvolver toda sua diagramação, porque está impecável, e como eu já havia dito antes, eu simplesmente ADORO a fonte que é utilizada em seus livros por conta do tamanho e também porque parece que fica tudo muito bem colocado quando é utilizada e facilitando principalmente as minhas leituras que tem sido bastante proveitosas.






Marina, primeiramente quero te parabenizar por essa obra linda que você desenvolveu, pois eu fiquei fascinada pelos seus personagens e soube me passar todos os sentimentos e mensagens de sua personagem Rafaela. Eu simplesmente AMEI tudo que você escreveu e pode ter certeza que ainda acompanharei muito de seus novos trabalhos.


Por conta disso quero te agradecer por ter me recebido tão bem na Bienal de SP e também por ter me dado o prazer de ter tirado uma foto contigo, até porque é uma lembrança muito linda para minha vida.

Desejo-te de todo coração muito SUCESSO e que Deus continue te iluminando para que suas histórias conquistem vários outros leitores para que você possa continuar transmitindo suas mensagens de bem! PARABÉNS !!



Espero que gostem dessa Resenha tanto como eu AMEI o livro, porque vale muito a pena ter na estante e uma história que deve ser apreciada URGENTEMENTE por todos os leitores !!

Deixem seus comentários com o link de seus Blogs 
e não deixem de dar a opinião de vocês.
E para quem já leu, me fala nos comentários o que acharam do livro ok?
Ficarei feliz de saber =D

Beijinhos e tenham todos uma ÓTIMA SEMANA !!


29 comentários:

  1. Gostasse mesmo do livro, hein? kkkkk

    Nunca li nada da Marina, mas já ouvi falar muito do trabalho dela. Adquiri o meu Azul da Cor do Mar na Bienal, já curioso para ler os livros dela, e optei por esse por ser um volume único e porque a trilogia da Ana ainda não está finalizada, e se eu gostasse ia ficar curioso para saber do último.

    Fiquei com mais vontade de ler ainda agora. Suspeito que o Marcelo ou o Bernardo sejam o garoto da mochila. Eu gostaria que não fosse, acho que seria legal ela se apaixonando novamente, perder esse laço antigo. Pode ser que algum deles realmente não seja, vamos ver.

    Autor de Mestre de Marionetes
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo tenho que te confessar que a autora escreveu um livro simplesmente maravilhoso. Ele é cheio de emoções. Adorei o jeito que Marina desenvolveu a história e seus personagens como um todo. Não tem nem o que falar. Esse livro tem que ser lido de qualquer maneira por todos os leitores, porque na boa, ninguém vai se arrepender. FOI SORTE minha ter conhecido essa sua obra como também terei interesse em ler a série Simplesmente Ana, mas que sinceramente não sabia que era uma trilogia. Mas espero gostar, até porque é muito bem comentado né?! Enfim...Espero que goste da leitura meu amigo. Se cuida e obrigada por ter passado aqui.

      Excluir
    2. Pois é, eu também ouço falar muito do Simplesmente Ana. E pelo que ouvi falar do último volume (que será lançado ano que vem, imagino) a Marina não decepcionou, a história continua ótima como nos livros anteriores. E imagina, é sempre bom acompanhar teu blog, tem sempre coisa boa por aqui. :)

      Excluir
  2. Oi Sil..
    Acho que ideia que fazia desse livro era bem diferente, com sua resenha deu para ter outra visão do livro. Um dia, não sei quando, eu ainda leio ele..rs
    Você amou mesmo o livro e a narrativa da autora.
    Gostei de saber que o livro passa mensagens sobre amizade e família. Adoro esses tipos de reflexões em livros. Que bom que o título tem haver com a história, eu sempre me perguntei isso..rs
    É normal né, ficar com raiva de algum personagem..isso acontece direto comigo..rs
    Adorei a resenha e as fotos, ficaram show!

    Se cuida.
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga fico feliz que tenha gostado da minha resenha, até porque eu simplesmente amei ler esse livro. E acabei pegando para ler ele após ler aquele Um Herói para ela que também é nacional e amei. Esse é outro que vc deveria ler, porque tenho certeza que vc vai adorar. Enfim...Leia amiga, porque vc não vai se arrepender. Quem sabe papai noel não bate ai na sua casa levando eles pra vc?? hahahahaa

      =x Segredo...Se cuida amiga linda

      Excluir
  3. Comprei um livro da autora à pouco tempo, Simplismente Ana, mas ainda não tive tempo de ler, até me interessei pela estória e o livro é muito elogiado.
    Azul da cor do mar eu já não sei, me pareceu ser muito romacezinho previsivel até, que eu não gosto alias, porém são só a aparências, para ter certeza preciso ler o livro.. kkk
    bj, Bela
    http://heybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Isabela tem romance no livro, mas não vem logo de cara não viu?! Acontece muitas coisas na história e por conta disso que gostei.
      Eu acho que vc deveria dar uma chance, até porque vc pode se surpreender, porque eu sinceramente me surpreendi com esse livro. Nem sabia o que esperar e acabei amando. E olha que estava julgando pela capa pra vc ter uma ideia.

      Pra vc ver que nem podemos julgar muito os livros pela capa, porque as vezes o conteúdo é MARAVILHOSO !

      Excluir
  4. Já sou apaixonada pelo mar e ainda vejo uma recomendação ótima dessa...
    Mais um para minha listinha de livros, que não para de crescer rsrs
    Visitando o blog, eu vou a falência omg kkk
    Abraços Mika,
    Pensamentos Viajantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu acho que não é só você que vai a falência não!!
      Acho que todos nós leitores que vemos resenhas novas de outros blogs acabamos ficando tentados a comprar vários e vários livros. Não tem jeito. Vai ser sempre assim. Até porque gostamos de um bom livro que contém uma ótima história né? Mas olha, é sério, esse livro vc vai adorar. A história é INCRIVEL e vale a pena ser lido e ter na estante. É um livro que nenhum leitor deveria deixar de ter. Vai adorar a história e olha que sempre julgava ele pela capa achando que seria uma história bobinha e acabou sendo muito mais do que isso. Enfim...LEIA que vc vai entender

      Excluir
  5. Oi Silvana, tudo bem?
    Adorei sua resenha e fico feliz que você tenha gostado tanto do livro que ele tenha virado seu favorito.
    Achei a sinopse do livro bem interessante, e o que deixa tudo ainda mais legal é o fato dele ser escrito por uma autora brasileira.
    A Novo Conceito arrasou na capa como sempre, está belíssima. Eu já tinha vontade de ler esse livro e agora ao ver sua resenha isso só aumentou.
    Parabéns pelas fotos, ficaram lindas e combinaram muito bem com a capa do livro.

    P.S.: Lá em cima você falou que o livro foi cortesia da Galera Record, então dá uma corrigida linda.

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/2014/10/resenha-livro-sete-dias-sem-fim.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga primeiramente gostaria de te agradecer por ter me falado do pequeno errinho que cometi lá em cima...VALEU !! (risos)
      Outra coisa é saber que você gostou da resenha, principalmente porque falei sério sobre esse livro, pois é realmente maravilhoso e a história é aquele tipo que te prende do começo até o fim. Vc vai adorar!!

      Olha, eu adoro tirar fotos sabe?
      Então gosto sempre de inventar moda com os livros e lugares.
      Legal que vc tenha gostado. Fico muito feliz mesmo com seus elogios.
      obrigada linda...de coração mesmo

      Excluir
  6. Acho a capa desse livro tão linda, o trabalho editorial foi ótimo.
    Ela que escreveu Simplesmente Ana? Nossa, eu não tinha ligado o nome da autora a ambos kkk
    Adorei a resenha.

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa do livro é linda mesmo e principalmente da série Simplesmente Ana que também é da autora Marina Carvalho, mas que ainda não li. Espero ter chance de ler logo, até porque amei esse livro e provavelmente irei gostar dos outros trabalhos da autora. Se vc não teve ainda oportunidade de ler os livros dela, leia, porque vc n vai se arrepender, principalmente esse.

      Excluir
  7. Oi, Sil!

    Eu li este livro de um dia para o outro. Eu precisava ler realmente, mas fiquei muito surpresa com a história porque estava com medo de não gostar.
    Mas como você eu amei este livro. Foi o primeiro e único livro dela que li, mas estou realmente apaixonada pela escrita dela.

    Achei sua resenha linda e me fez relembrar tudo que senti lendo e descobrindo esta história. E o menino da mochila rs. Muito bom

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda eu também fiquei apaixonada pela escrita da autora e espero conhecer suas outras obras e gostar ainda mais de sua personagem de Simplesmente Ana. Eu adorei conhecer a autora pessoalmente e adorei ainda mais conhecer o seu trabalho. Já virei fã de mais uma autora nacional que merece todos os créditos por ter escrito uma linda história =]

      Excluir
  8. Sempre fui apaixonada pela capa desse livro e pela sua resenha, também acho que me apaixonaria pela história. Amei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da resenha.
      Espero que vc tenha oportunidade de ler, porque vale muito a pena.
      A narrativa da autora é muito gostosa e tenho certeza que vc vai devorar rapidinho (risos)

      Excluir
  9. Oi Silvana, eu tenho esse livro, mas não li ainda. Da Marina só li Simplesmente Ana por enquanto e já me falaram que Azul da Cor do Mar está ainda melhor.
    Estou aqui para responder a sua pergunta na resenha do Literalizando Sonhos, pois não consegui responder no comentário kkkk. Meu livro tem algumas cenas quentes, mas ele é juvenil, então não são cenas completas, são apenas para frizar um pecado capital, para justificar alguns acontecimentos da trama. Pode ficar tranquila. Se precisar de mais detalhes, me chama inbox no face.

    Beijão, parabéns, seu blog é lindo!

    Mari Scotti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari fiquei feliz de você ter passado aqui em meu blog e mais feliz ainda por você ter gostado da minha resenha, até porque o livro da Marina é simplesmente maravilhoso. Vale muito a pena ser lido. Se você tiver oportunidade leia logo, porque você não vai se arrepender.

      Quanto a sua resposta da minha pergunta de seu livro, eu fiquei bastante interessada em ler ele já fazia um tempo sabia? Mas eu estava com receio que fosse romance erótico, porque não faz muito meu gênero. Mas tipo, se vc disse que é juvenil, então tranquilo, porque algumas cenas normalmente são normais, mas digo que quando é muito repetitivo eu já não curto muito. Enfim...Mas vou te procurar sim pra conversar mais detalhadamente sobre isso com você, porque daí com certeza irei adquirir o seu exemplar para poder resenhar, porque sempre tive interesse. =]

      obrigada linda por ter passado aqui
      De coração mesmo
      bjokas

      Excluir
    2. Sil! Eu não achava você pra ver se respondeu, então me perdoe a demora! Hahaha.
      Obrigada pela dica, com certeza lerei Azul da Cor do Mar.

      Beijocas, espero seu contato quando quiser. <3

      Excluir
  10. Adorei a resenha, estava muito afim de comprar esse livro mas não sabia se ia gostar, agora estou morrendo de curiosidade hahaha
    http://tinha-que-acontecer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Estela, eu também não sabia o que esperar desse livro, mas assim que iniciei a minha leitura comecei a gostar bastante, até porque além de vc se envolver com a personagem, você também se diverte em algumas situações junto com ela. Leia, porque vc vai adorar a história. Eu não me arrependo de ter lido, até porque ele é um dos meus queridinhos agora da estante =DDD

      Excluir
  11. Adorei a resenha, nunca li nada da Marina.
    Esse livro já está na minha listinha faz um tempinho, vou esperar a grana entrar e vou correr compra-lo, pois me apaixonei pela sua resenha!
    E que capa é essa? Muito fofinha né?
    Beijos
    http://estantedaisaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabella olha eu tenho que te confessar que você vai fazer muito bem em comprar esse livro, porque a história é realmente impressionante e tenho certeza que você irá amar. Sei que é complicado comprar todo dia livros com tantos bons por ai, mas esse você pode comprar tranquilamente, porque te garanto que a história irá te envolver do começo ao fim. VALE MUITO A PENA mesmo. LEIA que vc vai amar !!

      Excluir
  12. Você descreveu tudo o que eu senti ao ler essa história. Quando fui fazer a resenha dele não sabia o que falar!! A Marina está de parabéns. Esse também foi o primeiro livro que eu leio dela, e estou super curiosa para ler os outros que também está recebendo vários elogios por aí...
    Eu amo e odeio o Bernardo. Simplesmente não entendo, mas isso é apenas charminho dele hahahaha
    A Novo Conceito está realmente de parabéns pela diagramação do livro, está impecável! Totalmente lindo!!
    Beijosss

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiii querida, tudo bom por aí? Ah, estava ansiosa para ler a resenha desse livro aqui!
    Eu ainda não tive oportunidade de ler nada da autora, mas tenho muita vontade de conhecer a escrita dela!
    Que capa linda é essa? E que história! Parece muito linda!
    E realmente, é difícil encontrar amizades verdadeiras hoje em dia, né? :///
    Espero conseguir ler logo algo da Marina!
    Beijo e se cuida!
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil!
    Tenho esse livro aqui, mas ainda não consegui encaixá-lo na minha fila de leitura. Estou muito curiosa para lê-lo, pois sempre vejo críticas muito positiva à respeito dos livros da Marina.
    Ótima resenha! Você conseguiu transmitir como esse livro lhe tocou e lhe agradou!

    Sobre o que perguntou sobre o livro Insônia, lá na resenha do blog, ele tem algumas cenas mais calientes, mas não chega a ser um livro hot não, pelo contrário, é bem light, acredito que irá gostar! ;)

    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil

    Até agora nunca li nada da Marina Carvalho mas tenho Simplesmente Ana na estante a um bom tempo quem sabe agora não seja a hora de pegar para ler que bom que o livro te tocou e te fez se sentir bem nada melhor do que ler um livro que nos faz suspirar e nutrir sentimentos bons.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  16. A história parece realmente ser encantadora, mas não senti confiança para pegar o livro. Li Simplesmente Ana e achei fraco, a escrita da autora é legal, mas depois desse primeiro livro não me senti entusiasmada em ler outros livros dela, pois na verdade não é bem meu estilo. Mas gostei da sua resenha, muito expressiva.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir