09 agosto 2014

Resenha - O Melhor de mim







''Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam. Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável. Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois. Seguindo as instruções de cartas deixadas por Tuck, o casal redescobrirá sentimentos sufocados há décadas. Após tanto tempo afastados, Amanda e Dawson irão perceber que não tiveram a vida que esperavam e que nunca conseguiram esquecer o primeiro amor. Um único fim de semana juntos e talvez seus destinos mudem para sempre. Num romance envolvente, Nicholas Sparks mostra toda a sua habilidade de contador de histórias e reafirma que o amor é a força mais poderosa do Universo - e que, quando duas pessoas se amam, nem a distância nem o tempo podem separá-las.''


288 páginas || Skoob || Editora Arqueiro || Classificação:/ FAVORITO 
|| OndeComprar ||










Em ''O Melhor de mim'' conhecemos a história de dois jovens adolescentes, Amanda Collier e Dawson Cole que se apaixonam perdidamente e que tentam de todas as maneiras viver uma história de amor bastante complicada, pois a família Cole não tem uma boa reputação na cidade de Oriental, e por causa disso, Dawson acaba sendo mal visto pelas pessoas da cidade, principalmente pela família de Amanda, embora ela saiba que ele não é o que todos pensam.




''Dawson não era como aquela gente. Ao contrário dos primos, ele tirava boas notas e nunca brigava na escola. Não se envolvia com drogas nem bebida e, na adolescência, evitava sair com os primos quando eles iam de carro até a cidade em busca de encrenca.''

Dawson é simplesmente o oposto do que todos pensam, porque é um rapaz bastante centrado nos seus estudos, trabalhador e muito amável. Sempre se preocupa com as pessoas próximas, como Amanda e seu velho amigo Tuck que lhe ajuda lhe dando abrigo e também dando trabalho para que ele possa então ajudar a consertar os carros na oficina onde passa sua maior parte do tempo quando não está ao lado de sua amada. Mas, de alguma forma, isso também serve para manter distância dos maus elementos de sua família: Ted e Abee, que com o passar das páginas notamos como que tem pessoas que levam a vingança a sério demais e que gostam de prejudicar a qualquer custo a vida de outras pessoas.

Enfim...

Já por outro lado, Amanda é uma pessoa simplesmente segura do amor que sente por Dawson e faz  o possível e o impossível para que eles possam permanecer juntos, tentando viver cada dia com bastante intensidade, embora tudo que parecia um SONHO, acaba sendo breve, porque além de seus pais não aceitarem o seu relacionamento, Dawson também acaba abrindo mão de todo aquele sentimento para que Amanda possa ir para uma boa faculdade e ter então um futuro e ser feliz.


Quem ama cuida e ele sabia que estava cuidando do bem estar de sua amada, mesmo fazendo uma coisa que realmente não queria e que também era bastante doloroso pra ele.

Arrasada e sem acreditar, Amanda vai embora e segue com sua vida e Dawson por outro lado, também acaba fazendo o mesmo, mas sem se esquecer da pessoa mais importante que fez parte de sua vida em todos os sentido.


Uma pessoa que soube enxergar ele de uma maneira que ninguém mais quis enxergar.


''Amanda notou a surpresa na voz de Dawson  quando ele falou seu nome e foi isso, mais do que tudo, que a convenceu de que ele era real.''
''À medida que ele diminuía a distância entre os dois, ela sentia os anos ficarem lentamente para trás, por mais impossível que parecesse.

''Quando Dawson finalmente a alcançou, apenas abriu os braços e ela se aninhou entre eles, como costumava fazer. Ele a puxou para junto de si, abraçando-a como se ainda fossem o casal de namorados de tanto tempo atrás. Amanda se apoiou contra seu corpo, sentindo-se de repente uma jovem de 18 anos outra vez''


Então, com o passar do tempo, eles acabam novamente se reencontrando para poder resolver um assunto bastante importante para ambos, pois se trata do amigo Tuck que era o único que apoiava o relacionamento e acreditava no amor dos dois.
Com isso, pouco a pouco eles vão se aproximando novamente e o sentimento que antes eles tinham acaba sendo despertado novamente, mas só que dessa vez com algumas diferenças, porque Amanda agora é casada há mais de 20 anos com o dentista Frank com quem teve 4 filhos.

E ao invés de sua vida ter sido feliz, acabou sendo um pesadelo, porque ela teve que abrir mão de sua profissão de professora para poder se dedicar a cuidar dos filhos e da casa, além de sofrer bastante com o problema de alcoolismo do marido que se afundou a cada dia após perder um de seus filhos que faleceu por conta do câncer. 

E  por outro lado, Dawson acabou se envolvendo em um acidente que lhe fez permanecer na prisão por 4 anos, apesar de ter sido completamente acidental. E mesmo sendo inocente de tal fato, ele nunca deixou de ajudar em segredo a família do homem que faleceu.

Então assim que recuperou a sua liberdade, ele foi embora da cidade para trabalhar em uma plataforma de petróleo e então, a partir daí, nunca mais se apaixonou ou se envolveu com outra pessoa que não fosse Amanda, permanecendo sempre isolado de tudo e de todos.
Fechando completamente o seu coração para o AMOR.

''Pegue duas pessoas quaisquer, acrescente os inevitáveis altos e baixos da vida e dê uma boa mexida nos ingredientes: pode ter certeza de que haverá algumas brigas feias, por mais que o casal se ame. O tempo também traz seus desafios. O Conforto e a familiaridade de um relacionamento estável são maravilhosos, mas entorpecem com a paixão e o encantamento. Quando existem previsibilidade e rotina, é quase impossível haver surpresas.''


Agora eu pergunto para vocês, será que Amanda e Dawson tendo uma segunda oportunidade de estarem frente a frente novamente terão então a chance de reatar o relacionamento e viver FELIZ PARA SEMPRE ou eles vão ser somente bons amigos e nada mais? Isso vocês terão que descobrir sem sombra de dúvidas lendo esse livro simplesmente surpreendente do Tio Nicholas Sparks.



Agora no meu ponto de vista tenho que dizer que logo nas primeiras páginas pensei por várias vezes em desistir da leitura, porque eu achei o inicio bastante arrastado, mas acabei persistindo e não me arrependi de ler por conta de toda a história que simplesmente me surpreendeu e que na verdade acabei gostando bastante.
E não posso deixar de dizer também que minha vontade de ler o livro foi simplesmente por causa do filme que está para sair e até pensei que seria bacana eu estar por dentro de toda a história para poder acompanhar depois nas telonas.

O Romance que é desenvolvido pelo o autor Nicholas Sparks foi o que mais gostei sem sombra de dúvidas, mas também  não posso deixar de falar que houve um pouco de drama/suspense/mistério durante a história, pois teve alguns acontecimentos que me deixaram presa nas páginas para tentar descobrir o que viria a seguir.

É um livro simplesmente MARAVILHOSO e que vai surpreender a todos.
Não sei como o filme esta sendo desenvolvido, mas eu tenho certeza que não conseguirão colocar tudo que houve nessa história, por isso eu aconselho que todos os leitores leiam o livro antes de ver o filme, porque vocês vão notar com certeza uma grande diferença.

Eu pelo menos espero que o filme acabe sendo fiel ao livro, mas eu acho que vai ser bastante dificil isso acontecer, porque nem sempre sei como gostaríamos né?

Mas enfim...

Quanto aos personagens, achei que todos foram muito bem trabalhados na história, principalmente os primos de Dawson: Ted e Abee, pois eles me deixaram de uma certa forma bastante horrorizada pelas maldades e pela obsessão de vingança que vocês irão acompanhar no livro, e por outro lado,  também tive um personagem FAVORITO: Tuck. (amigo de Dawson e Amanda). Eu simplesmente amei ele, pois além de ser cativante, ele é o tipo de senhorzinho que está presente em todos os momentos que se precisa e é aquele bom velhinho que sempre está disposto a ajudar sabe? Independente do problema que for. Foi isso que esse personagem conseguiu me passar pelo pouco que conheci dele na história.


Continuando...

Também pude perceber que nessa obra o autor abordou assuntos bastante interessante como problemas familiares, diferenças sociais e principalmente, além do relacionamento, um outro assunto que é citado no desfecho dessa história maravilhosa que ainda não é muito aceito pela nossa sociedade onde vivemos, pois ainda temos um certo preconceito por conta disso.

Acho até que isso fez com que o livro tivesse um diferencial e que me conquistasse por completo.

Quem leu vai entender, pois pra mim foi bastante tocante como um todo tudo que o Nicholas Sparks desenvolveu nesse livro.

Eu simplesmente me apaixonei por toda a história e agora mais do que nunca eu quero um dia poder conhecer o Tio Nicholas Sparks, porque eu ainda pretendo ler vários outros livros dele para que ele possa também autografar eles pra mim (risos). Pelo menos assim espero né?!

Quanto a diagramação, tenho que confessar que gosto bastante das capas que são feitas pela Editora Arqueiro, mas eu acho que eles poderiam ter um diferencial, pois todos vocês podem perceber que é sempre um casal que está na capa e na minha opinião acho que poderiam até ter a iniciativa de começar a dar uma modificada para não ficar muito igual né? Acho que seria bacana fazer outro tipo de arte. Assim não fica sempre a mesma coisa como no caso de Uma Longa Jornada, Uma Carta de Amor e O Resgate que foi lançado a pouco tempo. Amei as artes das novas capas, porque deu uma diferença bastante grande em relação aos outros livros.

Já no GERAL a Editora Arqueiro está de parabéns, porque o livro contém páginas amareladas e com fonte muito boa para leitura. Está impecável !!

Enfim...

Espero de coração que vocês tenham gostado de tudo que falei na resenha, porque é uma história que vale muito a pena. Se vocês começarem a ler e ver que não tá dando, persista, porque JURO que tudo acaba melhorando com o passar das páginas e tenho certeza que vocês não irão se arrepender de ler essa história INCRÍVEL.

31 comentários:

  1. Eu já li esse livro, mas faz um tempo, gostei de relembrar lendo sua resenha! É realmente uma linda história.

    Beijos e bom final de semana
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda fico feliz que tenha gostado da minha resenha, porque eu sinceramente adorei o livro, principalmente o seu desfecho. Vale muito a pena antes de ver o filme nos cinemas, porque com toda certeza a história nas telonas será linda =]

      Excluir
  2. Sua resenha está de parabéns e fico feliz que você tenha gostado do livro. Esta obra foi a primeira de Sparks que li, e confesso que não gostei. Achei-a cansativa e faltando 20 paginas vem a reviravolta que me revoltou. O final. Que final é aquele?
    Fiquei com trauma de Sparks, mas tenho outra obra dele, A Escolha que ainda não li. Já me sinto mais confiante para ler está obra hoje. E acredito que O Melhor de Mim não é a melhor obra dele. Não farei questão de ver o filme, mas se um dia tiver a oportunidade de novo vou querer ler novamente o livro.
    Sei que ele tem seus pontos positivos e que mostra uma grande lição.

    Bjos

    Page Leitura de Ouro
    Leitura de Ouro - leituradeouro.blogspot.com
    @LeituraDeOuro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andressa é uma pena que vc não tenha gostado dessa obra do Nicholas Sparks, mas eu sinceramente como gosto bastante de romance, eu não vi nenhum problema com essa obra. Só achei ele um pouco parado no começo, mas depois eu acabei gostando depois de todas as reviravoltas que teve e tudo mais. E outra, vc falou do desfecho né? Eu gostei acredita? Foi uma das coisas que me fizeram favoritar o livro. Mas enfim...é opinião de cada um né? Tem gente que vai gostar e tem gente que nao e acontece mesmo =]
      Obrigada por ter passado aqui linda
      Se cuida e fica com Deus

      Excluir
  3. Tio Sparks mais uma vez surpreende e emociona! confesso Amanda não é minha personagem favorita enquanto protagonista, no fim a achei fraca demais!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei bastante dos personagens, mas eu concordo com vc que Amanda como personagem foi um pouco fraquinha mesmo. Não passou tanta emoção como deveria. Acho que senti mais emoção pelo lado do Dawson, pois ele passa por cada coisa nesse livro que Meu Deus do Céu !! hehehehe...Mas adorei a história.

      Excluir
  4. Adorei a resenha, super completona! Adoro o Nicholas Sparks, só que ainda não li esse livro e depois da sua resenha fiquei doida pra ler! Parabéns pelo post!
    Beijão!

    http://tipicamentefeminina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Delly fico feliz que tenha gostado da minha resenha, até porque o livro é realmente incrivel. Tem gente que não gostou do seu desfecho, mas eu achei bastante significativo. Achei lindo pra falar a verdade, embora não tenha sido como eu esperava. Mas vale muito a pena. Se tiver oportunidade leia viu? E pode deixar que passarei em seu blog linda. Obrigada por ter passado aqui. bjokas

      Excluir
  5. Por muito tempo adorava o tio Nick, mas sei lá, acho que saturei. De qualquer forma, ótima resenha!
    A propósito, te convidei para responder uma TAG literária, espero que você responda ^^
    http://garotaezine.blogspot.com.br/2014/08/tag-o-perfil-do-personagem.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manu obrigada por ter vindo aqui conferir a minha resenha e pode deixar que passarei em seu blog pra ver a TAG que vc me indicou, até porque faz um bom tempo que não respondo uma. Principalmente porque tenho várias pra fazer isso. Mas enfim...Se eu for fazer, pegarei o que vc me indicou primeiro =] Se cuida minha querida

      Excluir
  6. Oi lindaaaa, perdi o fôlego lendo sua resenha, ainda não li nada do tio Spark acredita?E olha que tenho alguns na estante, as parcerias tomam conta, das minhas leituras, mas ainda esse ano pretendo ler bastante livros dele, cada história que leio em resenhas sobre os livros dele me apaixono mais mesmo sem ter lido um livro sequer desse lindo.
    Amei sua resenha, como sempre bem completa e instigante <3 , esta de parabéns.
    bjs linda
    ateliedoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga olha se quer um conselho, começa lendo o livro UMA LONGA JORNADA que é o mais recente dele. Porque o livro é simplesmente INCRIVEL. Estou até querendo reler ele novamente para poder estar assistindo o filme que logo vai estar nos cinemas. Vc vai adorar. O melhor de mim é ótimo, a única diferença é que a narrativa no começo é um pouco parada, mas a história é muito boa viu?! Leia que vc não vai se arrepender.

      Excluir
  7. Li esse livro a mto tempo e lembro de ter me emocionado dmais e ter ficado muito surpresa e meio triste com o final mas fazer o que né kkk
    Beijos,

    Amanda
    Divã Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda o livro é lindo e ao mesmo tempo bastante triste mesmo em algumas partes, mas esse livro me prendeu bastante em alguns pontos. Gostei da narrativa, embora não tenha gostado nada do inicio que foi parado, mas depois que fluiu, não parei mais. Eu achei o desfecho simplesmente MARAVILHOSO. Enfim...Obrigada por ter passado aqui pra ver minha resenha. Pode deixar que passarei para visitar o seu cantinho. Se cuida linda

      Excluir
  8. Ainda não li esse livro, pelo que você disse parece ser muito bom...
    Até então tinha apenas a opinião da minha irmã que não gostou muito do livro e consequentemente me desanimou para a leitura, mas tenho ele aqui na minha estante e pretendo ler, agora que sei que você gostou.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga se você foi ler só fica preparada que o ínicio dele é realmente bastante parado. Deve ter sido isso que sua irmã provavelmente não gostou, mas depois a leitura flui de uma maneira que vc nem vê. E outra coisa, pode ser também que ela não tenha gostado do desfecho, mas eu adorei, porque pra mim foi bastante significativo e diferente. Enfim...Leia e tira suas conclusões e depois quero ver sua resenha em ?!! bjokas linda

      Excluir
  9. Oi Si, tudo bem?

    Eu não sou muito fã do Sparks, acho os livros dele meio "melosos" hahaha Mas eu gostei pra caramba de A Última Música e talvez eu goste mesmo desse aí. Eu tenho aqui o livro "Uma Carta de Amor" dele! Mas minha irmã tem "O Melhor de Mim" e logo pretendo ler, depois da sua resenha que foi super positiva :)

    Tenha uma boa semana, flor.
    Beijocas
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie, Silvana!

    Eu não gosto muito dos livros do Sparks, porque acho bem previsível e eu gosto de histórias que me desafiem e que me façam pensar. Darem um voto de confiança a esse, porque você disse que ele te surpreendeu, então se um dia eu estiver afim de uma história mais light, irei tê-lo em mente.
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Silvana, esse, do Sparks, ainda não tenho. Fiquei com vontade agora, isso não se faz! ahahahaha Às vezes o Sparks começa assim mesmo, arrastado, meio sem mostrar aonde quer chegar, mas de repente: BOOM! Agarra a gente, né?
    Fiquei curiosa, gosto de resenhas assim: Criam ansiedade, sem spoilers.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil!
    Costumo dizer que os livros do Tio Nicholas são previsíveis rsrs
    Eu até que gosto dos livros dele, e depois de ler sua resenha e ver o trailer fiquei com muita vontade de ler o livro, até porque faz tempo que não leio nada dele rsrs
    Adorei a resenha!

    Boa semana Querida!
    Beijos!
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho esse livro e a resenha descreveu direitinho como a estória acontece.Espero que o filme seja tão bom quanto o livro,ou não!
    Mesmo assim estou aguardando ansiosa para a adaptação nos cinemas.

    beijoss

    http://www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil!
    Amo os livros do tio Nicholas, mas esse ainda não li. Espero que eu consiga lê-lo em breve.
    É tão bom quando livro que no início não nos prende tanto e ao decorrer das páginas nos encanta e surpreende, não é?
    Dizem que os livros dele são clichês... Clichês ou não, eu amo! rs.. E espero gostar desse também!
    Ótima resenha!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oiee

    Li O Resgate a pouco tempo e também achei o livro um pouco arrastado no começo mas no final valeu muito a pena os livros do Nicholas são assim né ocorrem devagar e vamos entendendo tudo melhor aos poucos, não é uma leitura rápida, esse ainda não li e nem sei se vou ler por agora, mas vou anotar a dica! As capas realmente precisam diferenciar mais todas são muito parecidas mesmo :)

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu confesso que não gosto muito de livros do Sparks, acho que tem um romance meloso demais, porém sempre leio ótimas críticas sobre eles. Quem sabe não dou uma chance ao filme? Se gostar compro o livro.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá Silvana! :)

    Sou apaixonada pelo Tio Nick, e amo todos os livros dele *O* Este é um dos meus queridinhos também, que me fez chorar demais, e isso me conquistou mais ainda <3
    A história dos dois é simplesmente maravilhosa, e concordo com você quando disse que o Nicholas citou temas familiares e isso me conquistou ainda mais!
    Confesso que chorei assistindo ao trailer. Vou chorar demais quando assistir o filme!
    Ótima resenha :)

    Beijos,
    Ana M.
    www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir
  18. Oii amiga! Tudo bom?
    Nossa, já li vários livros do autor, mas esse ainda não! Adorei sua resenha, fiquei ansiosa para lê-lo! E nem sabia que tinha filme, acredita? Ele tem vários que viraram né? Até nos perdemos. rsrs
    Apesar de quase sempre as histórias serem iguais, não tem como não querer ler!
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá Silvana querida tudo bem? Que resenha é esta???? ainda me apaixonei super completa e faz agente terminar de ler e ficar com aquela vontade de ler o livro tipo...AGORA! hahaha

    Faz tempo que não leio nada do Nicholas mas estou vendo que o próximo que vou pegar sera O Melhor de Mim!

    Amei!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  20. Eu nunca li nenhum livro do Nicholas Sparks e até adquiri Querido John para finalmente conhecê-lo, mas confesso que não tive vontade… Parece-me que o autor de grande sucesso tem um jeito de envolver seus personagens que me faz hesitar antes de conhecê-lo (rs). Tenho certeza de que me apaixonarei e falirei com tantos livros a comprar dele (hahahaha).
    Brincadeiras à parte, gostei dessa história. O autor parece ter um "quê" com amores inacabados, não é? Vejo muitos dos seus livros com este tema.
    Eu acho que curtirei este livro, mas confesso que me sinto mal quando uma pessoa segue sua vida, se envolve com outra e depois retorna a um amor antigo. Sendo casada, não consigo lidar muito bem com essa realidade. É lindo na ficção, mas na vida real e adulta isso é uma grande imaturidade nas decisões tomadas.
    Enfim, deixando de lado o meu desabafo, AMEEEEI a estrutura da sua resenha, flor. Super-bem escrita e desenvolvida. Parabéns. Nenhum ponto ficou de fora.

    Beijo carinhoso!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá ;D
    Nossa, como amo esse livro *-* não vejo a hora do filme ser lançado.
    Além desses, eu amo todos os outros do Sparks *-*

    :**

    ResponderExcluir
  22. Oi Silvana, ótima resenha flor. Bem completa e nos dando uma ideia sobre o que é a história. Ainda não li este livro, e confesso que não me animei ainda de ler.
    Eu tenho uma relação meio dúbia com o Nicholas... kkkk
    Tem livros dele que amo e outros que detesto, justamente pelos finais tristes e horríveis que ela dá as histórias em alguns de seus livros.
    Esse tá na lista, mas quem sabe algum dia resolvo conferir?
    Também não tenho vontade de assistir este filme.
    bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oláa, Silvanna! Passando para retribuir sua visita ao LOHS.

    Eu simplesmente amo! esse livro do Sparks. É uma história emocionante, linda, intensa e que parte meu coração em pedacinhos minúsculos.

    Eu amei o que você fez colocando as citações nas respectivas cenas do trailer. Ficou lindo *-*

    Levando em consideração todas as adaptações já feitas dos livros de Nicholas, eu acredito que este será um filme bom! Porque, sim, é impossível colocar todas as páginas de um livro na tela, porém fico feliz ao saber que essa história maravilhosa ganhará vida!

    Beijos, Iza.
    ivrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir