24 junho 2014

Resenha - O Diamante





''Cinco personagens, separados pelo tempo e aparentemente sem conexão entre si, contam a história da paixão das mulheres pelo diamante aliás, não só das mulheres! Revezando-se em uma ciranda de acontecimentos divertidos, infelizes, revoltantes ou surpreendentes, a extraordinária Frances Gerety que existiu de verdade e outros indivíduos muito especiais mostram que a história de uma sociedade é construída por meio das relações humanas, na intimidade dos lares. As transformações do mundo moderno nem sempre conseguem abalar aquilo em que se acredita com todo o coração mas as decepções com aqueles que amamos... essas podem mudar as nossas opiniões. Um livro diferente, que fala das muitas formas de viver o amor e que deixa no ar uma pergunta: os casamentos são mesmo feitos para durar?''


480 páginas || Skoob || Cortesia: Editora Novo Conceito ||

 Classificação:  || OndeComprar








Primeiramente tenho que confessar que pensei por vários dias em como escreveria essa resenha, pois achei que o livro é muito cheio de detalhes e cada história é nos apresentada em diferentes épocas e dividido em 5 partes que abordam o mesmo assunto: O Relacionamento entre duas pessoas que se amam e lógico como o diamante é nos apresentado.

No meu entendimento percebi que cada um dos personagens enfrenta alguma dificuldade e nos mostra que nem sempre um casamento pode durar para sempre como um DIAMANTE.

Logo de começo conhecemos a personagem Frances Gerety, uma mulher sozinha e que não se importa muito em ser ou não casada com alguém. Mas sonha em ter uma vida conjugal, embora isso não tenha sido uma grande preocupação em sua vida. Gosta de viver sua vida trabalhando e se dedicando em que mais gosta.

''Ela trabalhava para a agência de publicidade mais poderosa do mundo. Achava seu trabalho muito mais excitante do que qualquer homem que havia conhecido em muito tempo.''

Agora ela tinha a importante tarefa de mostrar a sua cliente De Beers que é capaz de apresentar um slogan marcante sobre O DIAMANTE e convencer casais apaixonados a firmarem compromisso e demonstrar que o amor pode durar realmente para sempre.

''Que sua felicidade dure tanto quanto um diamante''
''Na luz da lealdade que um diamante de noivado irradia, a alegria e a beleza do compromisso mais importante da vida estão eternamente refletidas. Porque a tradição o dota de um significado todo especial apenas para você; seu diamante, embora possa ser modesto no custo, deve ser  escolhido com zelo.''

Mas sua meta é mostrar que o anel pode ser presenteado a qualquer momento da vida. Seja em um casamento ou em qualquer outra data importante para ambos, embora o público alvo seja para os homens presentearem as mulheres simbolizando o amor de uma maneira ÚNICA e ETERNA.


Então vamos para 1972 acompanhando a vida de Evelyn e Gerald que vivem sozinhos e abandonados na tristeza pelo o único filho Teddy, que, aliás, é bastante problemático e que também abandonou sua esposa Julie e suas duas filhas para poder manter um relacionamento com outra pessoa.
E agora volta a aparecer ligando em sua casa avisando que irá visitá-los.
Mas o que Evelyn não sabe é que ele só estará voltando apenas por um motivo que a deixa bastante decepcionada. Sem contar que fica triste também por Julie e suas netas.

''A visita de Teddy era um bom sinal. Esperava que ele tivesse se conscientizado das coisas. Mas, quando Evelyn pensava em sua esposa e nas crianças lá na casa, do outro lado da cidade, e no fato de ele os ter abandonado pelos últimos cinco anos, era como se alguém estivesse retorcendo seu próprio coração como um pano de prato.''

Em 1987 acompanhamos a vida do casal James e Sheila, que passa por diversas dificuldades financeiras, James tenta a qualquer custo dar o melhor para sua esposa e seus filhos, mas acaba sendo sempre julgado pelos seu sogro Tom que pega no seu pé por não saber administrar direito o seu dinheiro.
''Ele sabia que toda a dívida que acumularam era culpa sua. Decisões mal tomadas, combinadas com uma tremenda falta de sorte.''

O que ele sempre tem em mente é em como dar uma vida melhor para sua esposa e seus dois filhos Parker e Danny sendo apenas um simples paramédico.

E por outro lado tem sua mãe doente que mora sozinha e que precisa de cuidados e atenção. Sua mãe sempre demonstra bastante preocupação por ele ter que trabalhar demais durante a noite e de não ter tempo de descansar, mas para ele tudo que fazia era necessário para proporcionar uma vida melhor e dar tudo o que era necessário a ela.

Os anos vão passando e em 2003 conhecemos Delphine, uma mulher bastante apaixonada por PJ que larga grande parte da sua vida para viver um grande amor ao seu lado. Mas depois de alguns dias e meses isso tudo acaba mudando, pois a pessoa que considerava o grande amor da sua vida acaba lhe deixando por uma garota mais nova.
Com raiva e bastante decepcionada com seus erros, ela acaba destruindo todo o apartamento que ela arrumou com tanto carinho para que os dois pudessem viver uma vida nova juntos e deixa tudo de uma maneira irreconhecível para que ele não tenha o gostinho de aproveitar a vida ao lado de outra pessoa com tudo que ela fez por ele.

‘’Ela chorara toda a sua dor. Não dormira nem comera. Em vez disso, desenterrara as lembranças de cada momento de sua relação, procurando pelo momento em que tudo dera errado. Tudo ficara muito tenso por alguns meses, percebera. ’’

‘’Ela quase não tinha mais dinheiro, não tinha emprego nem amigos mais. Ela visualizara em um instante que havia feito de PJ o seu mundo. ’’

Já em 2012 conhecemos Kate que muito cedo viu seus pais se divorciarem e desde então ela nunca aceitou muito bem essa coisa de casamento. Ela não suporta e nem quer vivenciar isso, apesar de morar com Dan e sua filha Ava.
Todos falam que ela deveria levar a sério o casamento, até porque já teve uma filha e uma união diante de um padre que é bastante importante na visão das famílias em geral.

Só que Kate e Dan se acostumaram com o relacionamento da maneira que é e nenhum dos dois dá importância para isso, até porque o amor é mais importante e em sua opinião não precisa do casamento para provar isso a ninguém.
‘’Ela e Dan nunca tiveram uma conversa sequer sobre se deveriam se casar apenas para agradar a seus pais ou tirar a pressão de suas costas. Mesmo assim, Kate se sentia frustrada às vezes pelo fato de sua relação não ser tão levada a sério porque não era um casamento. Ela já estava vivendo com Dan por mais tempo do que algumas de suas amigas casadas pudessem conhecer seus maridos’’

Agora ela terá a missão importante de ajudar no casamento gay de seu sobrinho Jeff sendo sua madrinha de casamento. Isso estava lhe deixando bastante ansiosa, até porque ela teria que fazer uma leitura durante a cerimônia.
E apesar de não curtir isso de casamento, apenas queria ver as pessoas que ama feliz!

‘’- O casamento é uma piada – ela dissera, enquanto despejava o molho sobre o peito de peru. – Ele tem sido vendido como uma forma de manter as mulheres seguras ou tornar a vida delas melhor, mas, na maioria dos casos, tem sido usado para reprimi-las’’



Para começar, eu contei um pouco de cada um desses personagens para que vocês pudessem entender um pouco sobre cada história. Mas tenho que ressaltar que as histórias vão muito além do que eu contei, até porque acontecem muitas coisas durante todos os anos que são apresentados no livro. Os personagens amadurecem bastante na caminhada da vida e isso vocês terão que ter bastante atenção para saber qual será o destino do diamante.

Vocês perceberam que eu não citei em nenhum momento de cada personagem sobre o anel de diamante? Pois então, aí é que entra a curiosidade de cada um para descobrir como cada história encaixa o diamante em sua vida.

Pelo menos agora eu sei o que aconteceu com o anel (risos)

Com o passar das paginas, o livro desperta em nós uma curiosidade de querer saber como cada história se encaixa com a outra, algumas situações das historias nos relembram algo que já lemos nas outras fazendo com que sempre viremos as paginas a fim de chegarmos aos finais. E cada uma tem seu desfecho especial, a inovação que a autora aplicou em cada historia, a cada capitulo fez com que uma leitura inicialmente difícil se tornasse intrigante e evolutiva.



E tenho que ser sincera ao dizer que achei o livro bastante cansativo no inicio, pois tudo é bastante detalhado e  isso de certa maneira por várias vezes acabou me desanimando, mas eu persisti, desconfiei que a autora  me surpreenderia e então acabei me aperfeiçoando mais em algumas histórias como a dos casais Evelyn e Gerald e Delphine e PJ. Achei que foram as histórias que mais me chamaram atenção. Gostei bastante de tudo que foi contado e me envolvi bastante com eles.

Quanto a Diagramação, preciso dizer que a Novo Conceito teve todo um cuidado ESPECIAL para elaborar uma Arte simplesmente maravilhosa para capa e também além de ser linda e chamar bastante atenção, as páginas são amareladas e cada capítulo é detalhado com um desenho de diamante dando um toque todo especial para o livro. Eu simplesmente amei tudo que foi feito. Fizeram um ótimo trabalho e com alta qualidade. Um livro que realmente todos deveriam ter na estante sem sombra de dúvidas !!

A autora elaborou as histórias muito além do que se imagina, juntando vidas diferentes que se entrelaçam no final de uma maneira inacreditável. Por causa disso, eu recomendo que todos leiam o livro antes de julga-lo, pois tenho certeza que vocês vão se surpreender com as histórias.

Só quero explicar eu apenas dei 3 corações porque eu me senti diversas vezes bastante cansada por causa da lentidão da autora ter que descrever cada coisa que acontecia sobre os personagens e acontecimentos. Em minha opinião acho que nem era necessário tudo aquilo para poder desenvolver a história sobre o assunto do diamante. Mas tem quem goste desse tipo de leitura. E o livro não é ruim. PERSISTA, porque a história vale a pena! RECOMENDO!!
 

Meus amores espero sinceramente que tenham gostado da resenha, porque eu dei o meu melhor para não falar muito da história e também para que vocês pudessem ficar curiosos com o paradeiro do diamante =x Espero de coração que todos os leitores gostem da leitura =] Agora eu vou indo nessa, pois agorinha mesmo estarei passando em todos os BLOGS que me visitaram durante esses dias e também estarei SEGUINDO todos ok?!
Beijinhos para todos e fiquem todos com Deus.

27 comentários:

  1. Oi Silvana
    Parabéns! Sua resenha ficou ótima! :-)
    Eu tbm senti o começo da história bastante lento e um pouco cansativo, mas depois eu gostei da história.

    www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga eu sinceramente pensei em desistir várias vezes de ler o livro, mas eu acabei persistindo, porque tinha esperanças de que tudo fosse melhorar e acabou acontecendo isso mesmo. Adorei algumas histórias porque fluiram de uma maneira muito boa, mas outras ficaram um pouco a desejar. Mas o livro todo é lindo. Nem posso negar isso =x

      obrigada por ter passado aqui
      estarei passando em seu blog logo

      Excluir
  2. Olá, Silvana! Tudo bem?
    Confesso que, a princípio, não fiquei muito interessada com esse lançamento em específico da editora NC, mas fiquei curiosa depois de conferir a sua resenha! "O Diamante" não parece ser do meu tipo de leitura favorito, mas achei a interessante a proposta de unir vários personagens em diversos pontos de vista, gosto dessas coisas e, quando elas são bem feitas, o livro acaba se tornando uma leitura proveitosa! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica realmente as histórias contadas nesse livro são bem interessantes. Eu gostei bastante. Me identifiquei com dois personagens na história e sinceramente tem acontecimentos que parece que você tá vivenciando ali. É muito bacana isso. E acho que vc iria gostar sim, até porque são várias histórias diferentes que no fim se entrelaçam de alguma maneira. Espero que tenha chance de ler.

      Se cuida linda e obrigada pela sua visitinha

      Excluir
  3. Sou super viciada em livros, e fiquei surpresa de ver um blog tão legal como o seu. Me chamou muita atenção o livro. Infelizmente, eu tenho mania de comprar livro pela capa, e com certeza compraria esse. Na verdade, não sei se isso é um problema tão sério, mas admito que muitas vezes não quis ler livros por que a capa não me chamou atenção, e depois de um tempo acabei lendo o livro e simplesmente amei! Entrarei mais vezes no seu blog por que amoooo ler esse tipo de resenha! Um beijao
    http://blogmemoriafotografica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia fico feliz que tenha gostado da minha resenha e espero de verdade que você passe mais vezes para me visitar, porque sempre tem novidade sobre livros. E eu era que nem você. Ia muito pela capa do livro, mas agora estou indo pelas histórias, porque não adianta a capa ser MARAVILHOSA e a história um lixo né? Mas eu tenho me surpreendido bastante com as leituras ultimamente. Só livros bons na maioria. Enfim...Espero que leia O DIAMANTE, porque vc vai gostar =] E logo estarei passando em seu blog viu linda? ME espera!

      Excluir
  4. Ótima resenha, eu gosto muito de livros que contam várias histórias me um livro só. Isso me faz me sentir em vários lugares em um livro mesmo, vou achar ele aqui. Será que tem nas americanas?

    Beijos, Amanda.

    Dicas da Day, Área 51.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amandinha fico feliz que tenha se interessado pelo livro, mas eu acho que não tem na americanas. Você vai achar o livro nas livrarias ou até mesmo na saraiva ou submarino ONLINE. Lá é certeza vc achar.
      ESPERO QUE GOSTE DA LEITURA, porque o livro é bom.
      Se cuida linda. Depois passarei em seu cantinho pra conhecer.
      Se cuida

      Excluir
  5. Oi Sil...
    Lembro de alguns comentários seus no facebook dizendo que o livro era cansativo. Que bom que foi só no começo e que a história te surpreendeu.
    Eu não gosto de ler assim com muitos detalhes não. Mas até depende né, tem detalhes em um livro que não são cansativos.
    Mas você conseguiu desenvolver bem a resenha, e deu para ter uma ideia do livro.
    Eu até leria ele, só não é prioridade no momento.
    A Novo Conceito sempre arrasa mesmo na diagramação, assim como na publicação dos livros. Mas há autores que sempre nos agradam mais que outros..se a narrativa é lenta não tem como né..entendo seus tres corações.
    Boa semana linda...

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga realmente o livro no começo tava bem parado. Eu acho que a autora fez muito detalhamento desnecessário no livro. Isso acaba até incomodando. Por várias vezes pensei em desistir. Até me atrasou em algumas leituras porque fui jogando a leitura ate onde deu para terminar e saber o que aconteceria no fim. Gostei de duas histórias...confesso, mas quando o livro é grande e ainda tem muita descrição eu não curto muito. Mas o final do livro é bacana. Eu gostei sabe. Mas é um livro BOM e não é ruim. Vale a pena, mas tem que ter um pouquinho de paciência e isso é uma coisa que não tenho hahahahaha...Mas como vc disse, vai ter livros que vão nos agradar mais e outros menos né? Não tem jeito! Agora BORA PRA OUTRO da novo conceito o/

      Excluir
  6. queria muito ler uma resenha desse livro, pelo visto é um mix de histórias bem bacanas! http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaila o livro é realmente bastante interessante por várias histórias que são contadas, mas eu acho que vc terá que ter paciência ao ler, porque no começo ele é bem paradinho, mas vale a pena. Até porque a história depois acaba compensando. Espero que goste =] E olha, pode deixar que passarei em seu cantinho pra ver outras novidades depois. Adorei ele!

      Excluir
  7. Oie,
    sério que o começo é cansativo? Difícil eu desistir, mas já é bom começar a leitura sabendo disso.
    Tirando isso acho que vou gostar bastante do livro.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Vanessa eu achei algumas partes do livro meio paradinhas sim. Mas por conta dos detalhes que a autora dá nas histórias. Eu achei um pouco parado. Eu até pensei em desistir, mas depois com o desenvolvimento da história eu acabei gostando de algumas coisas, mas os detalhes não gostei muito não hahahaha...Mas o livro é bom. Vale a pena ser lido, porque no fim vc se surpreende com o que acontece com o anel de diamante. Leia e tire suas conclusões, mas nào vai cheia de expectativa não. É um conselho. Enfim...Espero que goste...Se cuida linda. Depois passarei em seu blog pra te visitar.

      Excluir
  8. Realmente é curiosa essa relação do diamante com todas as histórias. Acho isso legal, da autora conseguir escrever 5 histórias distintas, mas que tem alguma ligação entre si. A única coisa que está me deixando com um pé atrás é o fato de ser cansativo às vezes, eu normalmente prefiro livros mais objetivos, sem muita enrolação e é realmente chato quando você percebe que muita coisa não era necessário.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha o começo do livro tenho que confessar que foi um pouco parado mesmo por causa dos detalhes, mas depois com o desenvolvimento da história foi melhorando. Apesar que tem que ter bastante atenção, porque no final você vai entender muita coisa. Vale a pena ler, até porque as histórias que a autora reuniu são muito lindas. Eu gostei particularmente de duas histórias. Mas o restante é muito bom também. Espero que goste =]

      Excluir
  9. Oi Sil,
    Ah eu tô doida por esse lançamento *---*'
    EU adoro livros com a ideia de metáfora, e o lance do diamante, ser inquebrável, durar pra sempre é tão owwwwwwwn *----*
    Infelizmente minha caixinha desse mês voltou pra NC, então .. ainda estou esperando recebê-la, para começar a leitura. Espero que chegue logo.
    Eu gosto de livros detalhistas quando os detalhes valem a pena. Você já leu Um Conto do Destino da NC? Ele tem 700 páginas, mas é bom DEMAIS!!! <3 kkk
    Já não curto tanto os livros gigaaantes da Meg Cabot, como Melancia que é enorme e chato. kkkk

    Beijo,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda fico feliz de saber que gostou da minha resenha e também de saber que você está ansiosa esperando a sua caixinha chegar. Leia o livro sim, até porque as histórias são bem interessantes, mas gostei apenas de duas. Porque me prendeu e também porque queria saber o que iria acontecer (risos) Mas no começo o livro é meio paradinho mesmo. Espero que vc consiga ler até o fim. Se cuida querida. Fica com Deus

      Excluir
  10. Oi Si!

    Fiquei receosa de começar a ler esse livro, sabe?
    Por ser meio massante no início também e coisa e tal, mas adorei entrar aqui e ver sua resenha, porque agora sim entendi que se passam em épocas diferentes hahahaha Adorei o kit que a NC mandou pra nós, e fiquei curiosa com a frase que veio dentro do porta diamantes.

    Beijocas
    www.estantedasfadas.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Silvana, tudo bem?
    Esse livro não é lindo demais???? E a caixinha que vocês receberam??? A Editora caprichou!!!!!
    Que pena que o desenvolvimento das histórias é um pouco lento. Mas gostei do que a autora criou aqui, várias histórias sobre o amor se interligando com esse tal diamante, fiquei super curiosa.
    Quero muito ler, mesmo sendo um pouquinho lento.
    Gostei da sinceridade da sua resenha, bem argumentada.
    beijinhos
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil, estou enrolando um pouco pra ler esse livro, estou com medo de não gostar e ao mesmo tempo curiosa para ler rs >< tem alguns passando a frente dele, mas espero gostar quando finalmente pegar ele.

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ah,a capa é convidativa e os mimos que vêm nele também mas a história não me cativou muito sabe? Espero que de alguma forma no futuro eu chegue a criar coragem para lê-lo.
    http://www.vicioemlivros.com/
    Beijos Si.

    ResponderExcluir
  14. Adorei os quotes Silvana! Já recebi este e está na minha lista de próximas leituras!

    Beijos, Paola
    uma-leitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá Sil, tudo bem???
    Sinceramente amiga eu não me senti atraída por esse livro... A capa já não me chama muito atenção e o enredo então... fiquei cansada só de ler a resenha viu... significa que esse livro realmente não é pra mim... cinco histórias diferentes que no fim acabam se entrelaçando não me pareceu uma boa narrativa.... bom esse não vai para a minha listinha, mas nada contra quem goste... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá, Silvana. Gostei da sua resenha, mas não me senti muito tentado a ler não.
    Primeiro porque a escrita é um pouco cansativa, como você disse. E em segundo lugar porque não é meu gênero favorito.
    Dessa vez, passo a leitura.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
  17. Oiee

    Estou louca para ler esse livro e pretendo ler muito em breve bom saber que o começo talvez seja um pouco mais lento assim já me preparo pois já estava com altas expectativas de ler ele logo .

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  18. Este lançamento nunca me chamou atenção, mas agora tive mais interesse. Não sei se quero ler porque narrativas lentas não são "minha praia"...
    Mas já que você gostou estou pensando seriamente em lê-lo! ;)
    http://bagagemliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir