12 agosto 2013

Resenha - A IDEIA




Livro: A IDEIA
Autor:
Lucas Chagas
Editora:
Novo Século
Páginas:
424
Nota:

Sinopse: Um homem, no limite do sofrimento, decide compartilhar sua jornada e escreve a mais sincera declaração de amor. Dessa forma, ele leva até você, leitor, a trajetória vívida de uma paixão que, sem imaginar, mudaria sua forma de ver a vida. Beatrice Dumont, 23 anos, estava habituada à mesmice da sua vida, mas percebe, durante uma noite de forte chuva, que aproveitava pouco sua juventude. E tudo parece piorar quando ela se apaixona por Benjamim. Porém, ela nem imagina o que a espera... Sem achar uma luz no fim do túnel, sente a necessidade de dar um passo em direção à mudança de vida. Mas o que ela parecia ter esquecido é que a felicidade, muitas vezes, pode trazer consigo perdas irreparáveis, principalmente quando os laços afetivos com as pessoas que amamos são muito fortes. A Ideia não é uma história de um amor perfeito, no qual o universo conspira a favor. É uma história de luta pelo amor, quando tudo parece estar contra. Fala da vida em sua brevidade, sem deixar de lado os instantes que fazem dela algo eterno. 









A obra se inicia contando sobre a personagem Beatrice, uma adolescente como qualquer outra que sempre teve sonhos e objetivos, mas que principalmente buscava encontrar sua felicidade. E era o tipo de pessoa que sempre era muito estudiosa e organizada, mas que apesar disso, sempre vivia o seu dia-a-dia sem dar muita importância com os acontecimentos, mas que às vezes percebia que não tinha tempo para usufruir das coisas boas que a vida lhe oferecia.

Morava com sua tia Vera que infelizmente não tinha um bom relacionamento e que também não tinha muito convívio, mesmo morando no mesmo apartamento, mas que apesar desses pequenos probleminhas, ela sempre tinha boa vontade de fazer as coisas e nunca se sentia só, pois ela também sempre estava muito ocupada com seus estudos e vivia rodeada de muitos amigos que a ajudavam, principalmente de sua melhor amiga Brenda que me encantou com sua maneira divertida e sincera, mostrando como a amizade entre duas pessoas é realmente valiosa quando se precisa.

Beatrice mesmo mostrando durante a estória seus sofrimentos e suas alegrias, apenas gostaria de encontrar sua felicidade no amor, mas não aquela felicidade passageira, mas sim algo que fosse duradouro.

‘’E me perguntam se sou feliz. Respondo-lhes: Sou. Mas por fora.
Sou feliz, mas sem momentos felizes. Como as virtudes e os defeitos em cada um de nós, que coexistem transpondo tanta discrepância. Não há nada perfeito no mundo. De tal modo, se vir algo perfeito, desconfie!’’

Então um dia ela conhece Benjamin que muda sua vida e que acaba sendo na verdade o seu primeiro e verdadeiro amor, mas como todos os amores, acontece muitas reviravoltas e por isso, os dois acabam se afastando e seguindo suas vidas rotineiras e independentes.

''Nunca mais veria aquele rosto novamente. Aquele olhar. Esqueceria para sempre. E já estava esquecendo. Algumas vezes tentava lembrar nitidamente, mas não conseguia. E eu estava com medo de esquecer para sempre. Se eu tivesse alguém para compartilhar esse sentimento. Alguém que realmente visse e ouvisse minha dor, que já estava gritando. Mas não havia como, eu sabia disso. Conformar-me foi o que eu mais tinha feito nessa vida.''

Mas logo o DESTINO faz o favor de coloca-los no mesmo caminho novamente, e assim começando uma aproximação e um romance envolvente e surpreendente de deixar o Leitor suspirando até o final da obra.

E se preparem para o final, porque é realmente surpreendente, até porque me deixou sem palavras e pensando por várias horas do porque isso e aquilo. Até depois da minha leitura, fui correndo no facebook conversar com o autor sobre o livro e questionar algumas coisas.

Enfim... Leiam que vocês irão entender (risos)

Minha opinião sobre a obra é que eu sinceramente não sabia como começar a escrever essa resenha, pois o livro me conquistou de uma tal maneira que acho que todos os leitores deveriam ter tempo de conferir esta estória MARAVILHOSA que o autor Lucas Chagas nos apresenta.
O livro me surpreendeu demais e acabou sendo uma leitura mais do que prazerosa e satisfatória em vários aspectos.
Me senti completamente envolvida a cada capítulo, principalmente pelos sentimentos que a personagem demonstrava, mas tenho que confessar que de inicio achei que a narrativa foi um pouco parada e pensei por várias vezes em desistir de ler, mas acabei sendo insistente, e com isso, descobri que no decorrer dos acontecimentos o romance de uma certa maneira acabou sendo mais do que eu esperava que fosse.

Foi um Romance completamente diferente de tudo que conhecemos  em relação aos acontecimentos desenvolvidos pelo o autor.

Confesso...Me prendeu e me surpreendeu. Nem sei como descrever isso para vocês (risos)

E não vou deixar de citar aqui que os personagens secundários foram todos muito bem trabalhados, até porque, eu amei dois deles, Brenda e Jorge.
Também achei muito bacana a forma de como o autor mostrou a importância da amizade entre os seus personagens. Achei muito legal isso.

No demais, eu achei a diagramação do livro MARAVILHOSA e achei bem CRIATIVO o desenho da capa e da contra capa desse livro.


A fonte com as páginas amareladas também ficaram ótimas.
Mas o que realmente me incomodou bastante foi que a Editora deveria ter feito uma revisão melhor na parte da escrita, pois encontrei em diversos capítulos várias palavras invertidas e colocadas de maneira errada, mas nada que atrapalhasse o meu entendimento.

E para poder encerrar essa resenha, tenho que dizer que A IDEIA é vocês pegarem esse livro o mais rápido possível para ler, pois tenho certeza que vocês não irão se arrepender.

Livro mais do que FAVORITADO por mim e também mais do que INDICADO.
5 Corações e mais por essa OBRA que me deixou simplesmente apaixonada (risos)

49 comentários:

  1. Ai, que marcadores mais lindinhos combinando com a capa do livro... Me apaixonei por eles...

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda realmente o livro tem uns marcadores bem lindos mesmo. Mas o mais lindo é a estória do livro que é verdadeiramente maravilhosa. Vale a pena ser lido, porque tenho certeza que nenhum leitor irá se arrepender de pegar =]

      Excluir
  2. Respondendo sobre o livro Nora,O começo ele é mais voltado á ficção. Mas também contém romance e aventura. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda obrigada por ter tirado a minha dúvida sobre o livro, porque sinceramente fiquei bem interessada em ler. Espero que tenha dado uma olhada na minha resenha e que se interesse em ler o livro ai que postei =]

      Excluir
  3. Pela sua resenha e opinião, parece que este livro é realmente uma obra muito boa. Vou colocar na minha lista de próximos livros para ler.


    http://luizcezarescritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz Cesar você faz muito bem em colocar na sua lista de leitura, porque você irá se surpreender com essa estória e ficar ainda sem palavras no final desse livro como eu fiquei. É muito perfeito. Não tenho como descrever a estória. Felizmente eu FAVORITEI ! hehehehe

      Excluir
  4. Ahhh, cê sabe o quanto me deixou curioso? Sempre que você falava sobre o livro no facebook eu ficava aguardando essa resenha.

    Foi a maior resenha que tu fez, né, e ficou realmente muito boa, bem explicada e sei que deve ter sido complicado escrever sobre um livro que você tanto gostou.

    Os quotes forma muito bem escolhido também, eu adorei, Silvana.

    Abraços.

    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo você é a salvação desse blog pelos comentários, porque o pessoal parece que sumiu...o que houve com esse povo que estava tão curioso para ver essa minha resenha ?!! hahahahahaa...Mas fico feliz que tenha gostado. E saiba que você é um grande amigo. Te desejo tudo de bom viu ?! Se cuida e fica com Deus. Mais uma vez obrigada.

      E olha, vê se leia esse livro, porque sinceramente é MARAVILHOSO mesmo !! Sem brincadeira !!

      Excluir
  5. O livro é bom, um amigo leu, gostou e aprovou, e me deu um exemplar, tá na minha estante esperando ter tempo para ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga quando tiver tempo nem pensa duas vezes, pega e lê, porque tenho certeza que você vai gostar. Só que você vai ficar com um ponto de interrogação que nem eu no final dessa estória, porque é realmente de se surpreender =x

      Excluir
  6. Oi flor eu tinha visto esse livro em uma das suas caixinhas de correio e tinha gostado muito pela capa, lendo sua resenha parece ser uma história bem interessante, está anotado como indicação sua amiga! Adorei!
    Grande beijos
    livrosajaneladaimaginacao.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga gostei da parte de ''inspiração sua'' hahahaha....
      Espero que você goste de ler o livro como eu gostei, porque sinceramente é MARAVILHOSA a estória. Vale a pena ser lido. Com certeza muitos dos leitores que pegarem para ler vai gostar muito =]
      Eu indico de olhos fechados...Pode confiar, porque vc n vai se arrepender de ler. Até porque tem partes de quotes lindos no livro. Vale a pena !

      Excluir
  7. Sil,
    Já disse que gosto muito de suas resenhas né? Pois é, com essa não foi diferente. Gostei do seu ponto de vista, mesmo o livro sendo parado no começo, como você disse, você continuou a ler e gostou, ás vezes vale a pena insistir em um livro né? rsrs.
    Vou colocar esse na lista de desejados, parece ser um romance diferente, se você gostou e indica, vou confiar ^^
    Tenha uma ótima semana, tudo de bom amiga, beijocas <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga obrigada por sempre deixar sua marquinha aqui em meu blog e também por confiar em mim em relação ao livro, até porque eu falo de verdade que ele é realmente muito bom. Porque quando eu não gosto de uma leitura eu falo mesmo. Mas esse Romance é diferente de tudo que a gente está acostumado a ler. Leia que você verá. Mas lógico que você tirará suas próprias conclusões e principalmente uma opinião diferente da minha. Mas vamos ver o que vai achar ao ler (risos)

      Obrigada minha querida por tudo
      Se cuida ...bjokas

      Excluir
  8. Hey Sil, tudo bem minha amiga linda?
    Que resenha maravilhosa foi essa? Gente amei! Me fez querer ler o livro agora mesmo! ahahah Amanhã se as coisas derem certo para mim vou tentar entrar em contato com o autor para uma possível parceria! Gente esse livro deve ser tão envolvente! Fiquei super curiosa! Mais um livro para minha "mini" listinha, haha.
    Beijocas,
    Cindy, Livros e Piratas. Visite o blog. c:

    ResponderExcluir
  9. Amiga *.*
    Eu não só amei sua resenha, como fiquei mega curiosa com tudo que você disse. Esse suspense com o final do livro me fez querer abri-lo aqui na ultima página e saber de tudo. Estou controlando meus impulsos kkkk
    Muito bem escrita sua resenha amiga, sem spoilers e sem contar muito do livro, só deixando aquela ansiedade em quem ainda não ler.
    Beijos

    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga quando tiver a oportunidade de ler o livro, pegue, porque tenho certeza que você vai gostar tanto como eu gostei. E sinceramente você vai ver como o Romance é lindo no desenrolar da estória, apesar que o final é de se surpreender. Enfim...LEIA...depois vamos conversar sobre a obra (risos)

      Se cuida minha querida e obrigada por tudo que você tem feito e principalmente pela sua amizade que é tão querida pra mim. bjokas

      Excluir
  10. Que resenha linda! Fico muito emocionado, quando um leitor se sente tocado de alguma forma, pois o livro foi escrito com muita vontade!

    Obrigadão, Silvana. E parabéns pelo blog!!
    Lucas Chagas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo e autor parceiro, fiquei muito feliz por ter lido essa sua obra maravilhosa e ainda mais feliz por ter vivido essa estória junto com a personagem Beatrice. Sua estória foi MARAVILHOSAMENTE contada. Você está de parabens por tudo que desenvolveu nesse livro. Mas do que aprovado. E te desejo o DOBRO do sucesso com o seu livro.

      Excluir
  11. Oi Sil! *-*

    ADOREI sua resenha.
    A capa desse livro é bem interessante, e desde quando você mostou ele na sua caixinha de correio que tinha curiosidade para saber como ele era.
    Amei a trama do livro! Deve ser intrigante e envolvente! :D

    Adorei as fotos também... rs
    Bjão
    http://apanhadordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo quando tiver oportunidade leia o livro, porque realmente ele é bem interessante e diferente de todos os romances que você está acostumado a ler. Um livro que me envolveu muito antes foi O Diário de Suzana para Nicolas, mas esse foi outro que me conquistou. Sinceramente estou feliz de ter conhecido essa obra nacional. E muito satisfeita ! Leia...quando puder...LEIA !!!! hahahaha

      Excluir
  12. Hum...adorei a sua resenha! Esse livro parece ser fascinante. Já entrevistei o autor e é muito simpático. Pena que não pude ler o livro dele por causa da demanda do blog que está bastante alta.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda fico feliz que tenha gostado da minha resenha, até porque eu dei uma mudada no jeito de escrever para ver se chama mais atenção dos leitores. Quem sabe eu escrevendo meu ponto de vista dá certo né ?! hahahahaa
      E também é melhor, pois assim não entregamos a estória do livro.
      Simplesmente tenho que dizer que é maravilhoso mesmo.
      Quando puder pegar para ler esse livro...LEIA ...Nem pense duas vezes.

      Excluir
  13. Oi Sil!

    Nossa, sua empolgação me deixou mega curiosa para ler o livro.
    Eu havia lido alguns resenhas negativas dele sabe, mas vc me despertou interesse, gostei.

    Bela resenha!!

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda realmente esse livro foi maravilhoso.
      Acho que foi um dos nacionais que eu mais amei ler.
      Entrou para os meus favoritos, por isso, quando tiver a oportunidade leia, porque tenho certeza que você vai gostar de tudo que o livro aborda. Você sente o que a personagem está sentindo e vive tudo que ela está vivendo...PERFEITO....Não tenho nem como explicar o tão lindo é esse livro =]

      Excluir
  14. Amiga, amei a resenha! Está realmente um pouco diferenciada das que tenho lido por aqui. Como te disse, estou com o livro do Lucas Chagas aqui, mas ainda não comecei a ler. Estou me contendo... tenho que acabar uma leitura "encalhada" rsrsrsrs
    Parabéns pela bela resenha, o Lucas deve ter ficado muito feliz! :D
    Bjux!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga eu fico feliz que tenha gostado da resenha e principalmente por ter despertado o seu interesse para poder ler o livro, porque você não larga o encalhado e pega nele depois ?!! hehehehehe

      Descansa a cabeça um pouco amiga, quem sabe você acaba se animando depois?!
      Enfim...

      E o autor ficou bem feliz sim com a minha resenha. Graças a Deus. Espero que realmente o tenha agradado, porque eu fiz com muito carinho e coloquei todo o meu sentimento nessa resenha. Enfim...Espero que desperte o interesse de todos os leitores também =]

      Excluir
  15. Oie,

    Obrigada pela visita ao blog. E sim, conseguiu me deixar curiosa sobre a leitura.

    Beijokas elis!!!..\o/

    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga leia o livro assim que você puder, porque
      tenho certeza que você não irá se arrepender dessa estória maravilhosa =]

      Excluir
  16. Olá !!
    Conhecia o livro por alto, nunca tinha parado para observar o quanto a história é interessante. Na verdade não curti a capa.
    Sua resenha me fez me xingar por não ter participado do BookTour... Adorei a resenha :)

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga quando tiver a oportunidade de ler o livro...LEIA, porque tenho certeza que você vai gostar tanto como eu gostei. Mas também depende muito de cada pessoa. Eu posso ter tido essa opinião, você vai ter outra e outros vão ter a deles...assim por diante, mas vale a pena dar chance para essa obra, porque eu simplesmente me encantei. E não é atoa que eu favoritei ele no meu skoob =]

      Excluir
  17. Oie Sil!!!
    Vim agradecer o recadinho que você deixou lá no Lendo um Sonho, e claro que eu não poderia deixar de ver a opinião da minha amiga querida sobre este livro tão polêmico, que está gerando vários comentários bons e ruins ao mesmo tempo.
    Sua resenha só fez aumentar a minha curiosidade a respeito desta obra, que dez de o início tem me interessado...
    A Ideia...Nome bem poético na minha opinião. Enfim, pode ter certeza de que, mais dia ou menos dia, eu vou acabar tomando coragem para ler.
    Beijos,
    Isabella
    lendoumsonho.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga quando você tiver a oportunidade leia esse livro, porque você não vai se arrepender de jeito nenhum, principalmente da maneira que a personagem expõe seus sentimentos.
      É maravilhosa a estória e ao mesmo tempo que você se prende a personagem, você fica querendo saber de tudo que vai acontecer no final. É um final que te deixa sem palavras. Vale a pena você dar uma lida nessa obra.

      Excluir
  18. Adorei a resenha *-*
    Não conhecia o autor nem o livro, mas fiquei bem interessada. *-*
    É horrível quando o início é parado, né? Mas também não desisto da leitura, porque na maioria das vezes, nos surpreendemos. Como foi o seu caso. XD
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, achei que o inicio foi meio paradinho, mas isso foi por causa das apresentações dos personagens e tudo mais. Só que no decorrer da estória as coisas mudam, porque começa te prender de uma tal maneira que você não consegue mais se desgrudar do livro de jeito nenhum !! hahahaha....Sério, quando tiver oportunidade de ter esse livro em mãos, LEIA, porque tenho certeza que vc vai gostar muito dessa obra.

      Excluir
  19. Gostei da resenha Silvana e do modo como colocaste as palavras, mas infelizmente o mote do livro não me atraiu...Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga obrigada por ter passado aqui e também por ter gostado do jeito que escrevi a resenha, mas não julgue antes de ler, porque você pode se surpreender com a estória. Por isso que falo nunca julgar pela capa, porque as vezes vc pode estar perdendo uma obra maravilhosa e não sabe =] Fica a Dica pra vc minha querida. E obrigada pela sua visitinha. bjokas

      Excluir
  20. Olá !!
    Não conhecia esse livro mas, eu entendo quando a gente gosta de mais de um livro ou ele tem uma temática diferente é difícil escrever uma resenha, passei por isso agora quando li o novo livro do Neil Gaiman, gostei tanto que não sabia por onde começar! :)
    Seguindo o blog!
    Abraços
    Melissa
    De Coisas por Aí

    ResponderExcluir
  21. Olá, obrigada pela visitinha em meu blog.
    Também já estou seguindo e curtindo sua
    pagina. Adorei o seu cantinho, também
    espero que possamos virar amigas
    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  22. oie Sil
    ótima resenha, você abordou os pontos positivos e negativos perfeitamente!!!
    Não conhecia o livro, mas um romance nacional é sempre bem vindo, e adorei conhecer este!!!!!!
    Gosto quando o autor não floreia o amor, e também consegue abordar as dificuldades, conferindo um tom mais real a narrativa. Vou adicionar na minha listinha
    bjos

    ResponderExcluir
  23. Oi Sil tudo bem amiga?
    Era pra eu ter vindo ontem, mas não deu rsrsrs mais não podia deixar de passar aqui hoje. Adorei a resenha e a forma como você descreveu tudo com simplicidade e sinceridade. Adoro a forma como você escreve e gosto de ler as resenhas que você faz. O livro ainda não me chamou a atenção para ler de imediato, talvez em outro momento porque agora estou lotada de livros para ler. Mas não vou dizer a você que eu não vou comprar, porque ainda é provável que isso aconteça um dia rsrsrs. Como você disse a capa é bem legal e com a foto que você postou ficou bem melhor de perceber a incrivel "ideia" da capa bem original amei!!! Obrigada pela visita no blog... Xero linda.

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Adorei a resenha, infelizmente esse selo da novo século peca nas correções, adorei os marcadores!


    Estandy Books - A Estante Da Andy

    ResponderExcluir
  25. Não conhecia esse livro o/ e gostei bastante da resenha o/ adoro marcadoress, me dá um????kkkk
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Muito lindo, também fiquei encantada com esse livro e fiz questão de mostrar tudo isso na resenha.
    saudades amiga.
    abraços
    palavrapequenas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Olá, Te indiquei uma tag lá no meu blog... Caso goste, sinta-se livre para responder...

    XOXO
    http://umnovo-roteiro.blogspot.com.br/2013/08/tag-como-eu-leio.html

    ResponderExcluir
  28. Silvana,

    Ótima resenha, você gostou mesmo do livro, dá pra perceber.
    Me deixou com vontade de ler também!

    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://www.coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Olá Silvana,
    Eu conheci esse livro quando foi lançado! Mas, ainda não tive a oportunidade de ler. A resenha ficou bem legal.


    Lucas / Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Uma leitura meio parada me desanima a ler e dá vontade de desistir, mas se vc disse que vale a pena por causa do romance que aparece e vc se surpreendeu com a leitura, entao irei ler!
    otima resenha!

    http://www.lostgirlygirl.com


    bjos

    ResponderExcluir
  31. Olá Mana a eu aqui rsrs.
    Obrigada por se preocupar viu querida mas estou bem sim,e você como esta?
    Olha eu realmente acho que você esta ficando muito melhor que ótima em resenhar rsrs,eu gostei bastante dela mas pelo menos poderia soltar um spoiler somente para mim né poxa...mas enfim,quando eu fico presa na resenha você chega e fala leiam rsrs ah!porque não falou mais.
    Adorei.
    bjocas
    Tamires C.

    ResponderExcluir