12 fevereiro 2013

RESENHA - O Mundo de Sofia






Livro: O Mundo de Sofia
Autor: Jostein Gaarder
Editora: Cia das Letras
Páginas: 552
Nota:

Sinopse:
Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo em que vivemos. Os postais foram mandados do Líbano, por um major desconhecido, para uma tal de Hilde Knag, jovem que Sofia igualmente desconhece.O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste fascinante romance, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países em que foi lançado. De capítulo em capítulo, de "lição" em "lição", o leitor é convidado a trilhar toda a história da filosofia ocidental - dos pré-socráticos aos pós-modernos -, ao mesmo tempo em que se vê envolvido por um intrigante thriller que toma um rumo muito surpreendente.



História muito CANSATIVA e um FINAL decepcionante






O livro começa falando de Sofia, uma menina que ao voltar da escola recebe uma carta e um convite para fazer um curso de filosofia por correspondência. Ao aceitar o convite, Sofia começa a se deparar com vários textos sobre a filosofia. Com sua curiosidade aumentando, busca de alguma maneira saber quem é o professor e do porquê de tudo aquilo, mas ele lhe diz que ao terminar o curso ela entenderia todos os motivos que a levaram a aprender tudo aquilo.

Mas também coisas estranhas acontecem, porque Sofia sendo CURIOSA começa a ir atrás de respostas e também começa a receber cartas de um Major, mas nomeada para uma garota chamada Hilde, que também acaba sendo um mistério na história e que te deixa a cada página curioso para saber qual seria todas essas ligações entre ela e essa menina, o professor de Filosofia e o Major.


Em minha opinião, eu achei a história interessante no começo, mas quando entrei na parte filosófica, eu comecei a desanimar, pois esse livro requer muita atenção e muita paciência para ser lido. Eu nem sei dizer quantas vezes eu voltei as páginas para poder ter um entendimento melhor, principalmente porque me dava muito sono toda vez que eu dava continuidade. Achei que para mim foi muito cansativo e parado.

Mas também não vou deixar de citar que aprendi algumas coisas da filosofia, pois muitas coisas que não aprendemos na escola, aprendemos com esse livro.


Só que eu sinceramente esperava mais, principalmente por ter tido uma paciência imensa depois de ter pensado em desistir várias vezes. Pensei até que no final eu me surpreenderia e que ficaria satisfeita, mas não foi bem assim que aconteceu comigo. Infelizmente.


Mas para quem tenha interesse em ler, sinceramente, tenha MUITA PACIÊNCIA, porque é o essencial para chegar ao fim desse livro.

Boa leitura para quem estiver interessado e boa sorte (risos)


6 comentários:

  1. Li esse lucro a muito tempo atras na época da faculdade e concordo com vc, achei ele chato e com um final que não achei exclarecedor. Esperava muiiiiiito mais também!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu entendi no final do que se tratava a história, mais eu esperava muito mais do final, ainda mais porque eu tentei desistir várias vezes de ler o livro, mais a curiosidade me prendia de uma tal maneira que seilá...

      Mais chegando no FIM eu fiquei realmente decepcionada =//

      Excluir
  2. Nossa, acho que preciso pensar duas vezes antes de ler esse livro. Achei que ele fosse bastante interessante, principalmente porque adoro filosofia.
    Agora estou em dúvida se devo ler ou não :(
    Ainda bem que encontrei a sua resenha antes de comprar o livro!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro chega a ser bom, mas ele é meio cansativo por causa das partes filosóficas. Se tivesse menos, acho que seria mais interessante a história. Na minha opinião. Mas leia linda, porque você tem que tirar suas próprias conclusões da leitura. Eu posso ter achado uma coisa e vc pode achar outra.
      Tenta ler.
      Mas tenha paciência. hehe

      Excluir
  3. Adorei a resenha!

    Eu já li esse livro há muito tempo, foi o primeiro livro que eu li...
    Mas admito que não lembrava de algumas coisas e a sua resenha me ajudou!

    Adorei o blog, lindo demais! Uma coisa super fofa ;*

    beijos, linda!

    ResponderExcluir
  4. Estava com grandes expectativas para esse livro, mas agora diminui um pouco minhas expectativas.
    Beijos!
    Monomaníacas por Livros

    ResponderExcluir