Resenha - O Segredo do Rei

12 julho 2023


A resenha de hoje é do livro O Segredo do Rei que eu tive o prazer de ler e cujo autor é Douglas Portelinha. A história começa no ano de 1520, nas águas do Mar Doce, onde está acontecendo uma incrível batalha em alto mar, entre as Naus Portuguesa, Francesa e Florentina, em meio a tiros de canhões e trovões, tendo Miguel Dias como o capitão da Nau Portuguesa que, após naufragar e quase perder a vida acaba despertando em uma praia totalmente desconhecida. De posse de seus equipamentos que nunca o abandonam, o capitão chega a um porto e se depara com uma Nau que o acompanhava no dia da batalha no mar, encontrando dois soldados que não sabem quem ele é e acaba se envolvendo em uma situação bem perigosa, mas um rosto conhecido do capitão consegue acalmar os ânimos de todos.


"Reconheceu seu amigo Antero, o batedor africano, um especialista em tiro longo. Apertou a mão do velho amigo e o abraçou feliz em revê-lo."


Miguel retorna, então, à agência para a qual trabalha como espião que, para todos os efeitos, não passa de um convento, dirigido e comandado por Madre Teresa, codinome usado por Yohanna, mulher para quem Miguel trabalha. A trama retrocede alguns anos na história, de maneira que nos permite conhecer as missões, envoltas em perigos e aventuras vivenciadas por Miguel sob o comando de Yohanna, que o incube de ser o responsável por propagar as cartas de Américo Vespúcio sobre as grandes descobertas feitas pelo explorador.


"-- Perdoe novamente a franqueza, mas eu mesmo já interceptei correspondências do Sr. Vespúcio aos seus patrões da família Médici em Florença, e sempre estão em perfeito italiano."



O corajoso e inteligente capitão, Miguel Dias, depara-se com uma organização contrária à sua que está firmemente determinada a impedi-lo de conseguir seu intento custe o que custar.


"Uma paulada dada com um cabo de pistola na cabeça fez Miguel se inclinar, um chute no joelho o derrubou. Miguel caiu na calçada. Com a cabeça girando, conseguiu ver as botas e a capa verde do cocheiro passando por ele e a valise sendo arremessada para o homem de cavanhaque branco, que esperou o cavaleiro montar, o que não demorou mais do que um instante, e sair a galope. Miguel tentou se erguer. Levantou os olhos, alguém se aproximava. Apagou."


[- Minhas Impressões-]

O livro possui um contexto histórico hipnotizante de modo que nos leva à uma viagem pela época em que a trama se passa, algo que eu achei simplesmente incrível e super interessante dentro da história. Miguel é um personagem muito charmoso, além de determinado e corajoso, ele leva com extrema seriedade todas as missões das quais é encarregado e não mede esforços para executá-las da melhor maneira possível. Yohanna é um show à parte e mostra a que veio. Inteligente, sagaz e muito esperta, a personagem brilha todas às vezes que aparece na trama e eu curti demais sua presença imponente e marcante em todo o livro.

O enredo possui muita ação em seus capítulos, o exemplo disso são os ataques em alto mar ainda no começo da leitura, em que a Nau de Miguel é atacada com tiros de canhões e embates corpo a corpo. São momentos em que a adrenalina vai às alturas e nos impulsiona a ler com ainda mais vigor e vontade, pois a curiosidade em saber o que vai acontecer na próxima página dita nosso ritmo de leitura.

O autor possui uma escrita surpreendente, instigante e que prendeu minha atenção irremediavelmente. Foi um verdadeiro deleite viajar pela história em meio a ficção, eu me senti uma espiã vivendo todas as aventuras e perigos junto a Miguel e seus amigos e a experiência não poderia ter sido melhor, tendo em vista que essa foi a primeira vez que li um livro do Douglas. Gostei muito da escolha do título do livro, pois tem tudo a ver com a história, além de ser original e super criativo.

Além disso, ele nos presenteia com uma farta mistura de fatos históricos e ficção em sua trama e ainda traz várias informações em notas de rodapé, na qual nos explica os acontecimentos que ocorreram com as pessoas citadas, bem como as datas em que tais fatos aconteceram. Eu achei um adendo super importante e pertinente para a obra e o parabenizo por esse livro esplêndido que eu tive o imenso prazer de ler.


Postar um comentário

Licença Creative Commons
O site I LOVE MY BOOKS por Silvana Sartori está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Por isso, qualquer contéudo aqui presente como resenhas, fotos e Colunas publicadas são exclusividade. RESPEITE e NÃO COPIE, pois PLÁGIO é CRIME!


Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.