Resenha - Audácia Ambiciosa

26 julho 2023


Audácia Ambiciosa traz Oneida Murata como personagem principal e nos apresenta a uma protagonista simplesmente sensacional. Forte, corajosa, ousada, inteligente, esperta e cativante, Oneida conquista o leitor instantaneamente e sem a menor chance de arrependimento. 

Sua história de vida é marcada por perdas, sofrimentos e traumas ocasionado por um acidente fatal que vitimou toda sua família, deixando-a órfã ainda na infância, o que acabou levando-a a viver em um orfanato até que um tio que morava em Nova Iorque tivesse condições financeiras de buscá-la na Itália, país onde nasceu e que sempre morou com os pais e uma irmã, antes que a tragédia se abatesse sobre sua cabeça. 

Anos depois, já morando em Nova Iorque, Oneida trabalha para a máfia italiana administrando todo o dinheiro ganho de modo legal pela família Ferratto, seus empregadores e também na lavagem de dinheiro para eles, que conta com o envolvimento do arcebispo Tovenazzi que faz parte de um grande esquema de corrupção entre as paredes do Vaticano.


"Mafiosos, empresas, inclusive italianas, enviavam malas de dinheiro ou títulos na forma de doações para o Banco do Vaticano, que não fazia nenhum questionamento sobre a origem do dinheiro. Após o dinehiro ser depositado nas contas, eles o transferiam para os Bancos com os quais o Banco do Vaticano tinha contas em parceria. Esses bancos, por sua vez, também não faziam perguntas. Pronto! O dinheiro estava limpo para ser usado legalmente, na Itália ou em outro país." 


O envolvimento com a máfia é visto por ela como a oportunidade perfeita para mudar de vida e então Oneida coloca em prática um audacioso plano que acaba levando-a por vários países e a viver situações extremas e traumatizantes, inclusive no Brasil, mais precisamente na maravilhosa cidade do Rio de Janeiro.


"O plano que elaborara minuciosamente estava praticamente pronto. Itens fundamentais para torná-lo exitoso estavam concretizados. Sensações de profunda angústia misturada com pavor a invadiam quando pensava nas consequências que adviriam se assumisse esse risco. Porém, ela chegara ao ponto que só havia um caminho a seguir."



[- Minhas impressões -]

Assim que iniciei a leitura senti que iria gostar muito do livro, pois o que primeiro chamou minha atenção, antes mesmo que eu tivesse mais conhecimento sobre a estória foi a escrita do autor, bem como a maneira com que os personagens foram apresentados e o conhecimento dos fatos que compunham a protagonista. 

Senti que fui completamente envolvida, atraída e seduzida para dentro da trama e conforme avançava, mais e mais se confirmava a minha certeza. A escrita do autor me arrebatou e não digo isso da boca para fora, ou com a intenção de convencer ninguém, muito pelo o contrário. O que quero deixar claro é o quanto fui impactada por sua narrativa profícua, que resultou em um livro extraordinário e com certeza um dos melhores que li até o momento.

Oneida me trouxe uma enxurrada de sentimentos bastante conflitantes, pois ora eu torcia para que ela se desse mal, ora eu torcia para que fosse completamente o contrário e essa dualidade se fez presente em praticamente todo o tempo que durou a leitura, pois um pouco antes de chegar ao fim eu já estava totalmente rendida e torcendo loucamente por ela. 

A personagem é incrivelmente cativante e dona de uma inteligência e instinto de sobrevivência que a tornam única e admirável. Gostei imensamente do tema abordado no enredo, pois a maneira como a máfia foi introduzida na estória deixou a leitura ainda mais irresistível e surpreendente. E por falar em surpreendente, o que foi esse final, minha gente? Estou até agora tentando assimilar e digerir. Foi sensacional! Embora eu já imaginasse... só digo isso. Se quiserem saber do que estou falando vocês vão ter que ler.

O livro possui ação, perigo, adrenalina e muita emoção para a protagonista, assim como para o leitor, principalmente aqueles vivenciados por Oneida no Rio de Janeiro. Deu para perceber o quanto que eu gostei de ler esse livro? Espero muito que sim porque é a mais pura verdade e eu recomendo muito, muito mesmo que vocês leiam.


Postar um comentário

Licença Creative Commons
O site I LOVE MY BOOKS por Silvana Sartori está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Por isso, qualquer contéudo aqui presente como resenhas, fotos e Colunas publicadas são exclusividade. RESPEITE e NÃO COPIE, pois PLÁGIO é CRIME!


Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.