26 fevereiro 2024

Resenha - Amizades no Vazio: A Esperança em Bits


Hoje vamos falar do livro nacional "Amizades no Vazio: A Esperança em Bits" do autor F. C. Noleto, cuja história se passa em vários estágios de tempo e gira em torno de três personagens importantíssimos para a trama: Joshua Austin, Irina Kivi e Dr. Hosegawa. Joshua é um estudante de neuro engenharia que acaba sendo interpelado pelo Dr. Hosegawa quando este o aborda, de maneira inesperada e pede que o jovem lhe preste um favor um tanto quanto peculiar, sem contudo revelar o que de fato está por trás disso. O contato do renomado cientista causa espanto e assombro em Joshua, mas passado o susto ele aceita ajudá-lo, no que parece ser algo extremamente inusitado o pedido feito pelo doutor.


"Ciência e religião sempre caminharam juntas, porém cada uma olhando para lados opostos. Isso vem de séculos e, ao que tudo indica, será assim por muitos mais até o fim da humanidade."


Irina é uma engenheira altamente qualificada que está trabalhando em Marte, conhecido como planeta vermelho, devido ao alto grau de concentração de óxido de ferro em seu solo. Longe da família há mais tempo do que gostaria, ela acaba voltando para a Terra após receber uma proposta que acaba colocando-a frente a frente com o Dr. Hosegawa que acaba lhe pedindo um favor, assim como fez com Joshua.


"Assim, nos é dada a chance de estabelecer operações espaciais internacionais como esta em que participo indiretamente. Isso porque sou engenheira de transporte de alta velocidade, então o que tenho aqui não é bem uma missão, mas sim um trabalho, ou melhor dizendo, um trabalho dentro de uma missão qualquer."


Dr. Hosegawa é o personagem central da história e o elo de tudo o que está por acontecer no futuro, já que seu experimento tem o poder de interferir nos acontecimentos do passado, presente e futuro.


"Os buracos negros, com sua capacidade de dobrar o espaço-tempo, pareciam criar um tipo de "atalho" ou "túnel" quando influenciados pelas indas dos pulsares, que servem como marcadores temporais. Essa interação, combinada com as características sutis de expansão do universo, parece fornecer a chave para alterar o fluxo temporal."


[- Minhas impressões -]

Você está pronto para mergulhar na história desse livro? Se a sua respostar for sim, então se joga! O livro de ficção científica traz um enredo diferenciado, cujo tema central aborda um assunto que fascina e assusta na mesma medida. Estou falando sobre o enigma do tempo, tão pesquisado, estudado e estimado pelo Dr. Rosegawa ao ponte de se tornar sua obsessão, mas não pense você que o personagem seja ruim porque ele não é, muito pelo contrário.

O autor trouxe uma abordagem mais didática para o livro, dando ao enredo uma narrativa mais explicativa, pontuando os personagens e a utilidade de cada um dentro da história, que descobrimos á medida que avançamos na leitura.

O livro possui vários personagens, mas a história em si gira em torno de Joshua, o primeiro a ser contatado pelo cientista, onde é possível conhecer um pouco de sua vida e rotina, assim como sua importância para a mesma, seguido de Irina que, assim como Joshua, também possui grande destaque e igual importância para os planos do doutor.

F. C. Noleto criou um cenário espacial deslumbrante para contar a história do livro e percebe-se que ele não impôs limites a sua imaginação, criando lugares, ambientes e uma Terra totalmente futurista, repleta de tecnologia de alta potência, bem como nomes e termos científicos inovadores, proporcionando uma leitura envolvente e cheia de aventura.

O final do livro revela-se algo fantástico e de muita criatividade por parte do autor, assim como toda a obra, já que ela é repleta de enigmas que são revelados ao longo dos capítulos de forma surpreendente, preparando-nos para o grande clímax da obra.

Gostei bastante de conhecer a escrita do autor e todo cuidado que teve de explicar palavras citadas que porventura não seja do conhecimento do leitor, proporcionando um entendimento mais amplo da trama e eu o parabenizo por isso. Aos leitores que amam ficção científica, viagens espaciais, tecnologia altamente avançada, mistérios e enigmas do tempo não pode deixar de ler esse livro.
 

19 fevereiro 2024

Resenha - Crônicas para Casais quase Modernos

 


Os desafios de colocar uma criança no mundo são imensos, e passar por cada momento é de uma intensidade que não se iguala a nada mais. Em Crônicas para casais quase modernos, iremos acompanhar a vida de três casais que estão passando pela fase do primeiro filho. As situações se tornam mais desafiadores do que eles imaginaram.

Três casais, três bebês, e inúmeras situações, o momento de conhecer o rostinho que a nove meses esperaram chegou e as circunstâncias mudam, tudo planejado, mas nada saiu como eles queriam. Pois a vida é assim, uma caixinha de surpresas. 

E o que esses casais tem em comum? A vontade de que tudo dê certo e eles dão o seu melhor para tudo se encaminhar. Os desafios são inúmeros, mas a recompensa é incomparável. Desde o nascimento até o momento em que os filhos se tornam adultos, são momentos memoráveis. 

Ronaldo e Suzana fizeram tudo o que aprenderam nos inúmeros cursos e cartilhas para pais de primeira viagem, mas a pequena Gabriela estava com pressa de conhecer o mundo e apavorou o casal nascendo um mês antes do grande dia. Fazendo o dia se tornar quase um pesadelo aos pais planejados. 

Já Marcos e Ana sonhavam tanto com o momento de carregar o bebê que tentaram de tudo até que Mariana ganhou as vidas do jovem casal, e Marcos sempre terá uma boa história para contar, e também sempre terá orgulho da sua fascinação que foi ver o rostinho da filha pela primeira vez. 

Roberto e Vivian também esperavam ansiosos pelo tão esperado momento, mas eles não contavam com os inúmeros pensamentos que esse momento da gestação acarreta, as mudanças no corpo da mulher é inevitável, e isso pode deixar as coisas mais intensas, e a maternidade muda a forma que a mulher se vê. E isso também pode afetar o relacionamento do casal. É uma montanha russa de sentimentos. 


O que eu gostei bastante nesse livro é o estilo de escrita do autor que utiliza do bom humor para contar histórias que emocionam e ao mesmo tempo nos fazem refletir. Afinal filho sempre vem com uma carga emocional imensa, tudo é diferente, a experiência é totalmente nova, e o autor conseguiu passar todas as situações de uma forma fluida e imersiva, nos fazendo nos conectar com os personagens.

Por muitas vezes eu me peguei pensando nas personagens femininas, nas representações que elas mostram, as preocupações que elas vivem, o momento em que o corpo muda, o momento em que a criança nasce e transforma tudo e todos ao seu redor. O momento em que como mãe, elas precisam decidir o que é melhor para a criança, muito das vezes abrindo mão de sonhos e da própria carreira profissional. Tudo isso mostra como decidir por ter um filho não é só extinto, é preciso muito mais. 

O livro nos leva para dentro da casa dos casais, mostrando as dificuldades de se adaptar ao novo momento, e como entender o que o outro espera deles as vezes é tão complicado quanto entender o que a criança precisa para ser feliz. Em momento algum o autor romantiza o estresse diário, o qual para o homem é de uma forma e para a mulher de outra. O cansaço físico e mental são sempre mencionados com o devido respeito. 

Esse livro nos faz refletir várias coisas, principalmente a vida depois da chegada de um novo integrante totalmente dependente dos pais. E como devemos aproveitar os momentos, tanto os bons quanto os ruins, pois todos são aprendizados, mas como tudo na vida passa. E só as lembranças permanecem. 

O autor com maestria mostra os mais variados situações que pais passam, desde a preocupação com o futuro, como a reação dos momentos em que fraudas vazam, vômitos mancham as roupas, choros incontroláveis e a certeza da opinião alheia. Além, é claro de todos as incontáveis dúvidas que os pais tem, se estão fazendo o certo ou se poderiam ter feito diferente. 

É uma leitura intensa, e ao mesmo tempo emocionante. Em todo momento eu me peguei pensando em minhas amigas que estão vivendo esse processo, ou as que já viveram e de como elas amam cada momento, até mesmo os mais difíceis. Essa leitura é balsamo para os leitores, pais, mães e todos que são inseridos nesse momento lindo. 


Escrito pela colaboradora Joseli Medeiros

13 fevereiro 2024

Resenha - Anuhar: O Guardião do Ar



Hoje iremos falar do livro "Anuhar: O Guardião do Ar", volume II de "Novas Verdades, Um Único Amor" da autora E. E. Soviersovski e os protagonistas da vez são: Anuhar e Sarynne no maravilhoso mundo de Drah Senóriah.

O Guardião Anuhar deu as caras no primeiro livro e logo deu para perceber que o personagem tinha bastante conteúdo, o que pude comprovar ao ler a sequência do universo sensacional criado pela autora. Anuhar está às voltas com os testes das naves e a substância usada na confecção dos equipamentos de tecnologia, pois a situação não anda nada boa em relação a isso e ele sente-se frustrado por não conseguir avançar, já que tudo o que faz parece não surtir o menor efeito.


"A nave descia impiedosamente, enquanto ele ainda tentava, à força, salvá-la do impacto inevitável, já que não se conformava em perder mais uma de suas preciosidades. Então que fosse a última e, para isso, precisava coletar todos os elementos possíveis, de cada sistema da máquina."


O líder de Defesa do Ar do planeta não entende o motivo de todas suas tentativas falharem e tenta, a todo custo, descobrir o que pode estar por trás do problema.


"-- Não dá para entender -- o líder do Ar continuou. -- Já perdemos seis naves e ainda não descobrimos a razão. Todo o nosso aparato tecnológico funcionava com o X-ul 432, então por que a nova substância funciona para todos os demais equipamentos e dá problema com os do Ar? -- Bufou e esfregou os olhos com a mão."


Preocupado com os problemas relacionado às perdas constantes das naves e ainda mais com Anuhar, Yan, o líder e comandante dos Guardiões decide enviar alguém para auxiliá-lo em suas tarefas, que foram relegadas, devido aos testes constantes com as naves. O Guardião do Ar não fica nada satisfeito com a imposição de seu comandante, mas sabe que não pode fazer nada a respeito a não ser acatar. Sarynne é designada para o cargo e mal consegue esconder a emoção de trabalhar junto de Anuhar por quem nutre uma secreta paixão.


"Sarynne buscou o autocontrole onde quer que ele estivesse porque, além do choque pela futura proximidade do Guardião, estava presa no seu olhar penetrante."


A chance com que sempre sonhou e julgara impossível está bem à sua frente e Sarynne irá agarrá-la com todas as forças, pois, quem sabe assim, o Guardião lindo, loiro e de profundos olhos azuis a veja com ela o vê?



[- Minhas impressões -] 

Minha gente, pensem em um enredo incrível, fantástico, com um final nada óbvio e um plot completamente surpreendente e avassalador que fecha o livro com chave de ouro? Pois bem. Conseguem imaginar algo nesse nível? Se a resposta for NÃO, então vocês precisam ler esse livro com urgência. 

 A história já começa cheia de ação e adrenalina para o personagem principal, Anuhar, o líder do Ar do planeta Drah Senóriah e sua frustração é gigante por não conseguir obter êxito nos testes com a substância tecnológica vital para a sobrevivência de seu planeta. Junte-se a isso a cobrança que faz de si mesmo e as que lhe foram impostas desde a infância por sua genitora, que o fez crescer acreditando que não poderia errar nunca e fracassar jamais. 

 Sarynne entra na história para ajudá-lo com as demandas que foram relegadas a segundo plano por conta de sua dedicação total com os testes das naves, sendo que no primeiro livro, ela aparece bastante como personagem secundária, assim como Anuhar, proporcionando um gostinho do que os dois teriam a oferecer na continuação da trama no livro seguinte, que no caso é exatamente este do qual estou falando. Os dois mostraram a que vieram e simplesmente arrasaram nesse livro, a autora está de parabéns por escrever um segundo livro tão incrível quanto o primeiro e sua criatividade é algo simplesmente fora de série.

O enredo é ação e emoção do começo ao fim, os personagens têm química, carisma e conteúdo, e a trama conta com reviravoltas e revelações que prometem deixar o leitor sem fala e de boca aberta, falo isso por experiência própria, pois foi exatamente assim que fiquei após finalizar a leitura. 

 O final tem um plot tão extraordinário, mas tão extraordinário que, confesso, jamais passou por minha cabeça algo assim, pelo menos não da maneira que foi e sinto muito por não poder falar mais, por receio de dar spoiler e estragar a surpresa do livro. 

 Agora cá estou eu ansiosa e sentindo-me órfã de Drah Senóriah e da escrita magnífica da E. E. Soviersoviski e torcendo enlouquecidamente para que ela lance logo, de preferência, imediatamente, o volume III dessa história maravilhosa que ganhou meu coração. Please!

Licença Creative Commons
O site I LOVE MY BOOKS por Silvana Sartori está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Por isso, qualquer contéudo aqui presente como resenhas, fotos e Colunas publicadas são exclusividade. RESPEITE e NÃO COPIE, pois PLÁGIO é CRIME!


Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.