18 dezembro 2023

Resenha - G. R. E. X Intervenção Alienígena





"G. R. EX Intervenção Alienígena" é a continuação de "Noite dos Óvnis" da autora Magali Vaz e traz de volta o trio escolhido para combater os extraterrestres, protagonizados por Max, Pedro e Bia. Os Ets estão cada vez mais violentos em suas ações, as abduções de seres humanos não para e eles seguem firmes no propósito de dominar a Terra de qualquer maneira.
As missões para as quais são enviados vão se interligando conforme as investigações e descobertas vão sendo feitas, assim como o perigo que ronda o planeta e a vida das pessoas. O trio é designado para sua primeira grande missão e precisa investigar aparições e contatos alienígenas próximo ao Pico dos Marins, mas precisam lidar com os ânimos e nervos uns dos outros, já que Max e Bia estão cada vez mais impacientes e brigando muito entre si, o que pode acabar prejudicando o desempenho deles em futuras missões.

"-- Chega! Não dá para continuarmos dessa forma. As discussões entre vocês dois estão insuportáveis e terei que reportar o problema ao Comandante Sik e ao Dr. Nicholas. Esse incidente que aconteceu já nos atrasou muito. Nós deveríamos estar procurando Jonathan porque essa é a nossa missão. Não quero mais esse tipo de desentendimento dentro da equipe. Vocês entenderam?"


Na missão em questão eles descobrem que humanos foram abduzidos e que animais em fazendas estão sendo mutilados e tendo partes de seus corpos arrancados, fazendo com que eles fiquem ainda mais intrigados e preocupados com as ações extraterrestres. 

Em uma conversa com o Comandante Sik é revelado que tanto Max quanto Bia estão rejeitando o implante do chip que lhes permite ter habilidades físicas e mentais para combater os Ets. Mas antes que algo possa ser feito a respeito eles são enviados para uma nova missão que acaba sendo uma das mais bizarras e assustadoras até então. Eduardo é a nova vítima dos alienígenas, já que infelizmente ele acaba indo parar no lugar errado e na hora errada após discutir com a namorada e sair para espairecer, no que seu caminho se cruza com um dos Ets que o mutilam, arrancando seus globos oculares, lábios e membros de seu corpo com ele ainda vivo.

"Eduardo escuta barulho de folhas secas sendo pisoteadas e se vira para ver quem está chegando pelas suas costas. Ao se virar, ele se depara com três extraterrestres, altos, com cabeças grandes, olhos pretos oblíquos e peles cinzas. Os braços e pernas não parecem fortes e os pés e mãos são grandes, mas com apenas três dedos."


Max, Pedro e Bia têm a missão de investigar e examinar o corpo de Eduardo e para isso eles se dirigem ao IML com o intuito de descobrir pistas e indícios que os levem às criaturas responsáveis pelo ataque e mutilações e à medida em que as descobertas vão sendo feitas eles se deparam com uma nova e importantíssima missão: encontrar e proteger o Anunciador, figura responsável por fazer revelações bombásticas para os seres humanos.

Agora se eles vão conseguir ou não encontrar o Anunciador só lendo para saber.



[- Minhas impressões -]

O segundo livro trata-se de uma sequência empolgante e cheia de acontecimentos eletrizantes que não nos permite parar de ler. Com um enredo ágil, criativo e envolvente a autora prende e cativa nossa atenção e nos instiga a mergulharmos totalmente na trama.

Pedro, Max e Bia entregam ainda mais de si mesmos como o trio de protagonistas na continuação da história e cada um dos personagens consegue se sobressair e mostrar a que veio. Estão mais experientes, seguros e totalmente envolvidos com o propósito de salvar o planeta Terra, ainda que ocorram desentendimentos e conflitos entre eles uma vez ou outra e mesmo que briguem de vez em quando é nítido o quanto se preocupam uns com os outros e se querem bem.

O enredo deste consegue ser ainda mais misterioso que o do livro anterior com ótimas cenas de ação, bem como o clima de suspense, que toma conta da trama desde a primeira página e segue firme até o final. O livro ganha muito com a chegada de novos personagens que além de agregar contribuem para que a história tenha um excelente desenvolvimento e inevitavelmente nos faz lembrar de algumas séries de ficção científica, o que torna a leitura ainda mais prazerosa e convidativa. O final é simplesmente surpreendente e até mesmo inesperado, pelo menos para mim. Achei genial a escolha da autora e fiquei com a sensação de que haverá outro livro, mas pode ser que eu esteja enganada, embora tenha sido essa a minha impressão.

 A leitura está imperdível, principalmente para quem curte e é fã de ficção científica. Com certeza EU SUPER INDICO e RECOMENDO os dois livros e que ambos sejam lidos em sequência pois com certeza a experiência será única e inesquecível.


14 dezembro 2023

Resenha - O Amor em meio ao Dissenso

 


A obra em questão conta a história de Tatiana, uma Procuradora da República que está aprendendo a lidar com a recente separação em meio a pandemia da Covid-19. Sozinha no cuidado e tomada de decisões em tudo que envolve a vida dos filhos adolescentes, Simone e Lucas ela acaba se envolvendo com David, colega de trabalho que também atua como procurador. Simone quer mudar o mundo com seus pensamentos e posição política claramente de esquerda e professada com orgulho, enquanto que Lucas é um menino quieto, introvertido, calado e super na dele, mas que levantará algumas questões e pautas bastante pertinentes no decorrer da história.



"-- Ah é? Não me diga! E a senhorita? Admite a possibilidade de ser um destes adoráveis exemplos de comunista de iPhone? Simone torceu o nariz enquanto viu a mãe seguir para seu quarto, sorrindo."


Na casa de Tatiana debate-se muito sobre política, portanto, Rodrigo e Simone, avô e neta vivem emitindo suas opiniões sobre esquerda e direita, Lula e Bolsonaro e por causa disso estão sempre batendo de frente, pois cada um está convicto de que um partido é melhor que o outro, assim como os políticos que os representa e o que não falta em sua casa é assunto a ser debatido. O relacionamento com David inicia-se de maneira natural após ser convidada por ele para sair e o que poderia ser um bálsamo em sua vida pode transformar-se em pesadelo, já que David esconde algo de extrema importância que pode colocar tudo a perder.


"Ela jamais imaginou receber um convite de David para sair. Em sua cabeça sempre estivera bem definido que ele era apenas um colega."


David é tímido, reservado, crê na existência de Deus e confia plenamente n'Ele. Sempre foi apaixonado por Tatiana e vê na separação da colega a oportunidade de se aproximar e se declarar ao grande amor da sua vida.


"E esse era ele, meio tímido, meio esquisito. Alguém mal compreendido pelos demais e por si mesmo."


Eles começam a namorar e rapidamente a relação se transforma numa forte e intensa história de amor e eles vivem momentos de grande paixão, entrega e felicidade que pode estar com os dias contados por causa do segredo que David carrega consigo.


"Abraçados, ficaram daquele jeito, um aninhado no outro, por um tempo que mal sentiram passar, pois aquele amor finalmente comunicado tornara único o momento que os dois há muito sonhavam e que agora queriam que se prolongasse."


Além do grande segredo que carrega David precisa lidar com a insatisfação e o desagrado de sua mãe perante seu envolvimento com Tatiana, já que ela está convicta de que a mesma não é a mulher certa para o filho e para tirá-la de sua vida de uma vez por todas Adelaide está disposta a ir até as últimas consequências.



[- Minhas impressões -]

O autor aborda questões bastante sérias e super importantes com criatividade, responsabilidade e extrema propriedade, pois só quem entende e domina assuntos referentes a procuradoria da república e tudo o que a profissão e o meio envolvem poderia escrever tal história. A narrativa é repleta de conhecimento, argumentos, pontos de vistas, prós e contras, lado bom e ruim no que tange política, partidos e as escolhas dos personagens na trama. O enredo discute assuntos complexos e delicados como fé, homossexualidade, feminismo, aborto (meu corpo, minhas regras), sensitividade, depressão, traição, preconceito, doença mental, possessividade, drogas e espiritualidade buscando sempre o debate, levando-os para o campo das ideias, da reflexão e possível mudança no modo de pensar em meio ao que achamos certo ou errado na sociedade. 

A trama e o seu desenvolvimento exige que leiamos com calma para que nada fique em dúvida ou sem entendimento, pois como o título bem diz, trata-se de uma história de amor em meio ao dissenso e falta de concordância de opiniões, ideais, modos de ser e agir que acabam por colocar uns contra os outros. 

O autor Newton Carneiro escancara a hipocrisia que existe e faz parte do ser humano ao criticar ações e atitudes dos outros quando essas mesmas pessoas deveriam olhar para si mesmas e mudar o próprio jeito de ser e agir. 

Os personagens possuem camadas e nuances que vão se descortinando aos nossos olhos conforme avançamos na leitura, bem como suas atitudes e escolhas que nos instigam a ler e descobrir o que acontecerá na página a seguir. 

O livro possui muitos diálogos e isso é algo que chama a atenção, pois dessa forma é possível "enxergar" os dois lados e pensar a respeito, mas desde já adianto uma coisa, é impossível não se identificar em meio a tantas situações descritas na história, todavia, não podemos nos esquecer que, antes de mais nada, trata-se de uma história de amor em meio ao dissenso, portanto, é ele o principal elemento de toda a obra.

David e Tatiana são personagens fortes, carismáticos e fascinantes e é impossível não torcer e vibrar por eles e pelo amor que os une. O livro possui situações dramáticas e cheias de ação e momentos de fortes e intensas emoções tanto para os personagens quanto para os leitores, além de muita adrenalina e sensibilidade à flor da pele. Se você chegou até o final e gostou do que leu torço muito para que leia o livro e vivencie toda a experiência que a obra reserva.


11 dezembro 2023

Resenha - Doula



Em "Doula: mulheres que se ajudam no momento mais importante da gestação" nos deparamos com relatos emocionantes vividos pela própria autora, Susana Moscardini que, além de autora, também é personagem real do livro, assim como as demais personagens. A vontade de colocar no papel as experiências após duas gravidez foi um dos fatores que a fizeram escrever o livro e se tornar educadora perinatal e doula, sendo este o mais emocionante relato na obra em questão.


"A doula é uma profissional não técnica que ajuda a mulher, fornecendo, antes do parto, informação com base na ciência, com educação perinatal, cuidando do ambiente durante o parto e ajudando a lidar com a dor das contrações com muita massagem, sugestão de respirações e posições. Além disso, quem faz o parto é a mulher."



A autora prioriza durante todo o livro a importância do acompanhamento médico das grávidas durante todo o pré-natal, sempre atentas às informações do início ao fim da gravidez, igualmente, Susana chama a atenção para que as mulheres, cientes e bem informadas, tenham e façam a escolha mais acertada para quando forem trazer seus filhos ao mundo. Susana destaca de forma enfática a necessidade da valorização do parto humanizado no Brasil e de que cada vez mais mulheres optem por essa prática, sem serem levadas a escolher partos cesáreos ou os ditos "normais' que, por sua vez, acabam por traumatizá-las.


"Há uma beleza intangível no parto. Somos nós, portais de passagem e primeira morada de novas pessoas. É no nosso corpo, com nosso corpo, através do nosso corpo. Parir é se perder e se achar dentro de si mesma."


A doula entra na vida das mamães como fonte de apoio físico, mas, principalmente, emocional, além de fornecer informações, mediante qualquer dúvida que possa surgir, portanto, para a autora, a presença da doula, bem como sua existência é de suma importância no momento mais especial e único na vida de quem está prestes a se tornar mãe.

"O parto é feito de sutilezas, e uma das principais funções da doula é sutilmente manter um ambiente calmo e acolhedor. Que haja silêncio, que as portas sejam encostadas, que apenas frestas de luminosidade entrem no recinto."


Susana aponta a diferença que há entre doula e parteira e deixa claro que uma nada tem a ver com a outra, esclarecendo o papel que cada uma desempenha frente ao parto, sanando dúvidas e comparações que inevitavelmente acontecem.



[- Minhas impressões -]

Doula, palavra diferente e da qual tinha curto conhecimento, mas que se tornou mais amplo a partir da leitura da presente obra. Aprender o significado e importância dessa figura que entra na vida das gestantes antes, durante e após o parto leva-nos a refletir que se trata de alguém que se envolve realmente com as necessidades da futura mamãe e que está sintonizada com um momento mais do que impactante na vida dessa mulher. 

Ler seu livro me permitiu sentir os medos, dúvidas e inseguranças relatados pelas personagens reais, assim como a própria autora, que abriu seu coração e narrou as experiências que teve em seus dois partos e o quanto alguns médicos podem ser insensíveis às necessidades das gestantes muitas das vezes.

Susana deixa explícito sua preocupação por ser o Brasil um dos países que mais pratica cesarianas no mundo e o quanto isso pode ser prejudicial para a mãe e o bebê, por isso, quanto mais informadas forem, mais chances terão de escolher partos normais conscientes e humanizados. 

É notório ao leitor o quanto a autora sente-se realizada e feliz na profissão que escolheu e que através dela vivencia de forma constante fortes emoções com os futuros papais, com as grávidas em si e com o milagre da vida, majestosamente orquestrado pela natureza no corpo da mulher. O livro é relativamente curto, mas em nada deixou a desejar, pois a autora conseguiu pontuar de maneira eloquente e eficaz tudo a que se propôs, sua obra ensina, alerta, emociona e humaniza a todos nós que, porventura, venha ter contato com seu livro e escrita.

Eu sou uma dessas pessoas e afirmo que meu conhecimento se expandiu após a leitura e tenho pleno entendimento da importância e necessidade da existência das doulas na vida e nos partos das mulheres a quem elas dão tamanho suporte. Penso que a leitura da obra é imprescindível e necessária a todos para que entendam de uma vez por todas qual o papel que a DOULA desempenha na vida das futuras mamães. Leitura imperdível e que eu super recomendo!

05 dezembro 2023

Resenha - Selva de Pedra



"Selva de Pedra" apresenta um enredo totalmente carioca que tem como cenário principal o Rio de Janeiro de 1980, mais precisamente o bairro chique e glamoroso do Leblon. É neste panorama que a trama se desenvolve quando um garoto morre enquanto brincava com os amigos de "polícia e ladrão". O detetive Augusto Pessanha é designado a averiguar o ocorrido, acompanhado do perito Juarez Costa Santos, mais conhecido pela alcunha de "Jota Santos".


"Era a última ocorrência do dia. Um garoto por volta dos treze anos tinha "se esborrachado", segundo o delegado responsável pelo caso."


A frente da investigação, o detetive descobre segredos e fortes indícios que colocam todas as pessoas presentes no dia do ocorrido como suspeitos, já que ele está convicto de que não foi um infeliz acidente que tirou a vida do garoto. 

"Ouvi mais de uma pessoa insinuar que o morto não era "boa bisca". E que muitos gostariam de vê-lo pelas costas."


Conforme as descobertas progridem, Pessanha tem certeza que está no caminho certo de sua investigação e que logo, logo colocará as mãos no culpado.
 

"O pai estava desolado e repetia sem parar "mataram meu garoto" e que o filho não teria se matado."



Contudo, algo inesperado acontece e a história dá um salto de vinte e cinco anos no tempo, colocando ninguém mais ninguém menos que Percival, filho de Pessanha como o detetive à frente do intrincado caso, chamando a atenção para quatro figuras de suma importância para esclarecer os fatos e finalmente elucidar o caso.

 
"Queria saber de tudo. Sentia-se enganada, traída pelas pessoas que mais amava."



[- Minhas impressões -]

O livro é maravilhoso, assim como a escrita do autor e penso que todos deveriam ler e conhecer a obra, pois trata-se de uma trama imperdível. A história é cheia de ação, mistério, suspense além de muitos suspeitos, mas a pergunta que não quer calar é: A queda e morte do garoto foi um infeliz acidente ou alguém de fato deu cabo de sua vida? Foi com esse ponto de interrogação pairando em minha mente que me joguei na leitura e me envolvi completamente nos estratagemas do autor Délio Galvão, que construiu uma narrativa hipnotizante extremamente bem escrita, instigante e desafiadora para nós, leitores. 

A história é dividida em duas partes e ambas são sensacionais, porém confesso que gostei muito mais da primeira, por causa da época em que as coisas acontecem e que me permitiram voltar no tempo e relembrar com nostalgia de vários momentos da minha infância, o que achei simplesmente incrível, ainda mais por ter o Rio de Janeiro como pano de fundo para o desencadeamento dos fatos. 

Os personagens são muito ricos e possuem camadas e versões que vão se mostrando à medida que a leitura avança e cada nova descoberta é mais surpreendente que a outra, e alguns trazem críticas sociais presentes em seu modo de ser e agir, principalmente por sua condição de vida, bem como a realidade surpreendente e até mesmo chocantes dentro seus lares. 

Selva de Pedra vai muito além de um livro de suspense e mistério, pois enquanto lemos estamos a todo momento nos deparando com situações que nos faz pensar, refletir e questionar os acontecimentos, já que não se trata somente de entretenimento, vai muito além disso e serve para nos conscientizar quanto a sociedade, algo que é crucialmente necessário para todos nós e que está perceptível do começo ao fim no livro. 

Não conhecia a escrita do autor, mas depois da experiência fantástica que tive com a obra em questão quero ler e ter ainda mais contato com sua literatura sagaz e de extrema qualidade, aproveito também para convidar os apaixonados por histórias policias a conhecerem a obra e vivenciar todas as emoções contidas em cada uma de suas páginas. Vale muito a pena!

Licença Creative Commons
O site I LOVE MY BOOKS por Silvana Sartori está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Por isso, qualquer contéudo aqui presente como resenhas, fotos e Colunas publicadas são exclusividade. RESPEITE e NÃO COPIE, pois PLÁGIO é CRIME!


Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.