09 abril 2024
Resenha - E se houvesse amanhã
"E se houvesse amanhã" conta a história de Linda, uma médica bem-sucedida e apaixonada pela profissão, que muitas vezes faz com que tenha uma vida corrida, bem como uma rotina desgastante, devido aos altos e baixos de quem lida com a vida e a morte todos os dias.
"Olhei o identificador, era do hospital. Não sabia se atendia ou não: o que eles poderiam querer comigo? Eu acabara de sair de lá. Xinguei mentalmente, mas tinha que atender. Recolhi a carta, guardei em uma gaveta e apertei o botão verde."
Sua vida pessoal é marcada por momentos difíceis e depressivos, levando-a a pensar em suicídio algumas vezes, embora ela nunca tenha tido coragem de atentar contra a própria vida, e ainda tem que lidar com um relacionamento complicado e cheio de problemas, no qual não se sente valorizada e muito menos respeitada. Todavia, após atender um paciente que sofrera um acidente de carro muito sério, Linda não faz ideia do impacto que isso terá em sua vida, pois tudo já estava predestinado a acontecer exatamente da maneira que foi e que isso mudaria sua vida para sempre.
"Ele não tinha condições de compreender tudo o que ela dissera, ainda, mas de alguma forma aquilo foi um pequeno grão de areia no oceano de sua tristeza. Talvez houvesse uma esperança. Apenas, talvez."
A história do paciente a intriga muito, pois tudo leva a crer que ele tentou tirar a própria vida, já que não há indícios de que tenha tentado evitar o acidente, e enquanto tenta descobrir mais sobre o homem misterioso, Linda precisa resolver algumas questões em seu relacionamento abusivo.
"Cobrava dela a produção na roupa, na maquiagem, tudo que para ela não era importante. Além disso, queixava-se, repetidamente, sobre sua dedicação à profissão e ultimamente vinha tentando convencê-la a sair do hospital e dos plantões. Ela não queria aquilo."
[- Minhas impressões -]
Já começo dizendo que foi um prazer enorme ler esse livro e que minha experiência com a escrita da autora Anne C. Beker foi maravilhosa, principalmente porque essa foi a primeira vez que li uma obra sua.