Resenha - Canções de Bruxas e Poemas de Youkais

05 julho 2023


Canções de Bruxas e Poemas de Youkais é um livro que aborda o folclore e a mitologia asiática em seus oito contos, e vai da Ásia oriental à ocidental, bem como ao Japão e aos Emirados Árabes. A presente obra traz, além de contos, canções de bruxas que, junto às histórias apresentadas, contribuem para uma leitura impressionante e arrebatadora. Os contos possuem criaturas e seres sobrenaturais extraordinários que vão mexer com as suas emoções do início ao fim, do mesmo jeito que mexeram com as minhas.
 

"Quando o sol nasce é a hora dos youkais voltarem para o seu lar, o seio do inconsciente da humanidade..." Autor desconhecido


A frase acima é um pequeno indício do que vocês encontrarão nos contos, caros leitores, e são eles: O túnel hitobashira; 77 dias de bambu; Bocas para alimentar; São apenas hienas; Incidente no monte Hakkoda; Conhecimentos proibidos; Ppalkansaek; Os seis caminhos do youkaísmo

O túnel hitobashira conta a história de homens que vão trabalhar em sua construção e se dão conta de que na verdade estão trabalhando como escravos, o que acaba levando muitos deles à morte devido à exaustão e falta de alimento decente, tendo como túmulo justamente as paredes do túnel que estavam construindo.
 

"Fizeram-nos levá-lo até o túnel, cujas paredes estavam quase completas, e nos ordenaram para preparar a massa e colocar o corpo daquele homem ali."


Mas isso não é o pior de tudo, pois o final deste conto é simplesmente de arrepiar, por isso eu paro de falar por aqui, para não correr o risco de falar além da conta.

Bocas para alimentar conta a história das irmãs Azumi e Azami, que se interessam pelo mesmo homem, Shume Ishikawa, e acabam recorrendo à magias e feitiços de uma mulher idosa e de face decrépita para conquistar o seu amor. A magia dá certo para uma delas que acaba se casando com o rapaz, deixando a outra cheia de ciúme e inveja e ainda mais determinada a tê-lo para si custe o que custar.
 

"-- Não vou exitar. Quero isso. Minha irmã o enfeitiçou para tê-lo. Ela me privou de ter alguma chance com ele. Usando magia vou tirá-lo dela."


Conhecimentos proibidos conta a história do muçulmano Andrew Salim, pupilo de Muraj, sacerdote e pai adotivo de Andrew, que retorna à sua cidade natal após passar um breve período afastado no qual buscou conhecer sobre o espiritismo e budismo. A ânsia por conhecimento e aprendizado sempre foi um ponto divergente na relação de mestre e pupilo, sendo responsável pelo afastamento de ambos.
 

"Você adquire conhecimento por vício, adquire apenas pelo prazer de saber mais que o outro. Aprende tal qual um alcoólatra bebe."


A necessidade de adquirir cada vez mais conhecimento coloca Andrew frente a frente com algo sobrenatural que o seduz com imagens e descobertas tentadoras, completamente irresistíveis para alguém tão curioso quanto ele, mas tudo tem o seu preço e Andrew descobre da pior maneira possível o que terá que dar em troca pelo prazer de simplesmente saber.
 

"--Cuidado com o que procura, Andrew. Há conhecimentos que não são para todos os homens, e alguns que são para nenhum."


[- Minhas impressões-]

CARACA!!! Essa foi uma das expressões que usei ao término da leitura, tamanha a minha satisfação com a obra. Eu gostei de todos os contos, mas os três que destaquei acima foram os que mais mexeram comigo, portanto, são os meus preferidos. 

Todos os contos possuem um clima de suspense e mistério bastante nítido e que dá pra sentir no começo de cada um, ainda mais pela maneira envolvente e cativante com a qual o autor descreveu os acontecimentos de cada história e personagem. As tramas são fortes, densas, intensas e tão bem construídas e contextualizadas que eu me senti completamente arrebatada pela escrita do autor. Eu amei saber sobre folclore e mitologia asiática, pois não tinha o menor conhecimento sobre absolutamente nada até ler o livro do Matheus Pontes e eu o agradeço muito por isso, e aproveito para dizer que já me tornei sua fã, inclusive. 

Todavia, o que definitivamente me conquistou no livro foi a diversidade dos contos e personagens e a forma com a qual o autor pontuou as características dos enredos, bem como as qualidades, defeitos e o caráter de cada um dos personagens. Eu achei simplesmente genial e super empolgante. 

O impacto fica por conta dos desfechos surpreendentes que o autor escolheu para cada conto, que eu achei simplesmente incríveis e até mesmo um pouco assustadores em alguns momentos, mas super condizentes com o desenrolar dos acontecimentos de cada trama. A mente do Matheus é tremendamente brilhante e só confirma o quão criativo e talentoso ele é. 

Eu estou realmente impressionada e muitíssimo satisfeita com a leitura que fiz deste livro fenomenal que é uma obra nacional primorosa e extremamente rica em detalhes. Deixo aqui o convite para que você conheça Canções de Bruxas e Poemas de Youkais, mas antes uma perguntinha simples: Você está pronto?


Postar um comentário

Licença Creative Commons
O site I LOVE MY BOOKS por Silvana Sartori está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Por isso, qualquer contéudo aqui presente como resenhas, fotos e Colunas publicadas são exclusividade. RESPEITE e NÃO COPIE, pois PLÁGIO é CRIME!


Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.