Resenha - O Florescer da Aurora

24 agosto 2023


Nesta emocionante obra de Lily A., somos levados a conhecer a história de Jasmine, uma jovem doce e meiga, criada em uma cidade pacata do interior de Minas que sofre com a perda recente de seu querido avô, pai de sua mãe e que encontra nos livros a alegria de viver várias vidas sem sair do lugar. Sua família sofreu um grande trauma com a perda de Rosa, sua irmã mais velha que era somente uma criança, ainda mais pela maneira que foi e, desde então, sua mãe nunca mais foi a mesma de antes. Jasmine nasceu anos após a morte da irmã que não conheceu e nunca se sentiu à vontade para perguntar aos pais como foi que tudo aconteceu, já que o assunto virou um tabu dentro de sua casa, e para piorar, ainda envolve sua avó, mãe de sua mãe, que veio a falecer pouco tempo depois de Rosa.


"Certamente a morte não era bem-vinda em nossa casa, mas o vovô me fez compreender desde pequena que, embora ela não fosse uma convidada, tínhamos que aprender a recebê-la com gratidão. E, para provar sua tese, teve a audácia de me perguntar se eu preferia nunca amar alguém, o que evitaria meu sofrimento, a ter que lidar com a morte da pessoas amada. Nunca consegui responder a tal pergunta com exatidão."



O relacionamento com o avô sempre foi muito próximo e cheio de afeto, e foi com ele que Jasmine aprendeu a apreciar os livros com profundo amor e devoção.


"Cada livro, uma alma", frisava sempre o vovô para mim quando eu era pequena, no intuito de eu não "machucá-los" e tratá-los com muito cuidado."


Jasmine sempre sentiu falta de receber carinho e amor de sua mãe, coisa que ela sabia que não faltou à Rosa, mas, desde que a irmã partiu, sua mãe passou a temer a morte, o que acabou por torná-la mais fria e distante da única filha e para complicar um pouco mais a relação das duas, Jasmine tem uma "estranha" habilidade que aos olhos de sua mãe não passa de alucinações.


"-- Menina, pare já com isso! Você não pode continuar assim! Eu disse ao seu pai que não daria certo nos mudarmos para cá. Já vai fazer um ano que seu avô morreu. Sabe que ele não pode ouvir você, mão sabe? -- perguntou ela num tom meio áspero."



Entre trancos e barrancos Jasmine vai levando a vida com alegria, ainda mais pela recente aproximação de Armandinho, com quem sempre brincou na infância e por quem se descobre apaixonada no que acredita ser plenamente correspondida, mas após sofrer uma terrível decepção com o dito-cujo, Jasmine tem a brilhante ideia de expor na internet opiniões sobre os livros que lê e então transforma-se em "Senhorita da Aurora, o que a faz conhecer Stella, uma escritora carioca que lhe apresenta um "mundo" de possibilidades e Gael, filho dela e o maior influenciador de games do país, que vira sua vida completamente de pernas para o ar, além de mexer com o seu coração.



[- Minhas impressões -]

 A história desse livro cativa através da emocionante relação de amor, carinho e cumplicidade entre Jasmine e o avô, bem como a imensurável paixão que sente pelos livros, cultivada e incentivada desde a sua infância. 

 Os segredos de família que despertam a curiosidade da protagonista e também do leitor, são um ótimo combustível para a trama, pois é inevitável que teorias surjam enquanto a leitura está sendo realizada. Jasmine é uma personagem doce, carismática e muito fácil de se gostar, seu crescimento pessoal e evolução ao longo da estória é algo incrível e emocionante de acompanhar e a torcida para que ela seja feliz e encontre o seu caminho no mundo é gigante.

 O relacionamento diferenciado com a mãe adiciona profundidade à trama e mesmo não concordando muito com suas atitudes e o seu modo de pensar, dá para entender seus motivos e o por quê dela agir assim, afinal, tudo está relacionando a perda de Rosa e mãe nenhuma deveria passar por tamanho sofrimento. E é nesse ponto que a sensibilidade da autora, sempre presente na obra, aflora ainda mais e a emoção rola solta (eu que o diga). rsrs

O livro tem vários acontecimentos marcantes, mas um dos que mais gostei foi quando Jasmine resolveu falar sobre suas leituras, expondo toda sua sensibilidade e a maneira como enxerga cada história. Foi realmente lindo, principalmente porque a partir daí sua vida tomou um rumo totalmente inesperado, transformador e necessário. 

Sua ida para o Rio de Janeiro e todas as experiências vividas na cidade maravilhosa, boas e ruins foi um divisor de águas para ela, além de deixar a estória muito mais envolvente, divertida e intensa com a chegada de Gael à trama e os constantes embates entre ele, regados a muita atração física e vontade de beijar na boca. rsrs Gael e Jasmine proporcionaram momentos divertidíssimos em suas interações carregadas de tensão, cheias de química e sensualidade por parte de ambos sem perder a fofura e delicadeza em momento algum. 

 A escrita da autora possui leveza, fluidez, profundidade e uma sensibilidade extrema ao tratar assuntos sérios, como morte, luto, depressão e suicídio. 

 O final da trama é simplesmente arrebatador e eu já aproveito para avisar que será quase certo de você chorar lendo as páginas finais do livro, pois foi exatamente isso o que aconteceu comigo. Quem avisa amigo é. O livro possui um posfácio que nos faz entender muitas questões mencionadas no decorrer da leitura e eu achei isso simplesmente fabuloso, porque assim é possível ter um entendimento maior e melhor da obra. Recomendo muito a leitura de "O Florescer da Aurora" para quem é fá de comédia romântica com uma pitada de drama e sobrenatural. Vocês não vão se arrepender!



Postar um comentário

Licença Creative Commons
O site I LOVE MY BOOKS por Silvana Sartori está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Por isso, qualquer contéudo aqui presente como resenhas, fotos e Colunas publicadas são exclusividade. RESPEITE e NÃO COPIE, pois PLÁGIO é CRIME!


Instagram

I Love My Books - Blog Literário . Berenica Designs.