Autora: Genevieve Cogman
Editora: Morro Branco
Páginas: 368
Skoob
Onde comprar: Amazon / Saraiva
Irene é uma espiã profissional da misteriosa Biblioteca, uma organização que existe fora do tempo e espaço e que coleciona livros e manuscritos de diferentes realidades. Junto com seu enigmático assistente Kai, ela é enviada para uma Londres alternativa com a missão de recuperar um perigoso livro. Mas quando chegam, ele já foi roubado.
As principais facções do submundo londrino estão prontas para lutar até a morte para achá-lo, e a missão de Irene é dificultada pelo fato de que o mundo está infestado pelo Caos - as leis da natureza foram distorcidas para permitir a existência de criaturas sobrenaturais e mágicas imprevisíveis.
Enquanto seu novo assistente guarda seus próprios segredos, Irene logo se vê envolvida em uma aventura repleta de ladrões, assassinos e sociedades secretas, onde a própria realidade está em perigo e falhar não é uma opção.
Imagine uma biblioteca secreta além do tempo e espaço, onde existam livros do nosso universo e de muitos outros. E para que essa biblioteca consiga existir e reter todos os seus exemplares requisitados, são recrutados Bibliotecários que recebem o treinamento necessário para saber como agir nos diferentes multiversos e como enfrentar as diversidades de cada missão, afinal alguns universos – aqueles tomados pelo Caos – têm vampiros, lobisomens, feéricos... nem sempre seguem as regras dos universos “normais”.
E é nesse cenário que nós conhecemos a nossa protagonista Irene. Ela é filha de Bibliotecários e mora na Biblioteca desde que se dá por gente. Ela é uma espiã e tem a habilidade e capacidade de ser tudo o que a Biblioteca precisa que ela seja.
"Ela estava na Biblioteca. Não em qualquer biblioteca, mas NA Biblioteca. Havia estantes altas por todos os lados, tão altas e tão cheias de livros que Irene não conseguia ver o que havia atrás dela."
Em sua mais nova missão, é necessário que Irene e seu mais novo aprendiz Kai, desembarquem em uma Londres totalmente diferente da que nós conhecemos, uma Londres tomada pelo Caos e recheada de mistérios, segredos, sociedades secretas, invenções steampunk e complicações. Se isso já não fosse o suficiente, a maior rival da protagonista resolve surgir para tentar roubar a cena e sair como a heroína da história.
E no topo de tudo isso está um ex-Bibliotecário que abandonou a Biblioteca e decidiu servir às forças do Caos, que tentará colocar tudo a perder, além de ameaçar a vida de todos os envolvidos.
E todas essas pessoas estão atrás do mesmo livro, um livro que pertenceu a um vampiro que teve a sua cabeça cortada e exposta. Com certeza problemas surgirão na hora de achar esse exemplar sumido e tão polêmico.
"Todos nós ligados à Biblioteca somos pessoas que escolheram essa forma de vida porque amamos livros. Nenhum de nós queria salvar mundos. Quer dizer, não que tenhamos alguma restrição quanto a salvar mundos... – Ela deu de ombros e pegou a xícara de chá. – Queremos livros. Amamos livros."
A estória, aliás, começa um pouco lenta e já nos colocando diretamente dentro desse universo novo, sem maiores explicações. Essas só vão surgindo conforme o desenrolar do enredo, portanto pode ser um pouco confuso iniciar essa leitura. Mas assim que nós nos inteiramos do que está acontecendo, fica difícil parar de ler.
A autora tem uma escrita levemente rebuscada e nos deixa ansiosos para entender e desvendar os pequenos segredos que vão, pouco a pouco, nos sendo apresentados. Os capítulos sempre têm uma tendência a terminar com um cliffhanger, o que também dificulta na hora de se desvencilhar do livro. Não é um livro fácil de ser lido, é confuso em algumas partes e é necessário manter a atenção o tempo todo enquanto se está lendo. Mas todo esse esforço é recompensado com cenas de ação de tirar o fôlego, diálogos muito bem trabalhados e mudanças bruscas de cenários fantasiosos.
Ademais estória é divertida e gostosa de ler, pois aposta em uma trama diferente das fantasias habituais. Além disso, os personagens principais dividem conosco um amor enorme: livros.
O final é satisfatório, dando um desfecho digno da trama e deixando vários ganchos para serem abordados e resolvidos na continuação.
Se Inscreva e Participe!!!
6 comentários
Admito que não conhecia este livro mas já gostei dele logo de cara pela capa e título. Daí, a gente começa a ler e vai meio que vendo a biblioteca e seus segredos. Os personagens e suas histórias ali se cruzando.
ResponderExcluirMe soou muito com algo escrito por Zafón!
Vai para a lista de desejados.
Beijo
Stephanie!
ResponderExcluirConfesso que ainda não tinha ouvido falar sobre o livro ou a série, mas gostei muito de todo o mundo de fantasia criado e também do plot onde a biblioteca é uma agência secreta e dá possibilidade de ir para universos alternativos.
Mesmo já entrando no universo do livro sem maiores explicações, acredito que as personagens bem contruídas e a expectativa de ver os mistérios serem desvendados aos poucos, valha a pena.
Adorei!
Desejo uma semana mais que abençoada e Novo Ano repleto de realizações!!
“Meta para o Ano Novo? Ser feliz!” (Desconhecido)
cheirinhos
Rudy
1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!
Olá!
ResponderExcluirJá acompanho esse livro desde o lançamento e confesso que minha vontade de conhecer só aumenta, a escrita pelo que me parece tá super bacana, é uma ótima leitura, espero ler em breve.
Essa capa é linda!
Bjs!
Me lembrei muito dos filmes do Guardião, nossa como eu amava eles! Amei a capa, gostei da história mas queria mais esse livro pela capa e lombar, que coisa linda, parece aqueles livros antigos, fico triste em saber que é uma série, pois gosto de ler quando já foram lançados todos pois fico bem angustiada para saber o final. Quero muito, e afinal se passa em Londres, existe lugar melhor para um bom mistério e aventura?!
ResponderExcluirOi Stephanie!
ResponderExcluirConcordo com você em relação a capa, dá vontade de comprar só pra ter ela na estante brilhando pra embelezar hahaha
Enfim quanto a história parece ser com altas aventuras mas realmente a falta de explicação em alguns momentos e a leitura um pouco rebuscada me deixou um pouco receosa sobre o que encontrar. Imagino que realmente esteja relacionado às futuras continuações e com certeza darei uma atenção especial a partir dos próximos lançamentos mas por enquanto não colocarei como prioridade (até porque acho que ja tem uns 30 livros na minha meta 2018 rsrs). De qualquer forma adorei a resenha, e acho muito válido as opiniões de vocês pra conhecer mais e mais livros.
Eu gostei muito o fato do livro envolver o gênero steampunk o único livro que eu ligue o gênero foi a série O protetorado da sombrinha Eu já ouvi falar muito nesse livro e nessa Editora tanto que esse livro ganhou uma continuação Já vi muitas resenhas na internet e muitas indicações desse livro em várias redes sociais e avaliações super positivas Mas eu ainda acho que não seja a hora de começar a ler esse historia
ResponderExcluir