Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.
Livro: Um dia
Edimburgo. Sexta feira, 15 de julho de 1988. Emma Morley e Dexter Mayhew estão deitados na cama de solteiro dela, imaginando o que o futuro reserva para eles. Ela quer mudar o mundo, fazer a diferença na vida de alguém; ele quer viajar muito e ser famoso.
Um pouco enebriados pela bebida e desconfortáveis com a intimidade do momento eles se perguntam o que irá acontecer depois. O futuro parece muito distante agora que os dois estão com seus diplomas na faculdade. Ganhar o mundo não parece mais provável, mas uma coisa é certa: não vão mais conseguir ficar muito tempo longe um do outro. Apesar das diferenças eles prometem manter contato e agora são Em e Dex, Dex e Em, melhores amigos.
Emma é uma garota tempestuosa, com opinião forte e que sonha em ser escritora. Sempre teve uma queda por Dexter Mayhew, lindo, rico e meio babaca as vezes, mas sempre fazia seu coração bater mais forte, além de lhe arrancar sorrisos com seus comentários sarcásticos e despretensiosos.
Dexter é um playboy; lindo, charmoso e de família rica. Não muito interessado em política e protestos, apenas vive o hoje, de preferência em festas e com mulheres ao seu redor. Não olharia duas vezes para uma garota como Emma Morley. Agora ambos sendo melhores amigos, ele não conseguia dar um passo sem imaginar o que ela diria sobre aquilo.
O tempo passa e inevitavelmente as coisas mudam, as pessoas ficam melhores ou piores e algumas coisas parecem não funcionar. Foi assim com os dois. Enquanto Emma Morley trabalhava duro para atingir seus objetivos e parecia ficar cada vez mais ranzinza e desesperançosa, Dexter Mayhew bebia demais, curtia demais e ia em busca de fama. Duas pessoas totalmente opostas que só conseguiam ser elas mesmas quando estavam juntas.
''Um dia'' tem uma narrativa bela e cheia de altos e baixos. O autor nos dá um resumo do que aconteceu na vida e na amizade de Em e Dex em todos os dias - 15 de Julho. E muita coisa pode acontecer em um ano. O livro é dividido em 5 partes e 23 capítulos. São 20 anos narrados de forma resumida, mas bem descritiva.
Os personagens foram incrivelmente bem construídos. Foi como se eu estivesse lendo a história de um conhecido, de pessoas que realmente viveram de tão cativante que é a narrativa.
David Nicholls nos presenteia com uma história que podia muito bem ser a nossa. Emma e Dexter tem momentos mais baixos do que altos e ao longo dos vinte e tantos anos a amizade sobreviveu a coisas graves, e nem a imaturidade de Dex nem a falta de confiança de Emma puderam acabar com o que os dois sentiram.
Estava sentindo falta de ler um livro como esse, que expõe nossos desejos e sonhos de uma forma tão realista, mostrando que não podemos ser perfeitos e que existe sim uma boa probabilidade de que nada dê certo, o que é cruel, mas possível.
O final foi extremamente doloroso. Só me dei conta de que estava intima dos personagens depois daquele final, e quando fechei o livro fiquei com saudade, não queria aquele fim, apesar de ter achado muito corajoso por parte do autor fazer o que fez.
"Acho que você tem medo de ser feliz Emma. Parece que pensa que o caminho natural das coisas na sua vida é ser triste, sombria e macambúzia, e odiar o seu emprego, odiar o lugar onde mora e não ter sucesso nem dinheiro, e Deus a livre de um namorado (e uma pequena digressão aqui: esse negócio de não se achar bonita está ficando chato, vou te dizer). Na verdade vou mais longe: acho que você gosta de se sentir frustrada e ter menos do que queria ter, porque isso é mais fácil, não é? O fracasso e a infelicidade são mais fáceis, porque você pode fazer piada com isso. Está incomodada? Aposto que sim. Bem, estou só começando."
Um ponto baixo da narrativa são as várias descrições desnecessárias e algumas repetições de coisas que não mereciam tanta ênfase. O fato é que o autor poderia ter economizado boas 50 páginas se quisesse e isso deixaria a leitura um pouco mais fluida para quem não gosta muito de livros descritivos. Eu, que gosto, fiquei um pouco incomodada, mas nada que me tirasse do foco da história.
Por possuir um enredo mais realístico é impossível não se identificar com as situações que os personagens passam, os pensamentos deles e suas atitudes. Além de dar boas risadas com os comentários ácidos de Emma e as criancices e todos os momentos fofos deles.
Um ótimo livro, muito bem escrito e que marca o leitor, além de emocionar e arrancar suspiros. Indico para todos que procuram um livro sem muita fantasia, bem perto da realidade. Vocês vão gostar! Apesar de não ter dado 5 estrelas eu favoritei, não tinha como deixar esse livro fora da lista de queridinhos.
Não poderia deixar de citar e elogiar o trabalho da editora Intrínseca, porque a revisão está ótima e não encontrei nenhum erro durante a leitura. Fora essa capa belíssima com a talentosa Anne Hathaway.
38 comentários
Oie
ResponderExcluirEu li este livro já faz um tempinho, e não curti muito poque não aguentava ver eles longe um do outro, e o final fez eu detestar o livro. Quem sabe um dia eu releia para mudar a minha opinião.
Beijos
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/
O final também me deixou abalada, mas pro lado bom rsrsrs. Eu gosto desses finais, acho corajoso dependendo do livro.
ExcluirObrigada pelo comentário <3
Oi, Gaby!
ResponderExcluirLembro exatamente do dia em que comecei a ler esse livro e como eu estava quando finalizei a leitura, mas eu não consegui tirar ele de mim até hoje. Sempre gosto de ler o que as pessoas acham sobre ele. Algumas amam outras se sentem deslocadas por não gostarem.
Acho que o que mais pesa nele é o excesso, realmente, de descrições, mas acabou que isso foi irrelevante pra mim. Ele é tão real, melancólico e eu me identifiquei tanto com as crises e angustias da Em que foi impossível não gostar.
Beijos!
http://asassecretas.blogspot.com.br/
Ele também me marcou, Sabrina. Irá demorar até Emma e Dexter saírem da minha cabeça. As muitas descrições me fizeram desistir da leitura por duas vezes, nessa terceira eu me obriguei a continuar e acabei amando.
ExcluirObrigada pelo comentário :D
Beijos!
Eu fui nas Americanas e avistei esse livro com um preço baixíssimo, e como estava doida para ler o livro não exitei em comprar, mas infelizmente ainda não consegui ler. Ainda não tinha lido nenhuma resenha a sua é a primeira e pelo que pude ler acho que vou me apaixonar pela historia, assim espero. :D
ResponderExcluirBjuus!
http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com
Quando ler me conta o que achou Giselly! Espero que aprecie a leitura!
ExcluirBeijos!
Oi Gaby, tudo bem?
ResponderExcluirComentaram sobre Um dia para mim hoje no twitter haaha Que coincidência! Tive a oportunidade de ver o filme há muito tempo, fiquei traumatizada e depois de assistir, prometi que não iria ler haha
Até tentei ler o livro, a minha amiga me emprestou, mas não rolou.
Não sou fã dessa temática Sparks, mas fico feliz que tenha curtido!
P.s: a capa original do livro é tão bonita <3
Beijos,
Juliana Skwara
http://julianaskwara.com/
Que coincidência hein? É sinal pra ler o livro! hehehe
ExcluirJá eu prefiro essa capa do filme mesmo, achei linda.
Beijos!
Um Dia é um livro que me deixa em dúvida se o leio ou não devido ter lido resenhas tão opostas sobre ele e claro, o final que muitos simplesmente odiaram. Em que grupo me encaixaria caso o lesse nesse exato instante? Impossível saber antes de mergulhar na história. Espero sinceramente que caso eu dê uma chance a ele que Um Dia não me desaponte.
ResponderExcluirAbraços
Sugiro que leia e tire suas próprias conclusões. Eu amei o livro e você pode gostar, mas pode acontecer de ele te decepcionar... É uma coisa muito pessoal. Leia mesmo e depois me conta se gostou ou não <3
ExcluirOI Gaby...
ResponderExcluirAs pessoas tem uma relação de amor e ódio com esse livro. Vejo que ou alguém ama demais, ou repudia. Eu confesso que tenho mais vontade de ver o filme direto. Acho que é por causa da narrativa, que você também citou que faz muitas repetições e descrições.
Mas a história em si me chama muita atenção, e não descartaria a leitura, porque um livro bem realista é bem minha praia também.
livrosvamosdevoralos.bogspot.com.br
Eu tenho relação de amor e ódio com esse livro ainda por ter precisado de 3 tentativas até concluir a leitura, as duas primeiras foram um fiasco e não passei da página 100. Acho que isso aconteceu com muita gente. Se não quer ler o livro assista sim o filme, eu ainda não vi mas dizem que é muito bom.
ExcluirBeijos
Oi Gaby, eu sempre tive muita vontade de ler o livro, eu apenas assisti ao filme anos atrás logo quando foi lançado, não me lembrava muito bem da história, mas sua resenha refrescou minha memória. É um romance incrível, com certeza eu vou ler logo que surgir a oportunidade :D
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com/
Leia mesmo, Kétrin, é muito legal! Quero assistir o filme mas nunca arranjo tempo :/
ExcluirBeijos!
Olá Gaby,
ResponderExcluirQue tapa na minha cara essa sua resenha, tenho esse livro há alguns anos e ainda não li. Sim, pode me criticar, esculhambar, aceito.
Gostei tanto dos seus comentários a respeito do livro que tive vontade de correr e pegá-lo para ler imediatamente.
xoxo
Mila F.
@camila_marcia
www.delivroemlivro.com.br/
Oii Camila! Tudo certo?
ExcluirFico feliz que tenha gostado da resenha! E leia o livro logo, é muito bom! :D
Beijos
Sua resenha me deixou bem curiosa, mas não acho que eu conseguiria ler esse livro, sou meio problemática e não curto muito livros com coisas realisticas demais, ainda mais quando se trata de romance e minha vida romantica anda um caos hahaha, mas quem sabe um dia quando talvez minha vida romantica se estabilizar eu de uma chance a ele xD
ResponderExcluirBeijos!
www.amigadaleitora.com
Já eu gosto bastante dessa coisa mais real, que interage com nosso próprio dia a dia... Dê uma chance sim, Um Dia merece :)
ExcluirEsse é o meu livro favorito até o momento nesse gênero e olha que li tem uns três anos ou mais. O David Nicholls é o meu autor preferido justamente por tratar do real, sim o final abala muito a gente, mas retrata realmente o que pode acontecer com qualquer um e sempre me fez pensar que o romance poderia acontecer como também o final trágico. Poderia falar horas e horas sobre ele e indicar pra todas as pessoas do mundo, mas só quem gosta de ter os pés no chão que vão gostar mesmo da história.
ResponderExcluirPor falar no livro, está chegando dia 15 de Julho, dia de assistir a esse filme mais uma vez *-*
Beijo,
http://portaoazul.blogspot.com.br/
Eu estou louca para ler outras coisas desse autor!
ExcluirE eu ainda não assisti ao filme... lamentável.
Beijos <3
Oi Gaby.
ResponderExcluirEu era louca por esse livro. Comprei e não passei das 40 primeiras páginas. Sério. E olha que amo livros descritivos, mas a leitura não fluía e eu desisti :/
Resolvi assistir o filme e foi uma pancada, pois eu deveria ter insistido na leitura. O filme é lindo, mas agora vai ser mais difícil ler o livro já que não haverá mais surpresas.
Enfim, eu amei sua resenha, ficou perfeita.
Beijos
Coleções Literárias
Participe do Top Comentarista
Olha, entendo você. Essa foi minha 3a tentativa de ler o livro, enfim consegui e adorei. Não assisti ao filme, mas já sabia o final do livro quando li... Não me atrapalhou, mas não rolou aquela emoção.
ExcluirNossa, MUITO obrigada!! <3
Oi corujinha! Fiquei mais ou menos 1 ano para ler esse livro, acho q narrativa bem cansativa, terminei a pouco tempo, senti a mesma dor que você. Me identifiquei bastante com a Em, no quesito '' Um dia, serei feliz'', acho que foi por isso que doeu tanto. Já viu o filme? Vale muito a pena, principalmente pelo final, achei o final divino. E lembre-se '' Dex e Em, Em e Dex''.
ResponderExcluirterradonuncablog.blogspot.com.br, bjs e parabéns pelo blog!
Também demorei bastante com essa leitura. Na terceira vez deu certo e passei uma semana só pra ler. Ainda não assisti ao filme :/ Mas quero muito.
ExcluirBeijos lindona!
OOi!!
ResponderExcluirEu tenho esse livro há uns 3 anos e ainda não li sabia?
Comecei a ler mas depois me cansei justamente por ser extremamente descritivo - diferente de você, não curto muito esse tipo de livro :(
Mas ele está na meta desse ano e depois da sua resenha eu espero ler logo :D
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Super te entendo Ana, também demorei com esse livro em casa e foram várias tentativas frustradas antes de finalmente concluir. Leia e depois me conta se gostou da leitura! :D
ExcluirOi, Gabrielly!
ResponderExcluirJá ouvi falar bastante nesse livro, e sinceramente nunca tinha me interessado, não sabia sobre o que se tratava e imaginava que fosse algo muito adolescente, mas pelo que pareceu na sua resenha eu estava enganada.
Só me disseram que quem ler o livro Nós, lançamento desse autor, vai se decepcionar em relação a Um dia, enão lerei Nós primeiro, ee
Quero muito ler Nós, e todos os outros livros do autor hehehe.
ExcluirBeijos
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirVejo todo mundo falando desse e livro e já tive muita curiosidade em saber mais sobre a história. Mas hoje em dia eu não tenho aquele prazer de procurar mais da história.
Gostei muito da sua resenha viu, bem detalhada e perfeitamente explicada :)
http://desencaixados.blogspot.com.br/
Que bom que gostou da resenha, Victor, fico feliz com isso :D
ExcluirBeijo!
Olá! Tudo bem?
ResponderExcluirVenho tanta gente dizendo maravilhas desse livro, mas, na verdade, eu detestei ele.
Algumas partes são tão zzzz... e parece coisa de novela, sempre acontece algo pra atrapalhar.
E o final então? Nem me lembre.
Fico feliz que o livro tenha te agradado tanto. A mim não agradou nada.
Beijos e até!
www.dreamsandbooks.com
É um livro contraditório e do tipo que ou as pessoas amam ou odeiam, eu amei. :D
ExcluirBeijos!
Olá Gaby,
ResponderExcluirFaz algum tempo que queria ler esse livro, mas acabei desistindo. A verdade é que meu interesse por ele tem diminuído cada vez mais, porém, com resenhas como a sua, talvez um dia eu dê uma chance.
Beijos,
Miss Sorrisos Blog
Twitter|Wattpad|Instagram
Oii Manu! Dê sim uma chance ao livro, vale a pena :D
ExcluirBeijos
Sempre vejo pessoas falando desse livro, alguns positivos e uns negativos...baixei em pdf e to ansiosa pra ver o que vou achar
ResponderExcluirOie Gaby! ^^
ResponderExcluirEu amo esse livro por ele mostrar de uma forma cruel como a vida pode ser dura e como nossos sonhos podem não se realizarem, amo esse livro por ele não ser um conto de fadas e recomendo para todos pois acho que é uma leitura que nos faz pensar na vida e cair em si.
Beijinhos e até logo! ;)
https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/
Tem um tempo que tenho ele e ainda não li, acho que na época comprei pela capa e por causa do pessoal falando dele, mas depois dessa resenha vou colocar ela na maratona de inverno.
ResponderExcluirOie! Estou querendo ler esse livro faz tempo, e até comecei ele uma vez, mas como estava lendo pelo celular parei. A história parece ser ótima e apesar de eu já ter recebido um spoiler do final, quero muito conferir a obra completa.
ResponderExcluirBeijos, Gabi
Reino da Loucura