Resenha - Confidências de uma Ex-Popular


Título: Confidências de uma ex-popular
Autora: Ray Tavares
N° de páginas: 434
Cortesia: Grupo Editorial Record / Galera Record
Skoob
Onde comprar: Amazon
Sucesso de leituras no Wattpad, Confidências de uma ex-popular chega às livrarias em uma versão totalmente nova. Renata Vincenzo vê seu mundo virar de cabeça para baixo quando seus pais a colocam num internato católico. Possessa e nada disposta a construir novos laços de amizade por contas das frustrações do passado, ela se vê, de repente, perdida. Sem largar sua essência, a garota se equilibra entre lidar com o desprezo constante dos alunos do colégio, recusar as investidas do presidente de um grupo misterioso e, nesse meio tempo, administrar seu interesse por um aluno em particular. Será que Renata vai conseguir superar seu passado e iniciar uma nova jornada mostrando uma nova versão de si mesma - ou insistirá em seus velhos erros?

Renata Vincenzo é a típica patricinha rica, acostumada a ter todos os seus desejos realizados por menores que sejam. Criada por duas babás que a amam com todo o coração, a garota nunca teve o amor e o carinho dos pais, já que eles sempre foram muito ausentes por conta de suas carreiras. O pai é um mega empresário e a mãe, uma promotora muito bem sucedida.

Renata mora em um verdadeiro palácio, veste as mais caras roupas de grife que existe e viaja o mundo inteiro, no entanto,  pode se considerar uma adolescente pobre e carente de afeto que busca nos amigos e no namorado o que lhe falta em casa. Mas depois que se envolve em uma tremenda enrascada, Renata é abandonada por todos que acreditava serem seus amigos e, o que é pior, tudo de ruim que lhe acontece e tudo justamente por causa de Danilo, seu namorado mal caráter.

" - Atende, atende, atende, atende, ate... Vivian! Oi, oi, sou eu, a Rê, sua amiga, lembra? Eu... Não, pera aí eu preciso... Vivian, eu preciso da sua ajuda! Os meus pais enlouqueceram, eu preciso que vo... O quê? Isso é mentira! Eu nunca... Você vai acreditar na sua melhor amiga ou nele? Nele? Eu não acredito ni... Não! É mentira! Ele que me meteu nisso e agora está  envenenando você contra mim! Vivian, me escuta, eu preci... Alô? Alô? Você tá me ouvindo? Alô...? Filha da puta!"

Depois da clara demonstração de abandono por parte de sua amiga Vivian, Renata entende que, definitivamente, seus amigos lhe viraram as costas em um momento crucial de sua vida. E seus pais estão fulos da vida com suas atitudes, que a levaram a cometer atos criminosos em nome do amor que  Renata acreditava que Danilo sentia por ela e vice versa.
A vida de Renata sofre uma incrível reviravolta quando seus pais tomam uma atitude extrema de mandá-la para um internato católico no interior de São Paulo bem longe deles, já que não suportam mais ter que livrar a cara da filha dos inúmeros problemas em que ela se mete.

" - Eu vou usar uniforme... - murmurou Renata, como se esse fosse o último prego no caixão em que sua vida tinha se transformado quando os pais decidiram avisar, na noite anterior,  que iriam jogá-la em um internato católico no interior de São Paulo. "

Sem ter outra alternativa a não ser obedecer os pais, uma vez que nenhum de seus apelos surte o menor efeito sobre eles, Renata segue para o lugar que julga ser o pior castigo na face da terra: o temido internato. Seus dias se resumem a estudar, estudar e estudar e a ser constantemente ignorada e desprezada por todos os alunos, até que Gabriel, o presidente de um grupo misterioso nota a garota e resolve investir pesado para cima dela.

Porém, quem desperta realmente o interesse de Renata é Guilherme, mas ao que tudo indica, ele não está nem aí para ela. Na sua busca por adaptação Renata fará amizades verdadeiras, se meterá em muitas confusões e viverá fortes e intensas emoções que mudarão o jeito que ela enxerga o mundo e as pessoas ao seu redor.



[- Minhas Impressões -]

Confidências de uma ex-popular não se trata somente de um livro young adult. Ele tem conteúdo, reflexões e nos apresenta as mudanças que ocorrem com Renata, a personagem principal. Quando comecei a ler confesso que fiquei um pouco irritada com o andamento da história,  pois não senti muita simpatia pela personagem central e suas atitudes. Os pais dela na minha opinião foram os grandes responsáveis por ela ser como era, afinal, eles foram pais muito ausentes na criação da filha ao lhe negar o que ela mais precisava: amor e limites.  Foram pais omissos e permissivos que sempre passaram a mão na cabeça dela perdoando todas as suas transgressões, tornando-a uma adolescente desajustada e encrenqueira.

A ida de Renata para o internato foi realmente necessária pois acabou por se tornar sua chance de crescer e aprender com seus próprios erros, já que dessa forma  pôde perceber que seus atos teriam consequências e que ela precisaria responder por eles.

A autora acertou em cheio ao mostrar todos os conflitos e sofrimentos enfrentados por Renata e todo o drama familiar de não receber afeto e carinho por parte de seus pais e ainda, seu relacionamento tóxico com o namorado mal caráter. As dificuldades que Renata passou ao longo de toda a história tornou sua jornada de autoconhecimento e resgate de si mesma muito emocionante, pois deu a ela a oportunidade de amadurecer e se descobrir mais forte e capaz.

Há muitos personagens no livro, já que o cenário principal da história é um internato, onde há centenas de alunos e professores, cada um com os seus problemas, então não teve como a leitura se tornar monótona e tediosa visto que o tempo todo acontecia alguma coisa para movimentar a trama. Mas o que me incomodou em muitos momentos foi justamente a história ser demasiadamente longa na minha opinião, pois mesmo os capítulos sendo curtos e rápidos, a história se prolongou bastante a meu ver. E o final foi algo que não me agradou justamente por eu querer que tivesse sido diferente de como foi. Não curti, embora tenha entendido o raciocínio da autora. Mas como a romântica incurável que sou sigo acreditando que o final poderia ter sido diferente do que li. No entanto, eu gostei muito do livro e das lições que ele passa.

Guilherme foi um personagem fofo e carismático e eu torci muito para que ele se desse bem durante toda a leitura, já que ele batalhou muito para terminar o ensino médio estudando e sendo o melhor aluno que poderia ser.

As mudanças que ocorreram com Renata no decorrer da história foram um incentivo a mais para que eu continuasse lendo, pois eu queria muito saber que tipo de ser humano ela se transformaria ao final de sua intensa jornada e não me decepcionei nem um pouco com o que li.

O personagem da Lívia foi uma grata e agradável surpresa. Ela e Renata juntas deram o que falar e aprontaram poucas e boas, no bom sentido é claro. E foi muito prazeroso acompanhar a amizade florescendo entre elas.

Confidências de uma ex-popular é um livro que agradará a todos que se dispuserem a lê-lo, pois sua história tem o que é necessário para tornar a leitura interessante e  atraente. É leve, agradável, inteligente e cheia de ação o tempo todo. A capa é de longe uma das mais bonitas e originais que vi em um bom tempo, e que contribuiu e muito para que eu sentisse vontade e interesse de ler o livro.
Se vocês também gostaram não percam tempo e comecem a ler o quanto antes, pois não será uma leitura em vão eu garanto.


Categorias:

Nenhum comentário:

Postar um comentário