Resenha - Quando ela desaparecer


Título: Quando Ela Desaparecer
Autor: Victor Bonini
N° de páginas: 272
Cortesia: Faro Editorial
Skoob
Onde comprar: Amazon / Submarino
Uma garota de dezesseis anos desaparece durante uma excursão escolar. Mas não se trata de qualquer garota. Dois anos atrás, ela esteve à beira da morte, e quando foi encontrada, ninguém acreditou que sobreviveria.
Agora, há dois meses desaparecida, não restam dúvidas de que esteja morta. Rastro de sangue e um colar arrancado são as únicas pistas. Pressionados, os policiais estão desesperados por respostas, mas ninguém na longa lista de suspeitos parece ter forte motivação para cometer um crime.
Até que o caso vira de cabeça para baixo e segredos muito bem enterrados emergem para revelar o lado cruel de um lugar aparentemente tranquilo. No meio de tantos possíveis culpados, os inocentes é que estão mais aflitos... porque alguns deles começam a morrer.


Kika, como é conhecida pelos mais próximos é uma linda adolescente de 16 anos, ela e a mãe são tudo uma para a outra. Moradora em um conjunto residencial simples e estudante de uma escola particular de São Paulo sua vida é permeada por opostos. Se por um lado ela mora em um lugar simples e modesto por outro, estuda em uma escola bastante conceituada graças ao professor "Sandrão", querido por todos os alunos e pelo corpo docente da escola. Ele sempre gostou muito de ajudar seus alunos e com Kika não foi diferente.

Então quando ela desaparece em uma excursão escolar e simplesmente ninguém sabe como e nem por quê todos ficam se perguntando o que pode ter acontecido à garota, afinal, quem poderia querer lhe fazer algum mal? Inimigos ela têm, amores não correspondido também e, ao que tudo indica pelas investigações que começam a ser feitas após seu desaparecimento Kika andou irritando quem não devia.

"Francisca Silveira do Carmo,  ou Kika, desapareceu no dia 16 de março de 2012, sexta-feira, duas semanas depois de completar dezesseis anos."

O delegado Lauro Jahib,  do setor de homicídios da Delegacia Seccional de Guarulhos é o responsável pela investigação do desaparecimento de Kika e ele está decidido a descobrir o que de fato aconteceu, nem que para isso ele tenha que abusar de sua autoridade policial e forçar um pouco a barra com os suspeitos.

Umas das primeiras pessoas a ser interrogada é a suposta melhor amiga de Kika, Elaine Campos, que disse em seu depoimento que a amiga não tinha muitos amigos, a não ser que fossem do sexo masculino.

" - Olha, eu sou a mais ligada à Kika porque, na real, ela não tem ninguém próximo dela. Tipo, uma amiga de verdade . Se ela fica rodeada é sempre por meninos."

Muito popular com os meninos, mas sem amigas do mesmo sexo, com exceção de Elaine, é no mínimo muito intrigante o fato de Kika não ser muito bem vista pelas alunas do colégio Álvares de Azevedo, onde estuda.

O que será que houve para Kika ser tão odiada, já que há dois anos algo de muito ruim aconteceu a ela e quase acabou em um trágico final.

"Dois anos atrás ela sobreviveu por milagre. E agora?"

Pois é, as tragédias são algo recorrente na vida da adolescente, visto que coisas muito ruins aconteceram a ela, mas ela sobreviveu. No entanto, dessa vez parece que ela foi vítima de algo muito pior e extremamente mais sinistro do que todos possam imaginar. Até mesmo você, caro leitor, pois o que está descrito nessas páginas irá te surpreender de tal forma que deixará você de cabelo em pé.  Isso eu posso te garantir.



[- Minhas Impressões -]

Quando ela desaparecer se trata de um thriller recheado de suspense e revelações bombásticas no qual as pessoas vão revelando suas verdadeiras personalidades. Nesta história para lá de intrigante e cheia de mistério uma adolescente desaparece em uma excursão escolar e a pergunta que não quer calar é: quem poderia querer fazer mau a uma menina inocente de dezesseis anos? E por quê? O que será que Kika fez para que alguém quisesse lhe infligir dor e sofrimento?

Essas foram as perguntas que eu mesma me fiz conforme lia o livro e, a medida que fui me inteirando dos fatos e ficando por dentro das ações e atitudes que contribuíram para o terrível desfecho do caso Kika, me vi diante de uma trama completamente inusitada, pois eu jamais imaginei o final que essa história teria. Foi realmente algo surpreendente e chocante!

Eu não fazia ideia de que me depararia com uma trama jornalística tão rica nos detalhes e cheia de reviravoltas inacreditáveis. Mas ao mesmo tempo achei que a história se arrastou um tantinho demais para o meu gosto, o que acabou fazendo com que eu perdesse um pouco o interesse por ela, porém eu persisti e continuei a leitura e que bom que eu fiz isso, porque como eu bem disse, as revelações e descobertas foram incríveis e bem diferentes do que eu imaginei. 

Visto que nada e ninguém era de fato do jeito que aparentava ser, ou seja, todo mundo tinha algo a esconder e pessoas inocentes pagaram com a própria vida para que os pecados dos maus não viesse a tona. Mas a maior e mais chocante descoberta de todas foi enfim saber o que aconteceu com a Kika e o que estava por trás de seu sequestro. Eu nunca poderia imaginar um final como esse que eu li, e realmente fiquei em choque e também senti muita raiva do que estava lendo, pois não me passou pela cabeça quem seria o verdadeiro culpado por todas as maldades e mortes que aconteceram no desenrolar da trama.

A capa e a sinopse do livro me conquistaram, pois me senti imediatamente atraída para fazer a leitura desse livro. A diagramação também foi outra coisa que muito me agradou, pois está perfeita a meu ver.

Os personagens foram bem construídos e suas histórias bem desenvolvidas, principalmente a personagem da Kika, já que o livro se dividia no passado e no presente. Dessa forma pude conhecer várias facetas dessa personagem nem um pouco convencional e o que posso dizer é que foi muito além do que eu esperei e imaginei.


Categorias:

Um comentário:

  1. Não sou fã de thriller, confesso.
    Mas esse livro me parece muito bom; pelo que vejo, ele prende o leitor. E isso é algo maravilhoso em uma leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir