20 janeiro 2018

Resenha - As Perguntas

Título: As Perguntas
Autor: Antônio Xerxenesky
Cortesia: Cia das Letras
Skoob 
Páginas: 184
Onde comprar: Amazon

Alina enxerga sombras e vultos desde criança. Doutoranda em história das religiões, especializada em tradições ocultistas e aferrada à racionalidade que tudo ilumina, ela se acostumou a considerar as aparições como simples vestígios de sonhos interrompidos.  Certo dia, um telefonema da delegacia desarruma sua rotina de tédio programado. A polícia suspeita de que uma seita vem causando uma onda de surtos psicóticos em São Paulo. A única pista disponível é um símbolo geométrico desenhado por uma das vítimas. Intrigada e ansiosa para fugir da rotina, Alina decide investigar por conta própria um mistério que a fará questionar os limites entre razão e religião, cultura e crença. Em 'As perguntas', Antonio Xerxenesky costura o tédio da vida cotidiana com o desconforto do horror em um livro repleto de referências ao universo dos filmes, da música e do ocultismo.



Em As Perguntas conhecemos Alina, uma pessoa formada em história das religiões e especializada em tradições praticantes do ocultismo. Porém, tem uma vida totalmente pacata e que não tem nenhum prazer na vida e nenhuma perspectiva de crescimento futuro. 

"(...) viramos adultos quando pessoas da nossa idade morrem de forma absolutamente estúpida e podemos contemplar, com a lucidez necessária, a fragilidade e o absurdo da vida."