07 dezembro 2018

Resenha - Desvendando Princesas


Livro: Desvendando Princesas
Autora: Vanessa Marques
Cortesia: Planeta Literário
Páginas: 365
Skoob
Comprar: Amazon
São Vicente está em festa! Finalmente, o príncipe Nicolas Volkovich irá se casar com uma plebeia! A família Haddad está em êxtase porque, em breve, sua primogênita se tornará uma princesa! Seria um conto de fadas perfeito, se no meio dele não existisse um porém… Luciana, a futura princesa, desapareceu e somente sua irmã poderá ajudá-la. Isabella Haddad saiu de São Vicente após um momento trágico e prometeu jamais retornar. Seguiu sua vida e teve sua chance de recomeçar. Até que um simples telefonema na madrugada diz exatamente o que ela menos queria: era a hora de voltar para casa! Será que Isabella conseguirá desvendar o mistério do desaparecimento da princesa e resistir a tudo aquilo que deixou para trás? Até que ponto o perdão pode apagar as mágoas do passado?




Meu primeiro contato com a escrita da Vanessa Marques, e saio feliz com as ideias inovadoras que os autores nacionais tem. Desvendando Princesa é uma caixinha de surpresa.


Isabella Haddad quer que seu passado seja esquecido. Portadora de um grande segredo que a fez sair de São Vicente, ela será obrigada a retorna quando sua irmã, princesa Luciana desaparece sem deixar nenhum rastro. Sendo a única capaz de desvendar o sumiço da irmã, ela retornará ao local de grandes lembranças, fazendo com que pessoas que queria esquecer retornem para sua vida. Qual é o grande segredo de Isabella? Quem sequestrou sua irmã? Por que voltar a São Vicente é tão doloroso?

A leitura foi um misto de emoções. A capa nos traz um entendimento de algo mais voltado a um teor de princesas, reinos, política, em minha opinião, e de certa forma é. Senti que a obra é um conjunto de vários elementos — drama, suspense, romance, mistérios e aventura — que não funciona em qualquer enredo, porém aqui se encaixou perfeitamente. Adianto que é difícil classificá-lo. A cada capítulo somos surpreendido por acontecimentos novos ou situações difíceis que mexe com todo o andamento.

Sobre os personagens, existe um leque grande de pessoas importantes. Isso faz com que o leitor acabe se identificando com algum, o que é ótimo — teremos características destacáveis em cada um deles — e quem posso ressaltar por me reconhecer é a Isabella. De personalidade marcante e intensa, ela mostra ser alguém forte e ao mesmo tempo frágil. E um fato mega importante é que bem no início da narrativa ela demonstra possuir um segredo importantíssimo, que nem em meus melhores sonhos imaginei o que de fato é. Me fez ter mais empatia por ela. Constrói-se mesmo que indiretamente um amadurecimento louvável.

"O metal frio encostou-se em minha têmpora fazendo com que a antecipação fizesse meu coração disparar. Esse era meu último segundo de vida e tudo que eu conseguia pensar era no mesmo homem que mentiu ao dizer que me resgataria."


O desenvolvimento no aspecto geral tende mais para o romance, o que dependendo de quem está lendo pode agradar ou não — eu por exemplo, pela capa esperava mais fantasia e acabei saindo um pouco frustrada. Não é ruim porque atualmente vemos muitos romances dentro de fantasias, que bem escritos ajudam a crescer na narrativa.  É transpassado o essencial para o entendimento do universo "criado" — que não possui tantos elementos diferentes do mundo real — deixando a cargo de quem está lendo completar os espaços abertos.

O que impressiona é a qualidade e a quantidade de plot twist. Dignas de cenas de filmes, a todo instante seremos impactados por algo que não esperávamos, deixando nossos corações na boca. Senti que a autora usou e abusou do recurso, sendo feliz na inserção. Mesmo nas pequenas coisas, sua escrita tende a fazer-nos questionar todas as ações e no que elas podem culminar futuramente.

Na generalidade saio contente.  Em minha opinião, ressalto um desenvolvimento um pouco perdido e fraco quanto a determinação — se é fantasia, aventura, romance ou distopia — no entanto que não servirá de barreira para quem gosta de um romance mais destacável. Bem elaborado, ele será o carro-chefe da leitura e te deixará com expectativas até a última página. Leiam!

Na parte física, como falei, a capa meio que me enganou. Isso de trazer uma princesa, uma arma e castelos em volta me remeteu a algo pendendo a fantasia. Ainda assim, acho que ela se encaixa no que encontrei no conteúdo, mostrando que é versátil. A diagramação está boa, e a narrativa é feita em primeira pessoa por vários pontos de vistas. Espero que tenham gostado!

"— O mundo mudou, Isabella — O príncipe não me olhava. — Não é porque vivemos em uma monarquia, que precisamos ficar congelados no tempo." 

Inscrições Abertas - Participe !



14 comentários:

  1. Gosto demais dessa "bagunça" de gêneros.rs
    Como sou uma romântica incurável, adoro esse brincar com sentimentos, mas também amo uma boa fantasia e pelo que li acima, a autora foi muito feliz em juntar tudo num pacote só!
    Tá, para os mais críticos isso não é um ponto bom,mas eu? Amo!!!
    A capa é maravilhosa e com certeza, o livro vai para a lista de desejados!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Sabe que a capa me enganou também né? E linda, sem duvida, mas com tom medieval/ fantasia me surpreendeu (e me confundiu) quando mencionaram "um telefonema", opa como assim??? Ahahahaha mas depois, lendo teus comentários, vi uma surpresa agradável no rumo que a história leva. Um misto de suspense, segredo de família e romance me agradam e pra fechar com chave de ouyro, a autora é nacional. Quero ter a oportunidade de ler. Valeu a dica

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gente, se tem segredo, eu já quero ler, essas resenhas me deixam ainda mais curiosa quanto a história, tantos mistérios, ai ai o que será que aconteceu hein, somados a muitas reviravoltas e romance (deu match) não tem como a leitura se tornar cansativa (necessito). Não conhecia a autora, mas fiquei bem empolgada em saber que se trata de uma escritora brasileira.

    ResponderExcluir
  4. Estou cada vez mais apaixonada por histórias que abordam principes, princesas e reinos; e o fato de ser nacional é bem bacana.
    Achei legal esse mix de gênero, mas realmente pode ser um empecilho para quem gosta de alguém mais determinado.
    Fico feliz que tenha mais romance do história.
    A capa é linda, saber que há plot twists bem desenvolvidos é incrível.
    Nada melhor do que ficar impactada com uma leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Caroline!
    Acho ótimmo quando um autor, principalmente se for nacional, consegue reunnir vários estilos em um único livro.
    E mesmo que tenha se frustrado por achar que deveria ter mais fantasia do que realmente foi apresentado, acredito que é mais uma oportunidade para conhecer um novo autor.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Fiquei muito curiosa com esse livro. Gostei da capa, por remeter à castelos,reinos, princesas. E já que é um pouco de tudo isso que fala a resenha pendendo para o romance eu já me interessei.
    Gosto de mistérios ,como esse da irmã que tem esse segredo,faz o leitor tentar descobrir a cada página o que é ...
    Outra coisa interessante nesse livro são os plot twist, adoro, acho que dá uma dinâmica no desenvolvimento da história. Nunca se sabe o que pode acontecer ...
    Eu não me importo quando o livro não tem essa definição clara do gênero, acho que é o que acontece nesse, vários gêneros predominando o romance.para mim que amo um romance é um prato cheio!
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  7. Olá, é notório que autora fez uma mescla de gêneros literários que corroboram para a singularidade de sua trama, e aqui essa sacada parece ser funcionado muito bem, ainda mais pelo de de não faltar surpresas e reviravoltas para movimentar a história. Em relação ao personagens, pouco é entregue para fazer um julgamento, porém já vi que protagonista é bastante determinada e dona de si mesma. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá Caroline!
    Ultimamente tenho me surpreendido com a qualidade dos livros nacionais! Os autores estão se arriscando mais, criando novos universo e isso traz muita diversidade para nossa literatura. Eu adorei essa capa e apesar da dificuldade de encaixar o livro num gênero específico adorei o enredo. A mistura de estilos é uma boa para agradar a todos. Todo o mistério envolvendo o segredo de Isabella é muito instigante e me deixou ávida por respostas. Esse vai para a lista de leituras com certeza.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Carol.
    Com essa capa e sinopse também esperava algo mais fantasioso.
    Como não li nada da autora e estou tentando ler mais nacionais, vou dar uma chance a esse livro.
    Isabella parece uma ótima personagem. Daquelas que gostamos logo de cara.
    Espero gostar dos plots twists rs
    A capa é realmente linda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Caroline!
    Pois é, pela capa assim como você também pensei que o livro tinha mais aspecto de fantasia, mas confesso que gosto mais quando o romance é o que mais se destaca na história, independentemente de qual gênero o livro pertença.
    O que me chamou mais a atenção foi o segredo que fez Isabella ir embora de São Vicente, os outros detalhes da trama de Desvendando Princesa não me interessou, nem mesmo fiquei curiosa para saber o que aconteceu com Luciana, a irmã de Isabella... Contudo, como uma leitora de livros nacionais se eu tiver a oportunidade de ler esse livro da Vanessa Marques arriscarei a leitura sim, essas ideias inovadoras que você comentou que os autores nacionais tem é o que me ganha completamente, aliás, dá um tremendo orgulho dos nossos autores quando nos deparamos com livros assim, não é mesmo?!
    Enfim, valeu pela dica! Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Carolina!!
    Nossa não conhecia esse livro, e que surpresa descobrir que é um livro de uma autora nacional. Gostei bastante do enredo do livro e realmente a capa nos faz pensar um coisa mais a história e outra. Gostei bastante da indicação e também de conhecer a Vanessa Marques.
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Quando olhei pra capa do livro achei de verdade que seria uma história sobre reinos distantes e princesas à frente de seu tempo. Fiquei um pouco decepcionada pelo romance acabar se sobressaindo, principalmente porque eu não acho que apenas ele consiga sustentar um enredo inteiro, com complexidade suficiente pra nos manter interessados até o final. Essa mistura de gêneros é algo que eu acho bastante interessante, mas a indeterminação sobre o predominante entre eles poderia ser um elemento que me deixaria confusa na hora da leitura, bem como a grande demanda de personagens.

    ResponderExcluir
  13. Essa capa me lembrou um pouco de The Kiss of Deception, até a história sobre princesas e tudo mais, porem o enredo é bem diferente já que fica mais no romance e não no desenvolvimento do mistério e da personagem. Mas é bem legal autores nacionais inovarem tanto e criarem universos diferentes com nome de cidades que conhecemos, é uma bagunça divertida.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Caroline
    Ainda não conhecia a autora, fico feliz por ela conseguir compilar tantos gêneros num romance.
    Gostei da premissa do livro e fiquei um pouco curiosa a respeito da irmã da princesa não morar mais na mesma cidade e não querer voltar mais. Preciso descobrir esse mistério.
    Beijos

    ResponderExcluir