30 outubro 2017

Observatório Literário - Curiosidades sobre o Surgimento do Halloween


Olá queridos!
Essa é a minha primeira vez aqui no Observatório Literário, e eu achei pertinente abordar o tema relacionado às curiosidades sobre o surgimento do Halloween ou Dia das Bruxas, como preferirem chamar, já que o dia 31 de Outubro é uma data aguardadíssima pelos americanos e também por uma considerável parte dos brasileiros. Por isso convido vocês para que juntos possamos conhecer como surgiu essa comemoração para lá de festejada e muito desejada pelas pessoas de um modo geral.


O Halloween é uma festa comemorativa  celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, no entanto tem um grande apelo nos Estados Unidos, pois chegou ao país levada por imigrantes irlandeses, chegando em meados do século XIX.

O primeiro registro do termo "Halloween" é da época de 1745 e derivou da contração do termo escocês "Allhallow-eve" (véspera do Dia de Todos os Santos) que era a noite das bruxas.
Tendo em vista que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim surgiu o nome atual da festa: Hallow Evening Hallowe'en Halloween.



Resenha - O Circo da Noite

Título: O Circo da Noite
Autor: Erin Morgenstern
Editora: Intrínseca
Páginas: 365
Skoob / Goodreads 
Onde comprar: Amazon / Saraiva 


Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.