31 outubro 2017

Luz, Câmera e Ação [42] - It: A Coisa

Título: It: A Coisa
Data de lançamento: 7 de setembro de 2017
Direção: Andy Muschietti
Distribuição: Warner Bros
Duração: 2h15min
Gêneros: Terror/ Suspense

Quando as crianças começam a desaparecer na cidade de Derry, no Maine, as crianças do bairro se unem para atacar Pennywise, um palhaço malvado, cuja história de assassinato e violência remonta há séculos.




Algum tempo após o desaparecimento de Georgie, um doce menino que não foi mais visto desde o dia em que brincava na chuva com seu barquinho de papel, um grupo de crianças que fazem parte do club de rejeitados da escola – "Losers Club" – passam a ver coisas assombrosas, enquanto mais e mais pessoas vão desaparecendo ao longo dos dias.







Derry, dentre tantas cidadizinhas pacatas dos Estados Unidos, esconde sob seus esgotos o maior medo da população. Medo esse que é invocado e trazido à tona quando o palhaço Pennywise resolve mostrar-se e atormentar o verão dos integrantes do Losers Club.


A cada 27 anos uma onda de ataques misteriosos ocorre pela cidade, deixando vítimas que nunca são encontradas novamente. No entanto, o irmão de Georgie luta para que o garotinho não faça parte da extenda lista de nomes daqueles desaparecimentos sem explicação.

Junto ao amigos, Bill parte em uma jornada de investigação sobre o que os esgotos da cidade escondem. As pistas levam a crer que Georgie foi levado pela enchente através dos canais do esgoto existentes abaixo de Derry. Mas o que não era esperado pelos jovens era que as pistas que eles descobriam os levava de encontro aos seus medos mais sombrios.


Esses medos nos levam a uma enorme apreensão em cenas com elementos tão simples quanto uma pia. A voz que ecoa dos canos no banheiro deixa não só Beverly (interpretada pela atriz Sophia Lillis) assustada e curiosa, mas também ao espectador. Cenas como essa vão construindo um clima de suspense que perdura por todo o longa-metragem.

O suspense deixa em aberto as chances que Pennywise pode atacar as crianças, o que nos leva a um caminho de incertezas, pois nem sempre o desenrolar da situação se dá com o aparecimento do palhaço. Nesse quesito, sempre esteja "com um pé atrás". O suspense é uma peça chave aqui, então não nos seria entregue o terror assim tão facilmente, não é? É preciso que o espectador se sinta preso ao drama e aos medos dos personagens, e é o que acontece.


Uma coisa que me agradou bastante: os personagens são tão reais!
Eles não estão naquela situação aterrorizante por acaso. Não foi uma ideia boba de passar o verão num lugar assombrado porque seria legal. O sinal do celular não falha misteriosamente.

Há o amor de um irmão que anseia procurar por aquele ente querido que desapareceu. Há o companheirismo dos amigos que se propõem a enfretar os riscos que surgem durante a trama. Cada personagem tem uma história de vida, seja ela com traumas e negligência familiar ou aparentemente "normal". A história de cada um constrói o filme, não é somente o aparecimento do palhaço Pennywise, mortes e fim.


Cada ator conseguiu entregar os sentimentos e características necessários para os personagens. No entanto, devo dizer que Bill Skarsgård me cativou de formas inimagináveis. Ele transformou Pennywise em um personagem grandioso e que ficará em minha memória por um longo tempo. Os olhos que são direcionados ao personagem em sua frente e outro a quem assiste a cena (como se pode ver na segunda imagem presente acima), o sorriso e a forma de articular as falas foram marcantes.

Todo o filme It: A Coisa é digno de aplausos. Um roteiro incrível, uma trama maravilhosa e sem contar que foi baseado na obra de Stephen king, não é? Já é um bom indício do que se deve esperar de boas surpresas.

Indico muito a todos vocês! É uma ótima pedida nesse dia tão especial em que se comemora o Halloween.

Vamos todos flutuar!




O Trailer para quem desejar conferir:



Lembrando que essa é a primeira parte de It: A coisa. Aguardem o retorno de Pennywise em breve nos cinemas, para a segunda parte.



Se Inscreva e participe!!!




10 comentários:

  1. Oi Emilly, tudo bem?
    Eu quero demais assistir este filme, mas também quero muito ler o livro antes, então to meio enrolada. Só to vendo elogios quanto a adaptação o que me deixa muito feliz, ja que prova que realmente foi uma coisa bem feita. Adorei seus comentários sobre o filme.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi! Concordo que os personagens ficaram MUITO reais (isso que eu nem assisti o filme, só vi alguns fragmentos). Estou tentando arrumar um tempinho para ler o livro, e, assim que eu ler, vou correndo assistir a adaptação (mesmo eu sendo muito cagona com filmes de terror hahah) Beijos

    ResponderExcluir
  3. Emily!
    Até que enfim fizeram um ótimo filme do livro do King, já estava ficando com medo que esse não prestasse... os úçtimos tinham sido catastróficos.
    Se o enredo, figurino, música, tudo foi perfeito, o que dizer? Só ir assistir.
    Só do trailler já senti a sensação de medo que o filme deve causar...
    “Não há lugar para a sabedoria onde não há paciência.” (Santo Agostinho)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP Comentarista de novembro com 3 livros 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Olá Emilly ;)
    Adorei demais o filme tenho que confessar. Não costumo ver muito filmes de suspense/terror, apesar de esse não se encaixar bem nesse gênero haha, mas fui ao cinema sem saber que ia me surpreender.
    Gostei demais dos atores escolhidos para fazerem os personagens, principalmente Bill como Pennywise.
    Assim como você disse, os personagens são tão reais! E o longa tem um roteiro incrível mesmo, é de se aplaudir! Sai do cinema querendo ler o livro!
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi Emilly! Ainda não assisti esse filme. Na verdade nem sei se vou assistir por enquanto, porque eu tenho o livro e ainda não li também, prefiro sempre ler antes de assistir qualquer adaptação. Mas só tenho ouvido elogios, realmente. Assim que eu tiver ~coragem~ eu pego pra ler e assisto depois, rs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Assisti esse filme no cinema, confesso que não li o livro ainda, o que eu queria muito para poder comparar com o filme, pois quem já leu, diz que o filme foi muito bem adaptado. Eu gostei do filme, embora algumas partes soaram um tanto cômicas demais, ri em outras, mas no geral é um bom filme, estou ansiosa para ver a segunda parta, onde todos estarão adultos.

    ResponderExcluir
  7. Ola Emilly,
    Vou pular a sua indicação de filme para ver no Halloween.
    So as fotos desse filme me deram muito medo (eu ainda não tinha visto a do palhaco segurando o braço) e eu nem tive coragem de assistir o trailer.
    Li varias criticas positivas sobre esse filme, mas nem mesmo elas me fizeram mudar de ideia em relação a assistir esse filme.
    Terminei o meu Halloween assistindo O Estranho Mundo de Jack

    ResponderExcluir
  8. Vi o filme recentemente e vou rever em breve! Sou fã incondicional do trabalho do Mestre King e mesmo as vezes, estando com o pé atrás nas adaptações do cinema, It me agradou e muito!!! Tem realmente essa pegada da meninada ser tão real. Cúmplices na amizade, carinho e também no se ajudar mutuamente!
    Não vejo a hora de ver a segunda parte retratada no cinema, já com eles adultos! Preciso também comprar o livro(esperando baixar o preço um cadim).rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. It é o meu grande favorito de Stephen King! Já li duas vezes, sempre com a mesma emoção. Ainda não tive a chance de conferir esta produção nos cinemas, mas pretendo ver em breve.
    Muito bom saber que os atores desempenharam bem seus papéis e convencem o público. Fiquei curiosa, particularmente, para conferir as cenas de suspense!

    ResponderExcluir
  10. Emilly eu amei o filme, já havia visto o primeiro, que me agradou mto tbm, os autores e produtores do filme estão de parabéns, cenas mto boas msm!
    Bjs!!

    ResponderExcluir