22 julho 2017

Resenha - A Dor que Inspira


Título: A Dor que Inspira
Autora: Marcela Carvalho
Cortesia: Editora Coerência
Skoob
Páginas: 300
Onde comprar: Saraiva 

Alícia eventualmente é uma boa garota, 18 anos, carioca, cheia de planos, sonhos, tem uma personalidade única, acredita ser várias em uma só. Desde nova enfrentou diversos obstáculos na vida, começando pela separação de seus pais que mudou sua vida drasticamente. Convive e enfrenta o bullying no colégio onde estuda por longos anos, no entanto, conhece pessoas incríveis que fazem com que ela se sinta viva e feliz. Aos 15 anos, recebe uma oportunidade de emprego fora do Brasil, começa então uma viagem inesquecível, onde conhece Troy seu novo “amor”, a situação ideal para o início de uma ilusão. Embora esteja entusiasmada, seja determinada, encontra-se preocupada com os dias vindouros. Ela relata suas aventuras com amigos e grandes perdas inesperadas. Além do mais, um mar de reflexão irá se abrir em sua mente, após se aprofundar nas aventuras amorosas e de uma amizade que trouxeram decepções dolorosas que significavam muito para ela, mas também que traz uma experiência de tirar o fôlego e de inspirar quem já sofreu por um "amor". Sofreu bastante para tornar quem se tornou, acreditar ou não na possibilidade de tornar sonhos em realidade mediante tantos momentos de perdas e dor ? Mas ela acredita que toda a dor foi especial, pois a dor era uma contribuição para o seu amadurecimento pessoal e que ela não é ruim, mas que nos torna melhores do que possamos ser e nos fazer enxergar a vida de uma maneira extraordinária, pois a dor é a inspiração para amar os bons momentos e ultrapassar os momentos ruins de cabeça erguida acreditando em dias melhores, sempre.








‘’A Dor que Inspira’ foi um livro bem diferente do que eu pensava, pois acreditava que se tratava de um Romance, porém acabou muito mais além, pois durante as páginas passamos a conhecer uma jovem de 18 anos chamada Alicia que vai mostrando a cada página suas experiências e nos passando várias lições de vida, onde poderemos estar refletindo sobre certas situações e quem sabe assim colocando em prática no nosso dia a dia. Porém, assim como nós, ela também tem diversos sonhos e metas em sua vida e por isso, luta para conseguir realizá-los independente da dificuldade, ou até mesmo se demorar para acontecer.

Enfim, ela não DESISTE!

‘’Atravessei várias portas e caminhos, seguindo o meu coração balanceado, aparentemente, estava no caminho correto, apesar de estar certa do que queria para mim, sofri impactos e pisei em espinhos que fizeram com que eu desejasse nunca ter existido, pois a dor traz consigo um elemento indispensável, a intensidade, alguns sentem muito, outros, pouco ou nada.''
‘’Às vezes a única maneira de encontrarmos a direção certa é se perdendo pelo caminho, em busca de compreender o que cada coisa e pessoa representa para nós.’’


Então, durante os capítulos, a personagem principal irá nos apresentar diversos temas  importantes, e o principal deles é como nos relacionar com as pessoas e como trata-las não só no nosso dia-a-dia, mas durante toda a nossa vida. Sabemos que hoje em dia está cada vez mais comum cada um pensar em si só e em se dar bem em todas as situações possíveis; isso quer dizer que se tiver que prejudicar alguém para conseguir algo, com certeza isso vai acontecer. Tudo porque cada um quer apenas seu espaço na sociedade, custe o que custar.

‘’No entanto, são muitos os obstáculos até conseguirmos, pessoas que nos desanimam, nos enxergam como incapazes, dizem que não iremos suportar, que não valerá a pena. Sonhar custa caro, entretanto, deixar de lutar por um sonho custa mais caro ainda.’’

O mais fácil hoje em dia com certeza é apontar os defeitos e esquecer as diversas qualidades que uma pessoa possa ter e demonstrar, na verdade essas qualidades em muitas vezes são ignoradas. Mas quem nunca passou por isso na vida? Quem já não fez algo para alguém se orgulhar do trabalho que realizou, porém só enxergaram defeitos no que fizeram? Pois é, eu já passei por isso e vocês?

Por isso eu digo que as pessoas no geral perderam um pouco da sensibilidade e do que realmente importa em relação ao VALOR HUMANO. Falta mais AMOR no mundo para que possamos ajudar o próximo e também para que possamos ser ajudados a encontrar o nosso espaço nesse mundo. A INVEJA e até mesmo o PRECONCEITO acabam atrapalhando, pois as mentes dessas pessoas vão se poluindo no decorrer do tempo e isso passa de geração para geração, infelizmente. Falta também, mais compaixão de pessoas que realmente se importam com o próximo.

‘’Quem dera o amor fosse tão lindo nas atitudes quanto é nas palavras descritas. O amor exige esforço, tempo, coração e oração, exige a coragem de entregarmos inteiramente nossos sentimentos nas mão do outro, acreditando que aquela pessoa será o motivo da nossa felicidade, quando na verdade, nós devemos nos sentir felizes por ser quem somos e por amar da maneira que amamos.’’
‘’Talvez algumas pessoas precisarão do meu apoio, assim como um dia precisei do apoio de alguém, de quem me entendesse por passar o mesmo que eu, que não dissesse que era frescura’’

No livro contém diversos trechos que eu poderia colocar aqui nessa resenha, mas como são muitos, colocarei apenas algumas, que, aliás, são importantes e que também nos faz refletir sobre os nossos atos e em como agir, e por mais que você seja prejudicado ou que tenham inveja de você, não faça o mesmo, não seja essa pessoa que derruba as outras, seja superior e enfrente cada dificuldade com esforço, dignidade e amor no coração, pois pode ter certeza que Deus irá lhe recompensar. E dê mais valor às pequenas coisas da vida. Sorria para as pessoas e faça com que elas se sintam bem ao seu lado. Não deixe de sonhar e de lutar pelos os seus objetivos, pois é isso que irá alimentar o que tem de bom em seu coração.

Enfim...

Quanto à narrativa, preciso dizer que é bastante envolvente e de fácil entendimento. Você acaba mergulhando nos acontecimentos que vão surgindo e quando vê o livro já terminou, porém achei que os textos poderiam ter sido separados em contos ou crônicas, pois não vemos muitos diálogos e apenas acompanhamos momentos que a personagem vai passando e nos mostrando os diversos erros e acertos das pessoas que ela conhece em sua caminhada. Claro que também vemos como um simples gesto ou ato pode fazer uma grande diferença na vida de alguém.

Mas apesar de tudo, a personagem foi bem cativante, pois achei legal ela narrar suas experiências, o que a meu ver deram a impressão de que alguns dos acontecimentos foram vivenciados pela nossa autora. Pode ser que sim ou não, mas passou bastante realidade em suas palavras e por isso, acredito que ela poderia ser a nossa Alicia de alguma forma (risos)


O livro como um todo me agradou muito, confesso que até fiz algumas marcações com post-it, pois me identifiquei com várias passagens que fizeram lembrar-me de diversas situações que já passei em minha vida (algumas ainda continuo passando). Algumas passagens também me fizeram pensar nas minhas ações e nas pessoas próximas a mim e em como começar a ser um ser humano melhor, pois o mundo precisa de pessoas com mais sabedoria e amor no coração para ajudar a agir corretamente.

Resumindo, eu não tenho muito mais o que falar, pois o livro por si só é bastante profundo em relação às diversas mensagens e acho até que deveria ser lido por todos e também ser indicado para que os jovens possam ler nas escolas, pois passa diversos aprendizados importantes e muito valiosos para a VIDA!

Assim que terminei a obra fiquei com vontade de mais, queria que tivesse mais livros assim para ler, porque além de ser gostoso nos identificar com certas coisas, podemos lembrar momentos que já vivemos e então refletir sobre os nossos atos e em melhorias em nossas vidas.


Quanto à diagramação, sinceramente eu confesso que está linda, pois tudo que a Editora Coerência faz é de muito bom gosto e com muito capricho. A capa nos remete a um livro de Romance chick-lit, porém não é bem por ai ok? A fonte é de um tamanho agradável e a cada capitulo contém alguns detalhes bastante discretos, mas que dão um charme ao livro.

Desde já fico feliz de ter conhecido essa obra e espero que a autora ainda possa nos presentear com mais BELAS MENSAGENS como encontrei nesse livro, porque são bastante importantes para a nossa vida e também para a formação de um ser humano melhor!


PARTICIPE !! SE INSCREVA !!!



13 comentários:

  1. Olá !!
    A capa do livro está linda !!!
    Confesso que ao ler a sinopse do livro passou pela minha cabeça que seria mais um romance adolescente mas depois da resenha entendi e gostei bastante da premissa! !
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi Silvana, tudo bem?
    Eu adorei a capa deste livro, bem simplesinha, mas que tem o seu charme. Fiquei bem curiosa para conhecer a Alicia e ler as mensagens que a autora tem as nos passar com a vivência da protagonista.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Muito bom encontrarmos livros nos quais a protagonista é sinônimo de persistência e coragem, não só nos lembramos dos problemas passados, mas também nos serve de inspiração para não desistirmos do que estivermos enfrentando no momento.
    A maior mensagem que um livro pode trazer é fazermos uma comparação com o que vivemos e nos tornarmos pessoas melhores. Pelo número de post-its na foto, pude perceber que a autora acertou em cheio, trazendo várias mensagens que podem ser aplicadas em nossa vida.
    Gostei dos quotes, representam bem a ideia do livro, que passa ideais de convivência e luta contra o preconceito.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro e pelo jeito dele parece ser bem bonito por tudo que faz a gente pensar. A forma como tratamos as pessoas, como isso é hoje em dia e como às vezes a gente se esquece de ver as qualidades, deixa a inveja interferir ou preconceito e coisas assim é algo a se refletir. É importante tratar bem as pessoas porque a gente quer ser tratado bem não é mesmo? E correr atrás dos nossos sonhos com um um certo apoio e sem essas interferências ruins fica ainda melhor. A vida fica menos complicada né...
    Achei legal o jeito de contar essas experiências por parecer bem real. Talvez ao ler passe essa impressão como se a autora estivesse contando causos que aconteceram com ela e acho isso interessante.
    Pelo tanto de coisa que marcou ele deve ter muita mensagem legal. Parece bom ^^

    ResponderExcluir
  5. Silvana!
    Infelizmente o egoísmo anda imperando ao nosso redor, ninguém se preocupa mais com os outros e em ajudá-los, se preocupam apenas em se dar bem e fazer tudo em causa própria, é uma individualidade sem fim...
    Bom ver que o livro aborda esses assuntos sobre os relacionamentos humanos e como tratar as pessoas, andamos carecendo de cortesia, de atenção e solidariedade. Menos inveja e preconceito. Precisamos aprender a nos doar mais e não esperar nada em troca.
    Adorei o livro.
    Bom domingo!
    “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.” (Augusto Cury)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não tinha ouvido falar dessa obra ainda. Fiquei curiosa por ser uma obra nacional e por me parecer ser uma história bem interessante.
    Essa questão da vida difícil da personagem, tanto no ambiente familiar, como na escola, com o bullying, a viagem e a questão da desilusão amorosa também, me chamaram a atenção.
    Parece ser um livro bem completo e que envolve o leitor do inicio ao fim.
    Gostaria sim de poder ler esse livro em breve. Sua resenha me instigou!
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  7. Oi.
    É a primeira vez que vejo falar desse livro. Achei a proposta bem interessante, já que trata de temas muito reais. Os dramas e sentimentos vividos pela personagem, parecem prender a atenção do leitor. Gostaria de ler!
    Linda resenha, muito bem escrita. Parabéns.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Ainda não conhecia o livro e gostei muito da premissa. A capa é muuuuuuito linda! <3
    Achei muito interessante a vida sofrida da personagem e fiquei curiosa para saber mais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, essa capa engana né? Me emocionei com a sua resenha, acho que todo mundo se identifica com algo do que você falou. Infelizmente, é mais fácil ignorar do que estender a mão, cabe a nós sermos as pessoas boas do caminho pra ver se contagia mais alguém.
    Amei a dica, já quero ler!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    A capa do livro é maravilhosa!
    A premissa é muito boa, eu amei como a personagem passa essa mensagem para nos leitores. Hoje em dia é difícil encontra pessoas que se preocupa com você, que querem te ajudar e isso é difícil de ver, às vezes é bom ler livros assim que te mostra a verdade, te ensina e te faz pensa no seu dia a dia e nas atitudes também. O livro é incrível, e com certeza vou coloca em minha lista de leitura e conhecer também a história dessa personagem que correrá atrás dos seus sonhos sem prejudicar os outros ao seu lado.

    ResponderExcluir
  11. Olá Silvana ;)
    Já tinha visto esse livro mas não tinha me interessado muito em ler.
    Que legal saber que o livro é bem mais que um romance, adoro quando me surpreendo assim positivamente com uma leitura!
    É tão bom quando lemos um livro em que nos identificamos com várias situações presentes nele né? Acho que faria que nem você, o livro seria todo marcado com post it kkkk
    Enfim, muito obrigada pela indicação de leitura, adorei conhecer esse livro e no final fiquei com aquela vontade de ler o livro imediatamente!
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Oi Silvana,
    Não conhecia esse livro e confesso que se dependesse da capa e da sinopse apenas eu não daria muita atenção não. Adorei as reflexões geradas por essa história, os altos e baixos vivenciados pela Alícia trazem valiosas lições e aprendizados. Falta gentileza, bondade, empatia, e principalmente, falta muito amor. Falta amor próprio e amor pelo próximo. São tantas mágoas que as pessoas carregam hoje em dia né? Eu aprendi dar valos às coisas mais simples e singelas, mas que pela pureza encantam e iluminam os meus dias.
    Adorei os quotes que você trouxe, mostram como esse livro é reflexivo e envolvente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Acredito que esta obra vem para nos fazer refletir sobre diversos assuntos, como a questão do julgamento, de desvalorizar as qualidades das pessoas, e sentir inveja uns dos outros, e parti para ofensas. Gostei da forma como esta estória e desenvolvida, fazendo com que o leitor possa se identificar, e levar uma lição de vida, e superação. Me interessei e claro por esta leitura, que me surpreendeu e me fez envolver com a estória desta personagem.

    ResponderExcluir