29 julho 2017

Resenha- Ameaça Sombria



Título: A ameaça sombria
Autora: Melissa Grey
Cortesia: Editora Cia das Letras / Editora Seguinte
Skoob
Onde comprar: Amazon

O mundo de Echo mudou por completo quando a garota menos esperava. Até pouco tempo, ela era apenas uma espectadora da guerra milenar entre os Avicen e os Drakharin, dois povos mágicos que habitam a Terra em segredo. Agora, depois de encontrar e libertar o pássaro de fogo - uma figura mítica importante para os dois grupos - e de descobrir o poder que carrega dentro de si, Echo precisa entender qual papel deve desempenhar para colocar um fim definitivo nesse conflito.





Há algum tempo falei sobre o primeiro livro da série Echo: A profecia do pássaro de fogo e o desenrolar desse mundo cheio de ação e descobertas.  No primeiro livro conhecemos Echo e como ela conheceu o povo Avicen, do mesmo modo que se viu numa encruzilhada quanto ao seu destino. Nesse primeiro livro a nossa protagonista ainda é imatura e as explicações que são dadas sobre elas se mantém na superficialidade. Por outro lado, Em a Ameaça Sombria, lançado pela editora seguinte, recentemente, há uma evolução maior de Echo que aprofundamento de personagens que antes não tinham um papel definido.


O livro começa três meses após o desfecho do primeiro livro, mas dessa vez a narração em terceira pessoa ganha a vez e a voz na fala de Rowan, um Avicen apaixonado por Echo desde a infância. Ele conhece tudo sobre a garota e o sentimento por ela cresce dia após dia, isso é notável quando acontece determinadas coisas com a garota e ele tenta fazer de tudo para proteger a ela. Somos esclarecidos de como eles se conheceram e também dessa paixão.

''Rowan podia apontar o momento exato em que se apaixonou.''

Ao passo que Rowan fala um pouco de si, nós acompanhamos o trajeto de um grupo fugitivo na cidade de Londres, esconderijo do Jasper, aquele ladrãozinho meticuloso e esperto. Em paralelo com esses fugitivos, ainda há um grupo responsável para proteger Echo, já que agora ela é um pássaro de fogo e está confusa, precisa de todo apoio e treinamento possível para lidar com tanto poder. Você pensa que será fácil? Se engana, porque a menina esta muito confusa e tem pesadelos terríveis. Mesmo Rose e outros pássaros tentando ajudá-la, sua crise existencial é ainda mais forte.

''Com essa nova entidade ameaçando à todos, será que Avicen e Drakharin deixarão anos de diferenças de lado e se unirão para vencer o Kuçedra de uma vez por todas?''

O enredo principal concorda muito bem com os núcleos secundários de outras personagens. Jasper está maduro, e um novo personagem é adicionado na trama: Quinn. Ambos tem uma estória antiga e isso pode despertar um certo ciúme em Dorian, e até ele está confuso sobre si próprio. O mais engraçado é que esse sentimento nos deixa confuso e incertos sobre eles três.


Nessa trama eu senti um amadurecimento maior das personagens, por mais que o gênero atenda as necessidades de um público mais jovem, ele ainda sim fala para os "adultos-jovens" sobre as mudanças, crise existencial e apoio dos amigos, com os quais ela quase não teve no primeiro livro. Outro ponto forte é a guerra que de fato acontece. Não ficamos apenas na expectativa, mas somos tomados por uma série de ações que levam a isso.
''Não se sentia como o pássaro de fogo, a única ferramenta que os dois lados estavam desesperados para controlar, na esperança de botar fim ao conflito secular que havia entre eles.''
Ambos os livros nos ajudam melhor a conhecer a profecia, além do mais o amadurecimento na escrita da Melissa foi perceptível. Algumas coisas que não foram explicadas no primeiro livro puderam ser no segundo, de modo que ampliamos as nossas reflexões sobre alguns conceitos e pré-conceitos sociais que rodeiam o povo Avicen.


Echo apesar de chatinha em alguns momentos, me cativou por buscar o melhor para seu povo e aceitar seu destino. Uma personagem ambígua e  única traduzem as características mais marcantes para ela e para o Jasper, que ganhou meu coração.

Este é um livro para jovens e adultos, como também para os que leram o primeiro livro da série. Sem falar que a capa da seguinte está belíssima, assim como a diagramação interna. Tenho que destacar também a qualidade das folhas amareladas, que sempre amo nesse selo, por facilitar a minha leitura e não de deixar a ver navios. A obra está muito bem revisada, e o enredo como um todo me surpreendeu pelo amadurecimento dessas personagens que citei. Então leia, pois vale a pena.



PARTICIPE !! SE INSCREVA !!!



13 comentários:

  1. Olá!
    Não lembro de já ter visto falar dessa série, mas pela resenha, já fiquei interessada. E por saber que nesse segundo livro, os personagens estão mais amadurecidos e a trama bem escrita, com certeza é uma leitura muito interessante. Já estão na minha lista de desejados, pois esse gênero muito me atrai.
    Ótima resenha.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Amanda!
    Bom ver a evolução tanto da escritora como das personagens desenvolvidas por ela. Echo pode ser chatinha, mas saber que aos poucos vamos descobrindo mais e mais sobre a profecia, deve ser eletrizante.
    Aguardemos o próximo exemplar.
    Bom final de semana!
    “Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada.” (Immanuel Kant)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá !!
    Não conhecia a série e por isso pulei algumas frases da sua resenha hahaha


    O que eu li eu gostei. Parece ter personagens bem construídos e fortes !
    Agora quero saber o que é essa tal de profecia ..


    Bjo

    ResponderExcluir
  4. É tão bom quando nos deparamos, em continuações, o amadurecimento dos personagens e da história num todo né?
    Fiquei bem intrigada nessa aventura e fantasia. Adoro quando o autor nos traz essa proposta de magia no enredo. Nos faz sempre ficar bem encantados.
    Parece ser uma leitura envolvente e gostaria de poder conferir a série em breve.
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  5. Oi Amanda, tudo bem?
    Já tinha visto estes livros, e esta série me chamou atenção pelas capas que eu acho maravilhosas, mas até o momento não tinha lido nenhuma resenha sobre. Fico feliz que no segundo livro a escrita da autora tenha amadurecido um pouco mais, e as respostas para as pergntas do primeiro livro tenham sido respondidas. Eu gosto bastante de fantasia, então fiquei super curiosa para conhecer os livros.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Tinha gostado bastante do que vi desse primeiro livro e já conferi umas coisas legais desse. A trama parece amadurecer bastante, os personagens parecem ter seus propósitos mais definidos e mesmo que seja uma história mais jovem parece ter uma graça porque são tantas mudanças e coisas acontecendo que a gente deve ficar ali torcendo e louco pra saber o que acontece com os personagens a seguir. Que a escrita dela tenha melhorado e uns furos puderam ser explicados aí no segundo livro fica legal. Mais completo pra entender esse mundo e a tal profecia e o que esperar disso tudo.
    É uma série que me deu vontade de ler com certeza.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não tinha conhecimento desse livro e nem da série. A trama dele é muito boa, há uma fantasia que te envolve, que te faz pensar sobre o que há na história deles em cada página. O livro é interessante, espero conhecer mais sobre essa série!

    ResponderExcluir
  8. Oii Amanda ;)
    Conhecia a série só de vista, mas adorei a premissa, e sua resenha me deixou muito curiosa quanto a trama dos livros!
    Parecem livros com uma história bem inovadora, adorei! E que bom que você adorou esse segundo volume, e que os personagens estão mais maduros. É tão bom quando gostamos de uma continuação tanto quanto do primeiro livro né?
    Já anotei sua dica, e vou ver se arranjo tempo para ler logo logo a série ;)
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Ainda não conhecia essa série mas gostei bastante da premissa.
    Parece ser um ótimo livro com uma história bem inovadora e diferente.
    Fiquei feliz com seus comentários do segundo livro, parece ser muito bom!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, nem me toquei, fui lendo e já vi um spoiler :'( ai continuei mesmo. Pelo menos nesse deve ter romance, e o que aconteceu com a Echo.
    Também já está na lista.

    ResponderExcluir
  11. Olá Amanda!
    Confesso que só conhecia o primeiro livro pela capa, não sabia sobre o que se tratava.
    Muito bom saber que este livro não sofre a maldição do segundo livro, caindo de qualidade em relação ao primeiro! Pelo contrário, muito legal observar o amadurecimento da protagonista e ver a continuação digna de uma estória com bastante aventuras.
    Gosto de livros que lidam com profecias, e também sou fã de páginas amareladas e boa diagramação. Vou já anotar os nomes aqui!

    ResponderExcluir
  12. A primeira coia que me chamou a atenção foi a edição deste segundo livro, que esta maravilhosa, e é impossível não querer adquiri-la. Esta foi a primeira resenha que li deste livro e me surpreendi, pois e possível notar um amadurecimento na escrita desta autora, e o quando esta continuação foi necessária para que algumas situações fosse explicadas, desta forma e algo que me cativou e muito.

    ResponderExcluir
  13. Oi Amanda,
    Lembro de ter ficada bem animada para ler o primeiro livro, pois adoro livros de fantasia, mas acabei adiando a leitura um pouco, pois prefiro começar a ler uma série com todos os livros já publicados. Gostei de saber que no segundo livro é perceptível tanto a evolução da escrita da autora como também dos personagens, e a Echo pelo jeito amadureceu muito no decorrer dessa trama. Adorei o enredo desse livro, principalmente por misturar aventura, romance e fantasia sem muitos exageros, isso me deixou bem motivada pra ler.
    Beijos

    ResponderExcluir