05 junho 2017

TAG: Direitos do Leitor



Oi pessoal! Já estamos quase no meio do ano e, como muitos de vocês, estou naquela turbulência de fim de semestre que nos faz surtar de tanta coisa que tem para fazer. Para descontrair um pouco, vim responder uma TAG super legal chamada Direitos do Leitor, criada pela Jota do canal JotaPluftz, baseada no livro Como um romance. Então vamos lá!


1. O direito de não ler: um livro que você não quer ler nem que te paguem.

Não costumo dizer que nunca vou ler algo porque adoro experimentar todo tipo de leitura (e eu amo fantasia), mas só de pensar em ler As Crônicas de Gelo e Fogo, me dá uma preguiça em imaginar quantos outros livros eu poderia estar lendo enquanto eu lesse cada calhamaço, então por enquanto esta é uma leitura que eu não faria nem que me pagassem (mas nunca se sabe o que vem por aí).

2. O direito de pular páginas: um livro que você leu... só o que interessava.

Acho que ler só o que me interessa eu realmente faço apenas com livros didáticos... mas um livro que eu pulei muitas páginas porque estava na metade e não aguentava mais foi o Não Sou Uma Dessas, simplesmente não funcionou comigo.


3. O direito de não terminar um livro: um livro que você começou algumas vezes antes de ler inteiro.

Com certeza este seria O Mundo de Sofia, eu tentei começar três vezes durante anos antes de realmente lê-lo por completo, ele não me prendia de jeito nenhum. E o que aconteceu depois que eu li inteiro? Virou um dos meus livros preferidos e agora eu releio pelo menos uma vez no ano!







4. O direito de reler: um livro que você salvaria no fim do mundo, para reler pela eternidade.

Como assim eu só posso salvar um livro? É impossível fazer uma escolha dessas! Só por isso eu vou salvar o maravilhoso Senhor dos Anéis que, apesar de estar dividido em três volumes, tecnicamente é um único livro beeem looongo... (e não tem como enjoar).


5. O direito de ler qualquer coisa: o livro mais improvável que você já leu e gostou, e que algumas pessoas talvez duvidem que você leu.

Duvidar que eu li, nem tanto, mas o pessoal geralmente duvida que eu tenha gostado de Moby Dick! Apesar de todos os capítulos intermináveis sobre formas de decapitar e dissecar baleias, foi uma viagem com altos e baixos pelo mar que acabou me conquistando no final. Eu cheguei a dar três estrelas quando terminei de ler, mas cada vez que eu pensava no livro, passava a gostar mais dele.

6. O direito ao bovarismo (doença textualmente transmissível): um livro que parecia ótimo! Mas o tempo passou...e você pensou a respeito.

Não consigo pensar em nenhum livro que tenha tido o efeito contrário em mim e eu passei a odiar. Acho que eu poderia colocar Cidade dos Ossos aqui, não é que eu não goste mais, mas eu era completamente apaixonada pela história e acabei perdendo a vibe, sabe? Perdi a paixão, mas o amor continua, vai ficar para sempre no meu coração.


7. O direito de ler em qualquer lugar: o lugar mais estranho/improvável em que você já leu um livro.

Na sala esperando começar a prova da segunda fase do vestibular da Unesp! É perfeitamente normal para nós leitores pegar um livro para ler enquanto espera por algo, mas recebi muitos olhares estranhos aquele dia, todo mundo estava nervosíssimo para a prova e eu bem plena lendo Belo Desastre esperando começar. É claro que eu estava nervosa também, mas o livro foi uma distração muito bem vinda daquela tensão toda, recomendo.

8. O direito de ler uma frase aqui e outra ali: um livro que te alimenta com pequenas doses diárias.

Sempre mantenho um livro de contos ou poemas na minha cabeceira para ter algo rápido para ler antes de dormir. O que estou lendo agora é o Contos Completos da Clarice Lispector, mas meu preferido mesmo é a Antologia Poética do Fernando Pessoa da Editora Bazar do Tempo que eu ganhei este ano, Fernando Pessoa é só amor (e uma dose de melancolia), maravilhoso!


9. O direito de ler em voz alta: um livro que você precisou ler em voz alta.

É extremamente difícil eu ler um livro em voz alta, mas como uma boa estudante de humanas, várias vezes li trechos de O Homem Que Calculava em voz alta para me localizar na resolução dos problemas matemáticos, até porque eu costumava ler antes de dormir e o sono não me deixava prestar atenção. Ótimo livro por sinal!

10. O direito de calar: um livro que te deixou sem palavras, porque era muito bom...ou muito ruim.

Vamos falar de coisa boa, né? Depois que eu terminei de ler Atlas de Nuvens, eu não sabia nem por onde começar a falar de todas as coisas que eu amei sobre ele, sério, que livro incrível! Daqueles que você termina de ler e quer recomeçar no mesmo instante, me marcou profundamente. Pensei em colocar Como Eu Era Antes de Você aqui também, o tanto que eu chorei naquele final, não tinha como eu falar nem que quisesse!

E aí, qual foi o lugar mais improvável que vocês pegaram um livro para ler? Já sabem que livros salvariam para reler por toda a eternidade? Me contem nos comentários, estão mais do que convidados a responderem a TAG também, vou adorar ler as respostas de vocês! E para quem está comigo neste fim de semestre, que a sorte esteja sempre a nosso favor... _|||_





PARTICIPE !! SE INSCREVA !!!




20 comentários:

  1. Adorei essa TAG. Posso salvar pra responder no blog também?

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro! Depois posta o link aqui pra eu ver suas respostas também ;)

      Excluir
  2. Oi Luana *-*
    Adoro Tags e essa ainda não tinha visto hahah Você estuda direito?
    Adorei suas respostas e achei uma gracinhas as perguntas. Nunca nem tentei ler As Crônicas de Gelo e Fogo, o tamanho assusta =O Belo desastre virei uma noite lendo de tanto que gostei. Nunca nem tentei ler O mundo de sofia, apesar de ser muito bem comentado. Amei mesmo a tag e suas respostas.

    Bjão♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado!! Estudo sim hahahah tô terminando o quinto período :D

      Excluir
  3. Legal essa tag ^^
    Nunca pulei páginas de livro. Não algum livro de ficção, só se for coisa de escola e troços assim. Ahh gente, fico com a sensação de que não li. E só larguei um livro que me lembro. Mesmo que não goste eu leio. Alguma coisa tem que salvar, é sempre minha esperança. E também não dá pra falar mal do livro se não li tudo pra saber se é ruim mesmo xD
    E a gente lê nos lugares mais loucos né? Já li até no banheiro da escola matando aula. Tá vendo, a gente faz coisa feia por livros! xD

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkk Amei a do Belo Desastre! Amo esse livro!
    Acho que não conseguiria ler um livro antes de fazer uma prova, e se o fiscal tirasse de mim pensando que era cola? Nem doida!
    Amei a tag!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha gente até com pasta de resumo de matéria, o livro era a coisa mais inofensiva pro fiscal se preocupar! hahahaha

      Excluir
  5. Olá!
    Adorei essa TAG! Não li a maioria dos livros que você citou, mas concordo quanto a Cidade dos Ossos, também não curti muito a leitura e estou na dúvida se continuo lendo ou não.
    Só uma dica, se você ama fantasia, leia As Crônicas de Gelo e Fogo, ou assista a série. É muito bom <3
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo dia uma nova luta contra a preguiça pra ler GoT hahahahah vou levar seu conselho em consideração!

      Excluir
  6. Luana!
    Gosto muito das tags e essa ainda não tinha visto em nenhum ooutro blog.
    O livro que levarei para a eternidade é O Pequeno Príncipe e Pollyana, são livros que mudaram minha vida de várias formas.
    O lugar mais improvável que peguei um livro para ler... nossa, difícil responder, porque sempre aproveito qualquer tempinho e qualquer lugar para poder ler, sempre levo um livro na bolsa ou o celular para ler um ebook, mas acredito que foi no banheiro...kkkk
    “A única sabedoria que uma pessoa pode esperar adquirir é a sabedoria da humildade.” (T. S. Eliot)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também levo livro pra tudo que é canto, nunca se sabe quando vai surgir uma oportunidade, né?! :D

      Excluir
  7. Nossa, eu também tenho preguiça de começar a ler As Crônicas de Gelo e Fogo, mas amo o seriado! Eu também não costumo pilar as páginas dos livros, acho que também só fazia isso com livros didáticos hahaha. Nossa, eu tenho bastante livros que comecei, e parei de ler, mas pretendo continuar esses livros ainda. Tem alguns livros que eu já li, e na época gostei, mas hoje acho que não gostaria deles...
    Eu também acho normal ler em qualquer lugar, por isso sempre levo o kindle.
    Gostei bastante da tag :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Meu kindle é indispensável sempre que piso fora de casa também ;)

      Excluir
  8. Muito legal essa TAG! Também não leria As Crônicas de Gelo e Fogo.
    Pra algumas dessas perguntas, nem tenho resposta. Salvar um livro só? Nunca. Também não tenho um que eu leia só frases, não curto poemas e poesias :(
    Eu leio em qualquer lugar mas acho que o lugar mais improvável que eu já li foi em uma festa, como era no celular, deu para dar uma disfarçada hahaha.
    Adoro romances eróticos, e alguns a história é ótima mas a autora exagera na quantidade de senas de sexo, então acabo pulando algumas cenas.
    E o livro que me deixou sem palavras foi Mil Beijos de garoto, comecei a ler ele despretenciosamente, afinal era só um livro sobre um amor juvenil e tal, quando cheguei nos capítulos finais (na verdade o chororo começou bem antes) tive que parar varias vezes, porque simplesmente não conseguia enxergar nada de tanto que chorava, fiquei com uma ressaca terrível.
    É isso, beijos:*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou aderir essa estratégia de ler no celular em festas hahahaha assim ninguém briga comigo por não socializar! Quero muito ler Mil beijos de garoto, tá todo mundo falando bem :O

      Excluir
  9. Adoro essas TAG Luana!
    Confesso que tenho preguiça de ler As Crônicas de Gelo e Fogo haha, mas ainda pretendo ler algum dia, só que não é uma série que eu vou investir no momento. Vou roubar aqui e colocar um gênero que não leio nem que me paguem: terror! Fujo mesmo haha
    Não me lembro se já pulei paginas de um livro, só se contar os da faculdade ;)
    Nunca terminei de ler o O Mundo de Sofia, tenho que dar uma chance vai que me apaixono também? Não terminei de ler também O Ladrão de Raios, mas vou me justiçar que não foi abandono, tive que parar a leitura por causa de provas da faculdade e desde então não tive mais a oportunidade de voltar a ler.
    O livro que eu salvaria para ler por toda a eternidade... que pergunta mais difícil! Mas fico com Orgulho e Preconceito e Harry Potter.
    Tinha tanta vontade de ler Belo Desastre e acabei me decepcionando, acho que criei altas expectativas, nem sei se vou ler o resto da série.
    Os ebooks salvam nossas vidas nos momentos mais tediosos, tenho varias situações improváveis HAHA
    Um Caso Perdido e Mar da Tranquilidade me deixaram sem palavras, ambas as histórias acabaram com meu coração.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei suas respostas! Também não leio terror nem que paguem hahahaha Belo Desastre ao mesmo tempo que eu li super rápido por ter me prendido, não foi um livro que me instigou a ler os outros da série também, mas acontece hahaha eu adoro a saga Percy Jackson, tenho muita vontade de reler!

      Excluir
  10. Olá! Também não tenho vontade de ler, hoje, as Crônicas de Gelo e Fogo, pelo mesmo motivo preguiça, não costumo pular páginas de livros, mas sempre leio a última página de um livro antes de iniciar minha leitura. Não consegui terminar de ler a Trilogia Não Pare, não consegui passar do primeiro livro, peguei antipatia pela personagem e não deu, adoro reler romances de época como os da Julia Quinn, e eu sempre leio em qualquer lugar, até em pé no ônibus! Um livro que me deixou sem palavras (e lágrimas) sem dúvida foi o Entre agora e Nunca e um livro que me decepcionou foi à série Crossfire da Sylvia Day, pois ela enrolou muito para lançar, dividiu uma trilogia em série, sem necessidade.

    ResponderExcluir
  11. Adorei a tag!!
    1- Percy Jackson

    3-Série Fallen (comecei a ler umas dez vezes até terminar ))

    4-Lev- Belle Aurora (sempre que posso sou uma lida )

    5-Corcunda de Notre Dame ( é realmente bom )

    6-Crepúsculo

    7- Hospital (enquanto estou de acompanhante )
    ^^

    ResponderExcluir