28 junho 2017

Resenha - A Poção Secreta



Título: A Poção Secreta
Autora: Amy Award
Cortesia: Grupo Editorial Pensamento / Editora Jangada
Skoob
Páginas: 368
Onde comprar: Saraiva / Amazon

A Princesa do Reino de Nova toma acidentalmente uma poção do amor, e se apaixona por si mesma! Para encontrar o antídoto que possa curá-la, o rei mobiliza todos numa expedição chamada Caçada Selvagem. Competidores do mundo todo saem em busca dos mais raros ingredientes em florestas mágicas e montanhas geladas, enfrentando perigos e encarando a morte para encontrar a fórmula da poção secreta. Dentre eles, está Samantha, uma garota comum que herdou dos seus ancestrais alquimistas o talento para preparar poções. Esta pode ser a oportunidade para reerguer a decadente loja de poções da família, afinal o mundo todo estará acompanhando a Caçada nas mídias sociais. Será que ela conseguirá descobrir a cura e salvar a Princesa?







Samantha Kemi é uma jovem comum sem magia, mas que tem o dom no preparo de poções, dom este que herdou de seu mestre e avô Ostanes Kemi, alquimista muito conhecido no Reino de Nova por ter longa passagem ajudando a família real.

‘’Ser comum, no entanto, é o que faz de nós grandes alquimistas. Nossa incapacidade para praticar magia nos dá a vantagem de poder lidar com ingredientes mágicos sem correr o risco de corrompê-los ou contaminá-los.’’

Então, a jovem garota trabalha na loja de sua família organizando as prateleiras de poções e tentando ser uma boa aprendiza de seu avô,  porém as coisas não andam muito bem por lá. Uma grande e famosa empresa tomou conta do mercado devido à utilização de poções sintéticas (não naturais) e isso fez com que os Kemi perdessem espaço e fossem praticamente esquecidos.

‘’A Loja de Poções Kemi foi um dia uma das boticas mais proeminentes de Kingstown. Mas ninguém precisa mais de boticas. Não quando tem megafarmácias, no centro da cidade, vendendo versões sintéticas das poções tradicionais pela metade do preço. Agora somos resquícios de um tempo que não volta mais. Relíquias. ’’

Em contrapartida, o reino de Nova está em comemoração, pois a Princesa Evelyn está para comemorar seu aniversário e todos esperam um grande acontecimento. Acontece que algo dá errado e um membro da corte real se encontra em perigo e a aclamada competição dos alquimistas tem inicio. Por isso, Samantha, seu avô e sua amiga Anita são convocados pelo Chifre Mágico a participar da Caçada Selvagem.

‘’As Caçadas Selvagens eram competições acirradas entre os alquimistas, criadas pelo primeiro monarca de Nova, Rei Auden, com a finalidade de encontrar a melhor proteção para um membro da família real, quando este se encontrava em perigo mortal. ’’

A pessoa a ser salva é a própria aniversariante, a Princesa Evelyn. Ela caiu no próprio feitiço quando preparou uma Poção do Amor para seu melhor amigo Zain e acidentalmente ela que acaba pegando o copo errado e tomando a sua própria poção e assim se apaixonando por si mesma. Agora, todos aqueles que foram convocados para participar da Caçada deverão encontrar o antídoto e reverter toda essa situação.

Apesar da recusa do avô, Samantha vê na Caçada uma oportunidade de recuperar a honra dos alquimistas tradicionais e assim fazer com que a loja dos Kemi volte a ser lembrada. Então iniciadas as buscas, Samantha conta com Kirsty, uma grande coletora e amiga de sua família que a levará pela primeira vez a lugares desconhecidos, onde terão que passar por vários obstáculos tentando colher todos os ingredientes que precisam e mostrarem todo o seu conhecimento. Isso tudo para que consigam preparar a poção reversa para a princesa antes que os outros participantes consiga realiza-los.


Confesso a vocês, meus caros, que a trama me deixou muito satisfeita, pois reúne tudo que eu gosto em um só livro: Romance, Aventura, Perigos e algumas tramas que te deixam o tempo todo curioso e apreensivo.  A narrativa da autora é leve e envolvente e nos faz permanecer ao lado de Samantha o tempo todo. Nossa protagonista se mostra muito determinada a encontrar a cura do começo ao fim, porém, quando ela se vê desanimada e acha que tudo está perdido, tem a ajudinha da sua coletora para levantar seu ânimo.  

Gostei muito de Kirsty, a Coletora, porque ela se mostra o tempo todo muito corajosa e ao mesmo tempo faz de tudo para conseguir chegarem aonde precisam. Ela foi muito bem desenvolvida e é bem destacada durante toda a história. Já os personagens secundários também foram muito bem trabalhados e um ponto que gostaria de comentar é que a vilã poderia ter sido mais explorada, pois apesar de ter sim cumprido a sua parte no enredo, eu senti que faltou um algo mais. Outra personagem de peso que esperava um pouco mais foi a Princesa Evelyn, já que ela é o ponto central de todo o problema.

Mas o que também me chamou a atenção foi o relacionamento que Samantha tem com os seus pais, sua irmã e principalmente com o seu avô, porque é bem nítida a união deles, a confiança e a torcida que eles passam para que ela vá em frente em seu proposito e principalmente para que ela não desista e mostre que pode, e é capaz de cumprir com uma tarefa difícil, o que realizaria seu sonho de reerguer o nome dos Kemi. Esse apoio foi muito importante para que ela fosse até o fim com o seu compromisso. 

Enfim....

Os capítulos são alternados na visão de Samantha e da Princesa Evelyn, nos mostrando tudo que está acontecendo de um lado e do outro no reino, mas mostrando também como uma poção do amor é difícil de ser revertida e perigosa para qualquer um que a tome.


‘’A Poção Secreta’’ faz parte de uma trilogia, porém o desfecho da história é bem concluído, portanto se sintam livres para escolher entre continuar adiante com os outros livros. Espero poder continuar, porque quero muito saber o que virá a seguir.


Quanto à diagramação, eu também gostei muito, pois a Editora Jangada fez um belo trabalho, não só mantendo a capa original da série, mas também porque não encontrei qualquer tipo de erro de revisão. As folhas são amareladas facilitando a leitura e a fonte é de ótimo tamanho. Um trabalho maravilhoso sem sombra de dúvidas!

Eu indico a leitura para todos, pois com certeza é DIVERSÃO GARANTIDA com muita ação de tirar o fôlego (risos)



PARTICIPE !! SE INSCREVA !!!



12 comentários:

  1. Silvana!
    Nossa! Gostei demais pois o livro tem um pouquinho de tudo que gosto: romance, magia, perigo, aventura e relacionamento familiar.
    A relação familiar é a base de tudo em nossas e ver que Samantha se relaciona bem com a família e com o avô é tão lindo.
    Sem contar que busca a cura para todos, fenomenal.
    “Como eu não tenho o dom de ler pensamentos, eu me preocupo somente em ser amigo e não saber quem é inimigo. Pois assim, eu consigo apertar a mão de quem me odeia e ajudar a quem não faria por mim o mesmo.” (Desconhecido)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Hey^^
    Apesar de parecer ser um livro legal não me chamou minha atenção !
    Não sei porque ele não é meu tipo!!
    Mas adorei as capas dos livros!incríveis
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia esse livro, mas fiquei muito interessada nele. Adorei a premissa da história principalmente por envolver uma princesa. Nunca li nada que envolvesse alquimia, e acho que vou gostar bastante disso no livro. Gostei de saber que o livro é leve, envolvente e divertido. E acho que vou gostar muito da Samantha e da Kirsty por serem personagens bem fortes.
    Sem contar que essa capa está super linda e fofa, já quero *u*

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, amei sua resenha. Amo livros de fantasia, e a trama parece ótima. Se apaixonar por si mesma seria muito engraçado hehe, mas todos nós precisamos de amor próprio. Espero em breve ter a oportunidade de ler este livro.
    Abraços.
    https://letrasmaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Ainda não conhecia o livro mas gostei muito da premissa! Amei a ideia de uma princesa apaixonada por ela mesma uhashuasuhsa
    Gostei também de saber que tem romance, aventura e um pouquinho de cada coisa, fora as questões familiares e a união de todos para a cura <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá! Este livro me conquistou a partir desta capa linda, com certeza vou precisar ler, parece ser uma leitura leve e envolvente, como você disse, ambientada nos tempos modernos, e com alguns toques de fantasia, definitivamente uma viagem mágica bem divertida, cheio de magia, perigos e aventura.

    ResponderExcluir
  7. Achei a trama desse livro bem interessante pelo que vi. E pelo jeito tem muita coisa boa na história. Achei legal o jeito do livro por ter tanta coisa nele. Também gosto quando reúnem aventura e romance e essa curiosidade pra saber das histórias, uma apreensão pra manter tudo instigante e dar aquela vontade de descobrir como termina e tal.
    E quando as relações familiares e de amigos também são bem feitas ou você sente uma uma coisa legal pelos personagens, um sentimento, esse amor e companheirismo e tal, é sempre legal. Parece uma história boa. Acho que gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  8. Estou louca para ler esse livro e bom saber que ainda tem mais dois livros para serem lançados, eu acho bem que se eu ler não vou querer parar mais e vou preferir esperar lançar todos os livros primeiro.
    Até mais!!

    ResponderExcluir
  9. Gente, a princesa se apaixona por si mesma? Isso que é o feitiço ir contra o feiticeiro hein haha. Achei as capas dos 3 livros bem lindas, vou procurar ebook pra poder ler no kindle e depois tento adquirir o físico. As fotos ficaram bem bonitas!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Silvana,
    Amei a capa desse livro! Fiquei muito interessada nessa história quando vi o lançamento do livro, afinal sou uma fã assumida de aventura envolvendo magia e contos de fadas. Não estava apostando muito nessa trama, mas que grata surpresa em saber que o livro é envolvente e divertido. Fiquei empolgada em saber que vai além de uma capa bonita.
    Pretendo ler logo essa trama com alquimistas e poções do amor, estou curiosa pra saber o que a Samantha e a princesa em “apuros” irão aprontar nessa aventura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oiii

    Desde que vi esse livro me encantei pela capa, mas até agora essa é a unica resenha que li dele. Confesso que meio que me decepcionei, achei que era um livro diferente, não sei o que esperava, mas com certeza não era isso kkk Ainda pretendo ler, até porque ele tem varias coisas que amo num bom livro, como uma pitada de aventura, romance e essas relações familiares. Enfim, ainda quero ler, mas com menos expectativas.

    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Que coisa mais lindas essas capas! Ainda bem que a editora manteve a mesma aqui no Brasil.
    E bem diferente a premissa da obra né? A princesa se apaixonar por ela mesma, olha só.
    Fiquei curiosa pra saber se a Samantha vai conseguir achar essa cura e curiosa pra saber o desfecho dessa aventura.
    Fiquei animada por ser uma trilogia também e ter um gostinho a mais dessa história que parece ser incrível e super envolvente.
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir