16 junho 2017

Resenha - O Adulto


Título: O Adulto
Autor: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Skoob / Goodreads
Páginas: 64
Onde comprar: Saraiva / Amazon

Uma jovem ganha a vida praticando pequenas fraudes. Seu principal talento é a capacidade de dizer às pessoas exatamente o que elas querem ouvir, e sua mais recente ocupação consiste em se passar por vidente, oferecendo o serviço de leitura de aura para donas de casa ricas e tristes. Certo dia, ela atende Susan Burkes, que se mudou há pouco tempo para a cidade com o marido, o filho pequeno e o enteado adolescente. Experiente observadora do comportamento humano, a falsa sensitiva logo enxerga em Susan uma mulher desesperada por injetar um pouco de emoção em sua vida monótona e planeja tirar vantagem da situação. No entanto, quando visita a impressionante mansão dos Burke, que Susan acredita ser a causa de seus problemas, e se depara com acontecimentos aterrorizantes, a jovem se convence de que há algo tenebroso à espreita. Agora, ela precisa descobrir onde o mal se esconde, e como escapar dele. Se é que há alguma chance. Em seu estilo inconfundível que arrebatou milhares de fãs, Gillian Flynn traça surpreendentes e intrigantes perfis psicológicos dos personagens e tece uma narrativa repleta de suspense ao mesmo tempo em que brinca com elementos clássicos do sobrenatural.








Sobre esta fantástica obra, começo dizendo que se trata de um conto, escrito a pedido de George R.R. Martin.

 Em O Adulto, Gillian Flynn nos mostra um estilo de escrita genial, envolto no sobrenatural e com muito terror. 

É uma narrativa super rápida que, além de suas poucas páginas, a autora nos faz mergulhar de cabeça neste enredo perturbador. Aqui, a história é narrada por uma protagonista sem nome. Isso mesmo. Em momento algum da história nos é revelado como ela se chama. Este foi o primeiro ponto que me chamou atenção.

Aos 16 anos de idade e morando sozinha, ela teve que aprender a ganhar a vida dançando conforme a música. Com uma característica manipuladora, ela aprendeu a dizer às pessoas tudo que elas gostariam de ouvir. 

Trabalhando num lugar chamado Mãos espirituais, onde na verdade sua função era masturbar homens como forma de entretenimento e prever o futuro para madames ricas, ela conhece Susan Burke, uma pessoa com aparência e inteligencia acima da média. 

Com uma realidade perturbadora, um marido ausente e um enteado problemático, Susan deixa transparecer fortes problemas em sua casa e pede ajuda à vidente para uma limpeza espiritual e alega existir manchas de sangue escorrendo pelas paredes. 

"Senti pena dela. Um enteado raivoso e um marido que estava sempre longe... Não espantava que sua mente vagasse para lugares sombrios. Ainda assim. Ainda assim, eu também sentia: a casa. Não necessariamente malévola, mas... atenta. Podia senti-la me estudando, isso faz sentido? O lugar me sufocava.". 

Ao chegar naquela antiga casa, nossa jovem vidente sente ares pesados envoltos no lugar e adquire a certeza de que algo muito ruim está para acontecer. Sua intenção de enganar mais uma madame rica e ganhar dinheiro fácil sem muita dor de cabeça acaba virando o tormento de sua vida e ela tem que decidir se iria continuar ajudando aquela família ou se foge tentando salvar a própria vida. 

"Em todo caso, ou eu estava ferrada ou não estava ferrada, portanto escolhi acreditar que não estava. Eu tinha convencido muita gente de muitas coisas ao longo da vida, mas esse seria meu maior feito: convencer a mim mesma de que o que estava fazendo era razoável. Não decente, mas razoável."


Uma única palavra descreve este conto: GENIAL! 


Este foi meu primeiro contato com a Autora e logo de cara percebi sua facilidade em enganar a mente dos leitores e, no momento em que menos esperamos, ela consegue trazer uma reviravolta na história que nos perguntamos qual dos lados é o certo em acreditar.

Este conto entrou para um dos meus favoritos e após sua leitura fiquei na expectativa para as outras obras de Gillian Flynn. 

Único ponto negativo deste conto foi  um final em aberto. Creio que pelo desenrolar da história, este final tenha sido proposital. Mas fiquei muito confusa, ansiosa e mergulhada nas inúmeras possibilidades de como foi um possível destino para todos os personagens. 

Na última página me deparei com um insaciável desejo: QUERO MAIS DESTA HISTÓRIA. 
Mas como nenhuma coisa boa é eterna, deixo aqui minha admiração pelo trabalho da Autora e parabenizo a Editora Intrínseca, que como sempre deu um show de capricho, elegância e dedicação para com suas obras. 

Apesar de fina, a obra não deixou a desejar em nenhum aspecto de sua diagramação. Folhas amareladas, fontes agradáveis para leitura, orelhas e uma história espetacular. 
Mal posso esperar para me deliciar com outras obras da Autora e me encantar mais uma vez pelo trabalho da Editora Intrínseca. 

Indico este conto para todos os leitores que tem a mente aberta para ser levado até o melhor e mais incrível conto de suspense do universo. 
Gillian Flynn entrou para o ranking de Autores prediletos. Espero continuar amando todas suas obras, assim como amei este conto. O Adulto é simplesmente sensacional!





PARTICIPE !! SE INSCREVA !!!




9 comentários:

  1. Amanda!
    Gostei muito da engenhosidade da autora m trazer um tema místico que acaba se tornando real.
    E acredito, pelos outros livros dela, que gosta de finais abertos, onde o,leitor possa imaginar várias possibilidades. Acho engenhoso.
    Bom final de semana!
    “Saber envelhecer é a grande sabedoria da vida.” (Henri Amiel)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adoro essa autora e fazia um tempo que queria ler esse conto dela. Achei legal a editora lançar assim por isso.
    E nossa, que história não é? O pior de tudo é que acaba na melhor parte e faz a gente ficar se perguntando um monte de coisas. Mas ao mesmo tempo que odiei isso também achei muito legal porque assim a história fica por mais tempo na nossa cabeça. Meio que fica por nossa conta pensar em como acabou. Isso é estranhamente legal pra mim xD
    Vale a pena ler mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Ainda não li nenhum livro da autora, mas assisti o filme "Garota Exemplar" e amei! Quero muito ler o livro, mas por já ter assistido o filme eu fico um pouco desanimada :/ Mas com certeza lerei! E em seguida planejo ler "O Adulto" porque parece ser muito bom e é bem curtinho <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Sério que esse conto é tão bom assim? Já faz algum tempo que eu comprei ele, mas eu não sabia que era um conto, e quando chegou em casa eu fiquei tão decepcionada pelo tamanho, que nem li ainda. Mas agora fiquei mais interessada nele. Não sabia que a história era tão boa assim, e realmente achei bem diferente isso de não falar o nome da protagonista. Acho que vou começar a ler ele hoje mesmo, mas espero gostar mais desse final dele...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Amanda *--*

    tenho um sério problema com essa autora Amanda. Li garota exemplar e a leitura não fluia de jeito nenhum pra mim, meio que peguei birra da estória e nunca mais me aventurei por seus livros. Recentemente assisti a serie "Pequenas grandes mentiras" e assim que terminei pensei que o livro deveria ser muito foda. Agora lendo sua resenha fiquei absorta por ela trazer algo diferente para o enredo. Acho que darei mais uma chance♥

    BJão

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li nenhum livro da autora mas já li as resenhas de alguns e muitos já estão na minha lista de desejados, esse livro da resenha já tinha livro uma resenha e foi super bem falado eu acho que vou começar por esse que achei um dos melhores até agora.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Este é um ótimo suspense, a autora consegue te surpreender em cada página, o final é incrível e da margem para diversas interpretações, realmente dá vontade de ler mais dessa história, quem sabe né, vamos torcer... vai que a autora resolve escrever mais contos desses.

    ResponderExcluir
  8. Olá !!
    Ainda não tinha ouvido falar sobre o conto mas depois desse resenha ...
    Adoro essa suspense com sobrenatural 💀..Vamos ver o que O Adulto nos aguarda!!
    Pena que é curtinho né?!
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Oi Amanda,
    Já faz um bom tempo que quero ler algum livro da autora, só vejo comentários elogios de sua escrita, principalmente do livro Garota Exemplar. Como estou buscando ler mais livros que fogem da minha zona de conforto vou apostar nos thrillers da Gillian Flynn, e O Adulto pelo jeito é um livro com um enredo bem construído e perturbador, com uma pitada de sobrenatural e terror. Vou encarar esse livro genial assim que surgir a oportunidade.
    Beijos

    ResponderExcluir