28 abril 2017

Resenha - O Lago das Sanguessugas #3


Título: O Lago das Sanguessugas - Livro Terceiro
Autor: Lemont Snicket
Cortesia: Cia das Letras / Selo Editora Seguinte
Skoob / Goodreads
Páginas: 192
Onde comprar: Saraiva / Amazon

O misterioso autor das Desventuras em Série não só alcançou a lista de best-sellers infanto-juvenis do New York Times, como conseguiu entrar em todas as outras principais referências de vendagem americanas. Com sua estranha franqueza, na contracapa deste livro ele manda um recado a seus possíveis leitores: 'Se você ainda não leu nada sobre os órfãos Baudelaire, é preciso que antes mesmo de começar a primeira frase deste livro fique sabendo o seguinte: Violet, Klaus e Sunny são legais e superinteligentes, mas a vida deles, lamento dizer, está repleta de má sorte e infelicidade. Todas as histórias sobre essas três crianças são uma tristeza e uma verdadeira desgraça, e a que você tem nas mãos talvez seja a pior de todas. Se você não tem estômago para engolir uma história que inclui um furacão, uma invenção para sinalizar pedidos de socorro, sanguessugas famintas, caldo frio de pepinos, um horrendo vilão e uma boneca chamada Perfeita Fortuna, é provável que se desespere ao ler este livro. Continuarei a registrar essas histórias trágicas, pois é o que sei fazer. Cabe a você, no entanto, decidir se verdadeiramente será capaz de suportar esta história de horrores'. Respeitosamente.
Lemony Snicket.



Não é novidade para ninguém que os jovens Baudelaire sofreram um infortúnio lamentável com a perda do Tio Monty e agora foram destinados a morar com a Tia Josephine, que mora bem pertinho do Lago Lacrimoso. 

"Ao olhar para seu novo lar, os três órfãos tiveram a impressão de que a casa inteira se agarrava ao morro como se ele fosse uma tábua de salvação."


Viciada em gramática, tia Josephine tem uma neura com tudo que pode causar acidentes, desde um simples tropeço no tapete que pode levar a uma fatal quebra de pescoço, até acender um fogão a gás e gerar uma terrível explosão.

Quase sem esperanças, os órfãos esperam que este recomeço seja algo bom e que finalmente eles estejam em segurança (e em paz). Mesmo com tantas inseguranças e incertezas, mesmo a situação estando muito longe de ser como os irmãos Baudelaire imaginavam, o simples fato de não ter o Conde Olaf por perto os acolhiam de uma forma indescritível. Mas quanto tempo esta paz duraria?

Infelizmente os escassos momentos de tranquilidade dos órfãos agora se tornaram mais curtos do que o normal.

Um misterioso Capitão aparece na vida dos irmãos e lá se vai mais um momento de 'vida feliz'. O que eles não imaginavam era que desta vez o Conde Olaf os surpreenderiam na maldade e na falta de compaixão. (Pobre tia Josephine. Ela não merecia passar por tudo isso!)

O que terás feito os irmão Baudelaire para merecerem tamanha desgraça na vida?



O Lago das Sanguessugas é o terceiro livro da série que relata as Desventuras sofridas na vida dos irmãos Baudelaire. A narração é um tanto quanto peculiar e esta peculiaridade a torna maravilhosa. Lemony Snicket consegue transformar uma história trágica de três crianças em uma cômica história de humor (apesar de trágica hehe). 

A ambientação de cada um destes livros é tão bem descrita e os personagens tão bem introduzidos em uma personalidade única que em certos pontos até duvidei se esta história não teria realmente acontecido. 

A diagramação novamente está incrível. Páginas amareladas, ilustrações no início de cada capítulo e uma fonte extremamente agradável, o que nos proporciona uma leitura rápida. 

A cada volume nos vimos cada vez mais apegados aos Baudelaire e mesmo não tendo nossas expectativas, de uma melhoria de vida para estas infelizes crianças, atendida, não nos decepcionamos. 

Lemony, ao final de cada volume nos transmite uma bela lição e com este não foi diferente. Mesmo diante de todos os abomináveis acontecimentos que passaram os Baudelaire nos últimos tempos e mesmo sabendo que, mesmo tendo algum outro tutor, eles sempre estariam sozinhos. Mas para eles, ter um ao outro era o que bastava para encontrarem forças de seguir em frente!

“Não sei se a moral desta história é: "Os Baudelaire tinham uns aos outros", mas para os três irmãos era quanto bastava.”


17 comentários:

  1. Oie, tudo bem? Eu nunca li livros deste tipo, mas com a sua resenha, acabei me interessando, realmente a sua resenha ficou muito boa, e deixa aquele gostinho de quero mais, parabens pelo blog e pelas resenhas, só gostaria de saber o quanto pagou pelos livros, bjs!!

    http://worldoffashionbea.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Amanda!
    Quero muito poder ler essa série, embora saiba que as crianaças sofrem muito nas mãos do Conde Olaf (horroroso!) e de alguns dos guardadores deles, mas também tem muita aventura, né?
    Bom dominfo e feriado!
    “A sabedoria é a única riqueza que os tiranos não podem expropriar.” (Khalil Gibran)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Eu nem imaginava que desventura em séries tinha tantos livros, pois só conheço o que deu origem do filme que vivia passando na tv. Mas o que eu sempre quis saber era o porque deles sofrerem tanto e ao que parece pela sua resenha esse motivo pode ser encontrado nesse volume da série então agora meu interesse está desperto para ler os livros da série. bjs!
    http://ondevivemashistorias.com

    ResponderExcluir
  4. Ainda não lindo nenhum da série, mas com uma resenha dessas fiquei super curiosa, embora eu não goste muito de ler sobre crianças que sofrem ou sofreram

    ResponderExcluir
  5. Oi!

    Olha, sinceramente? Nunca tinha ouvido falar sequer do autor. Foi bom vir aqui e ler um pouco. Na verdade, acho sempre a literatura infanto-juvenil, algo de muita responsabilidade. Sobre sua resenha... Foi show de bola! Dá uma dimensão e tanto sobre a obra! Foi bom vir aqui!

    Grande Beijo.

    O.C.

    ResponderExcluir
  6. Oiee

    Eu estou no segundo livro da série e estou amando. Não tem como não se apaixonar pelos personagens. E apesar de toda desventura, a história pega a gente de jeito.
    Gostei de ver a resenha do terceiro. Fiquei mais empolgada ainda.

    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
  7. Olá, Amanda!
    Tudo bem?

    Eu quero muito ler essa série, apesar de ser triste, ter uma pegada forte em alguns livros, no geral parece ser muito boa. Gostei da sua resenha, fiquei mais intrigado e com vontade de ler os livros.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. confesso que mesmo depois de ler a sua resenha eu nao me interessei pelo livro, acho que o fato de eu n ter gostado da serie acrescenta e mt sobre isso, mas fico feliz que vc tenha apreciado a leitura!

    perolasdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oiii Amanda tudo bem?
    Eu sou apaixonada por essa série menina, realmente adoraria ter a oportunidade de ler, achei a edição linda e a história bastante envolvente, não pensaria duas vezes, só soube me cativar menina, muito sucesso.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Oi tudo bem ?
    Eu estou louca para iniciar a leitura desta série maravilhosa! Mas, acho que o que me encanta na história é a possibilidade de estar sempre superando os obstáculos que vão se erguendo à frente deles e sem nenhuma lamúria. Eles são muito destemidos e não se cansam! Linda resenha.

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não li os livros mas sou apaixonada pelo filme, estou muito curiosa com essas leituras e pretendo ler logo. Gostei de ler a sua resenha e saber a sua opinião sobre o livro.

    ResponderExcluir
  12. OOi!
    Gosto bastante do filme, e a série parece ser maravilhosa, preciso assisti logooo. Sobre os livros, até tenho vontade e bastante curiosidade, mas falta-me grana/animação. kkkkkk Resenhas boas e positivas como a sua sempre me deixam louca para ler, mas depois que passsa eu acabo esquecendo. Preciso dar um pontapé inicial e ler pelo menos o primeiro, quem sabe assim me animo.
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  13. São poucos os autores que conseguem deixar algo trágico mais leve, gosto disso. Não comecei a ler a série ainda, mas tenho vontade, ainda mais por tudo que tenho lido a respeito dela.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  14. Oii Amanda, tudo bem? Adorei conferir tua opinião sobre o livro e saber que gostou tanto da leitura. Eu li os dois primeiros da serie e gostei muuito, mas acabei não dando continuidade, algo que quero fazer logo logo. Eu amo o filme com o Jim Carrey!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não li este livro, mas me apaixonei pela série no primeiro volume. Concordo plenamente com os aspectos que você destacou sobre a ambientação e sobre a personalidade dos personagens. O autor realmente conseguiu construir muito bem a personalidade de cada um deles e torná-los personagens únicos.
    Adorei sua resenha e fiquei ainda mais ansiosa para continuar a leitura desta série.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oie Amore,
    Lembro que uma vez peguei essa série em mãos mas achei que não ia gostar... hoje após ver tantas resenhas boas fico brava comigo mesmo por ter passado a série pra frente... Porque se eu quiser ler terei que adquirir agora.
    Adorei sua resenha, me deixou com ainda mais vontade de ler!
    Beijoka!

    ResponderExcluir
  17. Olá Amanda, tudo bem?
    Eu nunca tinha visto nenhum livro desses, que mundo eu vivo? hahaha
    Me interessei bastante pela serie. Quero ler :D

    ResponderExcluir