17 março 2017

Resenha - Listas Extraordinárias


Título: Listas Extraordinárias
Autor: Shaun Usher
Cortesia: Cia das Letras
Skoob / Goodreads
Páginas: 336
Onde comprar: Amazon

Depois do estrondoso sucesso de Cartas extraordinárias, Shaun Usher continua seu minucioso trabalho de pesquisa com esta seleção de 125 listas inesquecíveis feitas por autores, cientistas, empresários, artistas e outras figuras de diversos períodos da história — como Albert Einstein, Charles Darwin, Francis Ford Coppola, Galileu Galilei, Kurt Cobain, Marylin Monroe e Pablo Picasso. Ricamente ilustrada por fotos e fac-símiles, esta espirituosa e diversificada coletânea contextualiza cada uma das listas e transporta o leitor para o mundo desses personagens. São listas de compras, afazeres, sonhos, itens favoritos e outros. Um material detalhado que mostra as particularidades de cada um para organizar o mundo à sua volta.












- E, é claro, se o senhor algum dia resolver escrever qualquer outra coisa, mesmo que não queira publicar eu adoraria ler. Para ser sincera, eu leria até a sua lista de compras de supermercado.” Você já deve ter lido essa quote de A Culpa É das Estrelas por aí e acho que todo mundo, pelo menos uma vez na vida, já quis saber tanto a respeito de um autor/ídolo que leria até a lista de compras dele. E é sobre isso que vamos falar hoje, uma lista de listas!

O Listas Extraordinárias é um projeto gráfico que reúne 125 listas dos mais variados tipos de diversas pessoas e momentos da história mundial. E quando eu falo “dos mais variados tipos”, quero dizer que você vai encontrar desde cinco páginas de alimentos ingeridos pelo romancista Georges Perec em 1974 (juro que fiquei com inveja do grau de comprometimento dele, eu teria desistido na primeira semana), até o “dicionário do beberrão” do Benjamin Franklin de 1737 que me rendeu boas risadas.


Logo no início, o livro tem uma apresentação muito legal sobre o próprio ato de listar, e que melhor maneira de fazer isso do que listando os motivos que temos para listar? 

Desde que nós, humanos, começamos a andar pela Terra, não paramos de criar listas de todos os tipos, com a certeza de que todas as coisas estão sendo constantemente organizadas, priorizadas, classificadas e atualizadas até o fim de nossos dias. [...]

Eu queria poder tirar fotos de todas as páginas do livro para vocês verem o quão lindo que ele é, a edição conta com folhas coloridas, ilustrações e imagens históricas. Toda lista recebe um nome e uma numeração para o índice, possui data quando conhecida, o nome do autor, além da tradução, é claro! Boa parte delas também possui a versão original digitalizada que torna a experiência visual ainda melhor (adorei poder descobrir como eram as caligrafias das pessoas).


Algumas listas são bem triviais comparadas a outras, e as de pessoas que nós conhecemos tendem a serem muito mais interessantes (especialmente as dos escritores no meu caso) do que as de quem não conhecemos, mas tem muita coisa realmente extraordinária nesta coletânea. Algumas são super engraçadas, outras refletem totalmente a personalidade dos seus autores ou os valores da época em que foram escritas. Isso tudo é muito legal de se reparar.

O recorte temporal das listas no livro é bem amplo, aqui temos listas desde alguns anos atrás, até do período a.C.. Entre listas de materiais, de ideias, de afazeres, de conselhos, recomendações de livros e muitas outras, conhecer um pouco mais da vida íntima de figuras históricas que só conhecemos pelos seus trabalhos é muito divertido e nos faz perceber que, apesar de tudo, eles foram e são gente como a gente.

Foi difícil fazer uma seleção, mas para vocês terem uma ideia, eu escolhi cinco das minhas preferidas para mostrar para vocês:

022 - Francamente, minha querida... (Selznick International Pictures/1939)


A famosa frase "Francamente, minha querida, não dou a mínima" de ... E o vento levou, considerada a Maior Citação Cinematográfica de Todos os Tempos em 2005, quase foi retirada do filme dois meses antes do lançamento. Antes que decidissem mantê-la, os produtores criaram uma lista de alternativas como "a minha indiferença é infinita" e "se depender, você pode ir para o inferno" (não sei como esta poderia ser melhor que a original, mas eu ri muito com todas as possibilidades de dizer que não se importa).

068 - Regras estapafúrdias (William Safire/1979)

[...]
2. Preposição é uma coisa que nunca se deve acabar a frase com.
3. Voz passiva nunca deveria ser usada.
4. Evite frases soltas são difíceis de ler.
5. Não use nunca negativas duplas.
6. Use o ponto e vírgula corretamente, sempre onde é adequado; e nunca onde não é.
[...]

Willian Safire, comentarista premiado de política do New York Times, redigiu uma lista super bem humorada de 54 regras para redação completamente contraditórias. Como eu adoro um bom paradoxo e uma boa contradição, achei a lista genial!

085 - Os livros falsos de Charles Dickens (Charles Dickens/1851)


Por que comprar mais livros para encher sua estante se você pode inventar livros falsos e contratar um encadernador? A gente pode não resistir a um livro novo, mas Dickens tinha muitas estantes para preencher na sua nova casa em Londres e esta é uma lista de nomes que ele inventou para resolver o problema. Alguns são tão legais que você fica até triste deles não existirem de verdade.

096 - Partes do corpo pelas quais sou grata (Tina Fey/2011)
Como sobreviveremos a isso? Como ensinamos às nossas filhas e aos nossos filhos gays que eles são bons do jeito que são? Precisamos dar o exemplo. Ao invés de buscar um ideal impossível, fiz uma lista de todas as partes saudáveis do meu corpo pelas quais sou grata: [...]
A comediante Tina Fey criou uma lista (na verdade duas) com supostos defeitos femininos que os padrões de beleza inatingíveis impõe às mulheres e, em contrapartida, listou todas as partes do próprio corpo pelas quais ela é grata. Depois de ter lido algumas listas com regras de comportamento feminino dos séculos passados, foi uma felicidade gigante ter encontrado uma recente e empoderadora que contrasta tanto com os antigos valores morais.

112 - Coisas com que você deve se preocupar (F. Scott Fitzgerald/1933)
[...]
Não se preocupe com a opinião dos outros.
Não se preocupe com bonecas.
Não se preocupe com o passado.
Não se preocupe com o futuro.
Não se preocupe com crescer.
[...]
Descobri com este livro que o autor de O Grande Gatsby era um grande fã de listas, temos várias dele por aqui, e são ótimas, acho que marquei todas elas! Esta lista fofíssima cheia de conselhos, ele escreveu em uma carta para a filha de onze anos que acampava longe da família, é simplesmente adorável!


Tem muitas outras que eu adoraria mostrar para vocês, como a dos romances americanos favoritos de Norman Mailer, dos livros favoritos de Edith Wharton (primeira mulher a ganhar um prêmio Pulitzer de ficção) ou então a "de livros que você deve ler" do Ernest Hemingway, mas assim esta resenha viraria uma nova lista de listas - risos. Este livro foi uma experiência muito prazerosa, recomendo para todos (não perca a chance de folheá-lo na livraria se tiver a oportunidade). Meu sonho de princesa agora é ler o Cartas Extraordinárias, a primeira coletânea organizada pelo Shaun Usher, 

17 comentários:

  1. Oi, Luana!
    O livro está realmente lindo! As foto estão incríveis, Luana!
    Literalmente o leitor pode ler até a lista de seu autor favorito. rsrs...
    Adorei a lista do F. Scott Fitzgerald.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Confesso que pela capa do livro eu deixaria ele de lado em uma livraria, mas sua resenha colaborou muito com o meu interesse por ele. Achei a premissa e a ideia do autor muito bacana, sem falar dessa diagramação incrível que deixa a leitura mais confortável. Adorei o livro na minha lista de desejados e adorei a sua resenha! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas achei a ideia super interessante.
    Gostei da última lista que mostrou sobre as coisas que deve-se preocupar, e listado o que não pode se preocupar. Principalmente com a opiniões dos outros.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  4. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro e confesso que não gosto muito do tipo de livro, com pesquisas, vários temas e textos...

    Não sei explicar! Mas fico contente que tenhas apreciado esta leitura! :) E que bom que houve ate momentos de diversão!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  5. Com certeza, a lista mais preciosa é a Lista de coisas que você não deve se preocupar.
    Adorei a arte gráfica do livro e com certeza é um livro pra se ter e presentear.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ola
    Eu nao conhecia esse título, mas achei a premissa bem intrigante e com certeza gostaria de poder ler. Fiquei bem curiosa a respeito das listas que você comentou, deve ser muito interessante, dentre outras características do enredo. as fotos ficaram ótimas, e gostaria de saber mais dessa edição, suas impressões me deixaram bem motivada.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  7. Olá Luana,
    Que livro mais singelo e bom.
    Gosto muito de listas, então, já sabe que posso amar essa leitura.
    Fiquei bem contente com as listas que você apresentou, principalmente, a de Fitzgerald.
    Essa leitura parece valer muito à pena.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie! Tudo bem?

    Guria que livro é esse? Que coisa mais fofa *--* Amei demais, não conhecia ele e nem o outro que você citou, mas depois de olhar as imagens que você postou, mais a resenha em si, fiquei com vontade de conhecer um pouco mais dos livros do autor! Principalmente esse das listas *--* Dica anotada com certeza :3

    Bjss

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não conhecia ainda o volume anterior a esse, mas posso dizer que esse me chamou muito a atenção, principalmente por se tratar realmente de pessoas diversas, como Charles Dickens e Tina Fey. Adorei a sua resenha e a ideia desse livro, vou procurar para comprar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Que livro lindo Tanto capricho e cuidado que dá orgulho de ver e ter. Confesso que não havia dado muita atenção pra ele, mas em sua resenha pude ver o que perdi...ou encontrei. rsrs Adorei conhecer, gostei muito de sua resenha.
    Abraço
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Não conhecia esse livro, mas já achei a ideia dele bem genial e essa obra tá bem caprichada pelo visto. Não é o tipo de livro que eu compraria e leria, mas achei bem bacana e sua resenha animada com certeza instiga até os que não curtem tanto esse tipo de livro. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Luana

    Eu não gosto nada da capa desse livro, mas não posso negar que a ideia é muito interessante. Eu sou uma que vivo fazendo lista, é muito útil para definir prioridades! Hahaha
    Entretanto, apesar de curtir listas, eu não tenho certeza se seria uma leitura que eu faria... mas não posso negar que esta edição está lindíssima!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá!!
    Fui hj na livraria e vi esse livro lá..é enoorme e muito lindo!! Deu vontade de levar na hr mas o precinho por enquanto não dá,folheei algumas páginas e amei!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2017/03/resenha-rainha-das-trevas-trilogia-as.html

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda e achei bem interessante a proposta dele, imagino que deve ser bacana acompanhar essas diversas listas e conhecer um pouco sobre cada pessoa que escreveu elas. Enfim, parece ser uma leitura bem interessante e a diagramação está maravilhosa.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  15. Oie
    eu já dei uma folheada nesse livro em livrarias e achei a edição tão fantastica que quase comprei, quero muito ler qualquer dia e adorei sua resenha, me deioxu mais ambiciosa hahaha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia esse livro!

    Os gráficos do livro sçao muito interessantes, queria ter conhecido ele mais cedo! Não que eu seja aficcionada por listas, mas que parece realmente divertido! (especialmente a lista do beberrão, huahuah!)

    Adorei conhecer esse livro, já desejo!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Esse é diferente de tudo que eu já vi na vida. A arte gráfica está realmente muito linda e convidativa. É certo que esse é um livro bom para se ter e presentear. Das listas citadas, a que mais me chamou a atenção foi a listas de coisas com que não se preocupar. Gostei mesmo. Obrigada por apresentar esse livro a nós. Belas fotos, viu?!

    Abraço.
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir