02 fevereiro 2017

Resenha - Prometida


Título:  Prometida ~ Perdida #4
Autora: Carina Rissi
Editora: Grupo Editorial Record / Selo Verus
Páginas: 476
Onde comprar: Submarino / Amazon

Elisa Clarke anda um pouco entediada. Seus dias parecem iguais e os bailes há muito deixaram de trazer algum prazer a ela. Não que seja uma surpresa, pois sempre que ela está presente os eventos se tornam um desastre! E é injusto, já que ela foi uma boa moça a vida toda. Nascida em uma das famílias mais influentes, a jovem aprendeu desde pequena a respeitar as normas sociais e se manter longe de escândalos. Na única vez em que ignorou uma dessas regras acabou noiva. E foi apenas um beijo, ora bolas!
Um beijo com o qual Elisa fantasiou desde que conheceu e se apaixonou irrevogavelmente pelo belo e gentil jovem médico e que, como acontece nos contos de fadas, mudou sua vida para sempre. Mas não da maneira que ela esperava. Como consequência, agora está prometida a alguém que a despreza tanto que preferiu viver em outro continente. Tudo o que ela deseja é que as coisas permaneçam assim.
Mas Elisa não sabe que seu noivo está a caminho do Brasil, e ela terá de enfrentar o homem cujo coração um dia se viu forçada a partir.
Destinados a ficar juntos, mas separados por seus corações, eles se envolverão em uma sinuosa dança marcada por segredos, mágoas do passado, intrigas e uma arrebatadora paixão que colocará em perigo não apenas seus sentimentos, mas a vida de ambos.









Essa resenha é do quarto livro da série Perdida. Se você ainda não leu os anteriores, pode encontrar a resenha deles aqui:


Desde os quinze anos, Elisa ela é apaixonada por Lucas, um jovem estudante de Medicina que vem à cidade para estudar com o médico local. Ela se encanta por ele à primeira vista, como acontece em contos de fadas, lá no enredo do primeiro livro. O moço também fica encantado pela bela garota e começa a visitá-la com mais frequência. Eles passam a trocar correspondências e ansiar pelos próximos encontros.

Tudo vai indo muito bem por uns anos, até o dia do seu aniversário, quando Lucas a beija de modo nada casto e todos os planos de Elisa saem pela culatra. Eles são flagrados por Sofia e Ian, e o seu irmão acaba obrigando que os dois e fiquem noivos. Elisa fica muito chateada e passa a pensar que Lucas somente pediu sua mão por ter sido pressionado, e começa a se questionar se ele a ama de verdade. Após esse evento, ocorre um monte de coisas relatadas no terceiro livro, que envolvem diretamente a garota. Não entrarei em detalhes.

Devido a esses problemas, Lucas se afasta e não acredita mais no sentimento de Elisa. Ele resolve fazer um intercâmbio no exterior e mal mantém contato com a noiva por anos. Apenas não rompeu com o compromisso por motivo de honra. Elisa, enquanto isso, fica na cidade morando com o irmão, esperando por seu retorno. Quando ele finalmente volta para o Brasil, o sentimento muito bonito que tinham um pelo outro se transformou em ódio. Isso atrapalha um pouco as coisas, já que o casal ainda está comprometido.


[ - Minhas Impressões - ]

Disparado, Prometida foi o livro que eu mais gostei dessa série, principalmente por causa da premissa de amor e ódio que o enredo apresenta. Já li muitos livros com essa pegada, e posso afirmar que dessa vez Carina Rissi acertou na dose. Com uma escrita mais madura do que a encontrada nos volumes anteriores, você se envolve pela história do início ao fim, sem querer parar de ler. Durante os outros três volumes, tinha momentos que eu pensava que não era necessário ser tão longo, entretanto, enquanto eu fazia a leitura dessa obra, eu queria era mais. Devorei em dois dias.

Elisa é uma personagem encantadora, que possui dúvidas e ansiedades como qualquer outra jovem, seja do século XIX ou atual. Ela é uma moça que foi educada dentro de princípios e valores conservadores, e espera um dia poder constituir uma família da forma tradicional: paquera, olhares, cortejo, arrepios quando se segura a mão, namoro de portão, beijos castos (roubados quando ninguém está vendo), noivado com pedido oficial e casamento. É óbvio que isso não acontece, e acompanhamos de perto todo o amadurecimento da protagonista.

Lucas é o príncipe encantado que continua lindo, mas se torna um sapo. Na verdade, não, ele se torna a Fera. Se fecha, fica agressivo, amargo e hostil. Um prato cheio para muitas discussões acaloradas com um clima de tensão no ar. Suas interações com Elisa sempre são carregadas de sentimento, e ela não percebe que, por dentro, ele continua sendo aquele rapaz romântico que conquistou seu coração. Com o decorrer do enredo, percebemos também algumas facetas do personagem que demonstram seu crescimento, o que foi bem agradável de acompanhar.

O enredo em si é muito divertido, já que, apesar de ser um romance de época, na série Perdida, o relacionamento entre duas pessoas do mesmo século era novidade. Foi interessante acompanhar os caminhos e escolhas dos personagens. Consegui ficar com raiva em alguns momentos. Derrubei algumas lágrimas em uma determinada cena que despedaçou o meu coração. Eu já tinha chorado no segundo livro, então não foi novidade, mas tal cena foi bem mais intensa, o que prova que a escrita da autora realmente foi aprimorada.

A diagramação segue o mesmo padrão das anteriores, a capa é fofa e remete ao relacionamento ingênuo e casto daquela época. O livro possui dois pontos de vista: da Elisa e do Lucas, ambos legais de acompanhar. As folhas são amareladas, o espaçamento está agradável e o tamanho da fonte é adequado.

Não sei se esse foi o último volume da série, mas se é o caso, Carina fechou com chave de ouro. Indico para todas as pessoas que gostam de romance de época, que apreciam romances divertidos e que são apaixonadas por histórias de amor e ódio. Você estarão muito bem servidos.

15 comentários:

  1. Oi!
    AMO romances de época, e essa capa me lembrou muito os livros da Julia Quinn (Todos os livros que tem na capa um casal assim, como você disse, casto e inocente, me lembram os livros dela, apesar de nunca ter lido). Parece ser uma história linda, e como são quatro livros, é muito bacana ver uma personagem crescer, e uma autora melhorar a cada livro. Parabéns pela resenha, espero ter a oportunidade de ler a série logo!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da sua resenha, flor. Achei ótimo saber que a escrita da autora parece mais madura. Minha mãe é fã dela e já me disse, certa vez, que a autora (apesar de encantadora) parecia seguir sempre uma mesma receita em todos os livros. Não sei se é verdade, porque ainda não li a série, mas tenho enorme curiosidade em fazê-lo. Já percebi que esse volume, em especial, provavelmente será meu favorito. Gostei de tudo nele, desde o enredo até sua opinião sobre a qualidade do romance entre o casal de época. <3

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Heloisa!
    A série vai ter uns 6 livros, acho. Então deve ter mais desses personagens maravilhosos. Da série só li "Perdida" até agora, mas amei muito o livro! Chorei horrores na época. rsrs... Quero muito continuar a série, mas tenho outros livro de prioridade no momento. :/
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nenhum livro dessa série; aliás, nenhum livro da Carina e preciso mudar isso urgentemente.
    Que bom que foi um dos melhores livros da série que você gostou, e bom que se for o último, o desfecho foi incrível.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  5. Oie! Tudo bem?
    Nunca li nada da Carina, mas estão na minha lista de desejados/leituras desde que lançaram, sou apaixonada pelas capas dos livros e a cada resenha que leio sobre só fico com mais vontade ainda de ler realizar a leituras dele, espero em breve conseguir!
    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Oiie!
    Eu nunca li nada da Carina,mas pelo que me parece ela manda muito bem! Só vejo criticas positivas a ela,eu to ansiosa para ler algo dela,por isso comprei no mundo da Luna,por não ser uma série e tal,gostei muito da sua resenha!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Heloisa!
    Me interessei muito pela escrita de Carina ao ler Procura-se um Marido, e definitivamente me apaixonei quando li o spin-off Mentira Perfeita. Simplesmente virou o meu livro favorito da autora. E, então, adquiri Perdida e Encontrada crendo que, novamente, a escrita dessa autora maravilhosa não ia deixar a desejar. Mas no entanto, a contragosto, tenho evitado lê-los, pois temo começar a lê-los e gostar muito, mas ter de esperar até adquirir os outros dois.
    Mas enfim, isso não demorará a acontecer!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Não li nada da autora ainda, mas depois dessa sua resenha, senti que preciso conhecer a série. A forma como você se emocionou com a saga da personagem e como este livro em si, fez você chorar e sentir tanta emoção. Me interessei agora por conhecer a série, pois senti como Carina consegue arrebatar seus leitores, seja coma história ou mesmo com seus personagens.

    ResponderExcluir
  9. Oi Heloísa.
    Da para perceber que é fácil se identificar com a Elisa porque ela é uma personagem com sentimentos bem reais e isso é ótimo para aproximar o leitor da trama.
    Essa série já entrou para a mista lista de livros que quero ler.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Heloisa!
    Li apenas o primeiro livro dessa série e amei! Já vi algumas opiniões positivas sobre esse livro e estou bem curiosa para ler, adoro os livros da autora são sempre muito divertidos e com casais e histórias deliciosas. Já anotei a dica para conferir e vou ler com certeza em breve.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  11. Oieee...
    Nossaaaa, parece história de novela né? rs
    Eu adoro histórias em que podemos acompanhar o crescimento e amadurecimento dos personagens.
    Não sou muito fã de romances de época, mas sua resenha me instigou um pouquinho a procurar mais sobre a série!
    Quem sabe ainda tomo coragem de ler esses livros né?
    Um beijo!!

    www.asmeninasqueleemlivros.co

    ResponderExcluir
  12. Oi Helo, nossa alguém que concorda comigo (Aleluia) esse também foi o meu favorito da série com certeza a autora esta evoluindo bastante ao longo dos livros, eu amei o enredo e o modo como as coisas são bem mais reais nesse livro!

    Bjs Jany

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi. Li esse livro ano passado. Finalmente li todos os livros da série Perdida e estou bem feliz. Gostei muito do livro, tanto quanto os outros. Quero muito que a Carina lance mais algum livro, estou torcendo para que se isso aconteça;

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Fico feliz que esse tenha sido o livro que mais gostou da série, sendo que essa discussão entre amor e ódio também me desperta curiosidade.
    Achei interessante que é perceptível como a autora evoluiu do primeiro volume até esse último.
    Ainda não li nenhuma obra da autora, mas tenho muita vontade principalmente por ver sempre vários elogios.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada da autora, mas tenho curiosidade, porque adoro romances e os dela possuem uma premissa bacana, além dos inúmeros comentarios positivos. Bom, esse volume parece ser bem bacana também, a Elisa parece ser uma boa personagem e deve ser interessante acompanhar seu amadurecimento. Enfim, gostei da resenha e espero ler a série em breve.

    Beijos :*

    ResponderExcluir