30 janeiro 2017

Resenha - Retalhos


Titulo: Retalhos - Almas em Versos
Autoras: C. B. Kaihatsu & Natasja Haia
Editora: Empíreo
Cortesia: Autoras Parceiras
Skoob 
Páginas: 104
Onde comprar: Fnac / Submarino

Retalho é um pedaço que se retira de um todo, parte de alguma coisa que foi fragmentada. Assim é a nossa vida, uma coleção de retalhos num apanhado de memórias. Somos versos diários tecidos nas páginas de uma história que não termina.
Retalhos: Almas em Versos é isso, uma coleção de sentimentos, com poemas sobre a vida, a condição humana e as mazelas sociais. Como o título sugere, cada verso leva um pouco do sentimento das autoras. Os traços da ilustradora fazem a junção dos pedaços, costurando, junto com as letras, a alma da obra.










Essa resenha será um pouco diferente do que costumo fazer. Não tenho o hábito de ler livros de poemas, mas recebi com muito carinho o livro da querida Camila Kaihatsu, uma das autoras, para ler e contar a vocês o que achei da leitura. Posso afirmar que me tirou da zona de conforto, mas não de uma forma desagradável, muito pelo contrário.





Retalhos é um livro composto por setenta poemas escritos por duas autoras, sobre as mais diversas temáticas. Ele é dividido em duas partes, cada um de uma autora específica. Alguns conseguiram me tocar, alguns eu lia cantando, alguns li rimando, e outros me fizeram pensar.




Aprendi que um livro de poemas deve ser lido com calma, da mesma forma que deve ser apreciado um bom vinho ou um chocolate importado caríssimo. Qual a graça de engolir tudo de uma vez, quando o sabor se esvai em pouco tempo? Qual é a graça de se ler em uma sentada? 



Retalhos é um livro para você guardar na cabeceira e consultar em um dia que precise de inspiração. Inspiração para o dia a dia, para a vida, para os desafios que ela impõe, para as expectativas que criamos e são despedaçadas.

Não vou detalhar os poemas que gostei mais, ou os que mais chamaram minha atenção. Vários são ótimos, o que vocês podem conferir pelas fotos aqui colocadas. 




Mesmo em e-book, a diagramação está linda, com várias imagens caprichadas, condizentes com a temática dos poemas. A revisão foi bem feita e, apesar de não possuir muito conhecimento em poemas, posso dizer que a essência deles conseguiu me afetar.

Indico para todos os tipos de leitores, afinal, eu não imaginava apreciar tanto a leitura, e acredito que muita gente por aí vai se sentir da mesma forma que eu.

26 comentários:

  1. Olá
    Eu não conhecia a obra, mas parece ser interessante, apesar de que não leio muitos livros de poemas. Imagino mesmo que tira da zona de conforto, mas o que importa mesmo são as mensagens repassadas, por isso acredito que vale a pena ler sim. obrigada pela dica!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Helosisa!
    As imagens são lindas! Não curto poemas, mas pelas imagens me deu vontade de ler. Assim leio e aprecio as imagens fazendo a mente se soltar. ^^
    Gostei do "Sonata ao Luar".
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Crislane!
      Eu sou a autora do "Sonata ao Luar"
      O livro está com uma promoção de Carnaval que vai até o dia 28 de fevereiro.
      Link:https://www.facebook.com/events/714615632052931/715373941977100/?notif_t=plan_mall_activity&notif_id=1487972522565272

      Fico muito contente que tenha gostado do poema!!!

      Bjs.

      C. B. Kaihatsu

      Excluir
  3. Hmmm, eu não sou muito fã de poemas, na verdade nunca tentei ler um livro de poemas. Leio um ou outro por aí e é bem raro gostar... Mas fico feliz que tenha tido coragem para sair da sua zona de conforto e se surpreendido positivamente. Espero que tenha aberto portas para outros. Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Adoro obras de poesia, mas faz tempo que não leio uma. E concordo, este tipo de leitura tem que ser absorvida aos poucos, com calma. Adorei saber sobre o livro, parece ser uma leitura reflexiva e gostosa. Vou dar uma procurada para comprar depois.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  5. Oie! Tudo bem?
    Por mais que eu tenha um projeto no blog sobre poesias, não curto muito livros do gênero a não ser que elas sejam curtinhas e rápidas de ler, achei bem interessante o livro e vou dar uma procurada a mais nele e indicar para um amigo que gosta de livros desse tipo!
    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem ?
    Como você, não sou muito ligada em poemas. No entanto, gostei das imagens que você postou, acho algo denso e profundo demais para mim. Quem sabe em algum momento quando eu decidir tentar arriscar né ?!
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, helo, bacana saber que foi um livro que te tirou da sua zona de conforto de forma positiva. Amo quando isso acontece e que bom que você se sentiu tocada e afetada por algumas das coisas que leu, fiquei intrigada com o livro e com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Também não sou muito de ler poemas, mas é sempre bom sair da nossa área de conforto. Adorei a resenha e parece ser um livro bem gostoso de se ler, principalmente se é um daqueles livros de cabeceira e que traz inspiração. Sem dúvidas entrou para minha lista de desejos!

    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Heloisa! :D
    Faz muito tempo que não leio poemas e poesias e lendo sua resenha me bateu uma saudade!! Só pelos os que você separou deu para ver que as autoras são maravilhosas! *-*

    ResponderExcluir
  10. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas acho ótimo que tenhas gostado assim tanto da leitura! :) Essa capa esta... maravilhosa!!!

    Bem, espero ler, ainda que não seja muito o meu género de leitura, so leio poemas soltos raramente, mas se esses são assim tao bons..!!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  11. Faz um bom tempo que não leio poemas e poesias porque acho que eles são bem profundos e não estou nessa vibe ultimamente. Gostei de ver essas figuras e o quanto elas parece estar bem associadas. Amei. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Definitivamente é um e-book com uma das diagramações mais lindas que eu já vi. E apesar de não ter o costume e nem o gosto para ler poemas, realmente achei interessante esse pelo que você pode mostrar aqui. E tenho que concordar plenamente que um livro assim deve ser apreciado aos poucos e lido nos momentos certos, para que não se tornem apenas palavras perdidas em uma mente com diversas delas. Adorei a dica, mais do que anotada!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    De fato, poemas são para ser lidos em momentos de calma e paz, preferencialmente quando você está em um lugar bem tranquilo, para aproveitar toda profundidade que a obra traz. Infelizmente, não é um estilo de leitura que eu curta fazer, então a obra em si não me chamou a atenção, mas parece ser um livro muito interessante para quem gosta.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Eu gosto muito de livros de poemas, é um dos poucos que consigo ler em formato digital. Gostei da diagramação, o cuidado das ilustrações para cada poema. Gostei de saber que é um livro para nos inspirarmos e consultarmos sempre que precisarmos de um bom poema, de uma boa inspiração. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Heloisa!
    Não costumo ler muitos livros de poemas, mas eles são ótimos para sair da zona de conforto. O último que li foi do autor Carpinejar, e gostei bastante.
    Li alguns da resenha e percebi que traz muitas reflexões, o bom de ler poemas é isso, acabamos sempre pensando e associando a nossa viva e a forma que a vivemos.
    Parabéns pela resenha diferenciada!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Helo

    Eu não curto poemas, até leio ums avulsos aqui e ali, mas não é algo que eu procuro fazer sempre. E você está certa, esse gênero tem que ser apreciado aos poucos, o leitor tem que digerir os poemas. Eu posso não ter me interessado pelo livro, mas amei as ilustrações, deu vontade até de fazer um pôster daquela gaiola pra botar na minha parede! Hahahaha

    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Eu também não tinha o hábito de ler poesia, mas ultimamente estou me deixando levar. Os autores brasileiros tem dado o seu melhor cada vez mais. A obra tem um arsenal grande de poemas, são 70? Nossa. É inevitável nãp se sentir tocada para uns e outros não. Ao passo que lemos refletimos e nos achegamos as memórias e murmurios de como o autor conseguiu escrever coisas tão lindas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bem?? Olha, eu adoooooro poemas e poesia, MESMO! Sempre que tenho oportunidade compro um livro, mas acho que a tua dica é super bacana. É legal ler poesia e poema mas algumas pessoas perdem a paciência, então ter um livro do tipo sempre à mão para ler quando precisar ou quiser, sem prazo certo para terminar, pode acabar atraindo mais leitores! Adorei o poema "Martírio"! Bjossssss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Capa interessante, não conhecia a obra. Perdi um pouco o contato com poesia desde a minha adolescência, onde eu mesma escrevi alguns. As ilustrações são tão bonitas quanto as palavras, parecem ser poesias muito boas e que prender o leitor.

    Ótima resenha!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  20. Oieee
    Tudo bom?
    Mesmo você tendo gostado eu vou declinar a leitura, por se tratar de um gênero que não me atrai, mas sua resenha está maravilhosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Ola lindona adorei a edição do livro, confesso que faz tempo que não leio um livro de poemas, gostei muito de Martírio, fiquei curiosa com os demais poemas. dica anotada para ler e sair um pouco de minha zona de conforto. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  22. Cada vez que vejo uma resenha de livros de poesia me perguntou qual o motivo de eu não dedicar um pouco mais de tempo e ler mais do estilo.
    Pelas fotos, a diagramação ficou linda - e adoro quando existe essa preocupação mesmo em ebook.
    Concordo quando você diz que um livro de poemas tem que ser lido com calma, como apreciamos um bom vinho, e pelos seus comentários esse me pareceu um livro daqueles para se ter e se cuidar, lendo e relendo várias vezes :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  23. Oi Helo, tudo bem?
    Não sou o maior fã de poemas, mas esse tipo de livro, que a gente lê aos poucos sempre acrescenta algo em nosso cotidiano. Adoraria me aventurar por esse livro, mesmo não apreciando muito o seu gênero

    ResponderExcluir
  24. Olaá Heloisa...
    Que resenha mais linda! Parabéns...
    Confesso para você que não sou uma pessoa acostumada a ler livros de poemas, mas o seu cuidado na resenha, as fotos e as citações me deixaram tão encantadas que eu de fato leria esse livro

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    Fico feliz que a obra tenha lhe tirado da zona de conforto de uma forma positiva.
    Confesso que também não tenho o hábito de fazer leitura de poemas, mas achei a premissa bem interessante, com as ilustrações dando um toque a mais na obra e me agrada muito saber que a diagramação está impecável mesmo sendo a obra em formato digital!
    Acredito que realmente é uma leitura para se apreciar e não simplesmente engoli-la.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir