23 janeiro 2017

Resenha- Elde



Titulo: Elde
Autora: Glauco Lessa
Editora: Arwen
Skoob / Goodreads
Páginas: 197
Onde comprar: Arwen Books

Elde sempre teve suas próprias convicções sobre o amor, apesar de ser princesa da cidade-estado de Adelaide e estar prometida a um príncipe que nunca conheceu. Entretanto, no dia de seu casamento, o destino de Adelaide é drasticamente modificado pelo inesperado e devastador ataque de Vulcano, um dragão vermelho impiedoso que está à procura de seu filho.
Única sobrevivente da realeza, Elde precisará ponderar seus desejos e deveres. Em meio a escombros, traições e muita dor, ela terá de aprender a liderar seu povo por conta própria.











Elde é o primeiro livro do autor Glauco Lessa. Antes de ganhar versão física, sua versão digital passou por plataformas como o Wattpad. Atualmente, o livro foi relançado pela Editora Arwen, tanto físico quanto digital.

Eu sempre temia leitura de ficção e fantasia nas leituras nacionais, por não conseguir me ater ou encontrar algo novo. Poucos são os autores que conseguem criar um mundo diferente quando se trata do universo de elfos, fadas e dragões. Desse modo, quando estava realizando a leitura da obra, não pude deixar de notar traços inovadores, como por exemplo: Elde, a princesa do seu reino, virar a fênix. Antes que isso acontecesse, a jovem sempre fora criada para ser esposa troféu.

A obra em si é narrada por Lazarsfeld, um elfo dedicado ao seu serviço, que sempre fora apaixonado por Elde. É por ele que conhecemos o nascimento de Elde, suas desventuras, como também a reciprocidade do amor que há entre eles. Como se não bastasse os problemas do reino, ela estava certa de que nunca seria de Lazarsfeld, a menos que fugisse.

Pelas descrições do próprio narrador, tudo ia bem para que no dia do casamento de Elde, ambos fugissem para longe da cidade de Adelaide, mas nada sai conforme o planejado. Um terrível inimigo de nome Vulcano, dragão temido, ataca a cidade e destrói tudo que vê pela frente. Após este incidente, Elde recebe a terrível noticia de que os membros da família real estavam mortos, restando apenas ela própria para assumir o trono. Sim, ela é a nova rainha.

"Quando o sol mostrou seu rosto para Adelaide completamente destruída, só havia olhos para uma pessoa: a princesa sobrevivente..." p.21

O mistério ainda permanece e ninguém sabe ao certo o que Vulcano queria ao destruir a cidade daquela forma, por isso a nova missão está para ser lançada: Elde deve descobrir as motivações do dragão, ao mesmo tempo que terá que descobrir a si mesma. Antes, o amor unia Lazarsfeld e a jovem Elde, agora os separa para que ela possa cumprir o seu destino. Afinal, o que ele tem reservado para essas duas vidas?

O enredo em si da obra não é cansativo, porque compreendemos o percurso seguido pela protagonista. Quando li o livro O Hobbit, era muito dificil compreender algumas falas de personagens ou mesmo algumas partes do enredo, por conter detalhes e informações demais sobre o mundo élfico. Em Elde, o que ocorreu foi o oposto, apesar de 263 páginas, a estória acaba bem antes. Outras páginas são dedicadas a um bônus, para que possamos entender quem de fato era Vulcano, e os reinados após esses acontecimentos.

Enfatizo que os extras devem ser lidos, para que possamos ter uma breve compreensão sobre os reinados e os inimigos que percorriam a cidade de Adelaide. O fato de ser narrado em terceira pessoa dá uma credibilidade maior a obra, pois, nessa parte, as estórias ganham um tom jornalistico e histórico.

Não cheguei a ter contato com o livro físico (bem queria), mas a capa é maravilhosa, o que me atraiu à primeira vista. Mesmo lendo através do Kindle, a leitura é dinâmica e flui de forma tranquila. Não é uma obra que destrói seu coração ou uma escrita que te faça ler rapidamente, mas para os fãs de fantasia, é um enredo inovador que agrega novos valores ao mundo de elfos, dragões e lendas, como a fênix. Recomendo para quem também deseja conhecer superficialmente esse universo que encanta seguidores e leva legiões de fãs ao delírio com os livros de O Senhor dos Anéis ou O Hobbit.

20 comentários:

  1. Ola Amanda, amo livros de fantasia,essa capa está linda demais, a premissa do livro me interessou bastante, assim como os pontos ressaltados em sua resenha.Amo elfos,dragões, Fênix,pelo visto o autor criou um mundo bem trabalhado e com personagens cativantes. Dica anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro, e não sei como ainda não tinha ouvido falar dele. A principio, fiquei apaixonada pela capa, que é linda demais, mas sua resenha me despertou uma real curiosidade e gostaria mesmo de ler. Os elementos que você destacou são muito instigantes para mim... adicionei na lista de desejados!
    Boas leituras :)
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Amanda!
    Não sou muito fã de fantasia, mas fico feliz que você tenha curtido a leitura e torço para que o livro físico chegue em suas mãos. É sempre bom ter na nossa estante aquele livro querido.
    Como você curte fantasia, vou te dar uma dica de livro. Procura saber sobre o livro "A Vilashi e os Dragões", da série Almakia. Como eu disse, não curto muito fantasia. São poucos que me prendem e esse é muito bom. ;D
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  4. Oie! Tudo bem? Amei a capa desse livro, e é mais um da minha listinha de desconhecidos, mas infelizmente por mais bem que você tenha falado do livro, não consegui me prender na história dele, então acredito que por hora não irei realizar a leitura dele!
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. A Arwen manda bem demais na arte gráfica!!! Essa capa está linda. Gostei do enredo e fiquei curiosa com o mistério e como será a resolução. Acho que será uma leitura encantadora.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Amanda,

    Vi o lançamento desse livro no site da editora e fiquei bem intrigada pela premissa. Eu amo livros de fantasia, então tenho investido pesado em obras nacionais do gênero, até que tenho me surpreendido muito para ser sincera, mas por vezes vemos coisas repetitivas e isso desanima um pouco sim. Achei incrível a princesa de transformar em uma fenix e essa guerra prestes a eclodir, é no mínimo inspiradora. Vou anotar essa dica e incluir esse livro no meu carrinho de compras futuras.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  7. Oi, bacana saber que é um enredo inovador, isso é extremamente importante no cenário nacional. Também gostei desses extras que ajudam numa maior compreensão.

    ResponderExcluir
  8. Oi Amanda,gosto de livro do gênero de fantasia porém não fiquei muito curiosa por essa história e o que também não contribui é a história ser em terceira pessoa que apesar de nos dar uma visão completa, não é meu estilo de leitura preferido. Porém devo indicar para algumas amigas que também gostam do gênero.Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oiee
    Tenho percebido muitos autores nacionais se aventurando no mundo da ficção e fantasia, e não tenho me decepcionado com suas histórias!
    Achei legal o autor colocar esse bônus de explicações sobre o dragão para que o leitor não fique muito perdido.
    E já que você fez essa comparação com o mundo de Tolkien, fiquei ainda mais interessada!
    Espero que eu tenha a oportunidade de ler esse livro também!
    Um beijo!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu adoro fantasia, mas esse livro não me chamou muito a atenção, acho que justamente por a história acabar cedo demais e depois ser só extras. Acho Extras em um livro super legal, mas isso quando personagens importantes são desenvolvidos dentro da história e tem um capítulo a mais a título de curiosidade, não dessa maneira que o autor fez.
    Infelizmente, isso me fez perder a vontade de conferir a obra.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Parece ser uma leitura bem legal, Amanda. Gostei da capa e dos pontos que enumerou na resenha, assim como o enredo. Concordo que em muitos enredos ficamos perdidos com tantas informações que acabamos não nos ligando na estória. Interessante também as explicações separadas nos extras.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  12. Oi, Amanda!
    É muito difícil mesmo achar bons livros nacionais relacionados ao gênero fantasia, eu li alguns que gostei bastante, é sempre bom quando o autor traz algo inovador para a história. Ainda não conhecia esse livro, mas o fato do autor ter trazido algo diferente, me deixa curiosa para conhecer a obra.
    E também porque gosto de narrativas em 3° pessoa, acho que seria uma leitura bem proveitosa para mim!
    Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu sou um desse apaixonados por fantasia, e fiquei encantado por este enredo. Realmente é bem inovador e diferente do que vemos por ai. Não sei se leria o digital, como são muitas páginas prefiro o fisico. A capa está lindíssima e muito bem trabalhada.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Amanda

    Que bom que você conseguiu enxergar inovação na história. Achei uma história bem curta, pelo que eu entendi são 197 páginas de história e o restante é bônus, é isso? Bom, 197 páginas me parece muito pouco para o enredo apresentado, mas aí eu tenho que ler pra saber, né?
    Adorei esse negócio dela virar a fênix! E essa capa é maravilhosa!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Depois de ter lido o senhor dos anéis,não li mais nenhum livro que tivesse como personagens os elfos. Por isso me interessei bastante pelo livro.
    Parabéns mais uma vez pela divulgação de autores nacionais.

    ResponderExcluir
  16. Olá! Que bom que o enredo não é cansativo e temos uma compreensão sobre os reinados. A capa realmente é maravilhosa. Adorei conhecer o livro e saber sua opinião sobre ele. Já coloquei ele na listinha de livro que quero ler. Beijos'

    ResponderExcluir
  17. Capa maravilhosa, mas que infelizmente não faz muito meu gênero. Quem sabe um dia eu dou uma chance a obra? Com certeza vou me lembrar de ler os extras para poder ter uma maior compreensão da história. Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Amanda! ^^
    Vejo que esse é mais um novo lançamento da Arwen. Ainda não conhecia o mesmo, mas como era de se esperar adorei a capa e pela sua resenha acredito que a história seja muito boa. Estou acostumada a ler livros de fantasia, mas não de dragões e elfos, então esse com certeza irá me agradar!

    Beijos e até logo! ;)

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bom?
    Não conhecia o autor nem seu livro, mas fico feliz em saber que a Arwen está investindo cada vez mais nos autores nacionais. Bem, quanto ao livro, não faz muito meu gênero de leitura. Nunca tive interesse em Senhor dos Anéis, O Hobbit nem nada assim, então acho que não seria uma leitura para mim. Entretanto, é uma obra ótima para quem está começando a se aventurar nesse mundo né? Ainda mais por ser menos cansativa que as anteriormente citadas e com extras que acabam por complementar o entendimento. Adorei a resenha e vou guardar a indicação para meus amigos que curtem fantasias.

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  20. Não dou fã de Senhor dos Anéis ou Hobbit, mas gostei da sua resenha e dessa explanação, e como vc mesma sugeriu, acho uma ótima oportunidade para conhecer um pouco desse universo. Espero gostar.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir