13 outubro 2016

Observatório Literário #1 - Hype Literário


Oi gente! Hoje eu vim falar com vocês sobre hype, livros e a forma como lidamos com a expectativa. Muitos de vocês estão familiarizados com o termo, mas para quem ainda não entendeu muito bem o que significa, hype é aquele estouro em cima de alguma coisa “x”. É quando esse “x” ganha visibilidade rapidamente e em grande proporção, todo mundo está falando, comprando, lendo, assistindo, vestindo e assim por diante. É o que o pessoal costuma chamar de “modinha”, mas este se tornou um termo quase que pejorativo (e é assunto para outra oportunidade), então prefiro não usar como sinônimo.

Existem, é claro, diferentes níveis de hype, por exemplo: quando falamos de hype em livros, podemos nos referir aqueles que todo mundo está falando bem (ou mal) no nosso meio literário (grupos, blogs, booktubers, etc.) ou aqueles que estouraram tanto que até as pessoas que não tem o hábito de ler estão aderindo (quem lembra da febre que foi A Culpa É das Estrelas?).


Quando um livro entra em hype como “incrível, surpreendente, você precisa ler isso, o melhor livro de todos os tempos, o Guerra e Paz da atualidade (só que não)”, é comum que alguns leitores joguem as expectativas lá em cima e peguem o livro com luvas de silicone (para não estragar) como se fosse um objeto divino. Exagerei? Pode ter certeza que sim, vamos falar sobre essa expectativa.


Resenha - Um Amor do Passado




Na adolescência, Mariana engravida de Renato, seu primeiro amor. O rapaz, por sua vez, deixa a cidade depois de tomar conhecimento do fato. A mãe de Mariana busca uma “fazedora de anjos” para pôr fim à gravidez da filha, sem saber que essa atitude desencadearia consequências sérias.
Anos depois, Renato reaparece na cidade e traz à tona as lembranças que tanto atormentaram Mariana. Ela agora está casada com José, que desconhece o passado da esposa. Deveria ela contar a verdade ao esposo?
Enquanto isso, no invisível, Fernando, o espírito abortado, trama o mal daqueles que impediram seu nascimento. 




 Livro: Um Amor do Passado
336 páginas || Skoob || Cortesia: Petit Editora || Onde comprar





Resenha - Confissões On-line #2






Mariana Prudente realizou seu maior sonho: fazer intercâmbio. Depois de dois meses de muito aprendizado e diversão no Canadá, ela voltou para casa, mas, dessa vez, é Arthur quem parece distante. Para completar, além de não ter a menor ideia do que fazer com o próprio futuro, Nina, sua melhor amiga, está de malas prontas para fazer faculdade em outro estado. Mari, então, mais uma vez faz de seus vídeos o lugar ideal para extravasar e falar sobre seus anseios e sua rotina diária. O canal Marinando ganha cada vez mais acessos e vira um fenômeno na internet. Com a sua vida virtual dominando a real, Mariana ainda precisará acertar as contas com o passado e enfrentar quem não está feliz com o sucesso dela. Mas, com a ajuda de uma nova amiga, Mari conseguirá enfrentar os momentos bons e ruins dos próximos meses e, finalmente, descobrir quem ela realmente é.
                                                                               
Livro: Confissões On-line #2: Entre o real e o virtual
203 páginas || Skoob || Cortesia: Editora Generale || Onde Comprar