29 agosto 2016

Resenha - Antes que eu me vá






Lara é uma garota como qualquer outra de sua idade: engraçada, bonita, dona de um sorriso contagiante e um carisma incrível. A única diferença de Lara para as outras garotas é que Lara está morrendo. E ao saber que está morrendo, Lara quer apenas viver. O que fazer quando não há mais o que fazer? Lara descobrirá junto com seu melhor amigo e companheiro de anos, Gui, que a resposta é simples: aceitar é o primeiro passo para não sofrer.

Livro: Antes Que Eu Me Vá
62 páginas || Skoob || Autora: Independente || Onde comprar






"Esse não é um conto de fadas. Não é também um romance. Não chega nem perto disso, na verdade. Isso é o mais próximo da realidade que uma história pode chegar e é exatamente por isso que ela é linda."

Antes que eu me vá é um livro que relata os últimos dias de vida de Lara, uma moça que está com câncer terminal. Ela começou a sentir dores de cabeça e quando foi ao médico foi constatado que ela possuía não um, mas sete tumores no cérebro. Esse diagnóstico impossibilita qualquer tipo de intervenção, a não ser um tratamento para a diminuição dos sintomas. Após passar um tempo no hospital, ela decide que prefere viver os últimos dias de sua vida sem medicação, para que não fique debilitada em uma cama de hospital.

"(...) a vida é uma grande lição: há beleza em tudo ao nosso redor, até no sofrimento. Porque é durante o sofrimento que enxergamos o que há de melhor em cada um de nós, o que em nós é importante, o que é essencial. Nós só precisamos de coragem para encarar os desafios, mesmo que o desafio seja a morte. Tudo apenas depende do nosso modo de ver as coisas."

Esse fato faz com que ela tenha menos tempo de vida, entretanto, pode viver o pouco que lhe resta. Voltando para casa, ela se dedica a ficar o máximo possível com Gui, o seu melhor amigo, e com Capitu, sua cachorra.

"Porque existir é bom, mas viver... Ah, viver é incrível."


[ - Minhas Impressões - ]


Esse livro apesar de ter um enredo bem comum na literatura contemporânea, me surpreendeu em alguns aspectos. Todo livro que leio, tenho o hábito de ir destacando passagens do texto para possíveis menções, mas dessa vez, eu destaquei quase uma página inteira. Sério, em cada página tinha uma citação que merecia ser destacada.

Se trata de um livro que fala abertamente sobre a morte, mas que celebra a amizade. A proposta da autora em evidenciar os laços de amizade entre Gui e Lara são bem nítidas, principalmente pelo fato deles morarem juntos há anos e nunca ter existido interesse amoroso por parte de nenhum deles. Isso é muito legal, porque sempre partimos da premissa de que amizade pura entre homem e mulher não existe. Essa ideia cai por terra nesse breve conto da Cássia Carducci.

Lara é uma personagem forte que está passando pela fase mais difícil de sua vida, mas que consegue canalizar muita segurança para o Gui. Como ela não tem família, ele é seu único contato e sua única preocupação. Além dele, Lara também interage com Capitu, sua cachorra. Já o personagem Gui, demonstra ter muita dificuldade em aceitar o destino de Lara. É muito bonito ler as interações e o amor fraternal existente entre os dois personagens.

O livro está disponível apenas em e-book, é bem curtinho, mas vale muito a pena ser lido. É claro que mexeu com minhas emoções, comecei a chorar a partir da metade. Eu ainda não conhecia a autora, e me agradou muito. Ela escreve muito bem, não encontrei nenhum erro de ortografia, formatação, ou qualquer outro.

Fica a sugestão para escrever um livro sobre o personagem Gui, seria uma estória de superação muito comovente, que com certeza eu iria ler.

Resenha - Bela Distração



Cami Camlin é uma garota intensa e independente, dona do próprio nariz desde a época do ensino médio. Agora, cursando a faculdade e trabalhando como bartender no The Red Door, Cami não tem tempo para nada, até que uma viagem para visitar seu namorado é cancelada e, pela primeira vez em quase um ano, ela tem um fim de semana de folga.
Trenton Maddox era o rei da Universidade Eastern. Os caras queriam ser como ele, as mulheres queriam domá-lo. Mas, depois de um trágico acidente virar sua vida de cabeça para baixo, ele deixa o campus para lidar com a culpa esmagadora.
Um ano e meio depois, Trenton está morando com o pai e trabalhando em um estúdio de tatuagem para ajudar a pagar as contas. Justamente quando ele pensa que sua vida está voltando ao normal, nota Cami sozinha em uma mesa no Red Door.
Como a irmã mais velha de três caras de pavio curto, Cami acredita que não terá problemas para manter a amizade com Trenton no nível estritamente platônico. Mas, quando um Maddox se apaixona, é para sempre — mesmo que Cami possa ser a razão para que a já fragilizada família Maddox desmorone de vez.

 Livro: Bela Distração - Irmãos Maddox #1
304 páginas || Skoob || Editora: Verus || Onde Comprar