16 novembro 2016

Resenha - A Guardiã de Muiraquitãs #2




Neste segundo volume da 'Série As Aventuras de Tibor Lobato', Sátir desaparece e seu irmão Rurique junto com Tibor Lobato partem em busca de pistas, numa jornada que envolve viagens subaquáticas, cidades fantasmas, ataques de lobisomens, botos e filhotes de saci. Quando os garotos pensam que as coisas não podem piorar, recebem um aviso da Guardiã de Muiraquitãs de que o último amuleto, que poderia garantir a vitória sobre a Cuca, foi roubado. Os rumores são de que o suposto ladrão é um forasteiro que ronda a Vila Serena, gerando muitas suspeitas e ainda mais mistérios.





Título: A Guardiã de Muiraquitãs
335 páginas || Skoob || Cortesia: Autor Parceiro || Onde Comprar




Se você ainda não leu a resenha do primeiro volume, O Oitavo Vilarejo, ela se encontra aqui.

Depois de uma Quaresma muito agitada, Tibor vê sua vida completamente parada. Um ano se passou desde que Tibor chegou no sitio de sua avó Gailde. O tempo no orfanato já é passado, agora ele está com a vida completamente tranquila... Tranquila até demais! As lembranças da Quaresma passada são únicas e estão completamente vivas na mente do garotinho, que agora implora por novas aventuras.

Tibor está super irritado por estar demorando tanto para ter novas aventuras. Ele sabe muito bem as quase-tragédias que aconteceram na Quaresma anterior, mas para ele nada importa, se ao menos tivesse mais aventuras. Mas ditado de vó sempre cai bem nessa hora, né? E o conselho da vovó dessa vez é: "Cuidado com o que deseja, Tibor!"

Os acontecimentos estranhos se dão início antes mesmo da Quaresma começar, com um convite pra um festa na casa dos Bronze e uma visita estranha do Sacireno, na qual tem uma conversa bem estranha com a D. Gailde. Nas primeiras horas de Quaresma tudo acontece de um jeito bem diferente, começando por todos os convidados da festa dos Bronze estarem envenenados e a procura de uma das melhores curandeiras: A vó Gailde.

Mas os acontecimentos não param por ai, ainda temos a Rosa Bronze. A menininha da cidade, super encantadora e que rouba o coração de Tibor e deixa Sátir com ciumes do irmão. Mas o que ninguém sabia é que Sátir iria sentir tanto ciumes, capaz de fazê-la fugir de casa e deixar para trás apenas um bilhete dizendo adeus.

Inconformado com a situação da irmã, Tibor e Rurique (com uma participação de Rosa) saem em busca de Sátir e no caminho acabam encontrando muito mais do que esperavam, muito mais que histórias legais para se contar. Aventuras e verdades o esperam, e agora Tibor?


O segundo livro de As Aventura de Tibor Lobato é um prato cheio de toda a nossa cultura maravilhosa, uma história bem explorada com personagens fantásticos e aventuras inesquecíveis. Quando o exemplar chegou na minha casa eu não conseguia me segurar de vontade de começar, estava com abstinência de Tibor e de suas aventuras. Falar que o livro me surpreendeu e me deixou fascinada, seria pouco.

O autor explorou ainda mais o folclore nesse livro, trazendo personagens já citados no outro livro e também muitos outros. Rosa Bronze é um personagem que me cativou desde que apareceu, a menininha veio para balançar o coraçãozinho de Tibor e teve (assim como os outros personagens) um papel fundamental para o desenvolver da história. Tibor está mais maduro, mais corajoso e também mais teimoso.

Rurique também está mais maduro e desde o inicio senti uma cumplicidade com Sátir que não tinha no outro livro, ele está ainda mais ativo nas aventuras e ajuda ainda mais Tibor na sua busca por Sátir. Os personagens secundários são tão incríveis quanto os principais, todos eles deixam um gostinho de quero mais e fazem de suas participações no livro marcantes e sensacionais.


O livro é escrito em terceira pessoa e eu não achei erros de gramatica em nenhum momento. A capa está tão linda quanto a primeira e não deixa nada a desejar, tem tudo a ver com a história. As paginas são amareladas e a fonte é ótima para a leitura. Nesse livro podemos sentir uma narrativa um pouco mais madura que o primeiro livro, porém continua fluida e marcante.

O livro é super bem escrito e a história é intrigante e fascinante, te deixa em um mundo maravilhoso e totalmente brasileiro. Adoro o fato de ter a nossa cultura. Eu recomendo a todos que são loucos por nossa cultura/folclore; gostam de muitas aventuras e personagens bem desenvolvidos. Super recomendo, tanto o primeiro livro O Oitavo Vilarejo, quanto o segundo A Guardiã de Muiraquitãs.

22 comentários:

  1. Olá Giovanna
    Eu ainda não conhecia, e nem li a resenha do primeiro por não ter conhecimento mesmo. Li poucos trechos da sua resenha até mesmo para não saber muito, pois irei querer ler o primeiro. Gostei do estilo, pelo que pude compreender a ambientação me agrada bastante, especialmente em questão de cultura, folclore e afins.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha e saber de todo este cenário baseado na nossa cultura, nosso folclore, nossas mitologias. Acho que este universo é rido de possibilidades e pelo que você considerou na resenha, acredito que foi bem desenvolvido.
    Adorei a dica.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas já li resenhas do anterior, que me convenceram a ler!! :) E e o que farei assim que eles foram publicados por ca! :) ahah

    Ainda bem que gostaste e deixaste-me ainda com mais curiosidade, se a historia e assim tao empolgante e bem construída!! :) Espero poder conferir..! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, apesar de não fazer muito meu estilo eu amei saber que a editora tomou cuidado com a revisão, com a capa e sobretudo gosto de livros que fogem do clichÊ escrito em primeira pessoa. Tenho até uma amiga que fala que um escritor de verdade escreve em terceira pessoa. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oii!!
    Eu não conhecia os livros ainda. Confesso que amo histórias que envolvem nosso folclore. Ainda acho que, devia ser bem mais explorados por nossos autores nacionais.
    Fiquei curiosa para saber exatamente o porque a irmã de Sartir ficou com tanto ciumes assim a ponto de fugir. Será que deu muito trabalho para encontra-la? Fiquei bem interessada na leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Eu não conhecia o livro. Mas fantasia é meu gênero favorito de livros e saber que é baseado no folclore brasileiro é maravilhoso.
    Com certeza entrou para a lista.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Já li a resenha do primeiro livro em um outro blog e apesar de gostar muito da atitude do autor em usar a nossa cultura, que é riquíssima em todos os detalhes, em predominância na história não me senti atraída pela trama e pelo enredo. Ainda assim fico contente em saber que o livro é muito bem escrito e com personagens bem desenvolvidos e já sei de várias pessoas que iriam gostar de o ler.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  8. Olá Giovanna,
    Que bom que a leitura desse segundo volume foi tão agradável para você!
    O primeiro volume está na minha lista de desejados, pois tenho curiosidade de saber como o folclore é trabalhado e apresentado, já que nunca li uma obra que tem um pouco dessa temática. Legal o autor ter trazido novos personagens para esse segundo volume, pois isso parece ter dado um ar melhor para a obra.
    Claro que vou anotar a dica da continuação, já que quero ler tanto o primeiro livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Giovanna, tudo bem?
    Estou super animada e ansiosa para conhecer a série, já que muitos andam falando tão bem e também por além de ser nacional, envolver a cultura brasileira na história. A escrita do autor deve ser incrível e os personagens, cativantes. Fiquei curiosa sobre como os personagens vão amadurecendo e como os novos que vão aparecendo fazem a diferença na história. Com certeza os livros estão na minha lista de desejados, adorei a sua resenha.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  10. Olá!!
    Aiii eu amo folclore e não conhecia essa série, já quero muito, tipo agora! As histórias parecem ser bem interessantes e instigantes, estou muito curiosa, de verdade, para ler os livros. Gostaria muito de ter conhecido bem antes, mas já vou procurar hoje mesmo pelo primeiro livro. Que demais, adorei!
    Beijos,
    Nay
    http://travelingbetweenpages.blogspot.com.br/2016/11/resenha-ponto-de-impacto.html

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu não conhecia ainda o livro anterior e nem o autor, mas achei simplesmente sensacional o autor criar um livro de fantasia com elementos do nosso folclore. Fiquei super entusiasmada e saber que esse segundo volume é tão bom que nem o primeiro me faz ficar com ainda mais vontade de procurar a série para ler. Amei a dica e a resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Não sabia que o livro 2 já tinha saído e nem li o primeiro ainda! E bom quando pegamos um livro onde identificamos nossa cultura, pois são poucos os livro s em que vemos isso atualmente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Desconhecia ambos os volumes, mas adorei as capas! Quero muito conferir se combinam com a trama como você disse.
    A premissa é bem interessante e saber que não apresenta nenhum erro já me deixa muito feliz porque sou um pouco perfeccionista e isso me incomoda um pouco no decorrer da leitura.
    Fiquei bem intrigada com o enredo e quero muito conhecer a escrita do autor e os personagens que ele criou, afinal parecem ser muito cativantes. Tibor é um aventureiro de nascença e não vê a hora de mais aventuras, isso é bem legal.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia essa série e a capa me lembrou muito a de Percy Jackson, por conta do design. Mas falando sobre a história, eu confesso que não costumo ler livros assim, mas gostei de saber que é sobre o nosso folclore e cultura. Além disso, os personagens parecem ser bem cativantes e desenvolvidos mesmo. Enfim, apesar de não ser um gênero que costumo ler, eu fiquei curiosa e vou marcar a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  15. Sempre fico muito feliz quando vejo indicações de livros brasileiros, e achei a premissa dessa saga interessantíssima pelo fato de envolver a cultura folclórica brasileira, vou buscar pra ler em algum momento. Parece ser enriquecedor <3

    ResponderExcluir
  16. Olá Giovanna,

    Gostei muito da sua resenha e do livro, pois não conhecia nem o autor e muito menos a história, apesar disto me interessei bastante com o enredo, já que amo folclore

    ResponderExcluir
  17. Oi Giovanna!
    Eu já tinha lido uma resenha do primeiro livro dessa série e tinha me interessado bastante. Adoro histórias de aventura e fantasia, e curti demais o autor colocar o folclore brasileiro como foco principal.
    Não é algo muito comum a gente ver livros brasileiros de fantasia escrevendo sobre a nossa cultura e isso eu gosto demais. E fico muito contente de saber que o segundo é tão bom quanto. Estou bem ansiosa para ler.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/11/um-livro-sem-pretensao-de-assustar-mas.html

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    A capa, como disse a Larissa, lembra MUITO a série Percy Jackson e os Olimpianos. Mais do que isso, a premissa do livro é nada menos que MARAVILHOSA, considerando o nosso riquíssimo folclore que com certeza deveria ser muito melhor explorado pelos autores embora atualmente se veja um significativo aumento do uso das nossas lendas e mitos na literatura, como tem feito o Felipe Castilho com a série dele "Ouro, Fogo e Megabytes".
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Olá, o livro realmente não me chamou atenção mas pela sua resenha você parece ter gostado demais dele, sentimos seu entusiasmo nas suas palavras, curto fantasia mas não são todas que me agradam infelizmente, espero que o próximo volume seja tão bom quanto e que continue deixando você feliz assim

    ResponderExcluir
  20. Oi, Giovana

    Eu tenho muita vontade de comprar esses livros para o meu sobrinho de doze anos, mas estou esperando uma promoção. Eu acho a proposta muito juvenil, por isso não leria, mas agora meu sobrinho está escrevendo pro blog e acho que ele adoraria essas histórias. Acho muito legal o autor abordar o nosso folclore, que é tão rico, cheio de lendas! Desejo muito sucesso para ele!

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oiie, tudo bom? Eu li alguns comentários bem bacanas sobre esses livros e fiquei curiosa, principalmente pelo tema, folclore brasileiro, que infelizmente é tão pouco explorado na literatura atual. Coloquei nos desejados e espero poder ler em breve. Adorei a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. OI querida,
    eu li a primeira resenha e até gostei, mas vou me aventurar na série. Gostei do ambiente do livro e dos personagens. Fico muito feliz que você tenha gostado do livro, é sempre ótimo embarcar em uma leitura fofa que termina deixando um sorriso no rosto da gente.
    P.S Acho que todo o meu receio da leitura seja por causa do gênero :(

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir