30 outubro 2016

Resenha - Sou Fã! E Agora?




Fã que é fã adora conversar, discutir, interagir. Mas nem sempre temos por perto um amigo tão fanático quanto a gente para desabafar. Foi pensando nisso que Frini Georgakopoulos, uma fã de carteirinha, escreveu este livro: um manual de sobrevivência voltado para quem é apaixonado por livros, filmes, séries de TV… Com uma linguagem rápida e divertida, Sou fã! E agora? é uma mistura de artigos breves e atividades interativas que convidam a refletir sobre os motivos para curtirmos tanto as histórias, além de ajudar a descobrir o que fazer com todo esse amor: criar seu próprio cosplay, escrever uma fanfic, organizar um evento, começar um blog ou canal e muito mais!






Título: Sou Fã! E Agora?
160 páginas || Skoob || Cortesia: Cia das Letras || Onde Comprar









Você é fã de algo? Tão fã que acaba falando muito sobre isso? E se sente incompreendido pela maioria das pessoas? A autora Frini escreveu esse livro para você, para todos aqueles fãs que são incompreendidos pela sociedade.

Em seu primeiro livro, a jornalista Frini Georgakopoulos fala tudo sobre o universo de fãs de livros, desde ships até Fanfics, falando sobre como organizar um evento de livros, até preconceito literário. A autora veio na missão de mostrar que nós fãs, doidos por literatura, somos normais e mesmo que não formos, ainda sim, somos maravilhosos e compreendidos uns pelos outros. Afinal, quem mais entenderia um ship de algum livro se não fosse doido por aquele livro também? Quem mais entenderia a dor e/ou o alivio de ver uma Fanfics acabar, ou uma trilogia?

Frini coloca todo o mundo da literatura em um livro, explica o que é a literatura YA, fala sobre a Bienal do Livro, sobre cosplay's, sobre as coisas clichês em um livro e muitas outras coisas. O livro é recheado de informações e também tem umas atividades interativas.

O livro é repleto de coisas fofas e é totalmente a par do mundo da literatura. Ele é super divertido, mas também trata de coisas que precisam mudar como o preconceito literário, hoje em dia muitas pessoas não leem um livro porque é de um certo autor ou por falar de tabus da sociedade.

Outro ponto positivo dele é a linguagem da autora, uma escrita informal, mas que não é forçada e isso acaba aproximando os leitores. Ela escreve de uma forma que parece ser mais um diálogo do que um monólogo. Em vários momentos me peguei respondendo perguntas ou argumentando algo (risos).

A diagramação dele é incrível, as cores vivas ficaram ótimas; o verde com roxo foi uma ótima combinação. A capa está muito legal, com símbolos fazendo referência a algumas histórias. O livro é repleto de cor e também tem algumas coisas interativas. A letra está em bom tamanho, as páginas são amareladas e algumas são coloridas.

O livro não faz muito o meu estilo e confesso que não compraria, por não me interessar muito. Porém
recomendo a vocês que gostam de estar por dentro da literatura e de conversar sobre isso de uma forma informal, recomendo também a aqueles que são fãs (assim como eu).

28 comentários:

  1. Olá Giovnanna
    A Frini está de parabéns por seu livro e merece todo o sucesso, especialmente por conta de seu trabalho. Eu não a conheço pessoalmente, mas já sei que ela se dedica bastante no que faz. E claro, estou curiosa demais para conferir esse livro, que a principio, já me deixou encantada por conta dessa capa, que ficou linda. Deve ser muito fofo e com certeza gostaria de ter um exemplar na minha estante! Quem não é fã de algo né?!
    Beijos, Fer - www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Confesso que o livro também não faz parte o meu estilo e por isso não me interessei por ele.
    Mas achei interessante a proposta da autora. Acaba meio que sendo um "guia" para leitores com todas as informações que traz.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Amei a diagramação desse livro, pelas fotos parece ser muito caprichada. Linda!
    Bom, assim como você, esse não é um tipo de livro que eu leia, mas acredito que ele deve ser muito bom para quem gosta de leituras leves, descontraídas e para quem é super fã de algum livro, anime, filme e etc... só quem tem esse tipo de amor pode entender.
    Abs e parabéns pela resenha!

    obs: As fotos ficaram lindas <3

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Conheci a Frini num evento da Campanhia das letras. Ela é super divertida e isso ela passa na escrita dela.
    Sou fã, mas não como a que ela descreve no livro hehhehe apesar de me deparar com algumas situações que poderia até pensar em fazer , como cosplay hehe
    Também não é muito meu estilo de livro, mas pela autora, até li!
    boa resenha
    bjss

    ResponderExcluir
  5. Oi Giovanna, eu preciso muito deste livro, porque sou aquele tipo de leitora que não sabe gostar de algo, ou eu amo ou eu odeio e acho que essa intensidade se qualifica para ser uma fã... rs
    Adorei a arte gráfica, o livro é uma graça.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Giovanna, tudo bem?
    Bom, preciso ser sincera, não é bem o livro que eu compraria só para ver ou aprender como ser fan, ou seja lá o que for. A escritora parece ser divertida e pelo que você escreveu o livro deve ser fofinho e tal. Mas não me fisgou. Só fan de tantas coisas, e quando gosto fico meio fanática, mas não sinto necessidade de ler um livro de como ser fan, se quero divulgar a razão do meu afeto, seja ele um livro, filme ou série de TV eu vou no facebook e compartilho...rsrs
    Prefiro fazer a coisa como antigamente, hoje em dia as pessoas querem fazer livros pra tudo, achei desnecessário. Sinto muito, mas é minha opinião.
    Obrigada pela dica, aposto que terá muita gente gostando e comprando o livro.
    Beijos!
    Viviane

    ResponderExcluir
  7. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mesmo nada!! :) Eu gostei da premissa do livro e do que ele promete trazer!! :)

    E claro que nos leitores somos desses faz incompreendidos! :) Primeiro, porque são poucos os leitores... e depois pelos nossos favoritos, que nem sempre são os mais populares!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Sim, já fui muito fã de algo e acho que na época esse livro cairia feito uma luva. Ainda assim, achei legal a autora tratar desses temas como o preconceito literário, infelizmente tem bastante. Adorei a diagramação e achei bem fofa, não sei se leria agora, mas gostei de poder ter conferido sua opinião!

    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Gi,
    Ainda não tinha visto esse livro é me chamou a atenção porter justamente a literatura como tema central. Gostei da forma que a autora conduz todos os nossos achismos literários de maneira clara e dinâmica, porque se tem algo nesse mundo que encontramos são pessoas cheias de preconceitos literários, então, para mim, seria incrível ler algo a respeito.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  10. Olá Gio.
    Nossa, eu sou muito fã!!!!
    Eu amo shippar até quando eu sei que vou errar feio rsrs.
    Esse livro com certeza é para mim.
    Adorei a resenha me deixou super animada para comprar e ler o livro e ganhar umas dicas de como fazer fanfics e cosplays.
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  11. Oi Giovanna,

    Apesar de achar a premissa bacana, não tenho nenhum interesse em ler esse livro. Me parece ser muito bobinho, muito enche linguiça para ganhar dinheiro. É claro que deve ter seus pontos positivos, como você os citou, mas é um livro que eu passo bem longe, porque sei que não faz meu tipo. Mas essa capa é bem bonita mesmo, achei ela linda!

    Parabéns pela resenha.

    beijos =)

    ResponderExcluir
  12. Olá amore,
    Não conhecia o livro até então... mas de cara já anotei a dica... que capa linda!
    Gostei do trecho escolhido pra foto, ameii!!!
    Beijokas
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  13. Estou com esse livro aqui na estante, e apesar de imaginar mais ou menos do que trata a obra, não sabia realmente o que encontraria, e pelo jeito tem bastante informação bacana. Gostei de saber que a linguagem é descontraída, deve ser uma leitura muito boa de fazer. Espero ler em breve!
    A edição é muito linda!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  14. Oie...
    Adorei sua resenha!
    O livro tem vários pontos que me agradam, como por exemplo essa escrita capaz de aproximar o leitor, porém, apesar de já ter tido meus momentos histéricos de fãs acho que não compraria a obra, pois, prefiro leituras mais complexas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi GI,

    muito diferente a ideia do livro, acho que ser fã de um filme, um livro, um youtuber acaba aproximando as pessoas, gerando amizades e contatos por um ponto em comum, o que é muito positivo. Legal também a autora se preocupar em tirar esse imagem de "maluco" que os fãs geralmente tem. Gostei muito do seu texto!

    Abraços,

    Tiago Valente
    avidaldia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Acho que esses livros assim não fazem muito o meu estilo, apesar de serem dicas muito legais, não consigo me prender a leitura...

    ResponderExcluir
  17. Olá, adorei o livro,realmente é uma proposta bem legal e jovem, muitos dos meus amigos e familiares não entendem a minha paixão por livros e me chamam de louca mas quando eu acho alguém que também é louquinho que nem eu, fico super feliz e esse livro pareceser ótimo para passar o tempo

    ResponderExcluir
  18. Olá Giovana... não conhecia o livro, mas ele parece ser bem interessante... ele também não faz muito o meu tipo de leitura, mas tai, eu tbm leria esse livo...
    Quanto a diagramação, pelas fotos pude perceber que é realmente linda...
    Parabens pela resenha.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Esse estilo de livro não faz muito meu estilo, acredito que seja mais um de curiosidades e nunca curti muito. Mas achei a edição muito bonita e acho uma ótima dica para fãs aficionados de algo, porque sempre se sentem incompreendidos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. oi, Giovana... é, acredito que esse livro tem um público em específico... comigo também não rolaria de comprar por não fazer meu estilo, mas poderia dar uma folheada por curiosidade em saber como a autora coloca em pauta essas questões sobre preconceito literário, as interações e Bienal do livro...

    as cores estão harmoniosas mesmo, acho que seria uma indicação para meus alunos...
    bjs...

    ResponderExcluir
  21. Oi Gio, tudo bem?? Assim como você, não é o tipo de livro que eu compraria, começando pelo meu ENORME preconceito literário já ia achar que não ia curtir, mas lendo tua resenha achei interessante a premissa pq eu sei o que é ser fã chata de algo e me sentir incompreendida kkkkkkk enfim, acho que é uma leitura divertida e quero conferir sim. Vai que né??? Bjosss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi, Giovanna

    Eu recebi esse livro da editora e lerei assim que for possível. Dei uma folheada nele e achei a diagramação fofa demais, só não sei se vou ter coragem de escrever nas partes que são pra escrever! hahahaha
    O livro também não faz o meu estilo, mas acho que será uma leitura divertida, por mais que não vá me acrescentar em nada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá Giih!
    Sabe que não me sinto assim com nada? Nunca fui muito fã de alguém e fiquei louca por essa pessoa, mas convivi com uma menina assim. Ela era fã da Dulce Maria e fez de tudo para ficar igual a sua ídolo. Agora, ela é fã do Wesley Safadão e o segue por todo o mundo. Essas coisas não entram na minha cabeça, mas, cada um é cada um.
    Gostei de saber que a escrita é informal e que aproxima o leitor, pois vejo esse livro como uma obra que pode gerar leitores e isso pode agradar.
    Uma pena que o livro também não faça meu estilo.
    Vou deixar a dica passar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Eu tinha visto que a Frini iria lançar um livro, mas não sabia do que se tratava. Amei que o tema é sobre fãs, no nosso caso fãs de livros. Realmente somos incompreendidos e muitos acham que é loucura, mas só quem gosta que sabe como é bom ler livros, se apaixonar pelos personagens e se entregar a uma história.
    Vou anotar e dica e ler em breve.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  25. Olá!!

    Nossa, esse título super me define, eu sou uma pessoa que vira fã de muitas coisas. Hahaha
    Adorei o enredo abordado pela autora e todos os assuntos que ela trabalhou, como pude observar em sua resenha. E de fato esse preconceito literário precisa mesmo acabar.
    Achei a capa do livro uma lindeza que só. Super obrigada pela dica.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  26. Olá, vida de fã não é fácil não é? Gostei da ideia do livro, mas não o leria, procuro ler mais histórias de fantasia no momento. A diagramação do livro está linda, e a forma tão atual da autora escrever deixa o livro ainda mais fofo como você disse.

    ResponderExcluir
  27. Oi, como está?
    Adorei a premissa do livro e confesso nunca ter visto nada parecido com isso antes, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Se bem que ser fã tem incontáveis ângulos, que vão desde o hilário até o que faz a gente chorar as cataratas do Iguaçu em queda livre. Talvez eu leia para saber o quão fundo a autora foi nisso.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não tinha lido nada sobre esse livro, mas assim como você confesso que não é um livro que faz muito o meu estilo. No entanto, eu imagino que seja uma leitura agradável e com certeza eu me identificaria em várias partes, mas não é uma leitura que pretendo fazer agora. Enfim, apesar disso, eu gostei bastante da resenha e a diagramação parece estar linda mesmo.

    Beijos :*

    ResponderExcluir