06 setembro 2016

Resenha - Noite Sombria






Laura Cruz acabou de perder o emprego e o sonho de independência parece longe mais uma vez. Com a autoestima abalada, ela decide fazer uma tatuagem e sair para curtir uma noite com sua melhor amiga a fim de espairecer e pensar melhor em quais serão os seus próximos passos. O que não imaginava é que essas duas simples decisões poderiam mudar toda a sua vida. Um encontro inusitado a leva a descobrir que sua tatuagem não é um simples desenho, como ela acreditava, e sim o símbolo de uma raça antiga e extremamente poderosa. Marcada pela magia dos Vantaecs, Laura vê o mundo mudar diante de seus olhos e acaba ingressando numa aventura sobrenatural inimaginável. Sem saber exatamente qual o seu papel diante da sociedade da magia, ela se depara com uma série de assassinatos ritualísticos envolvendo disputa por poder, traições e muitos perigos. Não podendo confiar em ninguém e com a difícil responsabilidade de ser a última Vantaec, Laura terá que lutar com todas as suas forças para deter o mal. Ela descobrirá, em uma noite sombria, o quão poderosa pode ser.

Livro: Noite Sombria
323 páginas || Skoob || Cortesia: Editora Arwen || Onde comprar








"Acordei com o coração disparado. A pele suada e a respiração ofegante nada significavam diante do alívio em ter acordado. Respirei com calma, era apenas um sonho, ou melhor, um pesadelo. Um maldito pesadelo. Há tempos que um mau sonho não me perturbava tanto. Aquela voz esteve presente na maioria dos meus pesadelos, sussurrando o meu nome e rindo do meu medo."

Assim se inicia a trama de Laura Cruz, ou como diz seus amigos, Lac. A personagem é uma jovem adulta, que leva uma vida normal até que, no mesmo dia em que perde o emprego, resolve fazer uma pequena tatuagem com um símbolo retirado de um livro. A tatuagem continha cinco elementos: terra, água, fogo, ar e magia; e como diz a personagem, era tudo o que ela amava. Ela resolve ir a uma boate com sua melhor amiga Ana, para se distrair de sua situação atual. Na boate, ela tem contato com Alan, e acaba passando a noite com ele.

"Devo ter apagado, não sei bem o que aconteceu, mas acordei em uma cama que não era minha (...)" 

Ela acorda no dia seguinte, sem reconhecer onde estava e sem se lembrar de como terminou a sua noite. Logo descobre que ela dormiu na casa do desconhecido Alan e que, além disso, apareceu em suas costas uma tatuagem gigantesca. O desenho se tratava de uma árvore complexa, que cobria toda a extensão de suas costas, repleta de símbolos intrincados. Sem memórias da noite anterior e sem saber o motivo, o significado e de onde surgiu tal tatuagem, ela fica confusa sem entender o que aconteceu.

"De alguma forma minhas costas agora exibiam uma linda árvore, os galhos em um tom que variava entre verde, azul e carmesim, era linda, de uma forma misteriosa e fascinante, ao mesmo tempo em que era assustadora, porque estava nas minhas costas, o trabalho que deveria ter rendido uma boa dose de dor e pelo menos duas sessões no estúdio de um tatuador, apareceu de um dia para o outro."

Sem saber como agir, e achando tudo muito estranho, ela volta para sua casa. A partir daí começam a acontecer várias situações estranhas, com muito mistério envolvido.

" – Você não entende, não é? Nesse exato momento sinto uma magia poderosa vindo de você, pode ser que nada aconteça hoje, mas amanhã todos os monstros que conhece dos filmes podem estar batendo na sua porta e então, amor, você precisará de ajuda."

Ela revela a seus melhores amigos tudo o que aconteceu, e eles a auxiliam a pesquisar sobre a origem da tatuagem e o que ela representa. Após um tempo, e com a ajuda de mais alguns personagens, ela descobre ser uma espécie de criatura mágica chamada Vantaecs, uma raça não muito conhecida e temida no mundo sobrenatural. A partir desse momento ela se depara com diversas criaturas e eventos que nunca imaginara existir. Enquanto tenta se acostumar com sua nova realidade, ela começa a vivenciar situações complicadas e crimes que parecem estar diretamente ligados à sua aparição.

"Há momentos que seu corpo reage a alguma força oculta, você sente o perigo antes dele chegar, antecipa boas notícias e algumas vezes não se sente muito bem perto de alguém. Na maioria dos casos é o famoso sexto sentido funcionando. No meu caso, esse sentido extra foi melhorado. Meu coração acelerou os batimentos e aquele friozinho na barriga era um indicativo de algo mais que a excitação, havia um convite oculto e ao mesmo tempo o medo de pisar em um lugar proibido. Havia a sensação de algo à espreita... Minha pele arrepiada foi a confirmação final. Ali havia muito mais do que magia, havia poder."



[ - Minhas Impressões - ]


Noite Sombria trata-se do primeiro volume de uma saga do gênero ficção com elementos fantásticos. Se você é do tipo de pessoa que gosta de ler esse estilo de livro, prepare-se para se deparar com várias criaturas fantásticas e elementos sobrenaturais. Metamorfos, feiticeiros, bruxas, demônios, fadas, vampiros, entre outros; dão vida à história de Laura, uma Vantaec.

A personagem é uma mulher forte que se encontra confusa devido aos recentes acontecimentos em sua vida, mas nem por isso se deixa abalar e se torna estagnada. Ela ergue a cabeça e enfrenta as situações de forma digna e com irreverência. Em diversos momentos ela tem a habilidade de fazer piadinhas em diálogos sérios, o que deu uma característica divertida à leitura.

Laura está engatinhando no que condiz a aprender, dominar e saber usar seus poderes na hora certa. Para isso ela conta com a ajuda de vários personagens secundários, a começar por seus melhores amigos: Ana e Rafe. Eles são seres humanos que acreditam na reviravolta de sua vida e ajudam-na a entender e aceitar o que está acontecendo.

Além deles, ela ainda conta com outros seres fantásticos e seus novos amigos, como Alan e Benjamin. Alan, o estranho com quem ela passou a noite, é o personagem que a apresenta ao mundo sobrenatural, e tenta manter um relacionamento com ela. Entretanto suas constantes mudanças de humor e de posicionamento a deixam ainda mais confusa a respeito de suas reais intenções. Já Benjamin, que aparece um pouco depois, se envolve com a personagem em determinado momento e enriquece a leitura. Ele é engraçado, amigo e leal. Sua presença faz com que diversas situações sejam mais leves, sempre se posicionando ao lado de Laura quando ela precisa.

Ainda existem outros personagens importantes para a trama, como Arabele e Vlad; seus pais, que aparecem pouco no decorrer da história; e tantos outros. Eu não vou entrar em detalhes sobre esses personagens para não revelar tanto sobre o enredo.

O final da trama foi muito bem elaborado. Enquanto li, fui imaginando quem era o responsável pelos mistérios que acontecem no decorrer do livro, e mais de uma vez mudei de opinião. Para mim, isso indica que a autora domina a arte de desenvolver um bom enredo, já que quando você pensa que está tudo resolvido, se dá conta de que ainda existe muita coisa a ser desenrolada.

O livro foi cortesia da Editora Arwen e eu gostei muito da escrita da autora. Sem erros gramaticais e com boa diagramação, experienciei uma leitura fluida e envolvente. Como esse gênero de leitura fantástica não é o que eu costumo ler, me surpreendi por ter gostado tanto. A autora conseguiu, em sua primeira obra, mesclar romance, suspense, mistério, fantasia, irreverência e realidade. Não é uma leitura que te deixará angustiado, nem preocupado, mas com certeza vai te fazer sorrir e será interessante. Aguardo o lançamento do segundo volume.

18 comentários:

  1. Ola Heloisa, curti muito sua resenha.
    Não conhecia o livro, achei o título interessante e me despertou interesse.
    Eu comprei dois títulos da Editora Recentemente, mas ainda não li, doida para ler!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  2. Camila, ainda não conhecia o livro e agora já quero!!! Adoro quando você coloca os quotes dentro da resenha, porque dá pra te ruma ideia da escrita da autora. Fiquei bem curiosa com o final do livro e que você elogiou e quero ler o mais rápido possível.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, flor! Não conhecia o livro e confesso que, pelo título e pela capa, não achava que se tratasse de algo sobrenatural. Eu adoro romances assim, que trazem elementos fantásticos à natureza de uma pessoa que, até então, era comum. Sempre fico imaginando se, um dia, poderemos viver algo fantástico como o personagem (rs). Enfim, gostei do enredo e dos mistérios sobre a raça dessa protagonista. Vou anotar a dica!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  4. Vou confessar que apesar da premissa do livro ser bem legal e interessante, não fiquei lá muito animada apra ler logo. A capa não me chamou a atenção, e essa coisa de acordar sem se lembrar do dia anterior me soou um pouco clichê. No entanto, acredito que possa sim ter sido bem desenvolvido, o que me leva a ter um pouquinho de curiosidade para formar a minha própria opinião. Quem sabe um dia, não é?
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu estava querendo lê esse livro a mais tempo e a sua resenha me motivou, vou da uma procurada por ele essa semana ainda. Adoro o gênero e estou muito animada com esse livro, normalmente eu não leio muitos livros nacionais de fantasia mas esse me instigou bastante. Quantos livros vai ter essa série?

    ResponderExcluir
  6. Olá!! :)

    Eu não conhecia o livro mas depois da tua resenh fiquei mesmo muito curioso para o ler! :)

    Eu adoro esses livros com reviravoltas e mistérios que te fazem mudar de opinião sobre tudo e todos!! Adoro ler e escrever historias assim! :) Que terá sido esse final, tao bem elaborado.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Estou mega ansiosa para ler essa obra, li os primeiro três capítulos na degustação do Wattpad e a forma que a autora escreve é extremamente cativante. Amo tramas fantasiosas que abordem magia! Estou mega curiosa!
    Adorei a resenha e só me deixou com mais vontade de concluir essa leitura. Principalmente por Lac ser uma mulher forte e estar intrigada com o que vai acontecer com ela e Alan.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Eu tinha visto essa capa mas redes sociais, mas não sei por que motivo eu poderia jurar que era terror.Gostei muito da premissa do livro e a árvore nas costas me lembrou do livro A Fera porém em um contexto diferente.Fiquei satisfeita em saber que o personagem e bem forte e também também legal saber que os personagens secundarios tem grande participação ao longo da trama.Fiquei muito Curi para saber um pouco mais da obra.A leitura parece ser bem fluida e tenho certeza que vou adorar.

    ResponderExcluir
  9. Oie, eu não sabia desse livro e olha que sei de quase todos da editora, parece ser um que eu leria com toda a certeza, tem uma trama que atrai o leitor e ver esse humor na personagem é o que me encanta, ela mesmo estando ferrada usa da brincadeira pra descontrair, aposto que iria rir junto.
    Xoxo

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Recentemente fiz parceria com essa autora e mal posso esperar para ler essa obra, já que ela parece maravilhosa! Gostei de saber que mesmo em seu primeiro livro, ela conseguiu mesclar perfeitamente todos os elementos necessários para fazer deste livro uma obra muito boa e só posso esperar muito dos próximos volumes.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu conhecia o livro por alto e confesso que a premissa dele não me chama a atenção. Não curto muito essa vibe sobrenatural, então esse é livro que não leria no momento (mas não descarto a leitura no futuro).
    Ainda assim, gostei de saber que a personagem é uma mulher forte. Gosto de protagonistas assim! O fato do final da trama ter sido bem elaborado é outro ponto positivo.
    Fico feliz que tenha gostado da obra! Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Não conhecia o livro e nem a autora, mas amei a resenha e com certeza fiquei animada para lê-lo. Adoro quando a trama envolve todas essas substâncias e com um grande quê de suspense. Adorei saber também sobre a personalidade da personagem, acho que vou curtir.
    Beijos

    EuVocê&oslivros

    ResponderExcluir
  13. Oi Heloísa, tudo bem?
    Quando vi essa capa achei que se tratava de um romance policial :P
    Para um livro de fantasia, não sei se a capa combina tão bem assim, mas enfim...
    Confesso que não sou a maior fã de livros com esses tipos de personagens, metamorfos e afins. Já li alguns e até curti. Mas é muito raro eu me interessar por algum. E infelizmente esse não me atraiu :(
    Mas que bom que para você a leitura foi super gostosa :)
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Eu não sabia que se tratava de um livro que traz elementos da fantasia, assim como do sobrenatural. Eu não conhecia o livro, e pelo que pude notar é uma leitura mais que indicada. Espero ter a oportunidade de ler a história em breve, pois gosto de história diferentes.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  15. Eu preciso desse livro! A história parece ser muito legal, me atraiu só pela fato bizarro da menina acordar em um lugar desconhecido com uma tatuagem misteriosa. Ainda bem que a leitura é fluida, assim não vou perder o interesse. Adicionado a lista ❤️

    ResponderExcluir
  16. De início lendo a sinopse e a história já fiquei imaginando uma coisa meio Bruxa de Blair sabe? E me interessei um monte, mas aí veio a questão de diversos seres sobrenaturais e aí pedir um pouco o interesse, queria que seguisse sem ter tantos seres, que seguisse só uma linha e aí parecia mais aterrorizador.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Helô, tudo bem? Esses dias eu quase comprei esse livro na promoção da Arwen mas desisti porque não sabia bem do que se tratava sua história. Se eu soubesse antes desse enredo com toda a certeza eu compraria. Adorei os elementos de fantasia nesse livro pois eu amo. E fiquei ansiosa para ler esse livro em breve pois estou precisando de uma leitura leve.
    Bj

    ResponderExcluir
  18. Olá Heloísa,
    Ainda não conhecia esse livro e achei a premissa bem interessante. Gosto de obras fantásticas e acho que esse livro tem isso de sobra. Um ponto que gostei foi saber que a protagonista é uma mulher forte, ah, como gosto disso em livros.
    Outro ponto bacana foi o final ser bem elaborado. Acho que livros bons precisam ter finais bons para continuarem bons rs.
    Dica anotada.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir