05 setembro 2016

Resenha - Graffiti Moon


Uma aventura emocionante e perigosa como um grafite clandestino. Uma noite de arte e poesia, humor e autodescoberta, expectativa e risco e, quem sabe, amor verdadeiro.
Um artista, uma sonhadora, uma noite, um significado. O que mais importa?
O ano letivo acabou, aliás, o último ano do ensino médio. Lucy planejou a maneira perfeita de comemorar: essa noite, finalmente, ela encontrará o Sombra, o genial e misterioso grafiteiro, cujo fantástico trabalho se encontra espalhado por toda a cidade. Ele está de spray na mão, escondido em algum lugar, espalhando cor, desenhando pássaros e o azul do céu na noite. E Lucy sabe que um artista como o Sombra é alguém por quem ela pode se apaixonar — se apaixonar de verdade.
A última pessoa com quem Lucy quer passar essa noite é o Ed, o cara que ela tem tentado evitar desde que deu um soco no nariz dele no encontro mais estranho de sua vida.
Mas quando Ed conta para Lucy que sabe onde achar o Sombra, os dois de repente se juntam numa busca frenética aos lugares onde sua arte, repleta de tristeza e fuga, reverbera nos muros da cidade. Mas Lucy não consegue ver o que está bem diante dos seus olhos.

Livro: Graffiti Moon
240 páginas || Skoob || Editora: Valentina || Onde comprar 








Sombra e Poeta são dois artistas que pintam e escrevem os muros da cidade. A identidade de ambos é desconhecida, portanto, a maioria das pessoas não faz ideia de como é a aparência deles. Lucy é completamente obcecada por Sombra e não se importa de não saber como ele é fisicamente, pois as suas pinturas passam mensagens que ela consegue sentir e compreender. Ela admira a caligrafia e as poesias do Poeta também, mas é pelo Sombra que Lucy se vê apaixonada e com um desejo cada vez maior de conhecê-lo, de falar sobre a sua vida, sobre o casamento estranho de seus pais, sobre a sua arte em garrafas de vidro que faz e sobre seus sonhos.

“Quero me chocar com o Sombra. Deixar que a força desse impacto espalhe nossos pensamentos, para que um capture o pensamento do outro e o devolva como um punhado de pedrinhas brilhantes.”

No dia em que o ensino médio acaba, Lucy aceita sair com suas amigas Jazz e Daisy para comemorar. Jazz está doida para uma aventura, afinal, passou o ano todo estudando com a pressão da faculdade e dos pais e por esse motivo, foi obrigada a sacrificar suas noites de diversão dos fins de semana para estudar e tirar boas notas na escola. Jazz é vidente e tem um forte pressentimento de que essa noite lhe será memorável quando vê Leo entrar na lanchonete com dois amigos. 

Já Lucy pensa exatamente o contrário, acredita que a noite será um completo fracasso para ela pois o Ed está junto com os meninos e ela nutre um sentimento de aversão por ele, e fica claro nas primeiras páginas que ela não gosta nem um pouco do garoto. Sua amiga Jazz lhe implora para ela ficar junto com o Ed para que dessa forma ela possa conhecer melhor o Leo, e é claro que Lucy não gosta nem um pouco da ideia. Porém, Lucy sabe o quanto sua amiga precisa que essa noite seja legal e especial, então mesmo se sentindo desconfortável, vai em frente.

Só que a história vai se desenrolando de maneira que muita coisa pode dar errado entre os dois personagens por dois motivos. O primeiro é que nem sempre Lucy desgostava de Ed. Na verdade, ela até o paquerava na aula de artes e quando ele a convidou para um encontro, ela não pensou duas vezes antes de aceitar. O problema é que ela criou expectativas demais para o encontro, achou que eles conversariam do livro que estão lendo na aula ou sobre a arte. Lucy definitivamente não pensou que o cara agarraria sua bunda do nada! E Ed, por outro lado, também não esperava receber um soco forte no nariz como resposta, a ponto de precisar ir para o hospital.

“Eu ficava sonhando que ela e eu estávamos entrelaçados assim. Sonhando com a pinta que ela tem no pescoço, um pequeno país. Eu queria visitá-lo, pintar o que encontrasse lá, um muro com um mapa no lugar da pele dela.”

Esse encontro desastroso poderia ser motivo suficiente para aquela noite ser péssima, mas infelizmente há mais um motivo ainda pior. Não irei dizer qual é senão acabaria estragando a surpresa, e tenho que dizer que é um empecilho interessante. Lucy sem fazer ideia de nada, declara abertamente para o Ed que está apaixonada por Sombra e em como acha suas pinturas incríveis. Leo, ouvindo o que Lucy diz começa a rir pois os dois meninos sabem quem são ambos.

Ed e Leo pensam em manter tudo em segredo, então não irão dizer a Lucy e a Jazz quem são Sombra e Poeta para não passar nenhuma suspeita, portanto, eles dizem para as meninas que já viram os artistas de relance. Lucy fica animada por encontrar alguém que conheça eles e quer sair para procurar Sombra pelas ruas. Ed lhe diz que conhece alguns lugares que o artista costuma aparecer e com isso, Lucy aceita sair com ele para procurar uma pessoa sem ter noção nenhuma de quem ele seja.

Como se não bastasse tudo isso, Ed descobre que seu amigo Leo está devendo quinhentos dólares para um cara muito sinistro que certa vez comeu uma barata e até a temperou com pimenta. Leo precisa arrumar o dinheiro o mais rápido possível pois já faz dois meses e para isso, decide roubar os computadores da escola para zerar a dívida. Ed não sabe o porquê de Leo ter pegado dinheiro emprestado logo de um cara que significa problemas, mas se oferece para ajudar o seu amigo apesar de ficar com medo de ser fichado pela polícia. 

Acho que depois de tudo isso que falei, podemos afirmar que Jazz não errou ao dizer que aquela noite seria uma aventura, certo? Apesar disso, o livro não tem grandes acontecimentos ou reviravoltas e a escrita da autora é bem simples. Porém, esses detalhes não diminuem nem um pouco a grandiosidade dessa história tão incrível. Os personagens principais são bastante carismáticos apesar de seus erros e medos, para mim foi impossível não gostar das suas personalidades e da paixão pela arte. As pinturas de Sombra são descritas de forma vívida, de modo que o leitor consegue imaginá-las em perfeita harmonia. Ao visualizá-las, conseguimos adentrar na mente artística de Sombra e os sentimentos que ele passa de acordo com cada acontecimento marcante de sua vida e achei isso muito legal.

"Suas palavras são imagem, e eu as pinto no muro da minha mente enquanto ela fala."

De todos os personagens secundários, eu adorei Jazz, a amiga vidente de Lucy. Achei ela divertida, engraçada e determinada, quando ela quer algo ou gosta de alguém à primeira vista realmente toma atitude, sem fazer rodeios e sem medo de se arriscar. Ela é o tipo de garota que adora sair e ficar com os garotos, e quando algum relacionamento não dá certo se entope de sorvete e chocolate, mas rapidamente volta a ficar bem de novo. Ela também é uma garota muito centrada em seus objetivos e nada a faz mudar de ideia facilmente.

O personagem que menos gostei, sem sombra de dúvidas, foi o David. Sério, como gostar de um personagem chato e sem-graça que fica jogando ovos na namorada? Ele é bem babaca, e Ed e Leo sabem disso e vivem deixando claro para ele. Tive esperanças de que esse personagem amadurecesse ao longo da história, mas infelizmente não foi o que aconteceu. Outro ponto negativo foi que achei a Daisy mal explorada na história, de modo que se a personagem não existisse, não faria diferença alguma. O livro nem é grande, então acho que poderia ter um espaço para ela ali, mas compreendo que a autora não o fez para não tirar o foco de Lucy e Ed.

A diagramação do livro é linda e eu amei a capa artística, que tem tudo a ver com a história. O espaçamento entre linhas está ótimo e quase não encontrei erros de revisão, que são poucos. A narrativa é em primeira pessoa alternando os pontos de vista entre Lucy, Ed e às vezes por Poeta. Achei a escrita da autora tão fluída que li o livro em um único dia, eu gostei bastante desse romance e o recomendo para todos. Leaim!


28 comentários:

  1. Olá! Tudo bem?
    U já vi de senas de resenhas sobre essa grande obra! Ma saindo não tive a oportunidade de ler. É bom sabe é que a leitura do obem satisfatória e envolvente, gosto quando o livro te deixa assim. Vou procurar comprar esse livro mês que vem, aí eu já engato nas próximas leituras. Quanto a capa, eu não gostei e gostei ao mesmo tempo! O trabalão da diagramação da Valentin sempre são lindas. Até mais vê
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu também já li esse livro e adorei poder ler sua resenha e me identificar bastante com suas impressões. Claro que para mim não foi um livro tão marcante e eu nem o favoritei, mas ainda assim é muito especial e eu sempre o recomendo. Gostei bastante porque você comentou sobre os personagens. E quanto a diagramação está mesmo linda.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Olá! Tudo bem?
    Conheci esse livro num evento da Editora Valentina aqui na cidade e fiquei interessado. FOi bom saber um pouco mais sobre ele, com mais detalhes. AGora quero e quero mais - sua resenha foi a primeira que li.
    A capa realmente está linda.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Tive uma baita surpresa quando vi que você favoritou e deu cinco estrelas ao livro, pois, quando lançaram esse livro peguei uma certa birra dele e decidi que não iria lê-lo, porém, ao me deparar com essa resenha toda elogiosa que você fez, mudei de ideia e agora quero ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Amanda, ainda não conhecia o livro e fiquei mega curiosa com o motivo que deixará a noite ainda pior. Nossa, você conseguiu me deixar muito interessada pela leitura. Já li livros assim, como você descreveu, sem grandes reviravoltas e ainda assim, intensos. Quero ler este aqui!!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Gente como assim eu não conhecia essa história? Fiquei adimirada com a resenha e fiquei curiosa para saber quem e o sombra, mas ja tive até uma noção de quem seja posso esta muito errada, mas foi o que deu a entender.A capa do livro não me agradou muito acho que poderia ser bem melhor , o enredo me agradou em tudo junto coma premissa. A leitura parece ser bem fluida e cativante.Espero ler esse livro em breve.

    ResponderExcluir
  7. Olá more...
    Sinceramente não curti muito a capa desse livro – estranha sei lá.
    A única coisa que me chamou a atenção foi saber que se trata de uma leitura satisfatória e envolvente e fluída... Talvez por isso leria.
    Parabéns pela resenha!

    Beijokas
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Amanda. Nossa é esse tipo de livro que estou procurando parece ser muito gostoso de ler. Com uma leitura bem fluída! E eu ja tenho minhas suspeitas de quem é o Sombra e o Porta. Será que estou certa? Rsrs. Preciso ler para saber.
    Bj

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Desconhecia a obra e achei a premissa bastante inusitada.
    Fiquei imensamente curiosa para saber como a noite ainda podia piorar e também para saber mais detalhes do pior encontro de Lucy rsrs

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, amanda! uau, em primeiro lugar tenho que te parabenizar por sua resenha. Menina, ela ficou muito completinha e esse livro embora não seja muito meu perfil de leitura eu leria só pela resenha. Em segundo lugar acho que já dá para sacar quem é sombra e poeta e acho que a lucy vai ter uma surpresa descobrindo também. Parece daquelas histórias deliciosas para lermos em uma tarde.

    ResponderExcluir
  11. Olá Amanda,
    Ainda não conhecia esse livro, mas confesso que não fiquei muito curiosa com a leitura. Não me senti convencida a ler o livro, apesar de ter achado que a história é interessante. Fiquei contente por saber que a Lucy tem uma amiga vidente e conheço uma amiga que se apaixonou por uma pessoa - que não conhecia - e que fazia arte em paredes. Claro que isso morreu assim que começou.
    Vou deixar a dica passar.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Oi Amanda
    Eu já tive o prazer de fazer essa leitura e amei completamente a arte a poesia envolvidas nessa história são completamente cativantes, assim como a escrita da autora que transforma uma única noite em uma experiência magnífica eu queria ler mais trabalhos dela.
    Beijooos

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Eu já li esse livro e achei a história linda, leve e emocionante. Confesso que não lembro tanto os detalhes da história, pois faz tempo que li. mas lembro que gostei bastante dessa história, achei ela linda. Fiquei com vontade de ler novamente.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  14. Oi.

    Primeira vez que estou tendo algum contato com o livro, mas fiquei bem curiosa. Essa capa já é incrível e a premissa também. Mas tem algo me impedindo de procurar para ler, mas não sei bem o que é. Acho que não curti muito bem os personagens. Vai me entender. Haha. Espero poder conferir algum dia, sse der.

    Parabéns pela resenha. :)

    bj

    ResponderExcluir
  15. Eu amei a resenha! A história deve ser incrível e agora estou louca da vida para ler o livro. Você me encheu de curiosidade! Essa identidade escondida de Sombra e Poeta me deixou tão intrigada que no início quando você citou Leo e Ed, meu palpite era que eram os dois, mas ao final da resenha descartei essa opinião. Com certeza vou ler o livro!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Eu não conhecia o livro, mas primeiramente a capa tinha me chamado bastante a minha atenção. Porém lendo a sinopse e a sua resenha, já percebi que não irei gostar muito...
    A procura de Lucy pelo Sombra parece ser muito boa, mas o que me afastou um pouco da leitura foi o objetivo dela: querer encontrar com ele porque sabe que vai se apaixonar logo de cara - não curti.
    E o final da sinopse já dá a entender algumas coisas sobre o desfecho... Se for o que estou pensando, foi bem mal feita.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ola Amanda a autora mesclar essa grande aventura dessa noite com arte é uma mistura interessante que me chamou atenção, nem todo livro fala de arte dessa maneira mais leve com uma pitada de romance no ar. Gostei muito da premissa e capa do livro, já entrou para minha lista de leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Não conhecia a obra, mas adorei a premissa. Fiquei curiosa para saber quem é esse grafiteiro misterioso e se a Lucy vai realmente encontra-lo. Uma pena alguns personagens não terem sido tão bem explorados, mas acredito que todo o enredo se destaca perante isso. A diagramação deve realmente ser linda e confesso que essa história me lembrou um pouco a série The Get Down disponível no Netflix, pois nela também há um grafiteiro misterioso, embora a pegada seja um pouco diferente. Vou anotar a dica e espero em breve embarcar nessa leitura.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  19. Olá Amanda,
    Gostei da proposta do livro e fiquei bem curiosa com os acontecimentos da noite e de saber mais sobre o próprio Sombra. Apesar de ainda não comprar a ideia dela querer se apaixonar pelo cara das artes, ainda assim, leria o livro.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  20. Adoro narrativas que alternam pontos de vista! Na época do lançamento desse livro achei a capa linda e a premissa muito interessante, mas o adquiri há pouco tempo. Adorei saber que você achou a escrita tão fluida que leu o livro em um dia, isso é um belo incentivo para furar a fila de parceria e conhecer logo o enredo. Gosto muito quando a capa condiz com o conteúdo e é sempre bom saber que os erros são poucos. Espero ler em breve!

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Já conhecia esse livro mas não tinha visto ainda nenhuma resenha dele. Gostei da premissa e das informações que você deu sobre os personagens, que parecem ser bem cativantes e fiquei curiosa pra saber mais sobre esses artistas misteriosos. Não gosto muito da capa mas ela parece ter tudo haver com a trama, assim como o livro parece ser uma excelente leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Eu vi esse livro ontem eu acho, e babei na capa, mas não li a sinopse. Lendo aqui, eu achei bem interessante e parece ser algo novo. Mas suas impressões me deixaram confusa, que história é esse de namorado jogando ovo na namorada??? Eca, que nojo. Fiquei na dúvida se leio ou não, mas mesmo assim gostei da dica.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  23. Oi, ja tinha ouvido falar do livro, mas nunca tinha me interessado para lê-lo. A história parece ser legal, mas não se se me conquistou a ponto de levar ele pra casa. Acho que já sei quem é o Sombra. hahahahaha. Eu disse: ACHO. Mas talvez leia para ter certeza.

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Olá! Que história diferente! Acredito que a leitura seja bem interessante e sim, também achei a arte desta capa linda! Parabéns pela resenha. Adorei!
    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá =) já vi essa capa em algum lugar mas não dado atenção ao livro. Bom saber mais sobre ele e que entrou para seu favorito, realmente deve ser muito bom. Sua resenha é a primeira que leio sobre esse livro e super me despertou interesse nele,vou procurar saber mais. Beijos'

    ResponderExcluir
  26. Oie
    Então é a primeira resenha que vejo desse livro ainda não o li mais parece ser muito bacana assim como você eu adorei a capa e sua resenha ficou muito bacana.
    Lendo a resenha bate aquela curiosidade em descobrir quem é o sombra apesar de estar bem na cara.
    Fica ai um livro que eu faria a compra.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    Eu já vi várias resenhas sobre esse livro, mas confesso que o mesmo não chama muito a minha atenção. Até achei bacana essa coisa de ter poetas que escrevem nos muros e fiquei um pouco animada ao ler que os personagens são carismáticos, mas não foi o suficiente para eu ficar realmente interessada pelo livro. Logo eu acredito que não o lerei, mas gostei bastante da resenha.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  28. Só de olhar essa capa maravilhosa já se nota que se trata de um livro com artistas. Nessa noite parecem ter acontecidos muitos casos que irão desenrolar o livro, e a própria resenha já me fez tirar conclusões sobre essas reviravoltas, acho bacana que o autor conseguiu descrever bem as obras do personagem, deixando o leitor ser inserido na trama, quero ler e saber quais segredos rondam esses personagens, espero uma leitura leve e breve

    ResponderExcluir